Cartilha da redação do Encceja 2026 já está disponível; veja regras e critérios de avaliação
Material orienta candidatos sobre o formato do texto, a pontuação exigida e o processo de correção adotado pelo Inep03 Ago 2026 / 09h30
Estado alcançou nota 3,8 no Ensino Médio da rede estadual, mas segue abaixo das médias do Brasil e do Nordeste.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Gov/BA
A rede estadual de ensino da Bahia apresentou melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025, mas continua abaixo das médias nacional e regional no Ensino Médio. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que o estado alcançou nota 3,8 na rede estadual, enquanto a média geral da Bahia foi de 4,0, a do Nordeste ficou em 4,3 e a do Brasil atingiu 4,5. Na rede privada baiana, o desempenho foi significativamente superior, com nota 5,5 no Ensino Médio. Entre 2019 e 2025, a Bahia registrou crescimento de 0,6 ponto no Ideb, ocupando a 9ª posição entre os estados que mais evoluíram no período. Os resultados também evidenciam diferenças entre as redes de ensino nas demais etapas da educação básica. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a rede privada obteve 6,7 pontos, a rede pública 5,4 e a rede estadual 6,1. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, as notas foram 6,1 na rede privada, 4,2 na rede pública e 3,9 na rede estadual. O Ideb é calculado a partir da combinação do desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com indicadores de fluxo escolar, como aprovação, reprovação, frequência e abandono. Segundo o MEC, a rede estadual da Bahia avançou tanto no desempenho das disciplinas avaliadas quanto nos índices de aprovação. Dados do Censo Escolar apontam ainda redução da evasão escolar, que caiu de 13% para 3,1%, e da taxa de reprovação, reduzida de 16,6% para 4,4%. Em nota, o secretário estadual da Educação em exercício, Marcius Gomes, avaliou os resultados de forma positiva e afirmou que o avanço é resultado dos investimentos em infraestrutura, construção de escolas e creches, além de programas de reforço da aprendizagem e da parceria entre o Estado e os municípios. O gestor também destacou outros indicadores educacionais, como o crescimento no Índice de Criança Alfabetizada e o desempenho da Bahia no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo a Secretaria da Educação, o estado ocupa a terceira posição nacional em número de estudantes aprovados no Sisu, mesmo sem estar entre as maiores redes de ensino do país. O Ministério da Educação informou ainda que o cálculo do Ideb para o Ensino Médio passará por mudanças nas próximas edições. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituirá a prova do Saeb na composição do indicador, alterando a metodologia de avaliação dessa etapa da educação básica.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Sudoeste Bahia. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso.