Funcionário é preso após confessar furto de dinheiro de hotel em Brumado
Funcionário é preso após confessar furto de dinheiro de hotel em Brumado
Homem admitiu ter retirado R$ 2,6 mil do caixa do estabelecimento.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um funcionário de um hotel foi preso em Brumado, Bahia, após confessar o furto de R$ 2,7 mil do caixa do estabelecimento onde trabalhava. Ele entregou uma mochila com R$ 2.691 em espécie e foi levado para a Delegacia Territorial de Brumado.
- O caso será investigado pela Polícia Civil.
Foto: Reprodução | Sudoeste na Mira
Um funcionário de um hotel foi preso na manhã de sábado (6) em Brumado, no sudoeste da Bahia, após confessar o furto de cerca de R$ 2,7 mil do caixa do estabelecimento onde trabalhava. O proprietário acionou a Polícia Militar depois de perceber a falta de dinheiro e suspeitar do funcionário. Durante a abordagem, o homem admitiu o furto e entregou uma mochila que carregava. Dentro do material, os policiais encontraram R$ 2.691 em espécie. Segundo a PM, o próprio suspeito afirmou que havia retirado o valor do caixa pouco antes da chegada da equipe. Ele foi levado para a Delegacia Territorial de Brumado junto com o dinheiro recuperado. O caso foi registrado na delegacia e será investigado pela Polícia Civil.
Idosa morre após sofrer choque elétrico durante faxina na Bahia
Idosa morre após sofrer choque elétrico durante faxina na Bahia
Vítima de 77 anos foi encontrada sem vida dentro de casa na zona rural.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Idosa de 77 anos morreu após sofrer um choque elétrico dentro de casa na zona rural da Bahia. A vítima, identificada como Júlia da Silva Anunciação, foi encontrada sem vida após receber uma descarga elétrica, segundo informações iniciais. A Delegacia Territorial de Serrinha investiga o caso.
Foto: Reprodução | Redes Sociais
Uma idosa de 77 anos morreu após sofrer um choque elétrico dentro de casa na zona rural de Conceição do Coité, no nordeste da Bahia, na sexta-feira (5). O caso aconteceu na Fazenda Cajazeiras 2, no povoado de Juazeirinho. A vítima foi identificada como Júlia da Silva Anunciação. Ela foi encontrada sem vida por uma equipe da brigada Águia Resgate, que foi acionada por moradores da região. Informações iniciais apontam que a idosa manuseava um pano de limpeza próximo a uma tomada com fios expostos no momento do acidente. A suspeita é de que ela tenha recebido uma descarga elétrica. A Delegacia Territorial de Serrinha investiga o caso.
Idoso tem perna amputada após ser atingido por carro na zona rural de Candiba
Idoso tem perna amputada após ser atingido por carro na zona rural de Candiba
Acidente ocorreu na região de Pilões; motorista do veículo fugiu sem prestar socorro
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um idoso de 65 anos foi gravemente ferido em um acidente de trânsito na Bahia. O homem foi atingido por um carro enquanto dirigia uma motocicleta e sofreu uma fratura exposta severa, levando à amputação de uma das suas pernas. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi e, apesar do trauma, permanece internado com quadro clínico estável. O motorista do carro fugiu após o acidente.
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um idoso de 65 anos ficou gravemente ferido após ser atingido por um carro na noite de sábado (6), na Fazenda Olho D’Água, região de Pilões, zona rural de Candiba, no sudoeste da Bahia. A colisão provocou uma fratura exposta severa e levou à amputação de uma das pernas da vítima. O homem seguia em uma motocicleta Honda CG 125 Today quando foi atingido por um Volkswagen preto que trafegava no sentido contrário. O impacto foi tão forte que a fratura exposta atingiu a tíbia e a fíbula da perna esquerda. Moradores da comunidade acionaram o Samu 192, que realizou os primeiros atendimentos e encaminhou o idoso ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). Segundo testemunhas, o motorista do carro não permaneceu no local e fugiu logo após o acidente. Devido à gravidade dos ferimentos, a equipe médica precisou realizar a amputação do membro. Apesar do trauma, o idoso permanece internado e apresenta quadro clínico estável. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil, que deve ouvir testemunhas e tentar identificar o motorista que deixou o local sem prestar socorro.
Rondesp prende suspeito após homicídio em Vitória da Conquista
Rondesp prende suspeito após homicídio em Vitória da Conquista
Homem foi encontrado com arma, drogas e carro com restrição no bairro Lagoa das Flores.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Em uma ação da Rondesp Sudoeste, um homem foi preso na madrugada deste domingo (7) em Vitória da Conquista, Bahia, sob suspeita de envolvimento no homicídio de Alisson Daniel. Durante a busca no imóvel, os policiais apreenderam porções de drogas, uma pistola e um carro com restrição judicial.
Foto: Divulgação | Rondesp Sudoeste
Um homem foi preso na madrugada deste domingo (7) suspeito de envolvimento no homicídio de Alisson Daniel em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Equipes da Rondesp Sudoeste receberam denúncias de que possíveis participantes do crime estariam escondidos em um residencial no bairro Lagoa das Flores. No local, os policiais abordaram o suspeito e apreenderam uma pistola calibre 9 mm, porções de drogas e um carro com restrição judicial. Durante a busca no imóvel, também foram encontradas mais porções de cocaína, maconha e materiais usados no tráfico. O homem foi levado ao Disep junto com o material apreendido. A Polícia Civil investiga a participação dele no homicídio.
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e moto em Guanambi
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e moto em Guanambi
Acidente aconteceu na noite de sábado (6), na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Brasília
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um adolescente ficou ferido em um acidente de trânsito ocorrido na noite de sábado (6), em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Brasília, e resultou em ferimentos em um dos braços do jovem, que estava pilotando a moto. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local.
- O adolescente foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas seu estado de saúde atual não foi divulgado. Devido à idade da vítima, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) registrou a ocorrência e a Polícia Civil investigará as circunstâncias do acidente.
Foto: Divulgação | DFT
Um adolescente ficou ferido após uma colisão entre um carro e uma motocicleta na noite de sábado (6), na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Brasília, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com o Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT), o jovem estava na motocicleta quando houve a batida. Ele sofreu ferimentos em um dos braços. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou atendimento no local. O adolescente foi levado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele. Por se tratar de um menor de idade, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência e orientar os responsáveis, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O DFT registrou a ocorrência e adotou as medidas administrativas previstas na legislação de trânsito. As circunstâncias da colisão serão investigadas pela Policia Civil.
Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Guanambi
Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Guanambi
Acidente ocorreu no bairro Santa Catarina; vítima não resistiu mesmo após atendimento do Samu
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um motociclista de 41 anos morreu após bater em uma caminhonete na Avenida Governador Waldir Pires, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Adriano Lima da Silva, que conduzia uma Honda CG 125 Fan KS preta. Equipes do Samu 192 foram acionadas e tentaram reanimar Adriano, mas o motociclista não resistiu.
- A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias da colisão, que ocorreu nas proximidades da antiga Boi Forte. Os veículos envolvidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi.
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um motociclista de 41 anos morreu após bater em uma caminhonete na noite de sábado (6), na Avenida Governador Waldir Pires, no bairro Santa Catarina, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Adriano Lima da Silva. Segundo a Polícia Militar, Adriano conduzia uma Honda CG 125 Fan KS preta quando colidiu com uma Toyota Hilux prata, dirigida por um homem de 56 anos. A batida ocorreu nas proximidades da antiga Boi Forte. Quando a PM chegou ao local, o motorista da caminhonete não estava presente. O irmão dele, de 60 anos, apresentou a documentação do veículo. Equipes do Samu 192 foram acionadas e tentaram reanimar Adriano ainda na via, mas o motociclista não resistiu. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia e levou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Após os trabalhos periciais, a avenida foi liberada. Os veículos envolvidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi. Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Civil seguia investigando as circunstâncias da colisão.
Suspeito de tráfico é preso durante ação da PM em Guanambi
Suspeito de tráfico é preso durante ação da PM em Guanambi
Jovem de 19 anos foi detido no bairro Alto Caiçara; drogas, dinheiro e munições foram apreendidos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um jovem foi preso suspeito de tráfico de drogas em Guanambi, Bahia, após os policiais encontrarem porções de substâncias análogas a cocaína e maconha durante uma ação na madrugada de sábado. O jovem assumiu que o material era dele e disse que a droga seria vendida no bairro.
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um jovem de 19 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas na madrugada de sábado (6), durante uma ação da Polícia Militar no bairro Alto Caiçara, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a equipe fazia patrulhamento na região quando alguns homens tentaram fugir ao perceber a aproximação da viatura. Eles foram alcançados e abordados pelos policiais. Durante a revista, os militares encontraram porções de substâncias análogas à cocaína e à maconha com um dos suspeitos. Também foram apreendidos R$ 152 em dinheiro, seis buchas de cocaína, três papelotes de maconha, duas porções maiores da mesma droga e duas munições de cartucheira, sendo uma delas deflagrada. Ainda de acordo com a PM, o jovem assumiu que o material era dele e disse que a droga seria vendida no bairro. Ele foi preso e levado para a Delegacia Territorial de Guanambi, junto com todo o material apreendido. A Polícia Civil investiga o caso.
PM fecha ponto de tráfico e recupera moto em Oliveira dos Brejinhos
PM fecha ponto de tráfico e recupera moto em Oliveira dos Brejinhos
Mulher foi presa; polícia apreendeu drogas, arma e veículo com restrição.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma ação da Polícia Militar em Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia, desarticulou um ponto de tráfico de drogas na tarde de sexta-feira (5). Durante a operação, uma mulher suspeita de administrar o local foi presa, e uma motocicleta com registro de roubo foi recuperada, marcando um golpe contra a criminalidade na região.
- As equipes da Cipe Semiárido, atuando após denúncias, apreenderam no imóvel um revólver calibre .32 com quatro munições e 84 papelotes de cocaína já embalados. A motocicleta Honda Fan 160 encontrada também possuía alerta de furto ou roubo. A detida e todo o material apreendido foram levados para a Delegacia Territorial de Ibotirama, onde a Polícia Civil dará prosseguimento às investigações.
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma ação da PM fechou um ponto de tráfico de drogas e recuperou uma motocicleta roubada na tarde de sexta‑feira (5) em Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. Uma mulher suspeita de administrar o local foi presa. Segundo a Cipe Semiárido, equipes foram ao imóvel após denúncias de venda de drogas na região. No endereço indicado, os policiais fizeram buscas e encontraram porções de entorpecentes e uma arma. Foram apreendidos um revólver calibre .32 com quatro munições e 84 papelotes de cocaína já embalados. No local também foi localizada uma motocicleta Honda Fan 160 com registro de furto ou roubo. A suspeita e o material apreendido foram levados para a Delegacia Territorial de Ibotirama. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Homem é preso com 14,5 kg de maconha em ônibus na BR-030, em Guanambi
Homem é preso com 14,5 kg de maconha em ônibus na BR-030, em Guanambi
Droga estava na bagagem do suspeito, segundo a Polícia Rodoviária; prisão ocorreu neste sábado (6).
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem foi preso em flagrante na tarde deste sábado (6) após a polícia encontrar cerca de 14,5 quilos de maconha em sua bagagem. A prisão ocorreu durante uma operação de fiscalização em um ônibus interestadual abordado na BR-030, em Guanambi, no sudoeste da Bahia.
- A ação foi realizada por equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado). O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça, com a maconha encaminhada para perícia.
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um homem foi preso na tarde deste sábado (6) após policiais encontrarem cerca de 14,5 quilos de maconha dentro da bagagem que ele transportava em um ônibus interestadual abordado na BR-030, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), durante uma operação de fiscalização na rodovia. Os agentes vistoriavam o veículo quando localizaram os tabletes de droga entre as malas do passageiro. Segundo a corporação, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a Delegacia Territorial de Guanambi, junto com o material apreendido. Na unidade policial, ele foi autuado por tráfico de drogas. A maconha ficou retida e será encaminhada para perícia. O suspeito permanece à disposição da Justiça.
Homem é preso por tráfico de drogas no Povoado da Estiva, em Vitória da Conquista
Suspeito foi detido nesta sexta (5) após policiais encontrarem pés de maconha e outros materiais na casa dele
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (5) no Povoado da Estiva, zona rural de Vitória da Conquista, após ser flagrado com pés de maconha e materiais para o preparo da droga. A ação foi conduzida por equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 92ª CIPM durante rondas na região.
- Os policiais abordaram o suspeito após ele tentar fugir para dentro de uma residência. No local, foram encontrados cigarros com substância semelhante à maconha e dois pés da planta no quintal, configurando flagrante. O homem resistiu à prisão, mas foi contido. Foram apreendidos os pés de maconha, uma balança de precisão, cigarros da droga e uma touca ninja. O caso foi registrado no Disep, e o detido permanece à disposição da Justiça.
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (5) no Povoado da Estiva, zona rural de Vitória da Conquista, após ser flagrado com pés de maconha e materiais usados no preparo da droga. A ação foi realizada por equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 92ª CIPM. Os policiais faziam rondas quando viram dois homens em frente a uma casa fumando cigarros com características semelhantes à maconha. Um deles correu para dentro do imóvel ao notar a aproximação da viatura. Durante a abordagem, os militares encontraram cigarros com substância semelhante à droga. Como o portão estava aberto, a equipe também identificou dois pés de maconha no quintal da residência, o que configurou situação de flagrante. Segundo a PM, o suspeito recebeu voz de prisão, resistiu e precisou ser contido pelos policiais. Foram apreendidos dois pés de maconha, uma balança de precisão, dois cigarros da droga e uma touca tipo ninja. O homem e o material recolhido foram levados ao Disep, onde o caso foi registrado. Ele permanece à disposição da Justiça.
Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida em Bom Jesus da Lapa
Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida em Bom Jesus da Lapa
Moto foi encontrada após fuga de condutor às margens da BR‑349. Veículo estava sem placa e com chassi e motor adulterados
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma motocicleta com sinais de adulteração foi apreendida na tarde de sexta-feira (5) em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A apreensão, realizada pela Rondesp-MO, ocorreu durante patrulhamento nas imediações do Projeto Formoso, após policiais avistarem um homem realizando manobras perigosas às margens da BR-349.
- Ao notar a aproximação da viatura, o condutor fugiu pela rodovia, abandonou a moto e correu para uma área de mata, sem ser localizado. A equipe policial constatou que o veículo estava sem placa e apresentava adulterações no chassi e no motor. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma motocicleta com sinais de adulteração foi apreendida na tarde de sexta‑feira (5) em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Segundo a Rondesp‑MO, a apreensão ocorreu durante patrulhamento nas imediações do Projeto Formoso. Os policiais informaram que viram um homem fazendo manobras perigosas às margens da BR‑349. Ao notar a aproximação da viatura, ele fugiu pela rodovia. Durante o acompanhamento, o condutor abandonou a moto e correu para uma área de mata. Ele não foi localizado. A equipe verificou o veículo e constatou que, além de estar sem placa, havia adulterações no chassi e no motor. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Mais de 350 cidades da Bahia entram em alerta por queda de temperatura, diz Inmet
Aviso vale até sábado (6) e prevê declínio entre 3 ºC e 5 ºC; mais de 130 municípios também têm alerta para chuva
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Mais de 350 cidades da Bahia estão sob alerta de perigo potencial para queda de temperatura, segundo o Inmet. O aviso, válido até as 12h de sábado (6), abrange diversas regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana de Salvador, e prevê um declínio de 3 ºC a 5 ºC. Essa mudança climática pode representar um leve risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
- Além do frio, o Inmet também emitiu um segundo alerta para acumulado de chuva em mais de 130 municípios baianos, vigente até as 23h59 de sexta-feira (5), também com grau de severidade de perigo potencial. As recomendações para a população incluem atenção redobrada às mudanças climáticas, hidratação adequada e cuidados específicos com os grupos de risco. O órgão meteorológico aconselha ainda o acompanhamento das atualizações e a prevenção em áreas de risco durante chuvas intensas.
Foto: Divulgação | PMVC
Mais de 350 cidades da Bahia estão sob alerta para queda de temperatura desde a última quinta‑feira (4), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, classificado como perigo potencial, segue válido até 12h deste sábado (6). O alerta atinge municípios das regiões Vale São‑Franciscano, Nordeste, Extremo Oeste, Centro‑Norte, Sul da Bahia e também a Região Metropolitana de Salvador. A previsão indica um declínio entre 3 ºC e 5 ºC, o que pode representar leve risco à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias. Além da queda de temperatura, o Inmet também mantém um segundo alerta para acumulado de chuva em mais de 130 municípios baianos. Esse aviso permanece válido até 23h59 desta sexta‑feira (5), também com grau de severidade de perigo potencial. As recomendações incluem atenção redobrada com mudanças bruscas no clima, hidratação adequada e cuidados especiais com grupos mais vulneráveis. O órgão orienta ainda que a população acompanhe atualizações meteorológicas e evite áreas de risco em caso de chuva intensa.
Governo prorroga inscrições do Enem 2026 até 12 de junho
Governo prorroga inscrições do Enem 2026 até 12 de junho
Provas serão aplicadas em todo país em 8 e 15 de novembro
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A medida, que será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União, visa oferecer mais tempo para os candidatos realizarem seu registro no importante exame educacional.
- Com a alteração, os interessados terão até o dia 12 de junho para efetuar a inscrição por meio da Página do Participante, estendendo o prazo que originalmente se encerraria à 23h59 desta sexta-feira. A prorrogação também impacta outras etapas do cronograma, como a data limite para o pagamento da taxa de participação, embora as provas permaneçam agendadas para 8 e 15 de novembro em todo o país.
Foto: Reprodução | Seduc
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) a prorrogação do prazo de inscrição para o Enem 2026. A medida será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União. Com a alteração, os candidatos terão até o dia 12 de junho para realizar a inscrição por meio da Página do Participante. Inicialmente, o prazo terminaria às 23h59 desta sexta-feira. A extensão do período de inscrições também provocou mudanças em outras etapas do cronograma do exame, incluindo a data limite para o pagamento da taxa de participação. As provas serão aplicadas em todo o país em 8 e 15 de novembro. Todos os interessados devem acessar a Página do Participante, seja estudante ou egresso do ensino médio, ou mesmo concluintes da etapa matriculados na rede pública que têm pré-inscrição automática.
Lula lidera pesquisa e abre vantagem sobre Flávio Bolsonaro, diz Vox
Lula lidera pesquisa e abre vantagem sobre Flávio Bolsonaro, diz Vox
Levantamento realizado com 2.100 eleitores mostra crescimento do presidente nas intenções de voto e queda de Flávio Bolsonaro em relação ao mês anterior.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto Vox Brasil nesta sexta-feira (5) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial para as eleições de 2026, com 42,1% das intenções de voto. Ele consolida sua vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 33,6%, marcando uma mudança significativa em relação ao levantamento anterior, onde Lula avançou 7,8 pontos percentuais enquanto Bolsonaro recuou 2,9 pontos. Nomes como Ronaldo Caiado (6,9%) e Romeu Zema (5,1%) aparecem na sequência, enquanto uma parcela dos entrevistados manifestou intenção de votar em branco/nulo ou se declarou indecisa.
- O levantamento também abordou os índices de rejeição, com Lula liderando este indicador com 49,2%, seguido de perto por Flávio Bolsonaro (48,3%) e Aécio Neves (41,3%). A pesquisa do Vox Brasil, registrada no TSE sob o número BR-08016/2026, ouviu 2.100 eleitores entre 1º e 3 de junho de 2026, apresentando uma margem de erro de 2,15 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Foto: Reprodução
Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) pelo instituto Vox Brasil aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial para as eleições de 2026. No cenário estimulado apresentado aos entrevistados, o petista aparece com 42,1% das intenções de voto, consolidando vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 33,6%. Os números indicam uma mudança significativa em relação ao levantamento anterior, divulgado em maio. Lula avançou 7,8 pontos percentuais no período, saindo de 34,3% para os atuais 42,1%. Já Flávio Bolsonaro apresentou recuo de 2,9 pontos percentuais, ampliando a diferença entre os dois principais nomes testados na pesquisa. Na sequência aparecem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com 6,9%, e o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 5,1%. Os demais nomes avaliados não alcançaram percentuais expressivos no cenário apresentado pelo instituto. O levantamento também identificou que 2,9% dos entrevistados pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum dos candidatos apresentados. Outros 2,3% afirmaram estar indecisos ou preferiram não responder. Além das intenções de voto, a pesquisa avaliou os índices de rejeição dos possíveis concorrentes ao Palácio do Planalto. Lula lidera esse indicador com 49,2%, seguido de perto por Flávio Bolsonaro, que registra 48,3%. O ex-governador mineiro Aécio Neves aparece em terceiro lugar, com 41,3%. Entre os demais nomes avaliados, os índices de rejeição foram de 25,7% para Romeu Zema, 23,3% para Joaquim Barbosa, 21,7% para Ronaldo Caiado, 19,5% para Renan Santos, 18,1% para Cabo Daciolo e 16,5% para Augusto Cury. A pesquisa ouviu 2.100 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 1º e 3 de junho de 2026. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2,15 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08016/2026.
FICCO captura 406 foragidos e bloqueia R$ 102 milhões
FICCO captura 406 foragidos e bloqueia R$ 102 milhões
Desde a criação da força-tarefa, ações integradas já resultaram na captura de foragidos em diversos estados e no exterior, além do bloqueio de recursos ligados às facções.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia alcançou o marco de 406 criminosos foragidos capturados desde sua criação em 2023, além de bloquear aproximadamente R$ 102 milhões vinculados a esquemas de lavagem de dinheiro associados a organizações criminosas.
- A FICCO, uma força-tarefa que reúne diferentes órgãos de segurança, realizou operações em várias regiões do país, incluindo a captura de líderes de grupos criminosos no exterior. O secretário da Segurança Pública da Bahia destaca a importância da integração entre as instituições envolvidas no enfrentamento ao crime organizado.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia alcançou a marca de 406 criminosos foragidos da Justiça capturados desde sua implantação, em 2023. No mesmo período, as ações da força-tarefa também resultaram no bloqueio de aproximadamente R$ 102 milhões vinculados a esquemas de lavagem de dinheiro associados a organizações criminosas. Os resultados refletem o fortalecimento das estratégias de inteligência e integração entre as forças de segurança que atuam no combate às facções criminosas dentro e fora do estado. Entre os presos estão líderes de grupos criminosos localizados em diferentes regiões do país e até mesmo no exterior. Segundo dados divulgados pela força integrada, somente em 2026 seis alvos considerados prioritários foram localizados e capturados na Bolívia. Também houve prisões realizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, ampliando o alcance das investigações conduzidas pela equipe baiana. O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou que os resultados são fruto da atuação conjunta das instituições envolvidas no enfrentamento ao crime organizado. De acordo com ele, a integração entre policiais militares, civis, federais, penais, policiais rodoviários federais e peritos tem sido fundamental para agilizar o compartilhamento de informações estratégicas e a tomada de decisões operacionais. O coordenador da FICCO Bahia, Eduardo Badaró, ressaltou que as ações da força não se concentram apenas no combate às facções. Segundo ele, operações permanentes também priorizam a localização de autores de crimes graves contra a vida, como homicídios, feminicídios e latrocínios. Como exemplo, o delegado citou a prisão de um homem procurado por assassinato que foi localizado na última quarta-feira enquanto tentava deixar a Bahia. O suspeito acabou capturado na rodoviária de Salvador antes de conseguir fugir. Criada para fortalecer o enfrentamento às organizações criminosas, a FICCO reúne diferentes órgãos de segurança em um mesmo ambiente operacional, permitindo uma atuação coordenada em investigações, prisões e bloqueios patrimoniais. A expectativa é que novas operações sejam realizadas ao longo do ano para ampliar a descapitalização das facções e reduzir a atuação desses grupos em território baiano.
Corrida para motel após suposta traição viraliza na internet
Corrida para motel após suposta traição viraliza na internet
Segundo motociclista, passageira pediu que a corrida não fosse cancelada após afirmar ter descoberto uma suposta infidelidade do companheiro.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma corrida de aplicativo realizada durante a madrugada se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após o relato de um motociclista sobre uma passageira que tentava confirmar uma suposta traição do companheiro. De acordo com o profissional, a viagem foi solicitada por volta das 5h da manhã e chamou atenção logo nos primeiros minutos. Ao embarcar na motocicleta, a mulher teria demonstrado nervosismo e pedido, de forma insistente, que a corrida não fosse cancelada em hipótese alguma. A situação surpreendeu o motociclista, que contou ter ficado impressionado com o nível de tensão da cliente durante todo o percurso.
- A corrida rapidamente ganhou repercussão e passou a circular em diferentes plataformas digitais, acumulando milhares de visualizações e comentários. Até o momento, não há informações confirmadas sobre o que aconteceu após a chegada da passageira ao local indicado. Mesmo sem um desfecho conhecido, a história chamou atenção nas redes sociais e se tornou mais um exemplo de situações inusitadas vividas por motoristas e motociclistas de aplicativos no dia a dia, no Brasil.
Foto: Reprodução
Uma corrida de aplicativo realizada durante a madrugada se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após o relato de um motociclista sobre uma passageira que tentava confirmar uma suposta traição do companheiro. De acordo com o profissional, a viagem foi solicitada por volta das 5h da manhã e chamou atenção logo nos primeiros minutos. Ao embarcar na motocicleta, a mulher teria demonstrado nervosismo e pedido, de forma insistente, que a corrida não fosse cancelada em hipótese alguma. Segundo o relato compartilhado pelo condutor, a passageira afirmou ter descoberto indícios de uma possível infidelidade após acessar informações armazenadas no celular do marido. Convencida de que ele estaria em um motel localizado às margens da BR-060, no município de Anápolis, ela decidiu seguir imediatamente para o endereço indicado. A situação surpreendeu o motociclista, que contou ter ficado impressionado com o nível de tensão da cliente durante todo o percurso. O destino da corrida e a urgência demonstrada pela passageira acabaram despertando a curiosidade do profissional. Ao longo do trajeto, ele gravou vídeos relatando a situação para seguidores nas redes sociais. Nas publicações, descreveu o episódio como uma das corridas mais inusitadas que já realizou e comentou, em tom bem-humorado, que a história era tão intrigante que despertou a vontade de acompanhar pessoalmente o desfecho da situação. As gravações rapidamente ganharam repercussão e passaram a circular em diferentes plataformas digitais, acumulando milhares de visualizações e comentários. Internautas se dividiram entre a curiosidade sobre o resultado do suposto flagrante e as brincadeiras relacionadas ao episódio. Até o momento, não há informações confirmadas sobre o que aconteceu após a chegada da passageira ao local indicado. Mesmo sem um desfecho conhecido, a história chamou atenção nas redes sociais e se tornou mais um exemplo de situações inusitadas vividas por motoristas e motociclistas de aplicativos no dia a dia, no Brasil.
EUA passam a tratar PCC e CV como grupos terroristas
EUA passam a tratar PCC e CV como grupos terroristas
Medida entrou em vigor nesta sexta-feira e abre caminho para sanções financeiras e novas ações de cooperação internacional contra as facções brasileiras.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A decisão do governo dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas estrangeiras passou a valer oficialmente, ampliando as tensões diplomáticas entre Washington e Brasília.
- A medida permitirá que autoridades americanas adotem mecanismos mais rigorosos contra organizações consideradas ligadas ao terrorismo internacional, o que pode produzir efeitos que vão além da área da segurança pública.
Foto: Casa Branca | Tia Dufour
A decisão do governo dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras passou a valer oficialmente nesta sexta-feira (5), ampliando as tensões diplomáticas entre Washington e Brasília e abrindo uma nova frente de debate sobre soberania, segurança pública e possíveis impactos econômicos. A medida foi anunciada pelo Departamento de Estado norte-americano no fim de maio e entrou em vigor após a publicação formal nos registros oficiais do governo dos EUA. A classificação permite que autoridades americanas adotem mecanismos mais rigorosos de combate financeiro e operacional contra organizações consideradas ligadas ao terrorismo internacional. O governo brasileiro reagiu de forma crítica à decisão. Integrantes do Palácio do Planalto argumentam que o combate ao crime organizado deve ocorrer por meio da cooperação internacional entre os países, sem interferências que possam ser interpretadas como violação da soberania nacional. Especialistas ouvidos por veículos nacionais e internacionais avaliam que a classificação pode produzir efeitos que vão além da área da segurança pública. Entre as preocupações estão possíveis restrições financeiras, maior rigor em transações internacionais e impactos indiretos sobre empresas e instituições que operam em regiões sob influência das facções criminosas. O tema ganhou ainda mais repercussão diante do cenário político brasileiro. A decisão foi anunciada em meio à aproximação de lideranças da oposição com integrantes do governo norte-americano e ocorre em um contexto de forte polarização política no país. Além das questões relacionadas à segurança, autoridades brasileiras acompanham possíveis reflexos econômicos da medida. Nos últimos dias, surgiram discussões envolvendo comércio exterior, sistema financeiro e relações bilaterais entre os dois países, embora não exista até o momento qualquer anúncio oficial de sanções diretas ao Brasil em decorrência da classificação das facções. Enquanto Washington sustenta que a decisão busca ampliar o combate ao crime organizado transnacional, o governo brasileiro defende que o enfrentamento das facções deve ocorrer por meio do fortalecimento da cooperação policial e judicial, sem medidas que possam abrir precedentes para intervenções externas. O tema promete permanecer no centro das discussões diplomáticas e políticas nas próximas semanas.
Caminhoneiro de Brumado morre em acidente em Minas
Caminhoneiro de Brumado morre em acidente em Minas
Motorista transportava uma carga de mangas para São Paulo quando perdeu o controle do veículo; causas do acidente serão investigadas.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um caminhoneiro natural de Brumado, na Bahia, morreu em acidente na rodovia MGC-122, em Janaúba, Minas Gerais. O acidente ocorreu após o motorista perder o controle da direção e o caminhão capotar às margens da pista. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal para os procedimentos legais.
- A causa do capotamento ainda não foi esclarecida e será apurada pelas autoridades competentes. A morte do caminhoneiro gerou comoção entre familiares e amigos.
Foto: Reprodução
Um caminhoneiro natural de Brumado, no sudoeste da Bahia, morreu na madrugada desta sexta-feira (5) após um grave acidente na rodovia MGC-122, no município de Janaúba, no Norte de Minas Gerais. A vítima conduzia um caminhão carregado com mangas que seguia para o estado de São Paulo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o acidente ocorreu por volta das 3h da manhã, na altura do km 143 da rodovia. Por razões que ainda serão apuradas, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo acabou capotando às margens da pista. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, encontraram o caminhoneiro preso às ferragens da cabine, que ficou completamente destruída devido à força do impacto. A ocorrência mobilizou bombeiros e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Enquanto os militares iniciavam os trabalhos de desencarceramento, uma equipe da Unidade de Suporte Avançado do Samu realizou a avaliação clínica da vítima. Após a abertura de parte da estrutura da cabine, o médico responsável confirmou que o motorista já estava sem sinais vitais. Após a constatação do óbito, os bombeiros adotaram medidas de segurança para evitar novos riscos no local, incluindo o desligamento do sistema elétrico do caminhão. O trânsito na região foi monitorado pela Polícia Militar de Minas Gerais até a conclusão dos trabalhos periciais. A perícia técnica foi acionada para realizar os levantamentos necessários que irão auxiliar na investigação das circunstâncias do acidente. Posteriormente, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais. As causas do capotamento ainda não foram esclarecidas e serão apuradas pelas autoridades competentes. A morte do caminhoneiro gerou comoção entre familiares, amigos e profissionais do transporte da região de Brumado, cidade onde ele era conhecido.
Mulher é presa por tentativa de homicídio em Cândido Sales
Mulher é presa por tentativa de homicídio em Cândido Sales
Suspeita foi localizada pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e afirmou que reagiu para proteger a irmã durante uma discussão com a vítima.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma mulher suspeita de envolvimento em uma tentativa de homicídio foi presa em Cândido Sales, Bahia. Segundo a PM, ela admitiu ter participado da agressão, mas apresentou uma versão diferente dos fatos, alegando que agiu para defender a irmã.
- A investigação está sob responsabilidade da Polícia Civil e as circunstâncias exatas do confronto serão apuradas.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Uma mulher suspeita de envolvimento em uma tentativa de homicídio foi presa nesta quinta-feira (4) no bairro Célio Alves, em Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após o recebimento de uma denúncia anônima indicando o paradeiro da investigada. Segundo a corporação, equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) se deslocaram até o endereço informado e localizaram a suspeita acompanhada de outra mulher apontada como testemunha dos fatos. O crime teria ocorrido no dia anterior, e a investigada era considerada foragida desde então. Durante a abordagem, a mulher admitiu ter participado da agressão, mas apresentou uma versão diferente para o ocorrido. Ela afirmou aos policiais que agiu para defender a própria irmã, que estaria sendo ameaçada pelo companheiro em um contexto de conflitos recorrentes. De acordo com o relato da suspeita, a irmã teria pedido ajuda após sofrer novas ameaças. As duas teriam ido até a residência do casal para conversar com o homem. Ainda segundo a versão apresentada à polícia, o companheiro teria avançado contra elas portando um facão, dando início a uma luta corporal. Foi nesse momento que a mulher teria utilizado uma arma branca para atingir a vítima. As circunstâncias exatas do confronto, entretanto, serão apuradas durante a investigação conduzida pela Polícia Civil. Após a prisão, os policiais apreenderam a arma utilizada no episódio e encaminharam as duas mulheres ao Hospital Municipal de Cândido Sales para a realização dos procedimentos médicos de rotina. Em seguida, ambas foram levadas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista. A suspeita permaneceu custodiada e à disposição da Justiça, enquanto o caso segue sob investigação para esclarecimento dos fatos e definição das responsabilidades de cada envolvido.
Projeto da AL-BA prevê veto a devedores de pensão em estádios
Projeto da AL-BA prevê veto a devedores de pensão em estádios
Proposta em tramitação na Assembleia Legislativa prevê impedir a entrada de inadimplentes em eventos esportivos enquanto houver débito reconhecido pela Justiça.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Pessoas com débitos de pensão alimentícia reconhecidos pela Justiça poderão ser impedidas de acessar estádios, ginásios, arenas e outros eventos esportivos realizados na Bahia, enquanto a dívida permanecer ativa em registros oficiais ou reconhecida pelos órgãos responsáveis pela execução da obrigação alimentar. O objetivo é criar novos instrumentos de pressão para reduzir os índices de inadimplência e garantir recursos destinados à manutenção de crianças e adolescentes.
- O projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) busca ampliar os mecanismos de cobrança e cumprimento das obrigações alimentares, autorizando a celebração de acordos de cooperação entre o Estado, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, cartórios e entidades ligadas ao setor esportivo, para permitir o compartilhamento de informações necessárias para identificar pessoas em situação de inadimplência.
Foto Reprodução
Pessoas com débitos de pensão alimentícia reconhecidos pela Justiça poderão ser impedidas de acessar estádios, ginásios, arenas e outros eventos esportivos realizados na Bahia. A medida está prevista em um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que busca ampliar os mecanismos de cobrança e cumprimento das obrigações alimentares. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Hilton Coelho e estabelece que a restrição será aplicada aos casos de inadimplência voluntária, quando houver decisão judicial determinando o pagamento da pensão e ausência de justificativa legal para o descumprimento da obrigação. Pelo texto, o impedimento permanecerá em vigor enquanto a dívida estiver ativa em registros oficiais ou reconhecida pelos órgãos responsáveis pela execução da obrigação alimentar. O objetivo, segundo o autor da matéria, é criar novos instrumentos de pressão para reduzir os índices de inadimplência e garantir recursos destinados à manutenção de crianças e adolescentes. Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que os mecanismos atualmente disponíveis nem sempre são suficientes para assegurar o cumprimento das decisões judiciais. O texto destaca que muitos responsáveis acabam assumindo sozinhos despesas que deveriam ser compartilhadas, enquanto filhos enfrentam prejuízos decorrentes da falta de pagamento. Para viabilizar a fiscalização, a proposta autoriza a celebração de acordos de cooperação entre o Estado, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, cartórios e entidades ligadas ao setor esportivo. A intenção é permitir o compartilhamento de informações necessárias para identificar pessoas em situação de inadimplência. Caso a medida seja aprovada, administradores de estádios, arenas e organizadores de eventos esportivos deverão adotar mecanismos de verificação de acesso. O projeto, no entanto, prevê que todo o processo respeite as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além dos princípios constitucionais relacionados à privacidade, ao devido processo legal e à dignidade da pessoa humana. A iniciativa segue uma tendência observada em outras esferas legislativas do país e também acompanha debates internacionais sobre novas formas de cobrança de obrigações alimentícias. O projeto ainda será analisado pelas comissões temáticas da Assembleia antes de seguir para votação em plenário.
Flávio Bolsonaro aciona STF para tirar Moraes de análise sobre caso que envolve Master
Senador argumenta que ministro não deveria atuar em apuração relacionada a Daniel Vorcaro e pede redistribuição do caso para André Mendonça
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o ministro Alexandre de Moraes seja afastado de qualquer decisão relacionada a fatos envolvendo o empresário Daniel Vorcaro e o Banco Master. Além disso, a defesa de Flávio Bolsonaro quer que a análise do caso seja transferida para o ministro André Mendonça, argumentando que ele já conduz processos relacionados ao Banco Master.
- Flávio Bolsonaro protocolou o pedido após a divulgação de mensagens atribuídas a ele e a Daniel Vorcaro, nas quais o senador apareceria tratando da obtenção de recursos para a produção do filme Dark Horse, um projeto audiovisual inspirado na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foto: Rosinei Coutinho | SCO/STF
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o ministro Alexandre de Moraes seja afastado de qualquer decisão relacionada a fatos envolvendo o empresário Daniel Vorcaro e o Banco Master. A iniciativa foi tomada depois que Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). O parlamentar pede a apuração de possíveis vínculos entre Flávio e Vorcaro no contexto do financiamento do filme Dark Horse, produção inspirada na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Defesa aponta possível conflito - Na petição, os advogados do senador sustentam que Moraes não deveria conduzir procedimentos ligados ao banqueiro. Como argumento, citam informações da Receita Federal segundo as quais o Banco Master teria repassado R$ 80 milhões ao escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, por serviços prestados. A defesa afirma que não questiona a legalidade da relação comercial nem faz acusações contra Moraes ou sua esposa. O objetivo, segundo os advogados, seria preservar a imparcialidade exigida pelas normas processuais. Origem do pedido - O requerimento de Lindbergh Farias chegou ao Supremo após a divulgação de mensagens atribuídas a Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro. Nas conversas, o senador apareceria tratando da obtenção de recursos para a produção de Dark Horse. Com base nesse material, o deputado do PT solicitou a abertura de apurações sobre a participação do banqueiro no financiamento do projeto audiovisual. Mudança de relatoria - Além de pedir o reconhecimento da suspeição de Moraes, a defesa de Flávio Bolsonaro quer que a análise do caso seja transferida para o ministro André Mendonça. Os advogados argumentam que Mendonça já conduz processos relacionados ao Banco Master e, por isso, seria o responsável adequado para examinar a representação apresentada por Lindbergh. Até o momento, o STF ainda não se pronunciou sobre o pedido feito pelo senador do PL.
Último dia: inscrições para o Enem 2026 se encerram nesta sexta
Último dia: inscrições para o Enem 2026 se encerram nesta sexta
Prazo segue até as 23h59; candidatos devem se inscrever pela Página do Participante
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até sexta-feira (5) para realizar a inscrição. Além da inscrição, também se encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e inclusão do nome social.
- A taxa de inscrição é de R$ 85 e serão aplicadas as provas nos dias 8 e 15 de novembro. O Enem é utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Foto: Reprodução | Seduc
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23h59 desta sexta-feira (5), no horário de Brasília, para realizar a inscrição. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além da inscrição, também se encerra nesta sexta o prazo para solicitar atendimento especializado e inclusão do nome social. Neste ano, o edital passou a contemplar novos grupos que podem requerer atendimento diferenciado, incluindo pessoas com fibromialgia e transtornos mentais, como ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 10 de junho por Pix, cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Mesmo os candidatos que obtiveram isenção da taxa precisam acessar o sistema para confirmar a participação no exame. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro. Principal porta de entrada para o ensino superior no país, o Enem é utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de servir como critério de seleção em diversas instituições de ensino superior brasileiras e portuguesas.
Adolescente pula de carro e entra em lagoa para fugir de tentativa de estupro em Guanambi
Jovem de 14 anos disse que suspeito desviou o trajeto após deixar amigas e tentou levá‑la a um motel.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma adolescente de 14 anos pulou de um carro em movimento e entrou em uma lagoa para fugir de uma tentativa de estupro na noite de quinta-feira, em Guanambi, Bahia. A jovem foi impedida de sair do carro pelo motorista, então conseguiu se soltar e desesperou o suspeito correndo até a lagoa e jogando-se na água. Ela se arrastou em seguida até a própria residência, onde desmaiou e foi levada ao Hospital Geral de Guanambi após acionamento do Samu e da Polícia Militar.
- O caso foi registrado na delegacia e será investigado pela Polícia Civil. O suspeito não foi localizado após buscas na região.
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Uma adolescente de 14 anos pulou de um carro em movimento e entrou em uma lagoa para fugir de uma tentativa de estupro na noite de quinta‑feira (4), em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu por volta das 19h30, segundo a Polícia Militar. A jovem contou que estava em um bar no bairro Novo Horizonte com três amigas e um homem de 35 anos. Depois de deixar as outras adolescentes em casa, o motorista mudou o trajeto e seguiu em direção a um motel. Ao perceber a rota, a adolescente tentou sair do carro, foi impedida, mas conseguiu se soltar e saltar do veículo. Para despistar o suspeito, correu até uma lagoa próxima e se jogou na água. Em seguida, caminhou até a própria residência, onde desmaiou. Equipes do Samu e da PM foram acionadas e encontraram a jovem com escoriações nas pernas. Ela foi levada ao Hospital Geral de Guanambi. O suspeito não foi localizado após buscas na região. O caso foi registrado na delegacia e será investigado pela Polícia Civil.
Ônibus que seguia para Guanambi é destruído por incêndio em rodovia de São Paulo
Ônibus que seguia para Guanambi é destruído por incêndio em rodovia de São Paulo
Nove passageiros conseguiram sair antes que as chamas tomassem o veículo na SP‑340
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um ônibus que seguia para Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi destruído por incêndio na SP‑340, no interior de São Paulo, no dia 4. Nenhum passageiro ficou ferido.
- O veículo fazia o trajeto entre São Paulo e Guanambi. A pista norte da rodovia ficou interditada por cerca de uma hora, causando lentidão de aproximadamente três quilômetros.
Foto: Reprodução
Um ônibus que seguia para Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi destruído por um incêndio na manhã desta quinta-feira (4) na Rodovia SP‑340, no trecho de Casa Branca, interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela concessionária que administra a via. Segundo a empresa, o motorista percebeu fumaça enquanto o veículo trafegava no sentido norte e parou no acostamento. Os nove passageiros desceram antes que o fogo se alastrasse. Ninguém ficou ferido. O ônibus fazia o trajeto entre São Paulo e Guanambi. Durante o atendimento à ocorrência, a pista norte da SP‑340 ficou totalmente interditada por cerca de uma hora. Após a liberação parcial, uma faixa permaneceu bloqueada, o que provocou lentidão de aproximadamente três quilômetros. Depois do controle das chamas, o veículo foi deixado no acostamento à espera de remoção por guincho especializado. A ocorrência foi registrada pela concessionária responsável pelo trecho.
Polícia apreende arma, munições e pés de maconha em operação conjunta em Botuporã
Ação da CIPE Sudoeste e Polícia Civil cumpriu mandados de busca e levou um homem à delegacia
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Cipe/Sudoeste
Uma operação conjunta da CIPE Sudoeste e da Polícia Civil apreendeu uma espingarda, munições e pés de maconha na manhã desta quinta‑feira (4) em Botuporã, no sudoeste da Bahia. As equipes cumpriam mandados de busca em imóveis investigados. Em um dos endereços, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12 e 28 cartuchos. Um homem que estava no local foi conduzido por posse ilegal de arma de fogo. Em outro imóvel alvo da operação, os agentes localizaram dois pés de Cannabis e uma porção de maconha. O morador não estava presente no momento da ação. O material apreendido e o homem conduzido foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.
Homem armado ameaça moradores e acaba preso pela PM em Lapa
Homem armado ameaça moradores e acaba preso pela PM em Lapa
Moradores acionaram a Polícia Militar após homem exibir armas e intimidar pessoas em praça do bairro João Paulo II.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem foi preso na manhã de quinta-feira (4) no bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa, após ser flagrado portando um revólver e uma faca e ameaçar pessoas em uma praça pública. A prisão foi realizada de forma rápida pela Polícia Militar para evitar riscos à população e impedir que o episódio evoluísse para uma situação mais grave.
- A Polícia Civil dará continuidade às investigações para esclarecer as circunstâncias do caso e apurar eventuais infrações cometidas pelo suspeito, que permanece à disposição da Justiça.
Foto: Flávia Vieira | Ascom SSP
Momentos de tensão marcaram a manhã desta quinta-feira (4) no bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Um homem foi preso após ser flagrado portando um revólver e uma faca enquanto ameaçava pessoas que circulavam por uma praça pública da região. De acordo com informações da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a ocorrência começou por volta das 7h15, quando a Central de Operações recebeu diversas denúncias relatando a presença de um indivíduo armado na Praça do Professor Valdemir. Segundo os relatos encaminhados à polícia, o suspeito exibia as armas de forma ostensiva e adotava comportamento agressivo, causando medo entre moradores e pedestres que passavam pelo local. Diante da gravidade da situação, uma equipe do 5º Pelotão Rural foi enviada imediatamente para atender à ocorrência. Ao chegar à praça, os policiais localizaram o homem e confirmaram as informações repassadas pelos denunciantes. A abordagem foi realizada de forma rápida para evitar riscos à população e impedir que o episódio evoluísse para uma situação mais grave. Durante a ação, os militares conseguiram desarmar o suspeito e efetuar a prisão sem registro de feridos. O revólver e a faca que estavam em posse do homem foram apreendidos e encaminhados para os procedimentos legais. Após a detenção, o suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde a ocorrência foi formalizada. As armas apreendidas também foram apresentadas à autoridade policial. O homem permanece à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil dará continuidade às investigações para esclarecer as circunstâncias do caso e apurar eventuais infrações cometidas pelo suspeito. A rápida resposta das equipes policiais foi fundamental para restabelecer a tranquilidade na região e evitar que a situação colocasse em risco a segurança dos moradores.
Embasa promove ações ambientais em Caetité e outras regiões da Bahia
Embasa promove ações ambientais em Caetité e outras regiões da Bahia
Programação inclui caminhadas ecológicas, plantio de mudas, feiras ambientais, palestras e ações educativas voltadas à conscientização sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) programou uma série de atividades socioambientais para a semana de 8 a 12 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo principal é ampliar a conscientização sobre a preservação ambiental, a relevância do saneamento para a qualidade de vida da população e o compromisso com a sustentabilidade. As ações incluem caminhadas ecológicas, plantio de mudas, mutirões de limpeza, feiras ambientais, oficinas educativas e exposições interativas, voltadas para estudantes, professores, lideranças comunitárias e moradores em diversas regiões da Bahia.
- Entre os destaques da programação está um encontro em Salvador, no dia 11 de junho, que reunirá especialistas para debater temas cruciais como mudanças climáticas, segurança hídrica e sustentabilidade corporativa no saneamento. No interior do estado, cidades das regiões de Feira de Santana, Sisal, Litoral Norte, Agreste, Recôncavo, Baixo Sul, Oeste, Sudoeste e Sertão Produtivo receberão feiras de sustentabilidade, palestras, seminários e ações de reflorestamento, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à água, saneamento e preservação ambiental.
Foto: Embasa
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) preparou uma série de atividades socioambientais que serão realizadas em diferentes regiões da Bahia ao longo da próxima semana. A programação acontece entre os dias 8 e 12 de junho e busca ampliar a conscientização sobre a preservação ambiental e a importância do saneamento para a qualidade de vida da população. As ações incluem caminhadas ecológicas, plantio de mudas, mutirões de limpeza, feiras ambientais, oficinas educativas, exposições interativas e atividades culturais voltadas para estudantes, professores, lideranças comunitárias, moradores e colaboradores da empresa. Segundo a gerente de Sustentação Socioambiental da Embasa, Cibele Fontes, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos. A proposta é fortalecer o entendimento sobre a relação entre saneamento básico, saúde pública, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Entre os destaques da programação está um encontro que será realizado no dia 11 de junho, em Salvador, reunindo especialistas para debater temas ligados às mudanças climáticas, segurança hídrica, eventos extremos, sustentabilidade corporativa e inovação no setor de saneamento. No interior do estado, a programação alcançará diversas cidades das regiões de Feira de Santana, Sisal, Litoral Norte, Agreste, Recôncavo, Baixo Sul, Oeste, Sudoeste e Sertão Produtivo. As atividades incluem feiras de sustentabilidade, palestras, seminários, visitas técnicas, blitz educativas e ações de reflorestamento. Em municípios como Vitória da Conquista, Jequié, Paramirim, Érico Cardoso e Caetité, estudantes e comunidades participarão de atividades voltadas à educação ambiental, ao fortalecimento da cidadania e à valorização dos recursos naturais. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à água potável, saneamento e preservação ambiental.
Mulher desaparecida é encontrada viva na zona rural de Candiba
Mulher desaparecida é encontrada viva na zona rural de Candiba
Eva Ribeiro da Silva estava desaparecida desde o último domingo e foi localizada em uma fazenda na zona rural de Candiba; ela recebeu atendimento médico e foi transferida para Guanambi.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma mulher de 43 anos, identificada como Eva Ribeiro da Silva, foi encontrada com vida após cinco dias de desaparecimento na zona rural de Candiba, Bahia. Ela foi localizada em uma fazenda e retirada de dentro de uma cisterna, antes de receber atendimento médico.
- A mulher foi encaminhada para uma unidade de saúde em Candiba e posteriormente transferida para o Hospital Geral de Guanambi, após necessidade de exames mais detalhados e acompanhamento especializado. As autoridades estão apurando as circunstâncias que resultaram em sua permanência no local onde foi encontrada.
Uma mulher que estava desaparecida há cinco dias foi encontrada com vida na tarde desta quinta-feira (4), na zona rural de Candiba, no sudoeste da Bahia. Identificada como Eva Ribeiro da Silva, de 43 anos, ela foi localizada em uma propriedade rural conhecida como Fazenda Periquito, mobilizando moradores, equipes de saúde e forças de segurança. De acordo com informações confirmadas pelo 17º Batalhão de Polícia Militar, a corporação foi acionada após a notícia de que a mulher havia sido encontrada na localidade. Ao chegarem ao local, os policiais constataram a ocorrência e acompanharam os procedimentos de resgate e atendimento à vítima. Antes da chegada das equipes de socorro, moradores da região conseguiram retirar Eva de dentro de uma cisterna. A rápida ação da comunidade foi fundamental para garantir que ela recebesse atendimento médico o mais rápido possível. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi deslocada para a fazenda e realizou os primeiros socorros ainda no local. Após ser estabilizada, a mulher foi encaminhada para uma unidade de saúde em Candiba, onde recebeu atendimento inicial. Em razão da necessidade de exames mais detalhados e acompanhamento especializado, Eva foi transferida posteriormente para o Hospital Geral de Guanambi. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre seu estado de saúde nem sobre as circunstâncias que levaram ao desaparecimento. O caso chamou a atenção da população local e teve grande repercussão na região. Familiares, amigos e moradores acompanhavam com expectativa as buscas pela mulher desde o registro do desaparecimento no último domingo. Agora, a prioridade das equipes médicas é garantir a recuperação da paciente, enquanto as autoridades deverão apurar as circunstâncias que resultaram em sua permanência no local onde foi encontrada. O desfecho positivo trouxe alívio para familiares e para toda a comunidade que acompanhava as buscas nos últimos dias.
Polícia apura circunstâncias da morte de jovem em Condeúba
Polícia apura circunstâncias da morte de jovem em Condeúba
Jovem de 19 anos deu entrada sem sinais vitais no hospital municipal; exames periciais devem apontar a causa da morte.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A morte de uma jovem de 19 anos em Condeúba, sudoeste da Bahia, está sob investigação policial após o corpo ser removido por uma funerária local antes da comunicação às autoridades competentes. A Polícia Militar foi acionada pelo Hospital Municipal, onde a vítima deu entrada sem sinais vitais, e constatou que os procedimentos iniciais de isolamento e preservação de evidências foram comprometidos pela remoção antecipada, impedindo a realização de diligências preliminares essenciais.
- Diante da ausência de informações conclusivas sobre a causa do óbito, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista foram acionados para realizar exames periciais e necroscópicos. A investigação busca esclarecer as circunstâncias da morte e também apurar possíveis irregularidades nos procedimentos adotados desde o momento em que a jovem foi encontrada, aguardando os laudos para determinar os próximos passos da apuração policial.
Foto: Divulgação | Policia Militar
A morte de uma jovem de 19 anos está sendo investigada pelas autoridades em Condeúba, no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu na última terça-feira (2) e chamou a atenção após o corpo da vítima ser removido do local onde ela foi encontrada antes da adoção dos procedimentos previstos para ocorrências dessa natureza. Segundo informações da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição foi acionada pelo Hospital Municipal por volta das 13h. Ao chegar à unidade, os policiais constataram que a jovem tinha dado entrada sem sinais vitais. De acordo com a corporação, o corpo foi transportado até o hospital por uma funerária local sem que a Polícia fosse previamente comunicada. A situação impediu o isolamento inicial da área onde o óbito ocorreu e a realização dos procedimentos preliminares que costumam auxiliar na preservação de possíveis evidências. Diante da ausência de informações conclusivas sobre a causa da morte, a Polícia Militar acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela realização dos exames periciais necessários para esclarecer as circunstâncias do caso. Peritos estiveram na unidade hospitalar para os primeiros levantamentos e, posteriormente, determinaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. No local, serão realizados exames necroscópicos que deverão indicar a causa do óbito. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o que provocou a morte da jovem. Por essa razão, as autoridades tratam o caso com cautela e aguardam o resultado dos laudos periciais antes de qualquer conclusão. A investigação também deverá analisar os procedimentos adotados desde o momento em que a vítima foi encontrada, incluindo a remoção do corpo antes da comunicação às forças policiais. O objetivo é esclarecer integralmente os fatos e verificar se houve alguma irregularidade durante o atendimento da ocorrência. Os resultados dos exames realizados pelo Instituto Médico Legal serão fundamentais para definir os próximos passos da apuração.
Operação prende cinco suspeitos de fraude milionária em Jequié
Operação prende cinco suspeitos de fraude milionária em Jequié
Investigação aponta que grupo utilizava identidades falsas para abrir contas, contratar empréstimos e realizar compras em nome de terceiros.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma operação da Polícia Civil da Bahia em Jequié resultou na prisão de cinco pessoas, suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias e crimes financeiros. A ação, realizada nesta quarta-feira (3), cumpriu mandados judiciais e desmantelou um esquema que teria provocado prejuízos estimados em R$ 500 mil a uma instituição financeira, envolvendo a abertura fraudulenta de contas e a contratação irregular de empréstimos e cartões de crédito.
- As investigações, que tiveram início em janeiro, revelaram que o grupo utilizava documentos falsificados com fotos dos próprios integrantes para efetuar as fraudes. Durante a operação, foram apreendidos bens de alto valor como automóveis, motocicletas e um jet ski, além de celulares. A Polícia Civil informou que os trabalhos de inteligência continuam para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar a extensão total dos prejuízos causados pelo esquema.
Foto: Polícia Civil
Uma operação da Polícia Civil da Bahia resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias e crimes financeiros em Jequié, no Médio Rio de Contas. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (3) e cumpriu mandados judiciais de prisão e busca e apreensão em diversos pontos da cidade. Entre os presos estão duas mulheres e três homens investigados por participação em um esquema que teria provocado prejuízos estimados em cerca de R$ 500 mil a uma instituição financeira. As investigações começaram em janeiro deste ano, após a identificação de movimentações suspeitas e denúncias relacionadas à abertura fraudulenta de contas bancárias. De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava documentos falsificados com fotografias dos próprios integrantes, mas emitidos em nome de terceiros. A estratégia permitia a criação de contas bancárias fraudulentas, contratação irregular de empréstimos e utilização indevida de cartões de crédito das vítimas. As apurações identificaram pelo menos dez tentativas de abertura de contas e 32 contas efetivamente criadas por meio do esquema. Os suspeitos também são investigados por transferências bancárias não autorizadas e compras realizadas sem o consentimento dos titulares dos cartões. Segundo a polícia, o trabalho de inteligência revelou que os lucros obtidos com as fraudes eram distribuídos entre integrantes da organização, que mantinham um padrão de vida incompatível com suas rendas declaradas. A investigação apontou ainda a existência de bens de alto valor adquiridos com recursos supostamente provenientes das atividades criminosas. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam dois automóveis, duas motocicletas, um jet ski e aparelhos celulares que poderão auxiliar no aprofundamento das investigações. Também foram determinadas medidas de bloqueio de contas bancárias, bens e ativos financeiros atribuídos ao grupo. Os investigados foram conduzidos para a unidade policial responsável pela operação e permanecem custodiados à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar a extensão dos prejuízos causados pelo esquema criminoso.




















