São João e Copa do Mundo devem impulsionar economia da Bahia em 2026
Fecomércio BA prevê crescimento nas vendas e no turismo durante os festejos juninos, mas alerta para aumento nos custos de transporte e serviços.26 Mai 2026 / 09h58

Estado teve mais de 6 mil mortes violentas em 2024 e taxa é mais que o dobro da média nacional
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
A Bahia segue como o estado com maior número de homicídios do Brasil, segundo o Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira (26). Em 2024, foram registradas 6.061 mortes violentas — o maior volume absoluto do país, acima de unidades mais populosas como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O levantamento, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que a Bahia teve 71,5% mais mortes do que Pernambuco, segundo colocado, que contabilizou 3.534 homicídios no mesmo período. Taxa baiana supera o dobro da média nacional - O Brasil registrou 42.590 homicídios em 2024, com taxa média de 20,1 mortes por 100 mil habitantes. A Bahia aparece com taxa de 40,9 — mais que o dobro da nacional — e concentra 14,2% de todos os homicídios do país. No ranking proporcional, o estado fica atrás apenas do Amapá, que lidera com taxa de 45,7 por 100 mil habitantes. Estados com menores índices - Na outra ponta do levantamento, São Paulo mantém o menor índice de violência letal do país, com taxa de 6,6 homicídios por 100 mil habitantes. Em seguida aparecem: Santa Catarina — 8,1; Distrito Federal — 10,3; Minas Gerais — 12,8; Rio Grande do Sul — 15,2. Contexto e próximos desdobramentos - O Atlas da Violência é uma das principais referências nacionais sobre criminalidade. Os dados reforçam a preocupação com a escalada da violência letal na Bahia, que há anos figura entre os estados com maiores índices de homicídios. O estudo completo deve trazer, nos próximos dias, recortes por município, perfil das vítimas e tendências regionais.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Sudoeste Bahia. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso.