Dois suspeitos de homicídios morrem em confrontos com a CIPE
Dois suspeitos de homicídios morrem em confrontos com a CIPE
Segundo a polícia, dupla era investigada por participação em homicídios recentes; armas, drogas e um celular foram apreendidos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Duas pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, foram mortas em confrontos com a polícia após denúncias apontarem atividade criminosa no bairro Sol do Cerrado. Os policiais foram recebidos a tiros e responderam, levando os suspeitos ao hospital, onde eles não resistiram aos ferimentos. Ao final da operação, o adolescente que relatou estar sendo ameaçado foi encaminhado para a polícia e todo o material apreendido foi apresentado. A Polícia Civil vai investigar a participação dos suspeitos nos homicídios registrados na cidade e esclarecer as circunstâncias dos crimes.
- A operação foi realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado, com apoio da Polícia Militar. Os suspeitos estavam sob investigação por um homicídio em que a vítima foi assassinada e enterrada. A dupla também era investigada por uma série de assassinatos ocorridos recentemente no município.
Foto: Reprodução
Dois homens suspeitos de envolvimento em homicídios registrados em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, morreram após confrontos com equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado na quinta-feira (18).De acordo com a Polícia Militar, a operação foi desencadeada após denúncias apontarem que integrantes de uma facção criminosa estariam atuando no bairro Sol do Cerrado e teriam participação em uma série de assassinatos ocorridos recentemente no município.Durante as diligências, os policiais se deslocaram até o endereço indicado e, segundo a corporação, foram recebidos a tiros. Houve revide e um dos suspeitos acabou sendo baleado. Ele foi socorrido pelos próprios policiais e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.Ainda durante a ação, os agentes localizaram um adolescente que relatou estar sendo mantido sob ameaças pelos suspeitos. Conforme informações obtidas pela polícia, a dupla também seria investigada por um homicídio em que a vítima teria sido assassinada e enterrada. Com base nas informações levantadas, as equipes seguiram para uma área onde o corpo poderia estar ocultado. No local, segundo a PM, ocorreu um novo confronto após os policiais serem novamente recebidos a tiros. O segundo suspeito foi atingido durante a troca de disparos, socorrido para a UPA de Luís Eduardo Magalhães, mas também morreu em decorrência dos ferimentos. Ao final da operação, o adolescente encontrado no local foi encaminhado, juntamente com todo o material apreendido, para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde a ocorrência foi registrada. Foram apreendidos 103 gramas de cocaína, 11 gramas de maconha, dois revólveres calibre .38, munições, uma máscara e um aparelho celular. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a participação dos suspeitos nos homicídios registrados na cidade e esclarecer as circunstâncias dos crimes atribuídos à dupla.
Operação Força Total captura homem armado em Conquista
Operação Força Total captura homem armado em Conquista
Segundo a polícia, homem é suspeito de efetuar disparos contra uma residência e ainda teria destruído câmeras de monitoramento antes de ser localizado.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem suspeito de realizar disparos de arma de fogo contra uma residência foi preso durante a Operação Força Total, em Vitória da Conquista, Bahia. A Polícia Civil vai apurar a motivação do crime e verificar se o suspeito possui envolvimento em outras ocorrências semelhantes na cidade.
- A CIPE Sudoeste informou que continuará intensificando as ações de combate à criminalidade e à circulação ilegal de armas de fogo na região, reforçando o policiamento e as operações preventivas em diversos municípios do sudoeste baiano.
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um homem suspeito de realizar disparos de arma de fogo contra uma residência foi preso na tarde desta quinta-feira (28), durante a Operação Força Total, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, as diligências começaram após denúncias sobre tiros efetuados contra um imóvel localizado no bairro São Pedro. As equipes iniciaram buscas para identificar e localizar o autor do ataque. Durante as investigações, os policiais levantaram informações de que o suspeito já havia estado na residência na noite anterior. Na ocasião, ele teria danificado duas câmeras de segurança instaladas no imóvel, aumentando ainda mais a tensão entre os moradores da região. Após horas de buscas, os militares conseguiram localizar o homem por volta das 12h10. Durante a abordagem, ele foi encontrado portando um revólver calibre .38 da marca Rossi. Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde ficou à disposição da autoridade policial para os procedimentos cabíveis. A arma apreendida também foi apresentada na unidade policial e deverá passar por perícia para auxiliar nas investigações sobre os disparos registrados contra a residência. A Polícia Civil vai apurar a motivação do crime e verificar se o suspeito possui envolvimento em outras ocorrências semelhantes na cidade. A CIPE Sudoeste informou que continuará intensificando as ações de combate à criminalidade e à circulação ilegal de armas de fogo na região, reforçando o policiamento e as operações preventivas em diversos municípios do sudoeste baiano.
Bahia reduz homicídios em quase 10% , aponta Atlas da Violência
Bahia reduz homicídios em quase 10% , aponta Atlas da Violência
Estudo do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra redução nas mortes violentas, mas Bahia ainda tem a terceira maior taxa de homicídios do país.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Bahia registrou uma queda de 9,8% no número de homicídios entre 2014 e 2024, totalizando 6.316 casos na última década, conforme dados do Atlas da Violência 2026, produzido pelo Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar da redução, o estado ainda figura entre os mais violentos do país, apresentando a terceira maior taxa de homicídios do Brasil em 2024, com 42,6 mortes para cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Amapá e do Ceará.
- O estudo utilizou dados oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, aplicando também correções para incluir os chamados "homicídios ocultos". A análise revela que, entre 2023 e 2024, houve uma redução de 6,5% nas mortes violentas, e uma queda acumulada de 8,8% em cinco anos. Adicionalmente, o Atlas da Violência destacou uma melhoria na qualidade dos registros oficiais, com as Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI) diminuindo 46% e os homicídios ocultos caindo 73,3% na última década.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Bahia registrou queda de 9,8% no número de homicídios entre 2014 e 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsáveis pelo Atlas da Violência 2026. Apesar da redução, o estado ainda aparece entre os mais violentos do país. De acordo com o levantamento, a Bahia contabilizou 7.006 homicídios em 2014. Dez anos depois, o número caiu para 6.316 casos. A taxa estimada de homicídios chegou a 42,6 mortes para cada 100 mil habitantes em 2024, a terceira maior do Brasil, atrás apenas do Amapá e do Ceará. O estudo considera dados oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos ligados ao Ministério da Saúde. Os pesquisadores também aplicam correções metodológicas para incluir os chamados homicídios ocultos, casos em que a causa da morte não foi corretamente identificada. Na comparação mais recente, entre 2023 e 2024, a Bahia apresentou redução de 6,5% nas mortes violentas. Em cinco anos, a queda acumulada foi de 8,8%. Os dados também mostram avanço na qualidade dos registros oficiais. As Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI) tiveram redução de 46% na última década. Em 2014, o estado registrava 1.662 ocorrências sem definição da causa da morte. Em 2024, foram 898 casos. Já os homicídios ocultos tiveram queda ainda mais expressiva. O número estimado passou de 954 para 255 casos no período analisado, redução de 73,3%, segundo o Atlas da Violência.
Bahia segue líder em ranking de homicídios no Brasil e tem 71% mais mortes que 2º lugar, diz Atlas
Estado teve mais de 6 mil mortes violentas em 2024 e taxa é mais que o dobro da média nacional
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Bahia manteve o título de estado com maior número de homicídios do Brasil em 2024, segundo o Atlas da Violência. Foram registradas 6.061 mortes violentas, sendo o maior volume absoluto do país e mais de 70% a mais do que Pernambuco, o segundo colocado. A taxa de homicídios na Bahia supera a metade da média nacional e concentra 14,2% de todos os homicídios do país.
- São Paulo, por outro lado, manteve o menor índice de violência letal do país, com taxa de 6,6 homicídios por 100 mil habitantes. Os dados reforçam a preocupação com a escalada da violência letal na Bahia, que há anos figura entre os estados com maiores índices de homicídios.
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
A Bahia segue como o estado com maior número de homicídios do Brasil, segundo o Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira (26). Em 2024, foram registradas 6.061 mortes violentas — o maior volume absoluto do país, acima de unidades mais populosas como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O levantamento, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que a Bahia teve 71,5% mais mortes do que Pernambuco, segundo colocado, que contabilizou 3.534 homicídios no mesmo período. Taxa baiana supera o dobro da média nacional - O Brasil registrou 42.590 homicídios em 2024, com taxa média de 20,1 mortes por 100 mil habitantes. A Bahia aparece com taxa de 40,9 — mais que o dobro da nacional — e concentra 14,2% de todos os homicídios do país. No ranking proporcional, o estado fica atrás apenas do Amapá, que lidera com taxa de 45,7 por 100 mil habitantes. Estados com menores índices - Na outra ponta do levantamento, São Paulo mantém o menor índice de violência letal do país, com taxa de 6,6 homicídios por 100 mil habitantes. Em seguida aparecem: Santa Catarina — 8,1; Distrito Federal — 10,3; Minas Gerais — 12,8; Rio Grande do Sul — 15,2. Contexto e próximos desdobramentos - O Atlas da Violência é uma das principais referências nacionais sobre criminalidade. Os dados reforçam a preocupação com a escalada da violência letal na Bahia, que há anos figura entre os estados com maiores índices de homicídios. O estudo completo deve trazer, nos próximos dias, recortes por município, perfil das vítimas e tendências regionais.
Homem invade residência, agride jovem e acaba preso em Sítio do Mato
Homem invade residência, agride jovem e acaba preso em Sítio do Mato
Casos aconteceram em Sítio do Mato, no oeste baiano; um dos suspeitos ameaçou matar uma jovem e o filho dela após invadir a residência da vítima.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Duas operações realizadas pela 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no último fim de semana resultaram na prisão de suspeitos por violência doméstica e tentativa de homicídio no município de Sítio do Mato, oeste da Bahia. A primeira ocorrência, na noite de sábado (23), envolveu um homem que invadiu uma residência por ciúmes, agrediu uma jovem com um tapa, ameaçou matá-la e o filho, e resistiu à prisão, sendo contido pela guarnição e encaminhado à delegacia de Bom Jesus da Lapa.
- A segunda prisão ocorreu no domingo (24), após investigações sobre uma tentativa de homicídio em que a vítima deu entrada no hospital com perfurações de arma branca. O suspeito foi localizado nas proximidades da Praça da Igreja Matriz, onde foram apreendidos uma faca tipo peixeira e uma chave de fenda. Ele foi detido e também levado à delegacia de Bom Jesus da Lapa, juntamente com os materiais apreendidos.
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Duas ações distintas realizadas pela 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultaram na prisão de suspeitos por violência doméstica e tentativa de homicídio no município de Sítio do Mato, no oeste da Bahia, durante o último fim de semana. A primeira ocorrência foi registrada na noite de sábado (23), por volta das 22h30, em um conjunto habitacional da cidade. Segundo informações da Polícia Militar, equipes foram acionadas após denúncia de invasão de domicílio. No local, as vítimas relataram que o suspeito teria invadido a residência motivado por ciúmes. Durante a confusão, ele agrediu uma jovem com um tapa no rosto e ainda ameaçou matar ela e o filho. Familiares da vítima tentaram conter o homem e entraram em luta corporal com o suspeito, que tentou fugir pelos fundos da casa. A guarnição conseguiu localizar e imobilizar o invasor. De acordo com a PM, o homem apresentava comportamento alterado e resistiu à abordagem policial, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo. Ele foi preso em flagrante e encaminhado, junto com as vítimas, para a delegacia de Bom Jesus da Lapa. A segunda prisão aconteceu na tarde de domingo (24), após diligências do 3º Pelotão da 38ª CIPM para apurar uma tentativa de homicídio registrada horas antes. Um homem havia dado entrada no hospital municipal com perfurações provocadas por arma branca. Durante buscas realizadas na cidade, os policiais localizaram o suspeito nas proximidades da Praça da Igreja Matriz. Com ele, foram apreendidas uma faca do tipo peixeira e uma chave de fenda. O homem apontado como autor do ataque foi detido e levado inicialmente para a delegacia de Sítio do Mato, sendo posteriormente apresentado na unidade policial de Bom Jesus da Lapa, junto com os materiais apreendidos.
Ex-servidor da Assistência Social de Guanambi é condenado a mais de 9 anos por desviar R$ 1,2 milhão
Justiça determinou perda do cargo público e fixou valor mínimo para ressarcimento ao município
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O ex-chefe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, Thiago Francisco de Souza Castro, foi condenado a nove anos, oito meses e 20 dias de prisão pelo crime de peculato-apropriação. Ele desviou R$ 1.220.495,93 dos cofres públicos entre agosto de 2021 e setembro de 2025.
- A Justiça também determinou a perda do cargo público e proibiu Thiago de exercer qualquer função pública ou mandato eletivo no futuro. Além disso, foi fixado o valor mínimo de R$ 1.286.986,65 para reparação dos danos causados ao erário municipal.
O ex-chefe do Departamento de Contabilidade e Tesouraria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, Thiago Francisco de Souza Castro, foi condenado a nove anos, oito meses e 20 dias de prisão pelo crime de peculato-apropriação. A sentença foi proferida pelo juiz Edson Nascimento Campos, da Vara Criminal do município. Segundo a decisão, Thiago desviou R$ 1.220.495,93 dos cofres públicos entre agosto de 2021 e setembro de 2025. As irregularidades vieram à tona após denúncia da própria secretária de Assistência Social ao Ministério Público e à Polícia Civil, o que deu início às investigações. O ex-servidor foi preso em 23 de setembro de 2025, em Foz do Iguaçu, onde estava após a descoberta do esquema. Além da pena de prisão, o magistrado determinou a perda do cargo público e proibiu Thiago de exercer qualquer função pública ou mandato eletivo no futuro. A Justiça também fixou o valor mínimo de R$ 1.286.986,65 para reparação dos danos causados ao erário municipal. Como funcionava o esquema - De acordo com o processo, Thiago tinha controle direto das contas bancárias da Secretaria de Assistência Social e acesso exclusivo ao computador utilizado para realizar pagamentos. Testemunhas confirmaram que ele era o único responsável pela execução financeira do setor. A investigação apontou ainda que o ex-servidor utilizou senhas pessoais e abriu processos fictícios vinculados ao próprio CPF para operacionalizar os desvios. Para a Justiça, esses elementos comprovam que ele atuou sozinho como mentor e executor do esquema. Durante o processo, Thiago confessou integralmente os crimes. Em depoimento, alegou que desviou o dinheiro por compulsão por jogos de azar e dívidas acumuladas com apostas. Próximos passos - A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. A defesa pode recorrer da decisão. Enquanto isso, o município aguarda o andamento das medidas de ressarcimento determinadas pela Justiça.
Operação Mute apreende 534 celulares ilícitos em presídios do país
Operação Mute apreende 534 celulares ilícitos em presídios do país
Ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ocorreu em 23 estados e faz parte da estratégia nacional de combate às organizações criminosas dentro dos presídios.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A 11ª fase da Operação Mute, realizada entre 18 e 21 de maio em presídios de 23 estados, resultou na apreensão de 534 celulares ilegais e mobilizou 2.854 policiais penais. A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) informou que a ofensiva ocorreu em 49 unidades prisionais, revistando 2.611 celas com o objetivo central de coibir a comunicação de facções criminosas e reduzir a emissão de ordens para crimes como tráfico de drogas, homicídios e extorsões.
- Desde seu início em 2023, a operação já apreendeu mais de 8,5 mil celulares, contando com a participação de mais de 41 mil policiais penais em 680 estabelecimentos. O governo federal também anunciou o Programa Padrão Segurança Máxima, um investimento de R$ 324 milhões em equipamentos e tecnologia para 138 presídios, visando enfraquecer financeiramente as organizações criminosas. Novas fases da Operação Mute devem ocorrer ao menos duas vezes por mês em diferentes estados, conforme adiantou o secretário nacional de Políticas Penais.
Foto: Tom Costa/MJSP
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta sexta-feira (22) o balanço parcial da 11ª fase da Operação Mute, realizada em presídios de 23 estados brasileiros entre os dias 18 e 21 de maio. A ofensiva resultou na apreensão de 534 celulares ilegais dentro de unidades prisionais e mobilizou 2.854 policiais penais em todo o país.Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a operação ocorreu em 49 presídios que concentram cerca de 65 mil detentos. Ao todo, foram revistadas 2.611 celas durante as ações de fiscalização e inteligência.O principal objetivo da Operação Mute é impedir a comunicação de facções criminosas de dentro dos presídios, reduzindo ordens para crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsões e golpes aplicados por telefone.Desde o início da operação, em 2023, já foram apreendidos mais de 8,5 mil celulares em unidades prisionais brasileiras. No mesmo período, mais de 41 mil policiais penais participaram das ações em 680 estabelecimentos prisionais.O governo federal também anunciou a ampliação dos investimentos no sistema penitenciário por meio do Programa Padrão Segurança Máxima. O pacote prevê R$ 324 milhões em equipamentos, scanners corporais, aparelhos de raio-X e viaturas blindadas para 138 presídios do país.De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ademar Borges, o foco é enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e ampliar o controle do Estado sobre os presídios. Já o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que novas fases da Operação Mute devem ocorrer ao menos duas vezes por mês em diferentes estados brasileiros.
Malhada de Pedras completa mil dias sem registrar homicídios
Malhada de Pedras completa mil dias sem registrar homicídios
Marca histórica foi comemorada pela Polícia Militar, que atribui resultado ao policiamento ostensivo e à parceria com a população.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A cidade de Malhada de Pedras atingiu um marco histórico na área da segurança pública ao registrar mil dias, ou quase três anos, sem nenhum homicídio. Este feito inédito foi reconhecido e celebrado pelo comando do 24º Batalhão de Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que creditam o sucesso à atuação contínua das forças de segurança no município. Ações como o reforço no policiamento ostensivo, estratégias preventivas e de inteligência, todas voltadas ao combate à criminalidade, foram apontadas como pilares para o resultado.
- A corporação também enfatiza a importância do fortalecimento do policiamento comunitário e da aproximação entre os agentes de segurança e a população local para a manutenção dos índices positivos. O comandante do 24º BPM, tenente-coronel Pontes, destacou a efetividade das ações e o empenho dos policiais. Malhada de Pedras passa a ser vista como referência regional em prevenção à criminalidade e estabilidade social, e a meta agora é expandir as estratégias bem-sucedidas para outras cidades atendidas pelo batalhão.
Foto: Reprodução
A cidade de Malhada de Pedras alcançou uma marca inédita na área da segurança pública ao completar mil dias sem registro de homicídios. O resultado foi comemorado pelo comando do 24º Batalhão de Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Segundo a corporação, o índice reflete a atuação contínua das forças de segurança no município, com reforço no policiamento ostensivo, ações preventivas e estratégias de inteligência voltadas ao combate da criminalidade. Para a Polícia Militar, o resultado também está ligado ao fortalecimento do policiamento comunitário e à aproximação entre os agentes de segurança e a população local. O comandante do 24º BPM, tenente-coronel Pontes, afirmou que a marca demonstra a efetividade das ações desenvolvidas na região e destacou o empenho dos policiais militares que atuam diretamente nas ruas. De acordo com o oficial, a integração entre comunidade e polícia tem sido fundamental para manter os índices de violência sob controle e ampliar a sensação de segurança entre os moradores. A corporação informou que a meta agora é manter os indicadores positivos e expandir as estratégias adotadas em Malhada de Pedras para outros municípios atendidos pelo batalhão. Com quase três anos sem registros de mortes violentas, o município passou a ser apontado pelas forças de segurança como referência regional em prevenção à criminalidade e estabilidade social.























