Bolsonaristas promovem corrida no 2 de Julho em Salvador
Bolsonaristas promovem corrida no 2 de Julho em Salvador
Evento será realizado no Farol da Barra e contará com a participação dos deputados estaduais Diego Castro e Capitão Alden.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O grupo Bahia Direita realizará a 'Corrida Patriota – Edição Independência da Bahia' no dia 2 de julho em Salvador. O evento terá concentração a partir das 5h40 no Farol da Barra e será disputado tanto em formato de corrida quanto de caminhada.
- A corrida contará com a participação dos deputados estaduais Diego Castro e Capitão Alden e oferecerá kit com camisa, número de peito e medalha oficial. Além disso, haverá pontos de hidratação e distribuição de frutas e água ao longo do percurso.
Foto: Divulgação
O grupo Bahia Direita realizará, no próximo dia 2 de julho, a “Corrida Patriota – Edição Independência da Bahia”, em Salvador. O evento acontecerá durante o feriado que celebra a Independência da Bahia e terá concentração a partir das 5h40, no Farol da Barra. A largada está prevista para as 6h22, com programação até as 11h. Segundo a organização, o percurso terá cinco quilômetros e poderá ser realizado tanto em formato de corrida quanto de caminhada. A iniciativa contará com a participação dos deputados estaduais Diego Castro e Capitão Alden, ambos do Partido Liberal (PL) e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Bahia. Os participantes receberão um kit composto por camisa em tecido dry-fit, número de peito e medalha oficial do evento. A organização também informou que haverá pontos de hidratação ao longo do percurso, além da distribuição de frutas e água ao final da atividade. Todos os inscritos que concluírem o trajeto receberão medalha de participação. As informações sobre a retirada dos kits serão divulgadas posteriormente pelos organizadores. As inscrições podem ser realizadas de forma antecipada pela plataforma oficial do evento. A taxa de participação é de R$ 52,22 e garante acesso ao kit e às atividades programadas para a corrida.
TJ-BA impõe regras para visitas de deputados em hospitais estaduais da Bahia
TJ-BA impõe regras para visitas de deputados em hospitais estaduais da Bahia
Decisão atende pedido do Estado e determina cumprimento de protocolos da Sesab para visitas e ações de fiscalização em unidades hospitalares.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Tribunal de Justiça da Bahia determinou que deputados estaduais e vereadores precisam cumprir protocolos de acesso em hospitais estaduais após episódios de descumprimento de regras de segurança e privacidade. A decisão foi tomada após ação civil pública do Governo do Estado, que proíbe fotografias e filmagens sem autorização e estabelece multa de R$ 50 mil por ocorrência.
- A medida visa proteger a privacidade dos pacientes, garantir a segurança dos profissionais e preservar o funcionamento adequado dos serviços hospitalares.
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que deputados estaduais e vereadores não poderão acessar áreas assistenciais restritas dos hospitais da rede estadual sem cumprir os protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A decisão foi tomada após ação civil pública movida pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-BA). A medida foi motivada por episódios registrados em unidades de saúde estaduais, nos quais parlamentares ingressaram em áreas de acesso controlado sem autorização prévia e realizaram filmagens e transmissões em redes sociais, expondo pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Segundo o Estado, uma das ocorrências aconteceu em fevereiro de 2025, no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. De acordo com a ação, um parlamentar entrou em setor restrito acompanhado de outras pessoas sem observar os protocolos sanitários exigidos pela unidade. Ao analisar o caso, o juiz Carlos Roberto Silva Junior entendeu que havia elementos suficientes para justificar a intervenção judicial. Na decisão, o magistrado destacou a necessidade de proteger a privacidade dos pacientes, garantir a segurança dos profissionais e preservar o funcionamento adequado dos serviços hospitalares. A determinação obriga os parlamentares a seguirem as regras previstas na Portaria Sesab nº 101/2026, que estabelece procedimentos para acesso de terceiros às unidades de saúde. Entre as exigências estão identificação formal, justificativa da visita, agendamento prévio e registro de entrada. No caso de parlamentares, também será necessária a comprovação de que a atividade possui caráter institucional autorizado pela respectiva Casa Legislativa. A decisão ainda proíbe fotografias, filmagens ou transmissões de pacientes, acompanhantes e profissionais sem autorização expressa dos envolvidos. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 50 mil por ocorrência. A PGE-BA ressaltou que a medida não impede a fiscalização dos serviços públicos, mas estabelece limites para que ela ocorra de forma institucional e sem comprometer o atendimento à população.
Deputados aprovam urgência de empréstimo de R$ 5,5 bilhões da Embasa
Deputados aprovam urgência de empréstimo de R$ 5,5 bilhões da Embasa
Proposta autoriza governo da Bahia a contratar operação de crédito para investimentos da estatal
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (12) o regime de urgência para um projeto que autoriza o governo estadual a contratar um empréstimo de R$ 5,5 bilhões. Os recursos são destinados a investimentos na Embasa, marcando a 24ª operação de crédito solicitada pela gestão atual. A sessão contou com a presença de 52 dos 63 deputados, superando o quórum da semana anterior que havia impedido a votação da matéria.
- Além da aprovação da urgência do empréstimo, os parlamentares também deram aval às contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referentes ao exercício de 2025 e analisaram outros projetos, incluindo propostas de utilidade pública e a concessão de Comendas 2 de Julho. A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), ressaltou a produtividade da sessão e informou que algumas votações foram antecipadas devido à Marcha dos Prefeitos, que impactará a presença dos deputados na ALBA entre 18 e 21 de maio.
Foto: Divulgação | Agência ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (12) o regime de urgência do projeto que autoriza o governo estadual a contratar um empréstimo de R$ 5,5 bilhões destinado a investimentos da Embasa. Esta é a 24ª operação de crédito solicitada pela atual gestão. A sessão contou com a presença de 52 dos 63 deputados, número superior ao registrado na semana anterior, quando a falta de quórum impediu a votação da matéria. Além da urgência do empréstimo, os parlamentares aprovaram as contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referentes ao exercício de 2025 e analisaram projetos de autoria dos deputados, incluindo 14 propostas de utilidade pública e a concessão de oito Comendas 2 de Julho. A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), afirmou que a sessão ocorreu dentro do previsto e destacou o volume de matérias apreciadas. A parlamentar também informou que houve antecipação de votações devido à Marcha dos Prefeitos, que será realizada em Brasília entre 18 e 21 de maio e deve reduzir a presença de deputados na ALBA durante o período.
























