Pré-candidato, Caiado avalia governo Bolsonaro como fraco e o culpa por retorno de Lula
Governador de Goiás afirma que derrota eleitoral indica falhas na gestão federal26 Abr 2026 / 07h50

Pesquisa Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira mostra o presidente Lula à frente em cenários de primeiro turno, com empates técnicos contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas no segundo tu
Foto: Reprodução
Uma pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (29) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera os cenários testados de primeiro turno para a Presidência da República na eleição de 2026, mas enfrenta empates técnicos com potenciais adversários em disputas de segundo turno. No levantamento estimulado de primeiro turno com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato da oposição, Lula aparece com 39,8% das intenções de voto, contra 33,1% de Flávio Bolsonaro. Outros nomes como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), surgem com 6,5%, enquanto Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) pontuam 3,7% e 2,8%, respectivamente.Em um cenário alternativo com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Lula registra 40,7%, ante 27,5% do governador paulista. Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam nomes sem que sejam apresentados, Lula lidera com 25,5% das menções, seguido por Flávio Bolsonaro com 12,1% e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com 6,3%, apesar de estar inelegível.Nos cenários de segundo turno, o presidente mantém vantagem numérica em todos os confrontos simulados, mas dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Contra Flávio Bolsonaro, Lula tem 44,8% das intenções, ante 42,2% do senador. Em confronto com Tarcísio, o petista marca 43,9%, enquanto o governador paulista soma 42,5%. Já no embate com Ratinho Júnior, Lula aparece com 44,7% contra 38,9% do governador paranaense. O levantamento ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios de todos os 26 estados e do Distrito Federal, tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.A pesquisa também mostra que 51% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria disputar a reeleição, enquanto 45,3% defendem sua candidatura a um quarto mandato.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Sudoeste Bahia. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso.