• Movimento divulga carta aberta contra a instalação da Barragem de Rejeitos da Bamin em Guanambi

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    05/06/2019 - 10:30

GUANAMBI

Composto por integrantes da sociedade civil organizada, o Movimento “Vida Sim, Barragem Não”, tenta impedir a execução do processo de instalação da Barragem de Rejeitos da Mina Pedra de Ferro, em Guanambi, liderada pela Bahia Mineração (Bamin) na região do Alto Sertão. Para alertar a população, o movimento realizará na próxima quinta-feira (06), às 7h30, na Praça da Igreja Matriz Santo Antônio, em Guanambi, uma manifestação. O grupo acredita que os moldes para a execução do projeto, impostos pela empresa responsável, não estão de acordo com as normas necessárias, e citou os últimos acontecimentos em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), os quais deixaram mais de 260 mortes confirmadas após o rompimento das barragens. “Os prejuízos materiais e sociais são irrecuperáveis. As perdas atingiram de modo irremediável, o geossistema e, principalmente, a vida dos moradores”, destacaram.  O movimento ressalta que a instalação de uma barragem de rejeitos na região pode trazer danos ainda maiores, uma vez que o local escolhido para sua alocação se encontra acima da Barragem de Ceraíma, principal reservatório de água potável do entorno. A escassez de água tenderia a se agravar, conforme salientaram, uma vez que a área destinada à construção da barragem fica localizada entre os municípios de Caetité, Guanambi, Pindaí e distritos circunvizinhos, os quais possuem potencial hídrico que abarca a bacia do Rio das Rãs e, consequentemente, o Rio São Francisco. “A Bamim poderá utilizar até 1.620 m³ de água por hora do rio, água que deixará de abastecer os habitantes dos municípios supracitados”.