• Conselho Estadual de Saúde da Bahia defende manutenção do uso de máscaras

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    11/03/2022 - 11:15


    Órgão divulgou nota pública nesta sexta-feira (11)

    BAHIA

    - Depois do governador Rui Costa (PT) afirmar que o uso de máscara em locais abertos pode ser flexibilizado no próximo mês, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) se posicionou contra a flexibilização do uso do equipamento. O órgão defende que seja mantida na Bahia a obrigatoriedade do item. “A pandemia não acabou e os avanços até aqui não podem ser desperdiçados”, diz a nota divulgada pelo Conselho. O CES ainda ressaltou a obrigatoriedade nacional do uso do item e chamou atenção para ambientes em que a máscara ainda seria necessária. “Recomenda-se, fortemente, a manutenção do uso no transporte público, salas de aula, hospitais e demais unidades de saúde, salas de espera e todos os ambientes fechados, onde o risco de disseminação e contaminação é considerado maior”, continua a nota. Por fim, o texto destaca ações que deveriam ser priorizadas antes da flexibilização do uso da máscara “Há medidas mais importantes que merecem o foco no momento, como a mobilização para uma maior cobertura vacinal da dose de reforço. O percentual de população que ainda não tomou a 3ª dose na Bahia não dá tranquilidade para a retirada das máscaras”, finaliza.

  • Bolsonaro confirma nome de João Roma como candidato ao governo da Bahia

    Foto: Sergio Lima | Poder 360 Foto: Sergio Lima | Poder 360
    Por Juliana Rodrigues

    11/03/2022 - 10:44


    Além de Roma, outros seis ministros vão deixar o governo até o dia 2 de abril para se candidatar

    POLÍTICA

    - O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nessa quinta-feira (10) que o ministro da Cidadania, João Roma, vai ser candidato ao governo da Bahia. Bolsonaro fez o anúncio durante uma live pelas redes sociais. “No momento nós temos aqui sete ministros confirmados que se afastarão para se desincompatibilizar e concorrer então ao Senado ou ao governo do estado […] Na Bahia, João Roma governador”, disse o presidente. Além de Roma, outros seis ministros vão deixar o governo até o dia 2 de abril para se candidatar. São eles: Damares Alves (Direitos Humanos), que disputará o governo do Amapá; Gilson Machado (Turismo), Senador por Pernambuco; Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), governo de São Paulo; Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Senado pelo Rio Grande do Norte; Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), governo pelo Rio Grande do Sul; Tereza Cristina (Agricultura), Senado pelo Mato Grosso do Sul; Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Senado pelo Distrito Federal; Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), deputado federal por São Paulo.

  • Carinhanha: Homem é preso após invadir casa e agredir ex-namorada

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    11/03/2022 - 09:30


    CARINHANHA

    - Um homem de 33 anos, cuja identidade não foi divulgada pela polícia, foi preso em flagrante após invadir a casa da ex-namorada e agredi-la.  Conforme publicação do site Folha do Vale, o crime ocorreu na tarde de quinta-feira (10), em Carinhanha, no bairro São Geraldo. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima informou que estava em casa quando foi surpreendida pelo ex-namorado. Ela tentou fechar a porta, mas o homem agiu com violência e a empurrou.  A Polícia Militar foi acionada e o homem detido posteriormente. O agressor foi preso e está à disposição da Justiça.

  • Câmara aprova nova regra para cálculo do ICMS nos combustíveis

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    11/03/2022 - 09:15


    O texto segue para sanção presidencial

    ECONOMIA

    - A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira (11) a votação do projeto que altera a regra de incidência do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre combustíveis. O texto segue para sanção presidencial. O projeto teve origem na Câmara, passou no Senado na quinta (10) onde sofreu mudanças. O relator apontou "vícios de inconstitucionalidade insuperáveis" na versão que foi aprovada pela Câmara. Por isso, a proposta voltou para análise dos deputados. O texto prevê que o ICMS, que é um tributo estadual, incidirá sobre os combustíveis uma única vez. Atualmente, o imposto sofre um "efeito cascata", ou seja, é cobrado mais de uma vez ao longo da cadeia de produção dos combustíveis. O texto-base foi aprovado com a maior parte das mudanças feitas pelos senadores. O relator do projeto, deputado Dr. Jaziel (PL-CE), retirou apenas um trecho do texto aprovado no Senado — o chamado “gatilho” que permitiria o reajuste extraordinário do imposto em casos de alterações súbitas no preço do petróleo. A proposta é uma tentativa de frear o aumento no preço dos combustíveis nos últimos meses, agravado pela guerra na Ucrânia após a invasão russa. A Rússia é um dos principais produtores de petróleo no mundo.

  • Bahia pode retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos em abril

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    11/03/2022 - 09:00


    O governador Rui Costa falou sobre a possibilidade nesta sexta-feira (11)

    COVID-19

    - Após diversas capitais e estados começarem a flexibilizar o uso de máscaras, o governador Rui Costa falou sobre a situação na Bahia. A retirada da obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção facial pode acontecer ainda em abril. A flexibilização só vai ocorrer, porém, se os números da pandemia continuarem caindo no estado. Em coletiva nesta sexta-feira (11), Rui disse estar "otimista" e torcendo para que o "otimismo se torne realidade. "O número de internados também está caindo, e se continuar assim até o final do mês, podemos iniciar abril com uma série de medidas de flexibilização", considerou. Na quarta-feira (9), o governador autorizou o aumento no limite de público em eventos para 8 mil pessoas. Além disso, os espaços culturais e teatros poderão funcionar com a capacidade total, respeitando o limite de público estabelecido. Já os estádios ficam autorizados a receber lotação de até 50% da capacidade máxima.

  • Dupla acusada de tráfico de drogas é presa em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    11/03/2022 - 08:00


    GUANAMBI

    - Nesta quinta-feira (10), durante atividades ostensivas no município de Guanambi, a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) apreendeu drogas e prendeu dupla acusada de tráfico. De acordo com informações da polícia, a ronda era realizada na Rua Teobaldo Andrade, quando a guarnição avistou um homem em uma moto de cor preta fazendo entrega de um pacote para outra pessoa. Os envolvidos foram abordados e dentro do referido pacote encontrado um tablete prensado de substância análoga a maconha. Dando continuidade na diligência, os policiais realizaram busca na bolsa do motociclista e encontraram mais drogas, totalizando cerca de 1,3kg de substância análoga a maconha, duas balanças de precisão e uma máquina de cartão de crédito. A dupla foi detida e juntamente com o material apreendido conduzidos à delegacia.

  • Guanambi: 11 novos casos de covid-19 são registrados nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    11/03/2022 - 07:00


    GUANAMBI

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi nesta quinta-feira (10), foram registrados 11 novos casos de covid-19 nas últimas 24h. Com os novos dados, o município chega a um total de 14.924 casos da doença, dos quais 14.765 estão curadas. 22 pacientes estão em tratamento, 07 estão internados. O número de óbitos é 137. São aguardados 25 resultados de exames RT-PCR. No município já foram aplicadas 188.439 doses de vacinas.

  • Caetité registra 42 casos ativos da covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    11/03/2022 - 07:00


    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, o município registra atuais 42 casos ativos da covid-19. Até o momento, 38 pessoas aguardam resultado de exame e não há paciente internado em decorrência da doença. Há 45 casos suspeitos da covid-19. Desde o início da pandemia, 6272 casos foram confirmados e 52 pessoas morreram. Até o momento, 13.452 exames para detecção da covid-19 foram realizados. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o aumento dos suspeitos se deve ao aumento de casos de síndromes respiratórias.

  • Senado aprova projeto que cria nova regra de cálculo do ICMS nos combustíveis

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    10/03/2022 - 19:00


    Agora, a matéria terá de voltar para nova análise dos deputados; Câmara pautou a proposta já para a noite desta quinta (10)

    ECONOMIA

    - O Senado aprovou nesta quinta-feira (10), por 68 votos a 1, o texto-base do projeto que altera a regra de incidência do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre combustíveis. Na sequência, os senadores rejeitaram, por 56 a 8, um destaque, sugestão de alteração no texto, e concluíram a votação. A proposta prevê que o ICMS, que é um tributo estadual, incidirá sobre os combustíveis uma única vez. Atualmente, o imposto sofre um "efeito cascata", ou seja, é cobrado mais de uma vez ao longo da cadeia de produção dos combustíveis. Agora, a matéria terá de voltar para nova análise dos deputados, que poderão acolher as alterações dos senadores ou resgatar o texto original. A Câmara pautou a proposta já para a noite desta quinta (10).

  • Bahia registra 28 mortes por Covid e 1.827 novos casos da doença em 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    10/03/2022 - 18:00


    Ocupação de leitos de UTI adulto está em 30% e os pediátricos estão em 80%

    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24h, 1.827 novos casos de Covid-19 e mais 28 mortes pela doença. O número de casos ativos no estado caiu para 2.829. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (9). Desde o início da pandemia até o momento, 29.446 pessoas morreram por Covid no estado. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 30% e a de leitos pediátricos está em 80%. Vacinação - Até o momento temos 11.423.037 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.428.136 com a segunda dose ou dose única e 4.114.416 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 674.157 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 28.419 já tomaram também a segunda dose.

  • Riacho de Santana: Suspeito de tráfico de drogas é preso durante blitz na BR-430

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    10/03/2022 - 16:52


    RIACHO DE SANTANA

    - Durante operação na BR-430, em Riacho de Santana, na tarde de quarta-feira (09), policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (38ª CIPM) detiveram um homem por tráfico de drogas. De acordo com informações da polícia, durante a blitz, o homem foi abordado na condução de um veículo Volkswagen Gol G4. Com o mesmo foi encontrado um saco plástico contendo um tablete de uma substância análoga à maconha, duas porções de substância análoga à cocaína e um celular da marca Samsung. Todo o material e o suspeito foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis ao caso.

  • Riacho: Prefeito Tito Eugênio será investigado pela suposta prática de nepotismo

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    10/03/2022 - 16:48


    RIACHO DE SANTANA

    - O prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PP) será investigado pela suposta prática de nepotismo. De acordo com a Promotoria de Justiça de Riacho de Santana, foi aberto um inquérito para apurar a denúncia. Segundo a promotora Amanda Buarque Bernardo, serão investigadas nomeações que envolvem parentes do prefeito, como por exemplo: a filha Tainã Eremita para secretária de administração, e da esposa, Nádia Beatriz, para secretaria de assistência social. De acordo com o Bahia Notícias, o procedimento ainda avaliará a situação jurídica de duas outras filhas do gestor e dos genros, seno que os quatro atuam no Hospital Amália Coutinho. O inquérito também vai apurar as contratações de um sobrinho e da esposa dele para cargos em comissão na secretaria de infraestrutura e na secretaria de assistência social, respectivamente.

  • Vitória da Conquista: Foragido há 01 ano, acusado de enforcar e tentar matar namorada grávida é preso

    Foto: Reprodução | Blog do Anderson Foto: Reprodução | Blog do Anderson
    10/03/2022 - 13:14


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Após passar 01 ano foragido, depois de tentativa de feminicídio em desfavor de sua ex-namorada, em 08 de março de 2021, um homem se apresentou na delegacia de Vitória da Conquista e foi preso. Na ocasião do crime, de acordo com o relato da vítima, o ex-companheiro estava a pressionando para que ela realizasse um aborto. Ele a atraiu para um local ermo em um povoado, a estrangulou até que ela perdesse a consciência. Ele também subtraiu os pertences pessoais da vítima e a deixou em um matagal sozinha, provavelmente acreditando que ela estaria morta.

  • Carta no ‘Baralho do Crime’, traficante da região é preso em São Paulo

    Foto: Divulgação | SSP/BA Foto: Divulgação | SSP/BA
    10/03/2022 - 11:30


    Homem era líder de um grupo criminoso que atuava em Jequié

    REGIÃO

    - O Sete de Copas no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), Joabson Bispo Silva, “Nonon”, foi preso por policiais civis de São Paulo, na cidade de Osasco, na quarta-feira (9). O homem, que liderava um grupo criminoso, é envolvido com o tráfico de drogas e homicídios no município de Jequié. Ações de inteligência entre as polícias civis da Bahia e de São Paulo resultaram na localização do traficante. Com três mandados de prisão em aberto, Joabson Bispo, apresentou documento falso no momento da prisão, na tentativa de despistar os policiais. Entretanto, foi devidamente identificado pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) e pelo Instituto de Identificação de São Paulo. Ele teve os mandados de prisão cumpridos e está à disposição do Poder Judiciário daquele estado. Atuaram nas ações investigativas equipes da Coordenação de Narcóticos, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e Delegacia Territorial de Jequié, ambas do Departamento de Polícia do Interior (Depin), e da Polícia Civil de São Paulo o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), por meio do 10º DP / Seccional Osasco, e o Departamento de Inteligência (DIPOL).

  • Secretário de Infraestrutura Hídrica autoriza pedidos feitos por Ivana Bastos

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    10/03/2022 - 11:14


    POLÍTICA

    - Na tarde desta quarta-feira (09), a deputada Ivana Bastos esteve na Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Estado (SIHS) reunida com o gestor da pasta, Leonardo Góes, para solicitar a ampliação do acesso à água para diversas localidades dos municípios de Guanambi, Pindaí, Candiba e Caetité. Na ocasião, a parlamentar também colocou em pauta demandas de Jussiape. Após ouvir as reivindicações, o secretário autorizou as obras de extensão de rede dos bairros Valmir Pinheiro, Terrabrás e da localidade de Lagoa do Dominguinho, em Pindaí. A conquista atende ao pedido do prefeito João Veiga, do deputado Charles Fernandes e do grupo político do município. Os serviços serão realizados com o apoio da prefeitura e beneficiarão 155 famílias. Góes também deu a resposta positiva para a execução de obras de extensão de rede no município de Candiba, contemplando cerca de 300 famílias das localidades de Lagoa Grande até a sede, Lagoa da Pedra, Mandacaru, Jurema e Açude; Anta Gorda, Fazenda Ressaca, Periquito até Enxu. A intervenção será realizada em parceria com o prefeito Reginaldo Prado. Foi autorizado ainda a extensão de rede na comunidade de Mocó – Furquilha, em Caetité, a pedido do prefeito Valtécio Aguiar; bem como as obras de complementação da localidade de Ventura, em Guanambi. No final da audiência, a deputada cobrou celeridade nas obras de recuperação das três barragens de Jussiape que foram destruídas, após as fortes chuvas que atingiram o município. O secretário informou que a pasta está trabalhando arduamente para a concretização da obra o mais breve possível. “Saio dessa reunião muito satisfeita com a atenção e o empenho do secretário para atender as demandas da população. Quando falamos sobre levar água para as pessoas, estamos falando de saúde, dignidade e melhores condições de vida”, afirmou a deputada.