Governo inaugura Cesol e amplia internet gratuita em Paramirim
Governo inaugura Cesol e amplia internet gratuita em Paramirim
Nova unidade do Cesol atenderá oito municípios e deve beneficiar mais de 120 empreendimentos; programa de internet gratuita chega a espaços públicos da cidade.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O município de Paramirim, na Bahia, recebeu nesta quinta-feira (28) novos investimentos do Governo Estadual focados na geração de renda, qualificação profissional e inclusão digital. Foi inaugurada a unidade do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Bacia do Paramirim, que atenderá empreendimentos de economia solidária de oito municípios da região, com o objetivo de fortalecer iniciativas coletivas de produção, incentivar a geração de renda e ampliar oportunidades para trabalhadores de associações, cooperativas e pequenos negócios comunitários.
- Além do Cesol, o Programa Conecta Bahia ampliou sua cobertura na cidade com a instalação de dois novos pontos de internet gratuita, localizados na Feira Livre Municipal e no Balneário do Rio Paramirim. Essa expansão visa facilitar o acesso da população a serviços digitais, informações e oportunidades de educação e trabalho, priorizando comunidades rurais, quilombolas e populações em situação de vulnerabilidade social, impulsionando o desenvolvimento econômico regional e a inclusão digital na Bacia do Paramirim.
Foto ilustrativa: Joá Souza/GOVBA
O município de Paramirim passou a contar com novos investimentos voltados à geração de renda, qualificação profissional e inclusão digital. Nesta quinta-feira (28), o Governo da Bahia inaugurou a unidade do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Bacia do Paramirim e ampliou a cobertura do Programa Conecta Bahia com a instalação de novos pontos de internet gratuita na cidade. A nova unidade do Cesol atenderá empreendimentos de economia solidária de oito municípios da região: Paramirim, Macaúbas, Botuporã, Boquira, Ibipitanga, Rio do Pires, Érico Cardoso e Caturama. O objetivo é fortalecer iniciativas coletivas de produção, incentivar a geração de renda e ampliar as oportunidades para trabalhadores que atuam em associações, cooperativas e pequenos negócios comunitários. Segundo o governo estadual, a expectativa é atender 128 empreendimentos ao longo dos próximos três anos. Os participantes terão acesso a assistência técnica, consultoria jurídica e contábil, orientação gerencial, qualificação de produtos e apoio à comercialização. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento econômico regional por meio do cooperativismo e do associativismo, modelos que têm ganhado espaço em comunidades rurais e grupos produtivos do interior baiano. Além do Cesol, Paramirim recebeu dois novos pontos de acesso gratuito à internet por meio do Programa Conecta Bahia. O serviço passou a funcionar na Feira Livre Municipal e no Balneário do Rio Paramirim, locais de grande circulação de moradores e visitantes. A ampliação da conectividade pretende facilitar o acesso da população a serviços digitais, informações e oportunidades de educação e trabalho. O programa estadual prioriza principalmente comunidades rurais, quilombolas e populações em situação de vulnerabilidade social. Com as novas entregas, Paramirim amplia sua estrutura de apoio ao empreendedorismo e avança na inclusão digital, beneficiando moradores de toda a região da Bacia do Paramirim.
Governo do Estado entrega novos leitos no HGG em Guanambi
Governo do Estado entrega novos leitos no HGG em Guanambi
Agenda incluiu entrega de equipamentos, anúncio de obras de infraestrutura e participação na Expo Guanambi 2026.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Guanambi na quarta-feira (13) para realizar entregas e anúncios de investimentos em diversas áreas, incluindo saúde, infraestrutura e inclusão digital. Além disso, ele participou da Expo Guanambi 2026 e da 5ª Feira de Negócios de Guanambi 2026.
- O governador entregou novos leitos de enfermaria em um hospital, autorizou reforma e ampliação da unidade, entregou veículos e inaugurou novos pontos do programa Conecta Bahia. Ele também anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde, execução de um sistema de escoamento de água e construção do Centro de Abastecimento Alimentício (CEASAG).
- Além disso, houve a entrega de uma van para o programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), ambulância e quatro veículos administrativos à prefeitura, além de um ônibus escolar rural.
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, cumpriu agenda em Guanambi nesta quarta-feira (13), com entregas e anúncios de investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade e inclusão digital. A tarde, o governador entregou novos leitos de enfermaria no Hospital Geral de Guanambi e autorizou o início das obras de reforma e ampliação da unidade hospitalar. Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a intervenção prevê uma requalificação completa do hospital, referência para mais de 22 municípios da região sudoeste. Durante a agenda, também foram entregues uma van para o programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), uma ambulância, quatro veículos administrativos destinados à prefeitura e um ônibus escolar rural. Na área de inclusão digital, Jerônimo Rodrigues inaugurou novos pontos do programa Conecta Bahia nas praças Henrique Pereira Donato, conhecida como Praça do Feijão, Gercino Coelho, na região do Bradesco, e Manoel Novaes, nas proximidades do Colégio Luiz Viana Filho. O governador ainda anunciou a abertura de licitação para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Monte Azul, além da execução do sistema complementar de escoamento do Riacho Belém, na sede do município. Outro investimento previsto é a construção do Centro de Abastecimento Alimentício (CEASAG), voltado ao fortalecimento do comércio e abastecimento regional. Ao final da programação, Jerônimo participou da Expo Guanambi 2026, considerada uma das maiores feiras agropecuárias do sudoeste baiano, e da 5ª Feira de Negócios de Guanambi 2026, evento voltado ao incentivo de pequenos e médios empreendedores da região.
























