Eventos esportivos e desfile marcam Dois de Julho em Caetité
Eventos esportivos e desfile marcam Dois de Julho em Caetité
Município celebra Independência da Bahia com extensa programação
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O município de Caetité, na Bahia, prepara-se para uma semana de celebrações em homenagem aos 203 anos da Independência da Bahia, com atividades que ocorrerão entre 26 de junho e 2 de julho. A programação diversificada inclui eventos esportivos como o curso para cavalos marchadores, a Copa de Marcha e a Corrida de Argolinha, além de manifestações culturais como o levantamento do mastro com a bandeira do Brasil Império e a tradicional Levada da Cabocla. Celebrações religiosas também integram o calendário festivo que culmina no tradicional desfile cívico.
- O ponto alto das comemorações é o grandioso desfile cívico de 2 de julho, que mobilizará diversas instituições e grupos em homenagem à data histórica que marcou a expulsão das tropas portuguesas do território baiano em 1823. Caetité destaca-se por ser uma das poucas cidades do estado a manter a celebração ininterrupta há aproximadamente dois séculos, ao lado de Salvador e Cachoeira, reforçando sua importância no calendário cívico e cultural e atraindo moradores e visitantes para prestigiar a rica tradição local.
Foto: Prefeitura de Caetité
O município de Caetité realiza, entre os dias 26 de junho e 2 de julho, uma série de atividades em comemoração aos 203 anos da Independência da Bahia. A programação reúne eventos esportivos, manifestações culturais, celebrações religiosas e o tradicional desfile cívico, que há cerca de dois séculos integra as comemorações da data na cidade. As atividades começam nos dias 26 e 27 de junho, com a realização de um curso de preparação para cavalos marchadores, no Campo das Cobras. Já no dia 28, o local recebe a Copa de Marcha e a Corrida de Argolinha, às 8h, modalidades tradicionais que movimentam competidores e criadores da região. Na noite do mesmo dia haverá o levantamento do mastro, na Praça da Catedral, com a bandeira do Brasil Império, marcando o início das comemorações. No dia 1º de julho, a programação terá início às 16h, com a celebração do Te Deum na Catedral de Senhora Santana. Duas horas depois, às 18h, acontece a tradicional Levada da Cabocla, que sairá em frente ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP). O cortejo seguirá pelas ruas da cidade até a Praça da Catedral, onde será realizado um show com Ramon e Randinho. O ponto alto das comemorações ocorre no dia 2 de julho, quando será realizado o desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia. A concentração está marcada para as 8h, em frente ao CETEP. O evento contará com a participação de grupos convidados, representantes da Marinha do Brasil, do Tiro de Guerra, fanfarras, escolas, filarmônicas, integrantes da Maçonaria, escolas municipais e estaduais, e grupos de montaria. Celebrado em todo o estado, o Dois de Julho marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território baiano em 1823, consolidando a independência do Brasil. Em Caetité, a data é considerada uma das mais importantes do calendário cívico e cultural do município, sendo comemorada de forma ininterrupta há aproximadamente 200 anos. No estado, apenas Caetité, Salvador e Cachoeira comemora a data. A expectativa é de que a programação reúna moradores da sede e da zona rural, além de visitantes de municípios vizinhos, reforçando a tradição histórica da celebração no município.























