• Bahia: Criança morre após passar 1 ano com prego no pulmão

    Foto:Reprodução Foto:Reprodução
    06/07/2022 - 21:06


    Família levou a criança várias vezes a uma unidade e diz que nenhum exame foi pedido

    BAHIA

    -Um menino de 3 anos, natural da cidade de Canavieiras, localizado no sul da Bahia, faleceu após passar um ano com um prego no pulmão. Os pais chegou a levar a criança varias vezes ao hospital, mas só descobriram  o material no corpo do menino quando resolveram fazer um exame por conta própria. Em 2021, no mês de junho, Clarice Araújo e Cosme Conceição, pais do pequeno Cauan Araújo, perceberam que o garoto teria engolido um objeto, porém, não conseguiram identificar do que se tratava. Ai então o pai teria levado a criança até o Hospital Municipal de Canavieiras. “Naquela noite, eu senti que ele estava engasgado, saiu até sangue da boquinha dele. Aí, imediatamente, eu levei para o hospital, na mesma noite. Chegando lá no hospital, o médico olhou e falou que não tinha nada na garganta da criança. Ai a gente voltou”, disse Cosme. Logo depois, o pequeno foi levado ao hospital diversas vezes, sentindo as mesmas dores. Com o passar do tempo, Clarice, mãe do pequeno Cauan, contou que os sintomas ficaram muito mais intensos. “Ele ficava sentindo febre e tossindo demais. De um tempo para cá, a dor foi começando a chegar. Uma dor do lado direito dele, que ele ficava andando torto, de lado. A gente sempre levando no hospital, e ele só dava medicamento. Aí quando o efeito do medicamento passava, a dor e a febre continuavam vindo”, disse Clarice. No dia 27 de junho, a criança deu entrada no hospital e a médica que o atendeu disse para a família que ele estava com sintomas de asma. Assim como das outras vezes em que os pais levaram o garoto ao hospital, nenhum exame foi solicitado pelo médico. A profissional de saúde prescreveu medicamentos, passou uma nebulização e liberou a criança para que voltasse pra casa.

    Com a piora das dores do filho, Clarice  e Cosme realizaram um exame de raio-x particular, onde identificaram a seriedade do problema do filho. A família então levou o garoto para o hospital. “Aí chegou lá, deram medicamento a ele e mandou ficar na espera de alguma regulação para ser transferido. Aí ele foi transferido para Salvador”, relatou a mãe. O garoto passou por uma cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE) para que possa ser realizada a retirada do prego. Os médicos identificaram que o material teria perfurado os dois pulmões de Cauan que chegou a ficar internado dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém ele não resistiu. A morte do pequeno Caun foi identificada pelo laudo médico como broncopneumonia. Os pais do garoto acreditam que ele veio a falecer por negligência nos atendimentos médicos no Hospital Municipal de Canavieiras. “Nunca me deram o pedido para eu correr atrás. Mesmo que eles não pudessem fazer no hospital, me davam pelo menos o pedido para eu cuidar de meu filho em uma clinica particular. Sempre só medicamento, nunca teve solicitação de exame nenhum”, lamentou. Já para o pai, Cosme, se os profissionais do hospital tivessem localizado o prego no organismo de Cauan, talvez o garoto tivesse sobrevivido. “Sele ‘caçassem’ providencia logo, meu filho estaria vivo aqui. Meu filho era uma parte de mim. É doído a pessoa perder um filho. Eu quero justiça para que não aconteça mais isso, para que não aconteça com outras crianças”. A Secretaria de Saúde de Canavieiras informou por meio de nota que, na última segunda-feira, 27, foram solicitados exames para a criança, e que uma consulta com uma pediatra foi marcada para o dia seguinte, no dia 28, mas a pediatra ficou doente e não houve o atendimento. A Secretaria ainda disse na nota, que a família não tinha buscado atendimento antes desse dia. No entanto, por outro lado, a família tem os papéis que comprovam que estiveram na unidade. A secretaria informou também que o caso está sob investigação.

    CONTINUE LENDO
  • Bahia ultrapassa 17 mil casos ativos de Covid-19 e registra 17 mortes em 24h

    Foto:Reprodução | Sesab Foto:Reprodução | Sesab
    06/07/2022 - 19:00


    BAHIA

    - A Bahia registrou 17 mortes pela doença nas últimas 24h, segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (6) divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). No mesmo período, foram contabilizados 4.780 novos casos de coronavírus. Segundo Sesab, a Bahia atingiu 17.336 casos ativos da Covid-19. Desde o início da pandemia, 1.596.049 casos da Covid-19 foram confirmados e 30.066 pessoas morreram por causa da doença na Bahia.Leitos: A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 54%, ou seja, 103 dos 190 disponíveis estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com 11 dos 23 leitos ocupados, o que corresponde a 48% de ocupação. Vacinação: Até o momento, a Bahia tem 11.620.085 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.704.134 com a segunda dose ou dose única, 6.394.967 com a dose de reforço e 829.731 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 980.456 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 565.658 já tomaram também a segunda dose.

  • Caetité realiza consulta pública dos planos municipais de saneamento básico e gestão integrada de resíduos sólidos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/07/2022 - 17:33


    CAETITÉ

    - Desde o dia 30 de junho e segue até o dia 17 de julho, uma consulta pública dos Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em Caetité. De acordo com o Governo de Caetité, a consulta, que está disponível no site oficial do município, ocorre por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública, e para participar o cidadão precisa preencher o formulário on-line. O plano é um instrumento de planejamento público instituído pela Lei Federal nº 11.445/2007 que estabelece as diretrizes nacionais acerca do saneamento básico. De acordo com o decreto federal, os municípios brasileiros têm até 31 de dezembro deste ano para possuírem o plano concluído. Caso contrário, não terão acesso aos recursos federais. O plano municipal deve abarcar acesso universal eixos do saneamento básico abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; drenagem e manejo de águas pluviais; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Caetité tem gestão integrada com os municípios de Macaúbas, Guanambi e Jequié, mas cada cidade é responsável pela elaboração de seus planos.

  • Carinhanha divulga programação oficial do 13º Encontro das Águas e dos Amigos

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    06/07/2022 - 16:25


    A programação foi divulgada na manhã desta quarta

    CARINHANHA

    - De 15 a 17 de julho, será realizado no município de Carinhanha o 13º Encontro das Águas e dos Amigos. A programação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (06) pela prefeitura, confira: Na sexta-feira, dia 15 de julho - a abertura com a dupla guanambiense João e Rafa e encerramento com os meninos do Skema Light. No sábado (16), - Flávio José, Japinha Conde e Rode Torres. Domingo (17) - Viviane Santana e banda, Eder e Emerson, Márcio Apagil e Mulher Mentirosa.

  • Obras de reestruturação são realizadas na BA-142, trecho entre Anagé e Tanhaçu

    Foto: Reprodução | Vinny Publicidade Foto: Reprodução | Vinny Publicidade
    06/07/2022 - 16:10


    REGIÃO

    - A BA-142, trecho entre os municípios de Anagé e Tanhaçu, esta sendo restaurada pelo Governo do Estado. A recuperação de 53,9 quilômetros da BA-142, autorizada do governador Rui Costa (PT), facilitará o deslocamento para quem sai da região da Chapada Diamantina em direção ao sudoeste baiano. De acordo com informações de Vinny Publicidade, os recursos para a obra são da ordem de R$ 39 milhões. A previsão de conclusão da melhoria é junho de 2023.

  • Guanambi na lista das cinco cidades com mais pessoas infectadas com Covid-19 na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/07/2022 - 14:15


    GUANAMBI

    - Com atuais 639 casos ativos de covid-19, o município de Guanambi aparece na lista da Secretaria Municipal de Saúde do estado da Bahia como uma das cinco cidades com o maior número de infectados no Estado. O município aparece ao lado de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Porto Seguro e Paulo Afonso. De acordo com informações do Correio da Bahia, juntas, as cidades citadas concentram cerca de 15% do total de casos confirmados na Bahia. Recentemente, Guanambi voltou a impor a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e também foram suspensas a volta às aulas. O Comitê de Enfrentamento a Covid-19 da cidade divulgou um comunicado informando que os dados serão observados de forma diária e, na sexta (08), a equipe irá avaliar a publicação de um novo decreto, com novas informações.

  • Temperaturas caem na região sudoeste e aumentam problemas respiratórios; Saiba diferenciar Covid-19, gripe e resfriado

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    06/07/2022 - 12:38


    REGIÃO

    - Cidades do sudoeste da Bahia têm registrado temperaturas abaixo de 10° C, como é o caso de Rio de Contas, Barra da Estiva e Ibicoara que chegaram a marcar 7° C, enquanto Maracás registrou 8° C e Barra do Choça tem mínima de 9° C.  Outras cidades como Vitória da Conquista (13º C), Caetité (14º C), Livramento de Nossa Senhora (16º C), Brumado (17º C), também tem registrado baixas temperaturas com períodos de Sol com muitas nuvens durante o dia, períodos nublado com neblina, e até mesmo chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da baixa temperatura, os municípios são atingidos por fortes ventos, entre 15 km/h e 30 km/h, o que provoca uma sensação térmica de quatro graus a menos que o registrado pelos termômetros. Com isso, as baixas temperaturas propiciam o aparecimento de sintomas gripais, como espirros e tosse, que no contexto da pandemia são recorrentemente confundidos com outras infecções nas vias respiratórias, como a Covid-19, o resfriado e a gripe. Apesar de os sintomas da Covid-19, gripe e resfriado serem parecidos, afetando as mesmas regiões do corpo, é possível diferenciá-los com base na intensidade e na frequência com que eles aparecem. Os casos de Covid-19 têm se apresentado de maneira mais leve, uma vez que cerca de 77% da população brasileira recebeu ao menos duas doses da vacina, que reduzem os sintomas em eventual caso de infecção. Porém, é importante estar atento e, em caso de sinais, realizar o teste para a doença. Condira os sintomas: Covid-19 - Coriza e congestão nasal; Dor de garganta; Dor de cabeça; Cansaço; Espirros. Gripe: febre súbita; Tosse (geralmente seca); Dor de cabeça; Dores musculares e articulares; Mal-estar; Dor de garganta; Coriza. Resfriado: Coriza (nariz escorrendo com secreção aquosa e transparente); Nariz entupido; Espirros; Dor de garganta; Febre baixa (mais comum em crianças — adolescentes e adultos não costumam apresentar).

  • Trio é preso suspeito de tráfico de drogas em Guanambi

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    06/07/2022 - 11:00


    GUANAMBI

    - Na tarde de terça-feira (05), durante patrulhamento no município de Guanambi, no bairro Gurungas, policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) detiveram 03 indivíduos acusados de tráfico de drogas. De acordo com informações da polícia, o trio foi flagrado em atitude suspeita e iniciaram fuga assim que perceberam a presença da viatura policial. Um deles foi alcançado e preso no interior da residência, quando tentava esconder uma sacola contendo 10 buchas de substância análoga à maconha na lixeira do banheiro do imóvel. Ele informou a localização do segundo suspeito, que foi encontrado no bairro São Sebastião, em posse de 9 buchas de substância análoga à maconha. O terceiro suspeito foi localizado em outro imóvel, no qual foi encontrada munição cal. 38 CBC, 02 buchas de substância análoga à maconha, uma embalagem contendo substância análoga à maconha, e a quantia de R$ 160,65 em espécie. O trio foi detido e juntamente com todo o material apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas cabíveis.

  • Região: Com aumentos de casos de covid-19, aulas são suspensas ou adiadas, mas festas continuam acontecendo

    Foto: Divulgação | Governo de Iuiu Foto: Divulgação | Governo de Iuiu
    06/07/2022 - 10:30


    Sabe-se, que aglomerações são fatores de risco para contaminação em massa, levando em consideração, ainda, que várias pessoas com o vírus ativo podem estar assintomáticas

    SUDOESTE

    - Algumas prefeituras da região, como Lagoa Real e Guanambi, por exemplo, tem suspendido ou adiado o início do segundo semestre das aulas na rede municipal, alegando o aumento dos casos de contaminação por Covid-19, em território municipal e cidades vizinhas, e ainda adotando medidas de prevenção como o retorno do uso de máscara em ambientes fechados. É notório que os casos de infecção por Covid-19 têm aumentando em todos os municípios da região, fazendo-se necessário o controle para evitar o colapso do sistema de saúde e resguardar a vida e saúde da população, no entanto, há um fator contraditório: as festas públicas e particulares que tem sido realizadas em toda região. Mesmo com o aumento de casos, no período junino e anterior a ele, vários eventos foram realizados e mesmo diante do registro diário de novos casos de Covid-19, nenhuma dessas festas foi cancelada por este motivo. Sabe-se, que aglomerações são fatores de risco para contaminação em massa, levando em consideração, ainda, que várias pessoas com o vírus ativo podem estar assintomáticas, dificultando a distinção que quem esteja, ou não, contaminado.

  • Rui não acredita em redução no preço dos combustíveis

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Leilane Teixeira

    06/07/2022 - 09:30


    Governador voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro e a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM)

    POLÍTICA

    - Durante o Papo Correria desta terça-feira (5), o governador Rui Costa (PT) criticou novamente a nova lei complementar que determinou a redução do ICMS nos estados brasileiros, estabelecida no governo de Jair Bolsonaro (PL). Rui voltou a afirmar que, apesar da redução de imposto na Bahia, não haverá diminuição do valor dos combustíveis. “Eles votaram a lei, eu já fiz o decreto [de redução do ICMS]. Vamos agora acompanhar nos próximos 30 dias, 60 dias, ver como vai ficar o preço da gasolina. Eu não tenho dúvida: esse discurso é o mesmo de quem queria prevenir ou curar Covid com cloroquina e ivermectina”, afirmou o governador. Durante passagem em Salvado no 2 de julho, dia da Indepnednia da Bahia, Bolsonaro chegou a alfinetar posicionamento de Rui sobre a  fixação do ICMS: “Lei é federal e vai ter que cumprir“. Venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM): O governador da Bahia também comentou sobre a a privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), vendida pelo governo  federal nos últimos anos. Fazendo críticas, Rui disse que “a venda é uma das responsáveis pelo preço alto dos derivados de petróleo na Bahia”. “Para mim, é muito claro e fácil de perceber. Quanto custava um botijão de gás no governo Lula e no governo Dilma? 30 reais, 34 reais. Quanto custa hoje? Tem lugar vendendo até a 150 reais o botijão de gás. O ICMS é 12%, o menor do Brasil. Sempre foi 12%. Não mudou nada. A única coisa que mudou foi a incompetência do governo federal. O que mudou foi a privatização da refinaria da Bahia. Quem privatizou? O governo Bolsonaro e seus aliados”, criticou.

  • Acusados de feminicídio podem ser obrigados a pagar despesas do INSS

    Foto: Reprodução | AdobeStock Foto: Reprodução | AdobeStock
    06/07/2022 - 09:00


    Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a proposta nesta terça-feira (5)

    BRASIL

    - Os acusados de feminicídio poderão ter que devolver os valores pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a proposta nesta terça-feira (5), através de um projeto de lei, o PL 6.410/2019. Atualmente, o INSS entra com ação judicial apenas contra os autores de feminicídio em relação familiar com a vítima. A matéria aprovada pela CAE estende essa previsão para todos os feminicidas, independente de ter relação familiar com as vítimas. O projeto é da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Se não houver pedido para votação em Plenário, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.

  • PoderData: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai para 12 pontos no 2º turno

    Foto: Marlene Bergamo/Folhapresse e Adriano Machado/Reuters Foto: Marlene Bergamo/Folhapresse e Adriano Machado/Reuters
    06/07/2022 - 08:00


    Petista aparece com 50% das intenções de voto, contra 38% do atual chefe do Executivo

    POLÍTICA

    - A Pesquisa PoderData para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (6), traz, no segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 50% das intenções de voto, contra 38% do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). A vantagem, no entanto, diminuiu cinco pontos percentuais desde o levantamento divulgado no fim do último mês de junho. A menor diferença entre ambos foi de nove pontos percentuais, nas pesquisas realizadas entre 10 e 12 de abril e em 24 e 26 de abril de 2022. O petista também possui uma ampla vantagem para o principal adversário no primeiro turno. Em uma simulação com todos os candidatos, Lula tem 44% e Bolsonaro, 36%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 5%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) empatam, com 3% cada um. Brancos e nulos são 5% e os que disseram não saber responder somam 4%. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06550/2022.

  • Pesquisa Quaest para presidente tem Lula com 45%; Bolsonaro, 31%; e Ciro, 6%

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    06/07/2022 - 07:30


    Levantamento foi feito com 2.000 entrevistados face a face entre os dias 29 de junho e 2 de julho

    POLÍTICA

    - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%. O resultado foi observado na nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (6). Na sequência aparece o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, com 6%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) estão empatados, com 2%, enquanto Pablo Marçal (Pros) pontuou com 1%. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%. No segundo turno, a distância do petista para o atual presidente é ainda maior. Lula aparece com 53%, enquanto Bolsonaro apresenta 34% das intenções de voto. A pesquisa ouviu duas mil pessoas presencialmente entre os dias 29 de junho e dois de julho. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. O levantamento tem 95% de confiança e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01763/2022.

  • Bahia ultrapassa 15 mil casos ativos de Covid-19

    Foto: Ascom | Hospital de Campanha Foto: Ascom | Hospital de Campanha
    05/07/2022 - 18:00


    Ocupação de leitos de UTI adulto está em 53% e pediátrica em 17%

    COVID-19

    - A Bahia atingiu 15.159 casos ativos da Covid-19, segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (5) divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 4.981 novos casos de coronavírus e duas mortes pela doença no estado. Desde o início da pandemia, 1.591.269 casos da Covid-19 foram confirmados e 30.049 pessoas morreram por causa da doença na Bahia. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 53%, ou seja, 101 dos 190 disponíveis estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com quatro dos 23 leitos ocupados, o que corresponde a 17% de ocupação. Vacinação - Até o momento, a Bahia tem 11.619.051 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.701.320 com a segunda dose ou dose única, 6.378.190 com a dose de reforço e 811.267 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 979.458 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 562.846 já tomaram também a segunda dose.

  • Casos de Covid-19 crescem após período de festas juninas

    Foto: Reprodução | Agência Sertão Foto: Reprodução | Agência Sertão
    Por Miriam Hermes / Jornal A Tarde

    05/07/2022 - 08:00


    Ocupação em leitos, na Bahia, subiu de 15% para 37% entre 2 de junho e 4 de julho

    BAHIA

    - Aumento de casos confirmados de Covid-19, notadamente em lugares que ocorreram grandes festas de junho, é percebido pelos registros oficiais da doença e provocou o adiamento do início do segundo semestre letivo deste ano em Guanambi, na região sudoeste. No estado, embora em número menor proporcionalmente se comparado com outros períodos da doença, a ocupação de leitos subiu de 15% para 37% entre 2 de junho e 4 de julho. Nos leitos de enfermaria, a ocupação passou de 10% para 32% e na UTI de 21% para 44% no período, acendendo o alerta das autoridades. Os dados são dos boletins diários da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Em Guanambi foi anunciado, no domingo passado, que o retorno das aulas, previsto para ontem, foi adiado para a próxima segunda-feira, por meio de nota da Secretaria de Educação. Naquela data, o município estava com 12 pessoas internadas, 655 casos ativos, 40 casos confirmados nas últimas 24 horas, somando 138 óbitos. Além dos festejos entre amigos e familiares, Guanambi teve duas grandes festas juninas (Mutãns no distrito e Gurutuba, na sede). Mas já no final de maio o município estava com número crescente de casos. No dia 30 de maio, quando registrava aumento de 20 casos em uma semana, um decreto municipal voltou à obrigação do uso de máscaras em lugares fechados por parte da população. “Mas a gente percebe que muitas pessoas não respeitam os protocolos, como se a doença estivesse controlada”, lamentou a comerciária Angela Pereira. Ela reclamou que está com dificuldades de se manter no emprego diante desta situação. “Recomecei a trabalhar no semestre passado, depois que as crianças voltaram às aulas presenciais. Hoje (ontem) não fui. Estou vendo como faço para os próximos dias”, disse. Disparada: Guanambi ocupava, ontem, o terceiro lugar no estado entre os municípios com mais casos ativos de Covid-19, atrás de Salvador, com 2.002 casos e Paulo Afonso, com 727 pessoas em observação com a doença. Em Salvador, os números também indicam crescimento de casos com reflexo na ocupação total dos leitos que passou de 18% no dia 2 de junho para 54% no dia 4 de julho. No período, a UTI adulto passou de 20% para 60% e a UTI pediátrica de 90% para 40%, indicando uma mudança no perfil dos pacientes. Já os leitos de enfermaria de adultos passaram de uma ocupação de 13% para 63% e os pediátricos de 0% para 5%. Para contextualizar a situação, a reportagem fez contato com a Secretária de Saúde de Guanambi e com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Entretanto, não obteve retorno até o fechamento desta edição.