Neto afirma que visitou residência de Vorcaro, mas nega festas
Neto afirma que visitou residência de Vorcaro, mas nega festas
Pré-candidato ao Governo da Bahia afirma que esteve uma única vez na residência do banqueiro, mas nega participação em festas no local.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, admitiu ter visitado a residência do banqueiro Daniel Vorcaro em Trancoso, Bahia, mas negou participar de festas no local. Ele afirmou que esteve apenas uma vez em 2024 e não participou de eventos. A reportagem destaca investigações sobre uma empresa ligada ao ex-prefeito ter recebido R$ 3,6 milhões do banqueiro e descrições de festas e movimentação de seguranças e convidados na propriedade.
- O caso segue repercutindo no cenário político baiano em meio às investigações relacionadas ao banqueiro Daniel Vorcaro e ao Banco Master. ACM Neto nega participação em qualquer evento e sustenta que sua presença no local ocorreu apenas uma vez.
Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), admitiu ter visitado a residência do banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso, no sul da Bahia, mas negou ter participado de festas realizadas no local. A declaração foi encaminhada à revista Piauí, que publicou uma reportagem sobre a movimentação de autoridades e convidados na propriedade. Inicialmente, a assessoria de ACM Neto informou que ele nunca havia estado no imóvel. Posteriormente, enviou uma nova manifestação esclarecendo que o político esteve na residência apenas uma vez, em 2024. "Estive uma única vez na residência de Daniel Vorcaro no ano de 2024, mas nunca, jamais, participei de festa na casa dele", afirmou ACM Neto em nota enviada à publicação. A reportagem da revista também menciona investigações que apontam que uma empresa ligada ao ex-prefeito teria recebido R$ 3,6 milhões do banqueiro. O texto reúne ainda relatos de um ex-funcionário da propriedade, que descreve a realização de festas no local, além da presença de convidados e regras que proibiriam registros fotográficos durante os eventos. Segundo a publicação, um morador da região relatou que era frequente a movimentação de seguranças, mulheres jovens e homens mais velhos na área de acesso à praia situada em frente ao imóvel. Até o momento, ACM Neto nega participação em qualquer evento realizado na residência e sustenta que sua presença no local ocorreu apenas uma vez. O caso segue repercutindo no cenário político baiano em meio às investigações relacionadas ao banqueiro Daniel Vorcaro e ao Banco Master.
Angelo Coronel não descarta sabotagem após susto em voo de ACM Neto
Angelo Coronel não descarta sabotagem após susto em voo de ACM Neto
Parlamentar afirmou que Cenipa e Polícia Federal devem apurar se houve falha mecânica, humana ou ação provocada.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O senador Angelo Coronel declarou nesta quarta-feira (11) que nenhuma hipótese será descartada na investigação do incidente aéreo ocorrido na última segunda-feira (9), que transportava lideranças da oposição baiana. A aeronave sofreu uma despressurização durante um voo com destino a Brumado, levando a uma descida emergencial. Entre os passageiros estavam ACM Neto, João Roma e a deputada Roberta Roma. O caso será investigado pelo Cenipa e pela Polícia Federal para determinar as causas do ocorrido.
- Coronel classificou o episódio como o momento mais traumático de sua vida, descrevendo o pânico e o medo de morrer durante a brusca queda de altitude. Ele enfatizou a necessidade de uma investigação técnica aprofundada para esclarecer se a despressurização foi provocada por falha mecânica, erro humano ou alguma ação intencional. As causas do incidente permanecem desconhecidas e seguem sob investigação dos órgãos competentes.
Foto: Lula Marques | Agência Brasil
O senador Angelo Coronel afirmou nesta quarta-feira (11) que não pretende descartar nenhuma hipótese sobre o incidente envolvendo a aeronave que transportava lideranças da oposição baiana na última segunda-feira (9). O caso será investigado pelo Cenipa e pela Polícia Federal. O episódio ocorreu durante um voo com destino a Brumado. A bordo estavam o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, o ex-ministro João Roma, a deputada federal Roberta Roma, o deputado estadual Nelson Leal e o próprio Coronel. Em entrevista às rádios Metropolitana, Feliz FM e CBN Salvador, o senador afirmou que apenas uma investigação técnica poderá esclarecer o que provocou a despressurização. “Não quero ser irresponsável e dizer que houve sabotagem. Mas também não quero descartar nada. Tem que investigar tudo, até para saber se foi uma falha mecânica, humana ou algo provocado”, declarou. Coronel relatou que a aeronave realizou uma descida emergencial brusca, passando de cerca de 30 mil pés para aproximadamente 10 mil pés de altitude em poucos minutos. “Você está com 30 mil pés de altura. Depois cai repentinamente para em torno de 10 mil pés. Imagina a diferença, em uma velocidade grande, em queda livre, como se fosse um mergulho. Só restava orar e pedir a Deus”, afirmou. O senador classificou a ocorrência como o momento mais traumático de sua vida. “Foi a pior experiência dos meus 68 anos. Toda hora eu desperto com aquelas imagens. Ainda estou muito abalado. Foi uma situação de pânico, de medo real de morrer”, relatou. As causas da despressurização ainda são desconhecidas e seguem sob investigação dos órgãos competentes. Até o momento, não há conclusão oficial sobre o que provocou o incidente.
Jerônimo indica Camila Negromonte para o TCM
Jerônimo indica Camila Negromonte para o TCM
Procuradora do Ministério Público de Contas foi escolhida para ocupar cadeira aberta após aposentadoria de conselheiro.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, encaminhou à Assembleia Legislativa do estado a indicação da procuradora Camila Vasquez Negromonte para preencher a vaga de conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
- A publicação oficial está prevista para segunda-feira (8), marcando o início dos trâmites legislativos que incluirão uma sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (9) e posterior votação em plenário pelos deputados estaduais, encerrando uma espera de quase um ano pela definição de uma vaga destinada ao Ministério Público de Contas.
- Camila Negromonte, procuradora de carreira do MPC, foi selecionada de uma lista tríplice e possui ligação familiar com o ex-conselheiro Mário Negromonte, cuja aposentadoria abriu a vaga, sendo casada com o deputado federal Mário Negromonte Júnior. A indicação é interpretada nos bastidores como um movimento de articulação política dentro da base governista. Agora, caberá à ALBA analisar as qualificações técnicas da procuradora e decidir pela sua aprovação para assumir uma cadeira no órgão fiscalizador das contas municipais.
Foto: Reprodução
O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a indicação da procuradora Camila Vasquez Negromonte para ocupar a vaga aberta no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). A publicação oficial deve ocorrer na próxima segunda-feira (8), dando início aos trâmites legislativos necessários para a confirmação do nome. A expectativa é que a candidata seja submetida à sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já na terça-feira (9). Após essa etapa, a indicação seguirá para apreciação e votação em plenário pelos deputados estaduais. A escolha encerra um período de quase um ano de espera, desde a entrega da lista tríplice ao chefe do Executivo estadual. O documento havia sido encaminhado ao governo em agosto de 2025, após processo conduzido para preenchimento da vaga destinada ao Ministério Público de Contas (MPC). Procuradora de carreira do MPC, Camila foi selecionada entre os três nomes que integravam a lista tríplice. Também disputavam a indicação os procuradores Guilherme Costa Macêdo e Aline Paim Monteiro do Rego. A vaga surgiu após a aposentadoria do então conselheiro Mário Negromonte, que deixou o cargo no Tribunal de Contas dos Municípios. A futura conselheira indicada possui ligação familiar com o ex-conselheiro: ela é casada com o deputado federal Mário Negromonte Júnior, filho de Mário Negromonte. Nos bastidores da política baiana, a indicação é vista como um movimento de articulação dentro da base governista. Interlocutores apontam que a definição do nome ocorreu após reuniões realizadas nos últimos dias entre o governador e integrantes do grupo político ligado ao deputado federal. Com a formalização da indicação, caberá agora à Assembleia Legislativa analisar a qualificação técnica da procuradora e decidir pela aprovação ou rejeição do nome. Caso receba aval dos parlamentares, Camila Negromonte assumirá uma das cadeiras do TCM, órgão responsável pela fiscalização e controle das contas dos municípios baianos.
Mais de 50 prefeitos manifestam apoio à pré-candidatura de Jerônimo
Mais de 50 prefeitos manifestam apoio à pré-candidatura de Jerônimo
Encontro em Ilhéus reuniu gestores municipais, lideranças petistas e pré-candidatos aliados para fortalecer o projeto político do governador nas eleições de 2026.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Mais de 50 prefeitos das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia apoiaram a pré-candidatura do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à reeleição durante um encontro em Ilhéus. O evento teve como objetivo consolidar o apoio político ao grupo liderado pelo PT no estado e fortalecer a articulação para as eleições estaduais de 2026.
- Os prefeitos destacaram a parceria institucional com o governo estadual e os investimentos realizados em diversas cidades do interior baiano, especialmente em infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento regional.
Foto: Reprodução
Mais de 50 prefeitos das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia declararam apoio à pré-candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante um encontro realizado nesta quinta-feira (28), em Ilhéus. A reunião reuniu gestores municipais vinculados à Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, além de importantes lideranças políticas da base governista. Também participaram do evento o senador Jaques Wagner e o ex-ministro da Casa Civil Rui Costa, apontado como pré-candidato ao Senado Federal em 2026. O encontro teve como objetivo consolidar o apoio político ao grupo liderado pelo PT no estado e fortalecer a articulação para a próxima disputa eleitoral. Durante os discursos, os prefeitos destacaram a parceria institucional com o governo estadual e os investimentos realizados em diversas cidades do interior baiano. Segundo os gestores, as ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento regional contribuíram para a aproximação entre os municípios e a administração estadual. O movimento ocorre poucos dias após outra demonstração coletiva de apoio ao governador. Na última semana, mais de 40 prefeitos dos territórios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá também participaram de uma agenda em Salvador para reafirmar alinhamento político com Jerônimo Rodrigues. Entre os pronunciamentos, o prefeito de Itacaré, Nego de Saronga, ressaltou a trajetória construída pelo grupo político formado por Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. Já o prefeito de Ituberá, Reges Aragão, afirmou que o encontro simboliza a união de lideranças em torno de um projeto voltado ao desenvolvimento da Bahia. A mobilização é vista como mais um passo na construção da base política do governador para as eleições estaduais de 2026.
Eduardo Bolsonaro declara apoio a ACM Neto: " vambora tirar o PT daí"
Eduardo Bolsonaro declara apoio a ACM Neto: " vambora tirar o PT daí"
Ex-deputado federal afirmou que ACM Neto aparece como favorito na disputa pelo governo da Bahia e defendeu união da direita contra o PT.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto para a disputa pelo governo da Bahia, apontando-o como favorito no cenário eleitoral do estado. Bolsonaro defendeu abertamente o "voto útil" como estratégia para combater o PT na Bahia e criticou veementemente a prática do voto nulo, argumentando que tal escolha não contribui para a resolução dos problemas políticos e leva, por exclusão, ao apoio a ACM Neto.
- Em sua declaração, o ex-parlamentar comparou a decisão política a escolhas cotidianas, enfatizando que "a política é a arte do possível" e que é preciso lidar com as opções disponíveis. Ele também analisou o pleito de 2022, sugerindo que uma aliança entre ACM Neto e João Roma poderia ter alterado o resultado e fortalecido a oposição. Bolsonaro ainda mencionou a reaproximação entre Neto e Roma como um fator positivo para as eleições de 2026 e reiterou a importância da união da direita na Bahia para afastar o PT do poder, aproveitando para criticar o Movimento Brasil Livre.
Foto: Reprodução
O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto para a disputa pelo governo da Bahia e afirmou acreditar que o pré-candidato do União Brasil aparece como favorito no cenário eleitoral do estado. Durante declaração pública, Eduardo Bolsonaro defendeu o chamado “voto útil” contra o PT e criticou a possibilidade de eleitores anularem o voto nas eleições. “O voto nulo não vai resolver nada, o PT você pode descartar. Então, você gostando ou indo por um processo de exclusão, você vai chegar em ACM Neto”, afirmou. O ex-parlamentar também comparou a escolha política a decisões práticas do cotidiano e disse que “a política é a arte do possível”. “A política é interessante porque eu sei que vai ter gente que vai torcer o nariz. Mas não adianta torcer o nariz. Tem arroz e tem feijão. Vai querer o quê?”, declarou. Eduardo Bolsonaro ainda comentou a eleição de 2022 na Bahia e avaliou que uma eventual aliança entre ACM Neto e João Roma poderia ter alterado o resultado do pleito vencido pelo governador Jerônimo Rodrigues. “Alguns amigos da Bahia falam que, se tivesse feito um acordo com o João Roma, ele performou exatamente aquilo que faltou para o ACM Neto ganhar no primeiro turno”, disse. Segundo Eduardo, a reaproximação política entre ACM Neto e João Roma fortalece a oposição baiana para as eleições de 2026. “ACM Neto voltou a ter uma boa relação com o João Roma, pelo menos é o que eu tenho acompanhado. Então isso daí faz com que tenha realmente uma possibilidade grande da eleição de ACM Neto”, afirmou. O ex-deputado também fez críticas ao Movimento Brasil Livre ao comentar o voto nulo e voltou a defender união entre grupos da direita na Bahia. “Na Bahia, ACM Neto, e vambora tirar o PT daí”, concluiu.
Deputados aprovam urgência de empréstimo de R$ 5,5 bilhões da Embasa
Deputados aprovam urgência de empréstimo de R$ 5,5 bilhões da Embasa
Proposta autoriza governo da Bahia a contratar operação de crédito para investimentos da estatal
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (12) o regime de urgência para um projeto que autoriza o governo estadual a contratar um empréstimo de R$ 5,5 bilhões. Os recursos são destinados a investimentos na Embasa, marcando a 24ª operação de crédito solicitada pela gestão atual. A sessão contou com a presença de 52 dos 63 deputados, superando o quórum da semana anterior que havia impedido a votação da matéria.
- Além da aprovação da urgência do empréstimo, os parlamentares também deram aval às contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referentes ao exercício de 2025 e analisaram outros projetos, incluindo propostas de utilidade pública e a concessão de Comendas 2 de Julho. A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), ressaltou a produtividade da sessão e informou que algumas votações foram antecipadas devido à Marcha dos Prefeitos, que impactará a presença dos deputados na ALBA entre 18 e 21 de maio.
Foto: Divulgação | Agência ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (12) o regime de urgência do projeto que autoriza o governo estadual a contratar um empréstimo de R$ 5,5 bilhões destinado a investimentos da Embasa. Esta é a 24ª operação de crédito solicitada pela atual gestão. A sessão contou com a presença de 52 dos 63 deputados, número superior ao registrado na semana anterior, quando a falta de quórum impediu a votação da matéria. Além da urgência do empréstimo, os parlamentares aprovaram as contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referentes ao exercício de 2025 e analisaram projetos de autoria dos deputados, incluindo 14 propostas de utilidade pública e a concessão de oito Comendas 2 de Julho. A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), afirmou que a sessão ocorreu dentro do previsto e destacou o volume de matérias apreciadas. A parlamentar também informou que houve antecipação de votações devido à Marcha dos Prefeitos, que será realizada em Brasília entre 18 e 21 de maio e deve reduzir a presença de deputados na ALBA durante o período.
























