Governo amplia uso obrigatório de máscaras para shoppings, bancos e lotéricas
Entre os dias 1º e 29 de novembro, a Bahia registrou um aumento de 479% no número de casos ativos da doença
Por: Juliana Rodrigues
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
- O governo do estado ampliou o uso obrigatório de máscaras na Bahia. Em edição ao decreto divulgado no última terça-feira (29), a gestão estadual estabeleceu a obrigatoriedade do equipamento de proteção também em shoppings centers, bancos e lotéricas. Anteriormente, o decreto citava a obrigatoriedade apenas em transportes públicos, instituições religiosas e de ensino e em alguns tipos de centros comerciais, como em salões de beleza e centros de estética, bares, restaurantes e lanchonetes, além de teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. Na tarde de terça-feira (29), mesmo sem a especificação no decreto, a Sesab disse considerar que os shoppings se tratam de ambientes fechados, por isso, estariam abarcados nas regras do decreto. A medida vale para todo o território baiano e tem como objetivo conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de covid-19. Entre os dias 1º e 29 de novembro, a Bahia registrou um aumento de 479% no número de casos ativos da doença.
Mais de mil policiais participam de operação policial na Bahia
Aproximadamente 700 criminosos foram retirados das ruas por cumprimento de mandados e prisões em flagrante
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
- Mais de mil policiais civis de delegacias das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) participam de forma integrada e simultânea da sétima fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quarta-feira (30), em centenas de cidades do interior da Bahia. Durante as ações, são cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão de acusados de diversos crimes, a exemplo dos praticados contra a vida, tráfico de drogas, contra o patrimônio, contra a dignidade sexual, violência doméstica e familiar e estelionato. A megaoperação teve início em setembro de 2021 e já retirou 680 criminosos do convívio social. Nas seis fases da Unum Corpus foram cumpridos 444 mandados de prisão e 614 de busca e apreensão, 198 prisões em flagrante, além da apreensão de 64 quilos de drogas e 18 veículos. Na 6ª fase, realizada em setembro deste ano, 164 pessoas foram presas. Mais da metade é formada por suspeitos de crimes contra a vida e contra o patrimônio, 43 de tráfico de drogas, 15 de estupro, 13 de violência doméstica e 22 de outros crimes.
PROPED é fundamental para lidar com a pediatria moderna e desafiadora
Entenda quais são os caminhos de alerta para o futuro da pediatria e como o PROPED pode ajudar.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
- No universo acadêmico, o que não faltam são artigos e trabalhos com atualizações dos conhecimentos relacionados à saúde. Todas as áreas merecem destaque dentro do assunto, mas a pediatria é uma das que mais chama a atenção por uma série de fatores atuais. Diante dessa premissa, o Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica (PROPED) é uma ferramenta fundamental para atravessar o momento de certa instabilidade dentro do segmento pediátrico.
Qual é a realidade da pediatria moderna, segundo especialistas?
A realidade da pediatria tem, basicamente, dois grandes desafios pela frente. O primeiro é aprender a lidar com as inovações tecnológicas, tanto no que diz respeito às técnicas profissionais quanto no que se relaciona com o cotidiano das crianças. Enquanto isso, o segundo desafio é resgatar os avanços conquistados no passado que foram deixados de lado ao longo da modernidade.
Desde 2015, o Brasil assiste a sucessivas quedas na cobertura vacinal das crianças contra doenças realmente perigosas. Meningite, tuberculose, sarampo e poliomielite estão na lista das doenças para as quais existem vacinas, mas que estão sendo negligenciadas. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 2018, nenhum imunizante atingiu a cobertura mínima de 95% de doses aplicadas.
O cenário preocupa os principais analistas do assunto, já que que estabelece o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas do país já há um bom tempo. Programas como o PROPED auxiliam a oferecer mais conhecimentos que podem ser repassados por meio dos profissionais à população, a fim de resgatar o orgulho em cuidar da saúde preventivamente de todas as crianças e adolescentes do país.
Novas tecnologias também desafiam a pediatria atual e futura
Como mencionado anteriormente, a presença das novas tecnologias também é um fator desafiante para os profissionais da pediatria. As próprias técnicas e equipamentos que o mercado oferece para diagnóstico e tratamento exigem atualização profissional, seja por meio do PROPED ou de outros programas, para que o melhor caminho seja traçado junto ao paciente.
No entanto, existe um segundo fator relacionado às novas tecnologias que não se aplica apenas ao consultório. A utilização de dispositivos eletrônicos, especialmente os celulares, por crianças desperta uma série de dúvidas sobre o desenvolvimento das pessoas e da sociedade no futuro.
Artigos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de diversas universidades conceituadas, como USP e Harvard, mostram que há sinais de prejuízo cognitivo para crianças expostas ao celular por muito tempo em idades imaturas. Contudo, ainda não se sabe exatamente o que esse tipo de hábito vai ocasionar daqui algum tempo. Apesar disso, o alerta para um novo desafio pediátrico já foi lançado.
Por isso, os profissionais podem fazer uso do PROPED a fim de atualizar os conhecimentos e adquirir condições para enfrentar as adversidades que se mostram iminentes para o futuro humano. Todos os reflexos serão sentidos pelas equipes de saúde, não apenas pelos médicos pediatras em seus consultórios. Sendo assim, o programa de atualização também pode atender profissionais de outras áreas, além da medicina.
Joalheria é assaltada no Centro de Caetité
A proprietária, que não teve a identidade divulgada, não soube informar o valor do prejuízo.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
- Uma joalheria foi alvo de criminosos na tarde de ontem (28) na Praça do Mercado, Centro de Caetité. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 13h30 quando dois homens encapuzados e armados invadiram a loja e anunciou o assalto. Segundo a polícia, a proprietária foi rendida pelos criminosos. Ela estava sozinha no momento do assalto. Ameaçada pelos bandidos, foi obrigada a entregar, dinheiro, joias e relógios. Após o crime, os homens fugiram em uma motocicleta. A proprietária, que não teve a identidade divulgada, não soube informar o valor do prejuízo. O caso está sendo investigado. Até o inicio da tarde desta terça-feira (29), ninguém havia sido preso pelo assalto.
Região: Atleta morre após lutar em competição de Muay Thai
O atleta chegou a ser atendido ainda no local da competição, mas não resistiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
- Uma competição de Muay Thai no município de Barra da Estiva, região sudoeste da Bahia, acabou com uma morte no último sábado (26). Após competir, o atleta Tiago Pereira passou mal e acabou não resistindo. Tiago era natural de Itagi e estava em Barra da Estiva participando do campeonato Chapada Fighting. De acordo com a organização do evento, ele passou mal, apresentando desequilíbrio, perda da coordenação motora e sudorese. Thiago chegou a ser atendido ainda no Ginásio de Esportes Leonardo Caíres e foi encaminhado para o Hospital Susy Zanfretta, onde foi constatado o falecimento. Em nota divulgada nas redes sociais, a organização do Chapada Fighting informou que ainda não teve acesso ao laudo da causa da morte
Região: Prefeitura decreta situação de emergência após temporal
A cidade teve diversas ruas alagadas e cinco famílias desabrigadas ou desalojadas, que foram levadas para aluguéis sociais ou abrigos provisórios
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação
- A prefeitura de Itambé, município do sudoese baiano, decretou situação de emergência após a chuva que atingiu a cidade no último fim de semana. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da última segunda-feira (28). A cidade teve diversas ruas alagadas e pelo menos cinco famílias desabrigadas ou desalojadas. De acordo com a prefeitura, as famílias foram encaminhadas para aluguéis sociais ou abrigos provisórios. Além disso, as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil estão autorizados a entrar nas casas em caso de risco iminente, para prestar socorro ou determinar a evacuação do imóvel.
Com mais de 5 mil casos ativos de Covid-19, Bahia registra aumento de 479%
Dos 1.716.905 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.680.599 são considerados recuperados e 30.834 pacientes morreram
Por: Juliana Rodrigues
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução | AFP
- Nas últimas 72h, a Bahia registrou 2.258 casos de Covid-19 e oito mortes causadas pela doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta segunda-feira (28). Ao todo, são 5.472 casos ativos. Em 1º de novembro, o estado somava 945 casos ativos. Isso significa que houve um aumento de 479% quando comparado ao início do mês. Dos 1.716.905 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.680.599 são considerados recuperados e 30.834 pacientes morreram. A Sesab, no entanto, alerta que estes números ainda podem sofrer alterações. A taxa geral de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid é de 64% no estado e 84% em Salvador.
Bahia: Governo anuncia decreto que volta a exigir o uso de máscaras em locais fechados
Medida autorizada pelo governador Rui Costa entra em vigor na terça-feira (29), em todo o território baiano. Equipamento deve ser utilizado em ambientes fechados
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto:Reprodução
- Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará restabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19. O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”. A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.
Equipe de transição de Lula tem 67 investigados e ex-investigados
Entre os principais nomes do futuro governo petista estão dezenas de ex-investigadoss por polícias, órgãos de controle, Ministério Público etc.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Ricardo Stuckert | Agência PT
- A equipe de transição do presidente eleito Lula (PT) tem pelo menos 67 integrantes que já foram investigados pelas autoridades públicas. A lista envolve quase todos os principais nomes do governo de transição, incluindo Gleisi Hoffmann, coordenadora da Articulação Política e Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos técnicos, que são uma espécie de “ministérios” dessa equipe transitória de governo. O levantamento foi realizado pelo portal R7 e aponta aponta nomes conhecidos como Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento e das Comunicações dos governos do PT, que foi preso em 2016 durante investigações da Polícia Federal no âmbito da Lava Jato, e outros mais surpreendentes como o advogado de Lula, Cristiano Zanin, que foi investigado na Lava Jato do Rio de Janeiro, em 2020, por suposta participação em desvios no Sistema S. Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Casa Civil e da Ciência, Tecnologia e Inovação em administrações do PT, já respondeu a inquérito por tráfico de influência e obstrução de Justiça. Gleisi Hoffmann, que hoje é presidente do PT, responde a inquérito por corrupção em contrato do antigo Ministério do Planejamento, aponta o levantamento. A lista tem também senadores do MDB como Renan Calheiros e Simone Tebet e outros nomes associados à era petista como Gulherme Boulos (Psol), Márcio França (PSB), André Janones (Avante), Manuela D’Ávila (PCdoB), Paul Okamotto, Carlos Minc etc etc. Veja aqui a lista completa e os motivos das investigações.
Lula deve começar a anunciar nomes do governo nesta semana e Rui Costa é cotado para Casa Civil
Antes, o petista baiano tinha sido especulado também para o Ministério das Cidades, que deve ser recriado
Por: Juliana Rodrigues
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
- O presidente eleito Lula (PT) afirmou a interlocutores que deve começar a anunciar nesta semana os primeiros nomes do futuro governo, segundo o colunista Valdo Cruz, do site G1 e da GloboNews. De acordo com o colunista, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), está cotado para ser ministro da Casa Civil. Antes, o petista baiano tinha sido especulado também para o Ministério das Cidades, que deve ser recriado. O governador também foi especulado para a Petrobras, mas o próprio descartou. Segundo Rui, ele não poderia assumir o posto porque estão vedados, pela Lei das Estatais, nomes que ocuparam cargos eleitos nos últimos quatro anos. Outros nomes cotados para o governo Lula, segundo o colunista Valdo Cruz, são: Fernando Haddad para Fazenda, Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Desenvolvimento Social).
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação
- Na manhã desta segunda-feira (28), a deputada Ivana Bastos (PSD), reeleita como a parlamentar mais votada da história da Bahia, declarou apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, para conduzir os trabalhos da Casa Legislativa no próximo biênio. A posição da parlamentar foi dada durante uma reunião com a bancada do PSD na sede do partido. Ivana Bastos afirmou que o PSD é um partido que toma decisões de forma coletiva e em prol do desenvolvimento do estado. "Nós do PSD temos um único posicionamento: o que for melhor para a Bahia. Durante a reunião de hoje, ouvimos todos e decidimos apoiar a reeleição de Adolfo, que muito nos honra na Assembleia Legislativa", destacou. “Nunca senti Ivana como minha adversária. Ela é minha amiga, uma deputada atuante, uma mulher destemida, de grande valor, pessoa das mais corretas e sérias que conheço. O desejo dela de ser presidente é justíssimo, assim como dos meus 62 pares. Hoje, na reunião da bancada do PSD, prevaleceu o entendimento e o diálogo. E estou muito feliz pelo apoio de Ivana — não por ela sair da disputa — mas pela importância de seu apoio, que muito nos enobrece e nos anima ainda mais a trabalhar pela Bahia e pelos baianos na condução dos trabalhos na ALBA”, destacou o atual presidente. O apoio formal para a recondução de Adolfo também foi dado pelos deputados estaduais eleitos e reeleitos presentes na reunião, Eduardo Alencar, Ricardo Rodrigues, Cláudia Oliveira, Cafu Barreto, Ângelo Coronel Filho e Eures Ribeiro, além do senador Otto Alencar.
Especializadas da Polícia Militar ganham 62 novas viaturas
Mais de 11 milhões de reais foram empregados na locação dos veículos
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Manu Dias | GOVBA
- Sessenta e duas novas viaturas, modelo GS10, foram entregues para Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) da Polícia Militar, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Os veículos auxiliarão no patrulhamento ostensivo e preventivo para combate a crimes contra instituições financeiras e tráfico de entorpecentes, em áreas rurais, de diferentes municípios do interior do estado. Mais de 11 milhões de reais foram empregados na locação dos veículos. O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, explicou que os automóveis vão reforçar a atividade policial em locais de difícil acesso e trânsito como estradas de terra e localidades rurais. “Essa aquisição vai fortalecer as ações preventivas nessas áreas e contribuir para a redução dos crimes que mais afetam a sociedade”, garantiu o gestor. Serão beneficiadas as Cipes Caatinga, Cacaueira, Central, Cerrado, Chapada, Litoral Norte, Mata Atlântica, Nordeste, Polo Industrial, Semiárido e Sudoeste.
Rui Costa avalia retorno de obrigatoriedade de máscaras após aumento de casos de Covid
O governador anunciou também que, até o final de semana, o número de leitos no Hospital Espanhol vai ser ampliado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
- O uso de máscaras deve voltar a ser obrigatório em alguns ambientes na Bahia. Em evento na manhã desta segunda-feira (28), o governador Rui Costa (PT) reconheceu que o aumento do número de casos ativos de Covid-19 é preocupante e anunciou que vai analisar a possibilidade do retorno do uso obrigatório do equipamento em ambientes fechados e de outras medidas de proteção. O governador informou que vai se reunir, nesta segunda-feira (28), com a secretária da Saúde (Sesab), Adélia Pinheiro, para analisar os números e estabelecer as medidas "de maior proteção". Caso seja decidido pelo retorno da obrigatoriedade, ainda serão definidos os locais onde o uso do equipamento será exigido. "Há um número crescente de demanda por leitos de UTI e leitos clínicos. A maior demanda está concentrada na Região Metropolitana de Salvador e principalmente na capital. No interior, os números são baixos. Mas pelo histórico de contaminação, esse foi processo da Covid, os números crescem nas maiores cidades e depois vai se espalhando nas cidades do interior", analisou. O governador anunciou também que, até o final de semana, o número de leitos no Hospital Espanhol, referência no tratamento da doença, vai ser ampliado. "Autorizei aumentar o número de leitos de UTI e clínico no Espanhol, e deveremos chegar ao número máximo possível ainda esta semana. A demanda está crescente e rápida. Vamos avaliar a tomada de medidas a partir dos números [de casos]", explicou. Na semana passada, Rui já havia descartado uso obrigatório da proteção e de medidas mais rígidas de contenção do vírus, mas afirmou que estava acompanhando os números.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
- Um idoso morreu após ser atropelado por um veículo Fiat Strada na BA-617, em Caculé, região sudoeste da Bahia, na noite de domingo (27). De acordo com a Polícia Militar, a vítima tinha 77 anos e foi identificada como João Piedade dos Santos. O motorista do carro fugiu do local. A perícia foi acionada e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Guanambi. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Região: Mãe e filha morrem após carreta invadir casa
Motorista foi ouvido e liberado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
- Mãe e filha morreram na tarde de domingo (27), após uma carreta invadir a casa onde elas estavam, na localidade conhecida como Barra da Estiva, no município de Ituaçu, região sudoeste da Bahia. As vítimas foram identificadas como Daniela Barbosa Caires, de 24 anos, e Julhya Sophia, de 6 anos. Imagens registradas por câmeras de segurança instaladas no imóvel mostraram o momento exato do acidente. No vídeo, é possível ver que, às 14h04, uma carreta carregada de cimento passa em alta velocidade e descontrolada em direção à residência das vítimas. Logo em seguida, atinge o imóvel. Segundo a Polícia Civil, outras três pessoas ficaram feridas. Elas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Ituaçu, mas ainda não há detalhes sobre o estado de saúde delas. A Polícia Civil informou que já esteve no local e que a retirada dos escombros do local já foi iniciada com ajuda de moradores. O motorista foi ouvido na Delegacia Territorial (DT) de Ituaçu e liberado.
Cidades entram em alerta pela suspensão da Operação Carro-Pipa no Nordeste
Senadores foram ao TCU e MPF para pedir a retomada
Por: Júlia Britto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução | Agência Brasil
- O Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa, sofre com suspensão de repasses do governo federal pela segunda vez. O problema, que já havia ocorrido em março de 2021, volta agora, no fim de 2022. Nessa última quinta-feira (24), dez senadores, entre eles, o pernambucano Humberto Costa (PT-PE), acionaram o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Operação Carro-Pipa seja retomada e que seja feita uma investigação sobre os motivos que levaram à suspensão. Alguns deles repercutiram após a publicação de uma matéria construída nos últimos dias explicando no site UOL, onde o caso era explicado. “Os fatos compõem uma situação que demanda a mais pronta intervenção dos órgãos de controle sobre a administração pública, porque se afigura iminência de morte se essa população seguir desassistida da entrega de água potável, cabendo ponderar que nesse contexto as vulnerabilidades se somam: além do não acesso a bem imprescindível ao viver, há, nesse contingente, crianças, idosos, gestantes, pessoas com doenças graves”, afirmam os parlamentares.
Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 65 mihões
O prêmio principal acumulou e no próximo sorteio a bolada será de R$ 65 milhões
Por: Júlia Britto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto:Reprodução
- Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2543 da Mega Sena, sorteado na noite deste sábado (26/11). Os números sorteados da Mega-Sena deste sábado foram: 02-05-27-30-46-53. Segundo a Caixa, 138 apostas acertaram a quina e levarão R$ 29.679,12 cada. Outras 7.475 apostas acertaram a quadra e levarão R$ 782,74 cada. Os números sorteados da Mega-Sena deste sábado foram: 02-05-27-30-46-53. O próximo sorteio será na quarta-feira, dia (30). As apostas podem ser feitas até o dia do sorteio, em casas lotéricas, agências da Caixa Econômica ou pela internet.
Região: Mulher é resgatada de cárcere privado; vítima estava trancada em imóvel com grades
De acordo com a polícia, a vítima não denunciou o agressor porque ele seria envolvido com o tráfico de drogas na região.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Polícia Militar
- Uma mulher de 34 anos foi resgatada após ser mantida em cárcere privado em uma casa com grades em Jequié, região sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, ela sofria agressões do marido, que está foragido. O flagrante aconteceu na sexta-feira (25) e foi feito através da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP). A operação recebeu a denúncia da Defensoria Pública, parceira da unidade na Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência. De acordo com a polícia, a vítima não denunciou o agressor porque ele seria envolvido com o tráfico de drogas na região. A PM ainda confirmou que o homem tem passagem pela polícia por venda de drogas. A vítima solicitou a expedição de uma medida protetiva de urgência contra o agressor e foi incluída na rede de proteção da PM.
Com direito a golaço de Richarlison, Brasil bate a Sérvia em estreia na Copa do Mundo do Qatar
Próximo jogo do Brasil será na próxima segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça
Por: Juliana Rodrigues
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Lucas Figueiredo | CBF
- Após um primeiro tempo sem gols, o Brasil se recuperou no segundo tempo e garantiu uma vitória de 2 a 0 contra a Sérvia na estreia das seleções na Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira (24). O responsável pelos dois gols foi o também estreante Richarlison, camisa 9. O atacante, apelidado de Pombo, encerrou uma seca de nove jogos sem gols de um camisa 9 brasileiro em Copas do Mundo. A última vez que um “9” marcou pela seleção brasileira na Copa foi Fred, na partida contra Camarões, no último jogo da primeira fase do mundial de 2014, disputado no Brasil. Com a vitória, a seleção brasileira lidera o Grupo G, seguido pela Suíça que garantiu 3 pontos com uma vitória de 1 a 0 sobre o Camarões. A Sérvia, por sua vez, ficou em último lugar no grupo, com 0 pontos. O próximo jogo do Brasil será na próxima segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça.
Bolsonaro reúne comandantes das FA para discutir decisão de Moraes
Presidente também consultou ministros da área jurídica do governo
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
- Conforme O Antagonista, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou nesta quinta-feira (24) os comandantes das Forças Armadas, depois de consultar também ministros da área jurídica do governo, inclusive o advogado-geral da União, Bruno Bianco, sobre a decisão de Alexandre de Moraes, presidente do TSE. O magistrado condenou o PL ao pagamento de uma multa de R$ 22,9 milhões por “litigância de má-fé”, depois do partido reiterar os questionamentos sobre a eleição presidencial. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, também está se movimentando desde a decisão de Moraes. O cacique da legenda já convocou algumas reuniões com assessores jurídicos para elaborar uma resposta à decisão do magistrado. Além da multa, Moraes decidiu bloquear os recursos do fundo partidário da coligação PL, PR e PP. Os presidentes do Republicanos e PP, o deputado federal Marcos Pereira e deputado federal baiano Cláudio Cajado, respectivamente, afirmaram que as siglas irão recorrer em conjunto à decisão de Moraes. Segundo os parlamentares, ao entrar com o processo, o PL “o fez em nome da coligação e não em nome apenas do PL”. “Não fomos intimados e nem nos pronunciamos no processo, então pretendemos não pagar essa multa”, destacou Cajado ao bahia.ba. Ele ressaltou ainda que, diferente do partido de Bolsonaro, o Progressistas não contesta o resultado das eleições.
Tarifa de energia elétrica deve aumentar 5,6% em 2023, estima Aneel
Segundo a Aneel, o impacto vai variar de acordo com cada distribuidora de energia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
- A conta da energia elétrica deve passar a pesar mais no orçamento dos brasileiros. A previsão mais recente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica vai subir, em média, 5,6% no próximo ano. O dado foi apresentado na última quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição do governo Lula. Segundo a Aneel, o impacto vai variar de acordo com cada distribuidora de energia. Sete delas devem ter um reajuste superior a 10%, em outras 15 distribuidoras ficará entre 5% e 10%, já em 17 distribuidoras o reajuste deve ser de até 5%. Apenas 13 distribuidoras a tarifa deve diminuir ou não sofrer reajuste. Os números serão diferentes por conta dos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora. A Aneel, no entanto, destacou que os percentuais de reajuste são apenas estimativas e podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários.
Região: Homem é preso suspeito de matar namorada a golpes de marreta
Em depoimento, ele informou à polícia que teve um surto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Polícia Civil
- Um homem foi preso, ontem (23), suspeito de matar a namorada com golpes de marreta. A prisão aconteceu na cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Daiana Santos Guimarães, de 21 anos, foi atacada pelo então companheiro no dia 12 de novembro, na mesma cidade. Ela ficou internada e morreu três dias depois. "Foi um crime que chocou a população pelo grau de crueldade. Ela ainda foi socorrida com vida para o hospital, mas, após três dias, não resistiu. O homem, que estava escondido, teve o mandado de prisão cumprido", explicou o delegado Marcelo Cavalcanti. Ainda segundo informações da Polícia Civil, o suspeito, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para a delegacia de Tremedal, onde foi ouvido. Em depoimento, ele informou à polícia que teve um surto e matou Daiana Santos. Após ser encaminhado para exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o homem foi custodiado e segue à disposição da Justiça.
Fiocruz aponta aumento de casos graves de Covid na Bahia e outros 14 estados
Coronavírus corresponde a 61% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas
Por: Juliana Rodrigues
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução | AFP
- O novo boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (23) mostrou que a Bahia e outros 14 estados do país registraram um aumento de casos graves de Covid-19. De acordo com o levantamento, que tem base nas últimas seis semanas, a maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. Entre todos os diagnósticos de doenças respiratórias, o coronavírus corresponde a 61% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas - no último boletim da Fiocruz, da semana passada, essa porcentagem era de 47%. O crescimento no número de infectados pelo vírus também atingiu 17 capitais brasileiras e já apareceu em todas as regiões do País. Os estados que registraram crescimento nos casos de Covid-19 são Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Região: Mulher que decepou cabeça de bebê é condenada a 12 anos de prisão
Ela teria usado uma navalha para cortar o pescoço da criança
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
- Uma mulher foi condenada a 12 anos e quatro meses de prisão por matar a filha de 45 dias em Iuiú, na região sudoeste da Bahia. A ré, identificada como Elizabete de Souza Castro, foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O fato ocorreu no dia 3 de julho de 2002. Segundo o MP, a acusada levou a recém-nascida da casa da mãe da criança para que o marido, pai do bebê, pudesse registrá-la. Ela mentiu que o marido queria muito conhecer a filha. Em casa, ela teria usado uma navalha para cortar o pescoço da criança. Depois, a acusada teria abandonado o corpo da bebê ao lado da lavanderia. A defesa da ré alegou que a mulher seria inimputável porque sofre com problemas mentais. No dia do crime, os advogados disseram que ela ouvia vozes mandando que cometesse o assassinato. O MP, no entanto, não reconheceu a inimputabilidade. Ao final, o juiz Arthur Antunes Amaro Neves reconheceu a semi-imputabilidade, reduzindo a pena em 1/3, ou seja, 12 anos e 4 meses de reclusão.
Bahia registra aumento de 128% no número de casos ativos da Covid-19
Apesar do crescimento do número de casos, a Sesab ainda não considera necessário a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Secom SSA
- A Bahia registrou, na última terça-feira (22), um aumento de 128% no número de casos ativos da Covid-19. Enquanto em 1º de novembro o estado somava 945 casos ativos, agora a quantidade de pacientes é de 2.155, conforme dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, que pertence à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Apesar do crescimento do número de casos, a Sesab ainda não considera necessário a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Na última terça-feira, apenas em dois dos principais pontos de testagem para Covid-19 da Prefeitura de Salvador, foram feitos 498 testes. Desses, 219 foram positivos. Os atendimentos aconteceram nas tendas localizadas nos bairros de Pau Miúdo e Barris.Além desses dois pontos, existem ainda outras 38 unidades de saúde que realizam o teste rápido. Por conta do crescimento expressivo, o número de leitos para Covid-19 do Hospital Espanhol aumentou de 80 para 101. Ao todo, foram 10 leitos de UTI e 11 de enfermaria a mais. Na terça, a taxa de ocupação dos leitos UTI já estava em 72%. De acordo com o hospital, 60% dos pacientes internados têm mais de 60 anos e 80% não completaram o esquema vacinal.























