• Pandemia reduz renda de 80% das famílias de classe média

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Gabriel Amorim

    18/04/2021 - 12:33


    Dados são de pesquisa realizada pelo IBGE

    ECONOMIA

    - Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam redução de renda de 80% das famílias de classe média durante a pandemia. Segundo a pesquisa, oito em cada dez famílias com rendimento mensal acima de cinco salários mínimos perderam renda nos últimos meses de 2020. Na maioria das famílias, a redução atingiu entre 20% e 50% do que se costumava ganhar por mês. 7% dos domicílios perderam tudo o que habitualmente recebiam –ou seja, quem trabalhava naquela família ficou sem trabalho.

  • Major da PM morre após grave acidente de moto em Cândido Sales

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/04/2021 - 11:00


    SUDOESTE

    - O Major Nivaldo Góes de Oliva Júnior, de 48 anos, morreu após a motocicleta em que conduzia ter sido atingida por um carro, na noite de ontem (17), na BR-116, na cidade de Cândido Sales, no sudoeste baiano. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão aconteceu porque o automóvel invadiu a pista em sentido contrário, chocando-se frontalmente com o veículo que Nivaldo conduzia. Ainda de acordo com a PRF, existe suspeita que o condutor do automóvel estivesse sob efeito de bebida alcoólica no momento do acidente. O motorista foi preso em flagrante por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e, neste momento, se encontra custodiado na Delegacia Judiciária de Cândido Sales. O Major Nivaldo comandava a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e fazia parte da corporação há 28 anos. Em nota, a PM informou, com pesar, o falecimento de Goes. "É com profundo pesar que o Comando de Policiamento da Região Sudoeste informa o falecimento do Major PM Nivaldo Góes de Oliva Júnior, ocorrido na noite deste sábado (17), vítima de um acidente automobilístico. O Major Oliva Júnior tinha 48 anos e comandava a 77ª CIPM, Zona Leste de Vitória da Conquista. Profissional dedicado e amigo fiel, ele deixa os pais e irmãos. O sepultamento acontecerá na cidade de Alagoinhas - BA."

  • STF dá prazo para Bahia fornecer informações sobre toque de recolher

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Gabriel Amorim

    18/04/2021 - 10:00


    Outros seis estados também foram intimados na decisão do ministro Gilmar Mendes

    BAHIA

    - Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Bahia forneça informações sobre medidas restritivas adotadas para conter a disseminação da Covid-19. Além do governo baiano, outros seis estados também terão prazo de dez dias para enviar esclarecimentos. Foram citados na ação, os estados do Acre, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe que devem seguir as solicitações do STF. As informações requisitadas pelo Supremo Tribunal Federal não foram detalhadas. A decisão, publicada eletronicamente na última sexta-feira (16), ainda determina que, depois da manifestação dos estados,  "remetam-se os autos, sucessivamente, ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, para que se manifestem no prazo de 5 dias".

  • Cerca de 250 famílias de Igaporã receberão alimentos de produtores locais

    Foto: Reprodução | Ascom PMI Foto: Reprodução | Ascom PMI
    17/04/2021 - 21:30


    IGAPORÃ

    - Produtores locais e a Prefeitura Municipal de Igaporã acertaram os últimos detalhes para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2021, que beneficiará 23 produtores locais e fornecerá produtos alimentícios para 250 famílias carentes do município a cada 15 dias. A Secretaria Municipal de Assistência Social escolheu as famílias inscritas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que vivem sob condições de vulnerabilidade social, residentes na sede e nas comunidades rurais de Caiçara, Salgado, Santa Maria e Alecrim. De acordo com a Secretária Ediana Pereira de Oliveira, famílias de outras comunidades poderão ser incluídas no programa. Os beneficiados do PAA em Igaporã vão receber tapioca, raiz de mandioca, farinha, banana, abóbora, cenoura, pimentão, cebola, batata inglesa, pão caseiro, biscoito voador, tomate, rapadura e laranja. Na cidade, os alimentos serão entregues na sede da Secretaria. O PAA: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pela Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, com o objetivo de apoiar e incentivar a agricultura familiar no Brasil, beneficiando agricultores, cooperativas e associações que vendem seus produtos para órgãos públicos. Através do PAA, os órgãos públicos podem adquirir os produtos sem a necessidade de licitações, destinando-os à rede socioassistencial. Em 2020, o programa beneficiou cerca de 12 milhões de pessoas em todo o país. “O PAA fortalece a nossa luta por levar melhores condições de vida à população mais carente, atingindo desde aquele pequeno agricultor que trabalha no campo em conjunto com os seus familiares, até a família carente que encontra dificuldades para o seu sustento. O apoio aos mais necessitados é uma das nossas principais bandeiras administrativas”, disse o prefeito Neto Cotrim.

  • Internet gratuita será oferecida à população de Igaporã

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    17/04/2021 - 20:45


    IGAPORÃ

    - A população de Igaporã poderá acessar a internet gratuitamente a partir de um ponto de acesso que será instalado na Praça Bernardo de Brito, com um raio de alcance estimado em 2 mil metros. O sinal de wifi será transmitido de forma aberta, mas cada pessoa terá o limite máximo de 4 horas por dia para usufruir dos benefícios da rede mundial de computadores. O serviço será oferecido através do projeto Conecta Bahia, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Igaporã. O Conecta Bahia, criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), instalará pontos de acesso a internet gratuita em 54 cidades do interior do Estado, com prazo de conclusão previsto para 2022. De acordo com a Secti, a ação é um importante passo na popularização da internet no estado, oferecendo conexão a internet de forma gratuita, possibilitando ao cidadão acesso a uma variedade de serviços disponíveis na grande rede, como o SAC digital. O coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo de Oliveira, explica que, para além da capacidade de fornecer o acesso gratuito ao WiFi e aos serviços que podem ser acessados por ele, o Conecta Bahia pode se tornar uma boa ferramenta de comunicação entre a gestão pública e a população, integrando os cidadãos às iniciativas dos governos estadual e municipais. “Por intermédio da utilização da tecnologia WIFI em praças, a administração pública poderá entender melhor as demandas da população, criando um canal ativo de participação do cidadão. No futuro, essas informações podem, inclusive, servir de base para a criação de políticas públicas”, afirma Grinaldo de Oliveira, coordenador geral de Infraestrutura da de TI da Secti.

  • Caetité possui 150 casos ativos de Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/04/2021 - 20:30


    CAETITÉ

    - Neste sábado (17), a Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), em atualização de boletim epidemiológico, divulgou os números do quadro pandêmico caetiteense. São os seguintes: 150 casos ativos; 61 pessoas aguardando resultado de teste; 14 pacientes hospitalizados; 4 casos positivos em 24 horas; 1.826 casos confirmados, dos quais 1.654 são de pessoas recuperadas da doença. Em Caetité, 18 pessoas perderam suas vidas por conta da Covid-19.

  • Guanambi possui 32 pacientes internados com Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/04/2021 - 20:00


    GUANAMBI

    - Segundo boletim epidemiológico divulgado neste sábado, pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), nas últimas 24 horas, mais 21 novos casos de coronavírus foram registrados na cidade. Portanto, o número de casos ativos de Guanambi é 185, dos quais 32 pacientes precisaram de internação. Ao todo, são 5.954 casos confirmados, sendo que deste contingente, 5.711 são de pessoas recuperadas da doença. Em Guanambi, 58 perderam suas vidas em decorrência de complicações da Covid-19.

  • Brumado não registra morte por Covid-19 neste sábado

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/04/2021 - 19:45


    BRUMADO

    - Brumado possui uma das piores situações da Bahia no que diz respeito à Covid-19, quando se levado em consideração o tamanho de sua população. São 7.790 casos confirmados, sendo que desta parcela 6.954 brumadenses podem se considerar recuperados da doença. Confira os números do boletim epidemiológico de Brumado, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau-Bdo), na noite deste sábado (17): 94 aguardam resultado de teste; 40 pacientes hospitalizados; 686 casos ativos e 30 casos positivos notificados em 24 horas. Hoje, a Sesau-Bdo não notificou óbito pela doença. Em Brumado, 150 pessoas tiveram suas vidas interrompidas pela Covid-19.

  • Através de emendas, Charles Fernandes destina mais implementos para Matina

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    17/04/2021 - 19:00


    MATINA

    - A prefeita Olga Gentil, acompanhada do vice prefeito Irineu Fernandes e do vereador Valú, participou na manhã desta sexta feira dia 16, do ato de entrega de máquinas e implementos agrícolas, provenientes de Emenda Parlamentar do Deputado Charles Fernandes, na sede da Codevasf em Guanambi. Na oportunidade estavam presentes lideranças políticas e comunitárias de vários municípios contemplados pela ação do deputado. Para o município de Matina foram  destinadas uma carreta e uma ensiladeira para a Associação do Mocó, mais uma carreta e uma ensiladeira para Associação da Lagoa da Pedra, entregues aos presidentes PC e Marcelo, respectivamente representantes das duas associações, que já haviam recebido os tratores e outros implementos anteriormente. Na oportunidade a prefeita Olga pronunciou agradecendo ao deputado Charles pela atenção que tem dado ao município, destinando emendas que favorecem à comunidade. “Esse é mais um gesto da atenção e do cuidado que o deputado Charles tem com o povo do nosso município; juntos, vamos seguir trabalhando para proporcionar mais benefícios e bem estar para nossa população.”- declarou a prefeita.Em sua fala o deputado Charles Fernandes, enfatizou: “Eu cumpro com muita alegria, mais uma etapa dessa parceria que vamos continuar e reforçar junto aos municípios que representamos, principalmente fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a geração de emprego e renda do campo com melhoria da qualidade de vida da sua população.

  • Bahia registra 3.889 casos e 94 mortes por Covid-19 em 24h

    Foto: Divulgação | Secom Foto: Divulgação | Secom
    Por Kamille Martinho

    17/04/2021 - 19:00


    Ao todo, a Bahia tem 859.760 casos confirmados e 17.228 óbitos desde o início da pandemia

    BAHIA

    - A Bahia registrou nas últimas 24 horas 3.889 casos de coronavírus e 94 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (17) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, a Bahia tem 859.760 casos confirmados e 17.228 óbitos desde o início da pandemia. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.228, representando uma letalidade de 2,00%. Dentre os óbitos, 55,45% ocorreram no sexo masculino e 44,55% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,62% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,92%, preta com 15,31%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,55% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,70%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,70%). Ao todo, 826.161 pessoas já estão curadas da doença. Na Bahia, 46.529 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. No estado, dos 3.408 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 2.389 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 80%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia.

  • Superintendente da INB é acusado de usar carros da estatal para transporte de material de construção para erguer a própria casa

    Foto: Reprodução | INB Foto: Reprodução | INB
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/04/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - O Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião (Sindmine) denunciou Carlos José Passos Sapucaia, superintendente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), por fazer uso de carros e também de motoristas da estatal, para transportar materiais de construção, que foram usados em uma obra particular. As informações são do jornal O Estado de São Paulo (Estadão). O caso foi apresentado  ao Ministério Público Federal em Guanambi. De acordo com informações do Estadão, o Sindmine afirma que os motoristas chegaram a desviar da rota em até 400 Km, para poderem transportar material de construção (pisos), para uma construção de uma casa do superintendente. A reportagem do jornal paulista ainda detalha que Sapucaia solicitava os veículos, em geral, às quintas-feiras, sempre com o tanque cheio, e só entregava na segunda-feira, com o combustível na reserva. “Algumas atividades da empresa foram temporariamente suspensas porque os veículos estavam sob a posse do superintendente”, afirma o sindicato. O Sindmine relata que os carros eram entregues cheios de poeira  e quase sem combustível. Em uma viagem, Carlos incumbiu um funcionário da INB que buscasse um gerador de energia e o levasse para sua obra, na cidade de Riacho de Santana. Outro fato narrado pela denúncia diz respeito sobre uma viagem que seguia o percurso entre Caetité (BA), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP) e Resende (RJ) (cidades que INB possui algumas de suas bases) teve que passar por Piracicaba (SP), o que resultou em um desvio de mais de 400 Km, para poder pegar material de construção. O sindicato também incluiu na denúncia Rogério Mendes Carvalho, por ter sido alertado sobre as irregularidades praticadas por Carlos Sapucaia, mas Rogério não procurou tomar nenhuma providência.

  • Um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer devem chegar ao Brasil no dia 29

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Cristiele França

    17/04/2021 - 15:00


    Carregamento do primeiro lote das 100 milhões de doses adquiridas pelo país será desembarcado no aeroporto de Viracopos, em Campinas

    SAÚDE

    - O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer, com 1 milhão de doses, tem previsão de chegada ao Brasil no próximo dia 29, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).A carga deve ser recepcionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e autoridades. O carregamento virá de uma da fábrica da farmacêutica na Bélgica. Na última quarta-feira (14), Queiroga afirmou que o governo conseguiu antecipar a chegada ao país de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Além disso, anunciou um aumento de 2 milhões no total de doses que devem ser entregues até junho. Vale lembrar que em agosto de 2020, a Pfizer ofereceu para o governo federal 70 milhões de doses, com entrega a partir de dezembro daquele ano. Mas na ocasião o presidente Jair Bolsonaro exigiu da empresa um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina e recusou a proposta. Após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo brasileiro fechou um contrato para compra de 100 milhões de doses, mas com previsão de entrega apenas a partir do segundo semestre. O imunizante foi o primeiro a obter registro no Brasil.

  • Região de Bom Jesus da Lapa passará a contar com policiamento especializado da Cipe

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/04/2021 - 14:30


    BOM JESUS DA LAPA

    - A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou a criação da Companhia Independente de Policiamento Especializado Velho Chico (Cipe Velho Chico), em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. De acordo com informações da SSP-BA, Cipe Velho Chico irá realizar policiamento ostensivo, tático, preventivo em 16 cidades da Região Oeste, entres elas a própria Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Barra, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã,Malhada, Matina, Morpará, Moquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. Ainda conforme a SSP-BA, Bom Jesus da Lapa foi escolhida como sede por conta de sua localização geográfica, por situar-se na parte central da referida região.

  • Livramento: autor de denúncias contra prefeito Ricardinho pede para que o gestor defenda a sua honra

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    17/04/2021 - 09:30


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - O economista livramentense, Lucas Spínola, é autor de denúncias contra o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro (Rede). O denunciante protocolou junto a órgãos fiscalizadores — Polícia Estadual, na delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (DECECAP), Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas dos Municípios —, em que aponta para possíveis fraudes envolvendo licitações da Prefeitura Municipal, no que diz respeito à aquisição de combustíveis, outra relativa à compra de gás de cozinha e terceira versa sobre uma locatária de máquinas. Inclusive, em relação à esta última, um requerimento para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi arquivado pela Câmara de Vereadores de Livramento, após retirada da assinatura do vereador Zé de Vital (PSD), que compunha uma das cinco assinaturas necessárias para estabelecimento de quórum mínimo, visto que a assembleia livramentense possui 13 parlamentares. Segundo fontes ligadas à gestão municipal, consultadas por este site sob a condição de sigilo, Ricardinho mobilizou grandes esforços para que a CPI não fosse instalada, dada a repercussão que o fato tomou na referida cidade. Neste ínterim, Spínola concedeu uma entrevista para a Rádio 88 FM, no programa Jornal da 88, em que detalhou o escopo de suas denúncias. Em trecho de sua fala, Lucas afirmou que seria oportuno que Ricardinho preservasse por sua honra e que apresentasse à comunidade documentos que atestassem a lisura dos processos licitatórios. “Que bom seria que o prefeito [Ricardinho] prezasse tanto por sua honra, e com o mesmo rompante ameaçador e intimidatório que prestou queixa contra as pessoas que compartilharam os áudios de *Bibiu, que ele fosse corajoso o suficiente, e trouxesse a público documentos que negassem tudo isso que foi denunciado ou comentado. Não é escondendo ou retirando da garagem os veículos que foram mencionados por Bibiu, que toda essa história vai ganhar um novo enredo”, categorizou. A Prefeitura de Livramento ainda não se manifestou sobre o caso.

    Bibiu é um ex-funcionário da prefeitura, que teve áudios vazados, em que acusa Ricardinho e seu filho, Aécio Ribeiro, de serem donos de um conjunto de maquinários que estão a serviço da prefeitura.

  • Governo prorroga toque de recolher e proibição de shows e festas na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    16/04/2021 - 23:00


    Restrição de locomoção noturna vale das 20h às 5h

    BAHIA

    - O Governo do Estado prorrogou até o dia 26 de abril o toque de recolher noturno além da suspensão de shows, festas e atividades esportivas coletivas em toda a Bahia. A prorrogação das medidas restritivas, que visam conter a disseminação da Covid-19, está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de amanhã (17). O toque de recolher vale das 20h às 5h, sendo proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Os shows e as festas, públicas ou privadas, continuam proibidas, independentemente do número de participantes, em todo território baiano. Somente eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas, desde que respeitados os protocolos sanitários, com exceção de 99 municípios, onde permanecem suspensos eventos e atividades independentemente do número de participantes. Também continua proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 23 de abril até as 5h de 26 de abril, em todo o estado.