
O município de Caetité realiza, entre os dias 26 de junho e 2 de julho, uma série de atividades em comemoração aos 203 anos da Independência da Bahia. A programação reúne eventos esportivos, manifestações culturais, celebrações religiosas e o tradicional desfile cívico, que há cerca de dois séculos integra as comemorações da data na cidade. As atividades começam nos dias 26 e 27 de junho, com a realização de um curso de preparação para cavalos marchadores, no Campo das Cobras. Já no dia 28, o local recebe a Copa de Marcha e a Corrida de Argolinha, às 8h, modalidades tradicionais que movimentam competidores e criadores da região. Na noite do mesmo dia haverá o levantamento do mastro, na Praça da Catedral, com a bandeira do Brasil Império, marcando o início das comemorações. No dia 1º de julho, a programação terá início às 16h, com a celebração do Te Deum na Catedral de Senhora Santana. Duas horas depois, às 18h, acontece a tradicional Levada da Cabocla, que sairá em frente ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP). O cortejo seguirá pelas ruas da cidade até a Praça da Catedral, onde será realizado um show com Ramon e Randinho. O ponto alto das comemorações ocorre no dia 2 de julho, quando será realizado o desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia. A concentração está marcada para as 8h, em frente ao CETEP. O evento contará com a participação de grupos convidados, representantes da Marinha do Brasil, do Tiro de Guerra, fanfarras, escolas, filarmônicas, integrantes da Maçonaria, escolas municipais e estaduais, e grupos de montaria. Celebrado em todo o estado, o Dois de Julho marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território baiano em 1823, consolidando a independência do Brasil. Em Caetité, a data é considerada uma das mais importantes do calendário cívico e cultural do município, sendo comemorada de forma ininterrupta há aproximadamente 200 anos. No estado, apenas Caetité, Salvador e Cachoeira comemora a data. A expectativa é de que a programação reúna moradores da sede e da zona rural, além de visitantes de municípios vizinhos, reforçando a tradição histórica da celebração no município.