• Sudoeste baiano: Reportagem diz que famílias passam fome ou a enganam com fruta verde e garapa

    Foto: Raul Spinassé | Folhapress Foto: Raul Spinassé | Folhapress
    02/08/2019 - 13:00


    SUDOESTE DA BAHIA

    Embora o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tenha declarado recentemente que “falar se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem”, a realidade é bem diferente desta afirmação, como por exemplo, na cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia. A reportagem da Folha de São Paulo visitou quatro das famílias mais pobres dos povoados mais isolados do município, que possui menor índice de desenvolvimento humano do país — em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Tremedal ocupa o 5.408º lugar dentre os 5.570 municípios brasileiros. As famílias fazem parte do 1,8 milhão de beneficiários do Bolsa Família na Bahia. Em geral, o benefício federal é a única renda que eles têm para colocar comida na mesa. Mas o comum é que o dinheiro acabe com 15 ou 20 dias, resultando em dificuldades todo fim de mês. "Muitas vezes falta [comida], semana passada mesmo faltou”, afirma Noilza de Jesus, de 45 anos, que mora no povoado de Tapiaconga à reportagem. Ela tem dez filhos e recebe R$ 320 do Bolsa Família. 

    Foto: Raul Spinassé | Folhapress
    Foto: Raul Spinassé | Folhapress

    No mesmo povoado, José de Jesus Silva, de 56 anos, mora em uma casa simples com sua mulher, Maria Silva, de 40 anos. Ambos sobrevivem com R$ 180 do Bolsa Família. “Sempre falta [comida], e aí só Deus mesmo. Tem hora que o negócio é cruel.", lamentou. Em resposta à matéria publicada na Folha de São Paulo, a Prefeitura de Tremedal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, esclarece que a realidade das famílias citadas na entrevista é diferente da que foi mostrada pela reportagem. Na última terça-feira, 30, os moradores que aparecem na reportagem receberam a visita da equipe da Prefeitura de Tremedal, que foi até o local verificar a situação de cada uma das famílias mostradas na reportagem. A equipe conseguiu conversar com três delas, que deram declarações opostas ao que foi publicado na Folha de São Paulo. “A Prefeitura reconhece e respeita o direito de manifestação pública de cada cidadão tremedalense. No entanto, segundo os próprios moradores, as suas falas foram distorcidas e direcionadas, a fim de caracterizar uma realidade de extrema pobreza.

    Foto: Raul Spinassé | Folhapress
    Foto: Raul Spinassé | Folhapress

    Cabe salientar que o veículo de comunicação expôs as famílias a situação vexatória em âmbito nacional, publicando imagens de crianças e dados pessoais do núcleo familiar sem verificar a veracidade da informação e sem acionar os órgãos locais para buscar esclarecimentos”. A Prefeitura informa ainda que todas essas famílias são assistidas por políticas públicas municipais e estão incluídas em programas sociais. A esses moradores são assegurados, além de benefícios sociais, acompanhamento intersetorial de saúde e educação. Mesmo em um município com uma extensão territorial grande como Tremedal, a Prefeitura tem garantido à população todos os serviços e direitos sociais básicos. Por fim, a Prefeitura se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.

MAIS NOTÍCIAS