Professores paralisam atividades e fazem protesto por reajuste salarial em Vitória da Conquista
Categoria cobra avanço nas negociações da campanha salarial28 Abr 2026 / 12h30

Sem número suficiente de jurados, Justiça cria programa de voluntariado para garantir realização de julgamentos em Vitória da Conquista.
Foto: reprodução
A falta de jurados tem provocado o adiamento de julgamentos no Tribunal do Júri de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Para enfrentar a escassez, o Poder Judiciário local lançou um programa que visa atrair voluntários interessados em exercer a função. De acordo com a TV Sudoeste, diversas sessões de julgamento vêm sendo suspensas por ausência de quórum, já que muitos cidadãos convocados justificam ausência por motivos como compromissos profissionais ou problemas de saúde.Com o acúmulo de processos e a fila crescente de casos que exigem julgamento por júri popular, o Tribunal busca retomar a normalidade com o engajamento da comunidade. Os interessados em participar como jurados devem se apresentar pessoalmente ao Fórum de Vitória da Conquista. Para se inscrever, é necessário atender aos seguintes critérios:Ter mais de 18 anos; Residir em Vitória da Conquista; Estar em dia com a Justiça Eleitoral; Não possuir antecedentes criminais. A função de jurado é um dever cívico previsto na Constituição Federal, e a atuação voluntária contribui diretamente para o fortalecimento da Justiça e da democracia.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Sudoeste Bahia. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Nossa equipe poderá retirar, sem prévia notificação, comentários que não respeitem os critérios impostos neste aviso.