• Caetité atinge a marca de 500 casos ativos de Covid; em Guanambi, 117 casos são registrados em 24h

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    28/01/2022 - 21:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi atualizaram nesta sexta-feira (28), a situação da pandemia do novo coronavírus nos respectivos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 500 casos ativos; 5.463 casos positivos; 4.914 casos curados; 233 pacientes aguardando resultado de teste; 03 pacientes internados e 49 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 296 pessoas aguardando resultado de teste; 441 casos ativos; 13.553 casos positivos; 12.981 casos curados; 07 pacientes internados; 117 casos casos em 24 horas e 131 óbitos.

  • Bahia se aproxima de 30 mil casos ativos de Covid-19, maior registro desde julho de 2020

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    28/01/2022 - 20:00


    Em 24 horas, foram registradas mais 7.991 novas infecções e 28 mortes pela doença no estado

    BAHIA

    - A Bahia atingiu 29.670 casos ativos da Covid-19 nesta sexta-feira (28), número mais alto desde meados do primeiro ano de pandemia. A última vez que o estado teve um número de casos ativos maior foi no dia 13 de julho de 2020, quando foram registradas 30.221 ocorrências. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A notificação de casos ativos está mais de 16 vezes maior do que a registrada no primeiro dia do ano. Em 1º de janeiro, a notificação estava em 1.830. Desde então, os casos ativos vêm crescendo cada vez mais. Ainda de acordo com o levantamento da pasta, a Bahia contabilizou 7.991 novos casos do coronavírus e mais 28 mortes pela doença nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 29.670 pessoas morreram no estado em decorrência da Covid e 1.347.375 tiveram a infecção confirmada. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 75% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 69%. Vacinação - Até o momento a Bahia tem 11.087.329 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.217 com a dose única, 9.404.099 com a segunda dose e 2.308.875 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 53.483 crianças já foram imunizadas.

  • Ômicron é responsável por mais de 71% dos casos de coronavírus na Bahia

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    28/01/2022 - 18:00


    casos foram identificados em 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária entre 3 e 86 anos

    BAHIA

    - O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a variante ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano, em nova rodada de sequenciamento genético. Do total de 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta-feira (28), a ômicron foi identificada em 46 amostras. Já a variante delta foi detectada em 16, e uma amostra teve resultado inconclusivo. Os casos foram identificados em 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos. Foram registrados nos seguintes municípios: Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba. Além destes, turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que o maior número de toda a pandemia foi 30.221 casos ativos em julho de 2020″, afirma. A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

  • Caetiteense encontra tatu em sua residência e devolve animal à natureza

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Jorge Santana e Redação

    28/01/2022 - 16:35


    CAETITÉ

    - Na última quinta-feira (27), um caetiteense encontrou um tatu nas imediações de sua residência, no bairro Prisco Viana, em Caetité, e devolveu o animal à natureza. Em geral, neste tipo de caso, com o desmatamento do habitat natural, o bicho acaba migrando para localidades de habitação urbana. O site Sudoeste Bahia (SB) entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente, Henrique Portella, que disse que o procedimento de devolução do animal deve ser feito por segmento específico do poder público. “O resgate e soltura de animais silvestres deve ser obrigatoriamente realizado por empresa devidamente capacitada e autorizada pelo poder público responsável. No caso de aparição em áreas urbanas, residências ou vias públicas é importante que o cidadão acione a instituição pública responsável presente no local para que o animal seja resgatado, transportado e solto corretamente. Este procedimento visa proteger a integridade tanto do animal silvestre como da população, sabemos que em muitas ocasiões pode-se ocorrer do animal, por se sentir ameaçado, vir a atacar por isso a importância que este procedimento seja realizado por um profissional da área”, explicou Henrique. O secretário também ressaltou o fato que animais como o tatu são alvos de caça predatória, o que é proibido por lei e, portanto, passível de punição. “É importante saber que a Lei Federal Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente estabelece no Art. 29 que quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa”, alertou. 

  • Homem é encontrado morto em estrada vicinal de Carinhanha

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    28/01/2022 - 15:58


    CARINHANHA

    - Um homem de 57 anos, de nome Maurinho José Gonçalves Neto, foi encontrado morto em uma estrada vicinal, em uma localidade nas proximidades de Bebedouro, zona rural de Carinhanha, na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 06h15. Segundo informações de moradores da região, suspeita-se que Maurinho estava embriagado, tenha caído em poça d'água e se afogou. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o processo de remoção do corpo de Neto, encaminhado, posteriormente, para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, para ser necropsiado.

  • Homem é preso após colocar chumbinho em salsichas para matar ex companheira

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    28/01/2022 - 15:44


    BAHIA

    - A Polícia Civil de Ilhéus, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem de 39 anos, acusado de tentativa de feminicídio contra sua ex companheira, em crime ocorrido no dia 26 de março de 2015, no bairro do Basílio, em Ilhéus. O indivíduo foi denunciado por ter empregado a substância venenosa conhecida como “chumbinho” em algumas salsichas que estavam sendo preparadas por sua ex companheira. Ela notou pontos pretos no produto, desconfiando que houvesse sido envenenado e, por tal motivo, não o consumiu, e procurou atendimento na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que identificou a substância venenosa com o auxílio do Departamento de Polícia Técnica. As informações são do blog Giro em Ipiaú. 

  • Idosa é assaltada por motociclista no centro Guanambi

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    28/01/2022 - 15:05


    GUANAMBI

    - Na tarde desta quinta-feira (27), uma idosa de 72 anos foi assaltada e teve a bolsa roubada na Rua Cassimiro de Abreu, no centro de Guanambi. Câmeras de segurança instaladas em comércio no entorno de onde ocorreu o crime flagraram o momento em que o criminoso desce de uma moto prata e puxa a bolsa da idosa. Na bolsa continha cartões bancários, celular, perfumes e o valor de R$ 200 reais em espécie. Durante a ação do criminoso, a idosa chegou a sofrer aranhões nas mãos e braços. De acordo com as informações da Polícia Militar (PM), o suspeito fugiu e não foi localizado.

  • Oeste: homem é preso vendendo maconha aromatizada para clientes exigentes

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    28/01/2022 - 14:00


    No total, foram apreendidos mais de meio quilo de maconha, 18 mudas de entorpecentes, uma balança, três frascos de anabolizantes, um celular e uma motocicleta

    Luís Eduardo Magalhães

    - Um homem foi preso em flagrante em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, com mudas de maconha no quintal de casa. Os policiais foram até a residência do suspeito, que não teve o nome identificado, após denúncias que ele estava recebendo com frequência drogas por correspondência. Segundo a polícia, a droga era enviada diretamente do Paraguai. “Ele disse que recebia maconha aromatizada de outro país e que possui  diversos clientes com gostos diferenciados. Informou também que possuía mudas de maconha no quintal da casa onde mora, que ainda não estavam prontas para o consumo”, disse o major Castro Damasceno, que investiga o caso. No total, foram apreendidos mais de meio quilo de maconha, 18 mudas de entorpecentes, uma balança, três frascos de anabolizantes, um celular e uma motocicleta. O suspeito foi autuado por tráfico de drogas.

  • Mulher de 82 anos morre vítima da Covid-19 em Riacho de Santana

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    28/01/2022 - 12:30


    RIACHO DE SANTANA

    - A Secretaria Municipal de Saúde de Riacho de Santana divulgou, na noite desta quinta-feira (28), a 44ª morte em virtude da covid-19. A vítima é uma idosa de 82 anos que reside na zona rural. O último boletim epidemiológico do município indica que no total, deste o início da pandemia, são 2.368 casos positivos, 2.180 recuperados. O número de casos ativos caiu de 168 para 144.

  • Anvisa libera comercialização de autotestes de Covid-19

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    28/01/2022 - 12:03


    Os autotestes liberados são os de antígenos - feitos a partir da coleta do material no fundo da boca e do nariz e busca sinais de anticorpos ativos, gerados pelo corpo após a infecção

    COVID-19

    - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta sexta-feira (28), a venda de autotestes de Covid-19. Para que a comercialização seja iniciada, as empresas interessadas precisam antes pedir o registro junto à Anvisa. Por isso, a medida não tem efeito imediato, cada solicitação será analisada. Os autotestes liberados são os de antígenos - feitos a partir da coleta do material no fundo da boca e do nariz e busca sinais de anticorpos ativos, gerados pelo corpo após a infecção. Os testes RT-PCR é mais preciso e detecta a presença do material genético do coronavírus. O Ministério da Saúde deve incluir as orientações da Anvisa sobre o uso de autotestes no Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19 (PNE Teste). A Anvisa também sugeriu que as empresas criem estratégias para que as pessoas que realizem os testes e tenham resultado positivo possam informar os resultados de forma online. A estratégia é evitar uma subnotificação. Além disso, resutados positivos em autoteste não necessariamente confirmam infecção por Covid-19. Assim, é preciso procurar uma unidade de atendimento para realizar a confirmação do diagnóstico, considerou a Anvisa.

  • Região: por fraudes no Auxílio Emergencial, Operação Sly cumpre mandado de busca e apreensão

    Foto: Divulgação | PF    Foto: Divulgação | PF
    28/01/2022 - 10:54


    O suspeito teria cadastrado no aplicativo Caixa Tem (da Caixa Econômica Federal) ao menos sete contas, em nomes de terceiros, para receber o auxílio

    REGIÃO

    - A Polícia Federal deflarou nesta sexta-feira (28) uma operação para reprimir fraudes no Auxílio Emergencial pago durante a pandemia da Covid-19. A Operação Sly cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. A Justiça Federal também determinou a quebra de sigilo bancário do investigado pela operação. A investigação começou ano passado e envolveu a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O suspeito teria cadastrado no aplicativo Caixa Tem (da Caixa Econômica Federal) ao menos sete contas, em nomes de terceiros, para receber o auxílio. O prejuízo estimado é de R$ 80 mil. O nome Sly, que batiza a operação, vem do inglês e se refere a fraudadores e golpistas.

  • Chuva provoca estragos e destrói ruas em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    28/01/2022 - 10:30


    Comerciantes chegam a usar entulhos para tapar buracos

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Uma chuva forte voltou a atingir a cidade de Vitória da Conquista na tarde de quinta-feira (27), cerca de um mês após os estragos causados por enchentes e temporal em dezembro passado. As ruas da cidade, especialmente no centro, ficaram alagadas. A situação foi a mesma em regiões periféricas. Segundo a TV Sudoeste, uma rua no bairro Alto do Panorama ficou totalmente destruída pela chuva e valetas se abriram. Por causa da força da água, grandes pedras desceram da parte alta do bairro e prejudicaram ainda mais o tráfego na rua. Alguns proprietários improvisaram entulhos para tapar os buracos formados pela chuva na tentativa de evitar maiores prejuízos. As informações são da TV Sudoeste. À reportagem, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que aguarda alguns dias de estiagem para realizar obras emergenciais de cascalhamento e uma máquina deve ser utilizada para dar condições de trânsito nas ruas danificadas. A gestão municipal ainda disse que aguarda o término de outra obra de drenagem da água da chuva para começar a obra de asfaltamento. Não há previsão de quando os trabalhos serão iniciados.

  • Livramento: familiares alegam que nem todos os herdeiros foram notificados sobre a demolição do Casarão Alcântara

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    28/01/2022 - 10:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Ao que tudo indica, Livramento de Nossa Senhora vai perder um de seus imóveis mais representativos, o Casarão Alcântara, imóvel com construção datada do século XIX, com arquitetura de estilo colonial. Isso porque, com as chuvas que assolaram a Região Sudoeste, parte do prédio cedeu. E diante do estado de degradação física do palacete, um parecer técnico foi feito pela Prefeitura Municipal de Livramento, em que pede a demolição urgente da construção ou a restauração imediata da mesma. No entanto, alegando alto custo para revitalização do Casarão Alcântara, um comunicado feito pelo advogado Edson Salomão informou que o imóvel será demolido. Porém, conforme publicação nas redes sociais, a decisão pela demolição não passou pelo crivo de todos os herdeiros. A postagem que foi feita no perfil do Instagram de uma loja de roupas afirma que: “são muitos herdeiros e todos têm que receber um comunicado. Autoridades procurem saber quem vocês mandaram e se a pessoa reuniu com os herdeiros”, diz a legenda da postagem que utilizou uma foto da fachada do casarão.

  • Governo da Bahia não vai exigir comprovante de vacinação a menores de idade

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    28/01/2022 - 09:00


    Na segunda-feira (24), o governo anunciou que o comprovante de vacinação está entre os documentos exigidos para matrícula dos estudantes

    BAHIA

    - O governador Rui Costa assegurou, na última quinta-feira (27), que as escolas estaduais não exigirão comprovante de vacinação contra Covid-19 a alunos menores de idade. Rui explicou que não pode fazer a exigência porque a decisão sobre a imunização não cabe exclusivamente a eles. Na segunda-feira (24), o governo anunciou que o comprovante de vacinação está entre os documentos exigidos para matrícula dos estudantes. Em coletiva à imprensa, Rui esclareceu que ele só pode ser cobrado a maiores de idade. "Quem é menor de idade tem aspectos legais em você negar, eventualmente, estudo de uma criança, porque ele não decide sozinho se vacina ou se não vacina”, justificou.

  • Laboratórios privados deixam de notificar casos de Covid-19 na Bahia, diz Sesab

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    28/01/2022 - 08:00


    Foram identificados pacientes que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 em três redes laboratoriais, que não foram notificados nos sistemas oficiais

    BAHIA

    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) identificou pacientes que testaram positivo para a Covid-19 nas redes laboratoriais Sabin, LPC e Hermes Pardini, na capital baiana e em Lauro de Freitas, nos últimos dois meses, sem que os casos tenham sido notificados nos sistemas oficiais. A Sesab explica que, assim como os serviços públicos, todos os privados, incluindo as farmácias, devem, obrigatoriamente, notificar os casos positivos de Covid-19, no sistema do Ministério da Saúde, em até 24 horas. Ainda segundo a secretaria, isso não vem ocorrendo dentro dos prazos estabelecidos, com atrasos que ultrapassam os 30 dias, causando subnotificação. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “os serviços de saúde que descumprem a regra ficam sujeitos a sanções, como multa ou até mesmo interdição do estabelecimento, pela infração sanitária”, afirma. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia, Rivia Barros, destaca que “um trabalho conjunto das vigilâncias municipais e do estado vai apurar a dimensão das subnotificações destas redes laboratoriais”. A legislação em vigor diz que, de acordo com portaria ministerial nº 1.792, de 17 de julho de 2020, deverão ser notificados ao Ministério da Saúde todos os resultados dos testes de diagnóstico realizados, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos, em qualquer que seja a metodologia de testagem utilizada. Os resultados de exames laboratoriais realizados pelos laboratórios particulares devem ser disponibilizados para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atualização e conclusão da investigação. A diretora em exercício do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Felicidade Pereira, acrescenta que nem todos os laboratórios públicos e privados da Bahia estão habilitados a realizar o teste do tipo RT-PCR para a Covid-19. “Apenas 33 redes laboratoriais, já incluindo estruturas universitárias, estão habilitadas pelo Lacen-BA ou por laboratórios de referência de outros estados a fazerem o RT-PCR. Essa habilitação atesta a qualidade no processamento das amostras, porém, ainda assim, há instituições que mesmo habilitadas não estão realizando a notificação compulsória em tempo oportuno”, avalia a diretora em exercício, ao apontar um aumento da fiscalização por parte das vigilâncias municipais e estadual.