PL prevê pagamento via PIX para evitar remoção de veículos em blitz
PL prevê pagamento via PIX para evitar remoção de veículos em blitz
Proposta apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia autoriza motoristas a quitar IPVA, multas e licenciamento no local da abordagem para evitar remoção do veículo
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo deputado estadual Hassan, visando permitir que motoristas quitem débitos de veículos no momento da fiscalização. A proposta, PL 26.279/2026, prevê que pendências como IPVA, licenciamento e multas possam ser regularizadas via PIX, aplicativos bancários ou internet banking diretamente no local da blitz, com um prazo mínimo de 45 minutos antes que o veículo seja apreendido e removido. Caso o veículo seja guinchado antes desse período ou sem a garantia do direito à regularização, o texto estabelece a anulação das cobranças de reboque e estadia em pátio.
- Segundo o parlamentar, a iniciativa busca tornar as fiscalizações mais "humanizadas", evitando prejuízos financeiros desnecessários aos condutores, e coibir uma "mentalidade puramente arrecadatória" nas operações de trânsito, sem eliminar a obrigação de pagamento dos impostos e taxas. O projeto já iniciou sua tramitação nas comissões internas da AL-BA, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e, se aprovado, poderá alterar significativamente os procedimentos adotados em fiscalizações estaduais por toda a Bahia.
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quer permitir que motoristas regularizem débitos de veículos no momento da fiscalização para evitar apreensão e remoção por guincho. A proposta foi protocolada nesta segunda-feira (18) pelo deputado estadual Hassan. O PL 26.279/2026 prevê que condutores possam quitar pendências como IPVA, licenciamento e multas diretamente no local da blitz, utilizando PIX, aplicativos bancários ou internet banking. Pela proposta, após a autuação, o motorista deverá ter prazo mínimo de 45 minutos para resolver a situação antes que o veículo seja removido. O texto também estabelece que, caso o carro seja levado antes desse período ou sem que o direito à regularização seja garantido, as cobranças de reboque e estadia em pátio poderão ser anuladas. Segundo o parlamentar, a medida busca tornar as fiscalizações mais “humanizadas” e evitar prejuízos financeiros considerados desnecessários aos condutores. “Hoje qualquer cidadão consegue quitar uma pendência pelo celular em poucos segundos. Não faz sentido impedir essa regularização e ainda remover o veículo”, afirmou Hassan. De acordo com o deputado, o projeto não elimina a obrigação do pagamento dos impostos e taxas, mas tenta impedir o que classificou como uma “mentalidade puramente arrecadatória” em operações de trânsito. A proposta começou a tramitar nas comissões internas da AL-BA e ainda precisará passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois dessa etapa, o texto poderá seguir para votação em plenário. Se aprovado, o projeto poderá alterar procedimentos adotados em fiscalizações estaduais em toda a Bahia, especialmente em operações de trânsito realizadas em rodovias e áreas urbanas.
Bahia lidera multas por ultrapassagens proibidas
Bahia lidera multas por ultrapassagens proibidas
Estado lidera ranking nacional de autuações por ultrapassagens indevidas em rodovias federais e registra 64 mortes relacionadas às infrações.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelou que a Bahia lidera o ranking nacional de infrações por ultrapassagens irregulares em rodovias federais, com 30.858 autuações registradas somente em 2025. Essas manobras indevidas são apontadas como uma das principais causas de acidentes graves, especialmente colisões frontais, que resultaram em 192 sinistros, 292 feridos e 64 mortes no estado em 2025, colocando a Bahia como líder também em óbitos relacionados a essa infração. Os quatro primeiros meses deste ano já sinalizam um alerta, com 63 acidentes e 18 mortes.
- Diante do cenário preocupante, a PRF intensificou as fiscalizações e blitzes em pontos críticos das rodovias baianas, além de realizar ações educativas sobre os riscos. A corporação reforça as penalidades para ultrapassagens perigosas, como multas que variam de R$ 1.467,35 a R$ 2.934,70, pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir, visando preservar vidas e conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito, incluindo orientações para ultrapassagens seguras.
Foto: Polícia Rodoviaria Federal da Bahia
A Polícia Rodoviária Federal informou que a Bahia lidera o ranking nacional de infrações por ultrapassagens irregulares em rodovias federais. Somente em 2025, foram registradas 30.858 autuações no estado. Segundo a PRF, as ultrapassagens indevidas estão entre as principais causas de acidentes graves nas estradas brasileiras, especialmente colisões frontais, consideradas as ocorrências mais letais no trânsito. De acordo com o levantamento, em 2025 foram registrados 192 sinistros provocados por ultrapassagens proibidas na Bahia. Os acidentes deixaram 292 pessoas feridas e provocaram 64 mortes, colocando o estado na primeira posição em número de óbitos relacionados a esse tipo de infração. Ainda conforme a PRF, os primeiros quatro meses deste ano já acendem um alerta. Até o momento, foram contabilizados 63 acidentes causados por ultrapassagens irregulares, com 18 mortes registradas. A corporação destaca que ultrapassagens mal executadas também podem provocar saídas de pista e colisões transversais, principalmente quando motoristas tentam evitar batidas frontais após manobras arriscadas. Para reduzir os índices, a PRF intensificou as fiscalizações e as blitzes em pontos considerados críticos das rodovias federais baianas. Além das autuações, os agentes realizam orientações educativas sobre os riscos das ultrapassagens perigosas. A multa para ultrapassagem forçada é de R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir. Já a ultrapassagem em local proibido gera multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A PRF reforça que o principal objetivo das ações é preservar vidas e conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito. Orientações da PRF para ultrapassagens seguras: Avaliar as condições da via e a potência do veículo antes da manobra; Conferir o retrovisor antes de iniciar a ultrapassagem; Não ultrapassar em faixa contínua, curvas, pontes ou aclives; Realizar a manobra apenas em trechos permitidos e com visibilidade; Utilizar a seta para sinalizar a intenção de ultrapassar; Manter distância segura dos demais veículos.
























