Aneel mantém bandeira e conta de luz seguirá mais cara em junho
Cobrança extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos permanece devido à redução das chuvas e ao maior uso de usinas termelétricas.02 Jun 2026 / 05h30

Por: Catarina Lopes
Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil
Bolsonaro assinou ontem decreto que institui Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural
O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou ontem (23), após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinar o decreto que cria o Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural, que os técnicos de governo estimam uma queda no preço do produto de até 40% em dois anos. "Tem gente muito boa que estima em até 40% em dois anos a queda do preço do gás natural no Brasil. Nós temos certeza que o preço vai cair, porque nós vamos aumentar brutalmente a oferta, com um choque de investimentos no setor. Então, que o preço vai cair, vai, agora se vai cair 20%, 30%, 40% ou mais, não sabemos", disse o ministro. "É uma quebra de dois monopólios, basicamente. O monopólio de produção e exploração de gás natural, como recurso básico, e também dos monopólios estaduais na distribuição", afirmou Guedes. O objetivo do governo com essa política é concretizar a abertura para novas empresas, o que ainda não ocorreu, mesmo que o monopólio da Petrobras tenha sido quebrado na legislação em 1997.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Sudoeste Bahia. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso.