Homem condenado por roubo de R$ 450 mil em ouro é preso em Brumado
Foragido foi localizado após ação de inteligência; crime ocorreu em 2018 e teve grande repercussão na região
Foragido foi localizado após ação de inteligência; crime ocorreu em 2018 e teve grande repercussão na região
Foragido foi localizado após ação de inteligência; crime ocorreu em 2018 e teve grande repercussão na região
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Flávia Vieira | Ascom SSP
Um homem de 43 anos, condenado por participar de um roubo de R$ 450 mil em ouro em Brumado, foi preso na noite de quarta‑feira (24) durante uma operação da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO). A captura aconteceu por volta das 19h30, após levantamento do setor de inteligência da unidade. Segundo a Polícia Militar, a equipe recebeu informações precisas sobre o paradeiro do condenado e iniciou diligências até localizá‑lo. Ele não resistiu à abordagem e afirmou aos policiais que estava morando em Cariacica, no Espírito Santo. O homem também disse que sabia da existência do mandado de prisão expedido pela Justiça. A ordem judicial é referente a uma condenação por roubo majorado, cometido com arma de fogo e participação de mais de uma pessoa. O crime ocorreu em setembro de 2018, quando ele e um comparsa invadiram uma residência em Brumado. Durante a ação, uma mulher foi rendida e amarrada com fita adesiva enquanto os assaltantes levavam o ouro avaliado em quase meio milhão de reais. O caso ganhou destaque na época pelo alto valor dos bens roubados. A sentença determinou pena de 8 anos, 4 meses e 25 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Após ser detido, o homem foi informado sobre seus direitos e encaminhado para a delegacia, onde passou pelos procedimentos legais. Ele será transferido para o sistema prisional para iniciar o cumprimento da pena.
Levantamento realizado entre 21 e 24 de junho mostra disputa apertada entre o petista e o senador do PL; demais candidatos aparecem com até 4%
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, com 40%, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (25). Na sequência aparece o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 36%. De acordo com o levantamento, a diferença entre os dois principais candidatos é de quatro pontos percentuais. Atrás de Lula e Flávio Bolsonaro, a pesquisa aponta um empate técnico entre cinco candidatos dentro da margem de erro. Renan Santos (Missão) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), aparecem com 4% das intenções de voto cada. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (DC) e o escritor Augusto Cury (Avante) registraram 3% cada. Os eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo somam 5%, enquanto 3% disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder. A pesquisa ouviu 2.400 pessoas em todo o país entre os dias 21 e 24 de junho de 2026. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05722/2026.
Jovem tentou escapar de abordagem no bairro Beija‑Flor
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um motociclista de 26 anos ficou ferido na manhã de quarta‑feira (24) após tentar fugir de uma abordagem da Polícia Militar no bairro Beija‑Flor, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a PM, a guarnição fazia rondas quando flagrou o condutor pilotando uma moto com escapamento adulterado. Ao perceber a aproximação da viatura, ele acelerou e iniciou a fuga pelas ruas do bairro. Durante a perseguição, o motociclista perdeu o controle ao passar sobre um monte de areia em uma curva e caiu. Ele sofreu escoriações leves e recusou atendimento médico. Após os procedimentos no local, foi liberado na presença de um familiar. A motocicleta foi apreendida e levada ao pátio, onde serão adotadas as medidas administrativas cabíveis.
Deputado terá de pagar R$ 20 mil em indenização ao PT.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Justiça do Distrito Federal condenou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais, após uma publicação em redes sociais que atribuía ao Partido dos Trabalhadores (PT) a responsabilidade pelo atentado a faca contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018. A decisão é de primeira instância e foi assinada pelo juiz Wagner Pessoa Vieira. Cabe recurso. Na publicação, o parlamentar divulgou um vídeo afirmando que “o PT mandou Adélio Bispo matar o até então candidato à Presidência Bolsonaro”. Ele também pediu que o conteúdo fosse compartilhado, alegando que a imprensa tentaria “abafar” a informação. O PT acionou a Justiça alegando que a declaração era falsa e que as investigações oficiais já haviam descartado qualquer envolvimento do partido no ataque. Em 2024, a Polícia Federal concluiu o inquérito e reafirmou que Adélio Bispo agiu sozinho no atentado ocorrido em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral de 2018. Na defesa apresentada no processo, Gayer afirmou que sua publicação estava protegida pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar. No entanto, o juiz entendeu que a postagem não tinha relação com o exercício do mandato e que a imunidade não pode ser usada para proteger a divulgação de informações falsas. Na decisão, o magistrado destacou que a publicação não teve caráter informativo ou de crítica política, mas sim de difusão de fato desconectado da realidade. Ele também afirmou que o conteúdo teve grande alcance nas redes sociais e contribuiu para a disseminação da informação. O juiz acrescentou ainda que agentes públicos devem ter responsabilidade ao se manifestar em redes sociais, especialmente quando suas publicações podem alcançar milhões de pessoas, reforçando que a liberdade de expressão não permite abuso nem divulgação de fake news.
Cooperativa afirma que vazamento chegou a 300 mil litros de água.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um aumento significativo no vazamento de água da Barragem de Ceraíma, localizada no distrito de Ceraíma, zona rural de Guanambi, tem gerado preocupação entre produtores do Perímetro Irrigado da região. Segundo representantes da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, a vazão aumentou de forma repentina nos últimos dias. De acordo com o presidente da cooperativa, Marco Antônio Fraga, o vazamento já alcança cerca de 300 mil litros de água. "Triplicou de uma hora para outra. Ninguém sabe o que está acontecendo", afirmou. Marco Antônio enfatizou que, o problema existe há aproximadamente dez anos, porém a situação se agravou nos últimos sete dias. O vazamento ocorre na galeria onde estão instalados os tubos responsáveis pela irrigação do perímetro agrícola. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela estrutura, chegou a iniciar uma obra para corrigir o problema. No entanto, os trabalhos estão paralisados, aumentando a preocupação dos produtores locais. Construída em 1965, a Barragem de Ceraíma é uma das principais estruturas hídricas da região e abastece centenas de produtores rurais. Segundo a cooperativa, o crescimento do vazamento levanta dúvidas sobre a segurança da barragem. "Ninguém sabe o que pode acontecer", alertou Bilunga, destacando o receio de que a situação possa comprometer a estabilidade da estrutura. Diante do cenário, a Cooperativa dos Irrigantes informou que pretende acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para cobrar providências e buscar uma solução definitiva para o problema.
Motocicleta era conduzida por um adolescente de 17 anos, atropelando um idoso de 76 anos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um idoso de 76 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta na madrugada desta quarta-feira (24), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Basílio Pereira dos Santos. O acidente aconteceu por volta das 5h10, no Povoado dos Patos, zona rural do município. Segundo informações da Polícia Militar, uma guarnição da 46ª Companhia Independente (CIPM) foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatou a morte da vítima. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, a motocicleta envolvida no atropelamento era uma Honda CG 160 Titan EX e estava sendo conduzida por um adolescente de 17 anos.O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor, quando não há intenção de matar, conforme previsto no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A autoridade policial solicitou a realização de exame necroscópico para auxiliar na apuração dos fatos. O corpo de Basílio Pereira dos Santos foi encaminhado ao Centro de Recebimento de Cadáveres e Perícias Técnicas (CRPT) de Brumado. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pela Polícia Civil, que deverá apurar as responsabilidades e a dinâmica do atropelamento.
Gerente da Ceasa de Aracaju morreu ainda no local do ataque.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Polícia Rodoviária Federal Bahia
Um homem suspeito de participar do assassinato de Silvio Roberto Marques Santos, gerente operacional da Ceasa de Aracaju, foi preso na tarde da última segunda-feira (22), na região de Poções, no sudoeste da Bahia. A captura aconteceu menos de 24 horas após o crime, graças a uma ação conjunta das forças de segurança da Bahia e de Sergipe. De acordo com as investigações, o homicídio ocorreu na noite de domingo (21), no Assentamento Marcelo Déda, localizado no município de Malhador, em Sergipe. Após o crime, a Polícia Civil sergipana identificou que um dos suspeitos estaria fugindo em direção à Bahia e emitiu um alerta às forças de segurança do estado vizinho. Com base em informações de inteligência e no monitoramento da rota utilizada na fuga, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiram localizar e interceptar o veículo utilizado pelo suspeito na BR-116, na região de Poções. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu após um assalto a um bar da localidade. Dois homens armados invadiram o estabelecimento, roubaram o local e fugiram a pé. Durante a fuga, eles encontraram Silvio Roberto em uma rua da comunidade. Ainda conforme a investigação, um dos criminosos efetuou disparos contra a vítima. O gerente da Ceasa não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes da chegada do socorro. Após a prisão, o suspeito foi colocado à disposição da Justiça e deverá passar pelos procedimentos legais para transferência a Sergipe.
Vítima foi encontrada sem sinais vitais em propriedade rural.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Um idoso de 87 anos foi encontrado morto em uma propriedade rural no município de Aracatu, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Jesuino Neves dos Santos, conhecido na comunidade como “Bidu do Mirante”. De acordo com informações iniciais, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro, mas encontrou o idoso já sem sinais vitais ao chegar ao local. Segundo relatos registrados na ocorrência, o corpo estava caído no chão e havia marcas de sangue nas proximidades, o que chamou a atenção das equipes que atenderam a situação. Apesar disso, profissionais de saúde que estiveram no local informaram que não foram observados sinais aparentes de agressão física no corpo da vítima. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas. Diante da falta de testemunhas e das dúvidas sobre o que teria ocorrido, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia na propriedade e coletar informações que possam ajudar a esclarecer o caso. O corpo de Jesuino foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por exames de necropsia. O laudo pericial deverá apontar a causa da morte e auxiliar nas investigações. A Polícia Civil acompanha o caso e aguarda o resultado dos exames para determinar as circunstâncias do óbito.
Decisão também prevê pagamento de pensão por vários anos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O cantor Amado Batista foi condenado pela Justiça de Goiás a indenizar a família de uma criança de três anos que morreu em maio de 2022, após um acidente ocorrido em uma fazenda de propriedade do artista, localizada no município de Goianápolis. De acordo com a decisão judicial, o sertanejo deverá pagar R$ 226.940 de indenização a cada um dos responsáveis pela criança, a título de danos morais. Além disso, a Justiça determinou o pagamento de uma pensão mensal à família.A pensão foi fixada em valor equivalente a dois terços de 70% do salário mínimo vigente. O pagamento deverá começar a partir da data em que a vítima completaria 14 anos e seguirá até os 25 anos. Após esse período, o valor será reduzido para um terço de 70% do salário mínimo. A decisão estabelece ainda que o benefício continuará sendo pago mensalmente até o limite da expectativa de vida divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2022 ou até a morte dos beneficiários, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Os pais da criança trabalhavam como caseiros da propriedade. No processo, eles alegaram que a piscina onde ocorreu o acidente não possuía proteção adequada para impedir o acesso de crianças. A ação também apontou suposta negligência no atendimento prestado após o acidente e alegou falta de assistência por parte do cantor à família após a morte da criança. Cabe recurso da decisão.
Campanha de Flávio Bolsonaro nega versão apresentada por Michelle.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou um vídeo de cerca de 26 minutos nas redes sociais em que relata um desentendimento com o enteado, o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República pelo PL. Na gravação, publicada nesta quarta-feira (24), Michelle afirma ter sido desrespeitada e humilhada durante uma conversa telefônica com o senador. Segundo ela, o episódio ocorreu após divergências sobre o apoio do PL à candidatura de Ciro Gomes ao governo do Ceará. “Recebi uma punhalada”, afirmou Michelle ao descrever a situação. De acordo com seu relato, Flávio teria dito que ela não entendia de política e que deveria ficar fora das decisões partidárias. A ex-primeira-dama afirmou que se sentiu desrespeitada e decidiu se afastar das articulações políticas internas da família após o episódio. Michelle também declarou que interpretou a conversa como um sinal de que seu apoio à eventual candidatura presidencial do enteado não era desejado. “Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante”, disse no vídeo. A divergência está ligada às negociações realizadas pelo PL no Ceará. Michelle se posicionou contra uma aproximação com Ciro Gomes, alegando que o político fez duras críticas a Jair Bolsonaro e seus filhos no passado. A ex-primeira-dama afirmou que considera incoerente uma aliança com alguém que, segundo ela, teve papel importante na campanha que resultou na inelegibilidade do ex-presidente. O embate não é recente. Em novembro do ano passado, declarações de Michelle contra a articulação política no Ceará provocaram reações públicas de Flávio, Eduardo, Carlos e Jair Renan Bolsonaro. Na época, Flávio afirmou que houve um “ruído de comunicação” e que Michelle não tinha conhecimento de todos os detalhes das negociações conduzidas pelo partido. Após a divulgação do vídeo, integrantes da campanha de Flávio Bolsonaro negaram a versão apresentada pela ex-primeira-dama. Segundo relatos divulgados pela imprensa, o senador afirma não ter feito as declarações atribuídas a ele por Michelle durante a conversa telefônica. Apesar das críticas, Michelle afirmou que perdoou o enteado e disse continuar apoiando os projetos políticos do partido. No entanto, reconheceu que a relação entre os dois foi abalada e que mantém distância das articulações envolvendo a pré-campanha presidencial.
Medida abrange Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Igreja Matriz de Carinhanha - Foto: reprodução
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou uma série de medidas para combater a poluição sonora nos municípios de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha, no sudoeste do estado. A iniciativa tem como objetivo reduzir transtornos causados por sons automotivos, conhecidos como "paredões", além de ruídos excessivos em estabelecimentos comerciais e residências. A recomendação foi expedida no âmbito do Procedimento Administrativo nº 064.9.310763/2026 e destaca que a poluição sonora é considerada um problema de saúde pública. No documento, o órgão também esclarece que a perturbação do sossego e a poluição sonora podem ser caracterizadas em qualquer horário, independentemente da crença popular de que sons altos seriam permitidos antes das 22h. A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Michely Queiroz de Oliveira, determina que proprietários e condutores de veículos evitem utilizar equipamentos sonoros audíveis fora dos automóveis quando estiverem em vias públicas. Para reforçar a fiscalização, a Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e órgãos de trânsito foram orientados a realizar blitze, aplicar multas, apreender veículos irregulares e encaminhar infratores às delegacias. Dependendo da situação, os responsáveis poderão responder por crime ambiental, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão. O Ministério Público também recomendou que as prefeituras intensifiquem a fiscalização, principalmente em áreas próximas a hospitais, unidades de saúde e escolas. O documento ainda estabelece que eventuais autorizações para eventos com som automotivo devem ser concedidas apenas em locais afastados de áreas residenciais. Os municípios têm prazo de dez dias úteis para informar ao MP quais providências serão adotadas para cumprir a recomendação.
Chamas atingiram um caminhão e uma Ford Belina; ninguém ficou ferido.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um caminhão e um carro de passeio ficaram completamente destruídos após um incêndio registrado na manhã de terça-feira (23), em um galpão localizado na Rua Dona Rocha Glória, no bairro Palmeiras, em Candiba, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações apuradas no local, o fogo atingiu um caminhão pertencente a uma empresa especializada em perfuração de poços artesianos e também um veículo modelo Ford Belina. As chamas se espalharam rapidamente e consumiram os dois veículos antes que pudessem ser retirados do galpão. A intensidade do incêndio chamou a atenção de moradores da região. Uma grande coluna de fumaça pôde ser vista de diferentes pontos da cidade, causando preocupação entre quem passava pelo local. Imagens registradas por populares mostram o momento em que os veículos são tomados pelo fogo. Após o controle das chamas, foi constatada a perda total dos dois automóveis. O incêndio provocou prejuízos materiais significativos, mas, apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado o início das chamas dentro do galpão. O caso deverá ser apurado para esclarecer as circunstâncias do incêndio e identificar sua origem. Não foi informado se o imóvel também sofreu danos estruturais em decorrência do fogo.
Acidente ocorreu na entrada da comunidade de Tapuio, no Mocambo de Cima.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um acidente envolvendo dois carros foi registrado na tarde desta quarta-feira (24), na BR-342, em Malhada, no sudoeste da Bahia. A colisão aconteceu por volta das 16h25, na entrada da comunidade de Tapuio, na região do Mocambo de Cima, zona rural do município. Segundo informações apuradas no local, os veículos trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu a batida. Um dos motoristas relatou que seguia em direção ao distrito de Julião e percebeu que o outro automóvel, que vinha no sentido contrário, em direção a Malhada, estaria realizando manobras em zigue-zague na rodovia. Ainda de acordo com o relato, o veículo acabou atingindo a lateral direita do carro conduzido por ele, provocando a colisão. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e esteve no local para prestar atendimento às vítimas. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de feridos nem se algum dos envolvidos precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal São Geraldo (HMSG).
Tremor foi sentido em Caracas e também em regiões da Colômbia.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a Venezuela no fim da tarde desta quarta-feira (24), segundo informações divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor foi localizado próximo à cidade de Morón, no norte do país. O abalo sísmico foi sentido em diversas regiões venezuelanas, incluindo a capital, Caracas. Moradores também relataram tremores em áreas da Colômbia, país vizinho à Venezuela. De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu a cerca de 21 quilômetros de profundidade. Por ser considerado um tremor raso, os efeitos costumam ser percebidos com mais intensidade e em uma área mais ampla. Após o registro do sismo, o sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos emitiu um aviso sobre a possibilidade de ondas perigosas em regiões costeiras localizadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro. Entre as áreas monitoradas estão territórios do Caribe, como Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas. Autoridades acompanham a situação e avaliam possíveis impactos nas regiões próximas ao local do terremoto. Até a publicação desta reportagem, não havia informações oficiais sobre vítimas, feridos ou danos materiais causados pelo tremor.
Wagner afirmou em uma publicação nas redes sociais que decidiu se afastar da liderança no Senado
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu se afastar da liderança do governo no Senado poucos dias após passar a integrar a lista de alvos da 9ª fase da operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Depois da reunião, Wagner afirmou em publicação nas redes sociais que a decisão de se afastar do cargo foi tomada em comum acordo com o presidente da República. "Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal". "Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", escreveu Wagner. Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador, que ocupa a função de líder do governo, no Palácio da Alvorada. O encontro durou cerca de duas horas.
Dados públicos do Inep permitem verificar as médias das instituições de ensino em cada área da prova e comparar o desempenho dos estudantes
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Angelo Miguel | MEC
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou os dados de desempenho das escolas brasileiras no Enem 2025. Com a divulgação dos resultados individuais dos participantes, também é possível consultar as médias obtidas por cada instituição de ensino por meio das informações públicas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados são apresentados de forma separada para cada área do conhecimento avaliada no exame: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, a nota final dos estudantes considera o desempenho nessas áreas somado à pontuação obtida na redação. Para acessar os dados, os interessados devem consultar os microdados do Enem disponíveis no portal do Inep. A pesquisa deve ser feita utilizando o nome da escola conforme o cadastro oficial do MEC, já que, em alguns casos, a identificação pode ser diferente do nome comercial utilizado pela instituição. A plataforma também reúne informações sobre a natureza da escola — pública ou privada —, a cidade onde está localizada e a quantidade de alunos matriculados no 2º e no 3º ano do Ensino Médio entre 2024 e 2025.
Arma foi encontrada após varredura na área, na tarde de terça‑feira (23)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Rondesp
Um homem fugiu de uma abordagem da Rondesp Meio Oeste na tarde desta terça‑feira (23) e abandonou um revólver carregado durante a perseguição no Centro de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a unidade, a guarnição fazia patrulhamento tático quando avistou um motociclista em uma Honda Fan preta. Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito acelerou e iniciou a fuga pelas ruas da região. Durante a perseguição, ele jogou uma arma no chão e conseguiu escapar, apesar das buscas realizadas pelos policiais. Após varredura no local, a equipe encontrou um revólver Taurus calibre .38, carregado com seis munições intactas. O material foi levado para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado.
O pedido foi feito ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Ton Molina | STF
Com relatório médico atualizado na segunda-feira (22), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou um pedido, na noite de terça-feira (23), para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que a prisão domiciliar seja prorrogada. De acordo com o advogado Paulo Cunha Bueno, o laudo demonstra que o quadro clínico de Bolsonaro exige atenção contínua e cuidados especiais, apesar de permanecer estável. "Tal estabilidade não representa resolução das enfermidades de base, mas resultado do controle clínico obtido mediante observância rigorosa das medidas terapêuticas instituídas, acompanhamento multidisciplinar regular e monitorização contínua das múltiplas comorbidades apresentadas", disse. Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista, e está cumprindo pena em sua residência, no condomínio Solar de Brasília, desde março deste ano.
Vítima chegou a ser socorrida por moradores, mas não resistiu
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Um homem foi morto a facadas na madrugada desta quarta‑feira (24) em uma rua de Poções, no sudoeste da Bahia. Segundo informações iniciais, ele chegou a ser socorrido por moradores após ser atingido, mas morreu antes de receber atendimento médico. A vítima ainda não foi identificada. A motivação e a autoria do crime seguem desconhecidas. Guarnições da Polícia Militar isolaram a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, responsável pela perícia e remoção do corpo para o IML de Vitória da Conquista. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso e identificar o autor do homicídio.
Caso ocorreu na manhã desta quarta‑feira (24)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma mulher de 30 anos foi ameaçada pelo ex‑companheiro na manhã desta quarta‑feira (24) no distrito de Ceraíma, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, o homem chegou armado à casa da vítima, afirmou que mataria ela e os filhos caso ela não aceitasse reatar o relacionamento e ainda efetuou um disparo para intimidá‑la. A mulher contou que conseguiu reagir e tomar a pistola das mãos do agressor. Ele fugiu antes da chegada da guarnição. A PM fez buscas na região e foi ao endereço dele, mas o suspeito não foi encontrado. A vítima foi levada para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde registrou a ocorrência. A arma apreendida, uma pistola calibre .40 com numeração raspada, foi entregue à Polícia Civil, que investiga o caso.
Estabelecimento foi invadido durante a madrugada desta quarta‑feira (24)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma mercearia localizada na região central de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia, foi arrombada e teve dinheiro furtado na madrugada desta quarta‑feira (24). A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar, acionada após denúncia de invasão ao estabelecimento. Ao chegar ao local, os policiais constataram sinais de arrombamento e conversaram com o proprietário, de 41 anos. Ele informou que cerca de R$ 100 foram levados do caixa. De acordo com a PM, imagens analisadas durante a ação indicam que o autor do crime seria um homem conhecido na cidade. A guarnição realizou buscas na região, mas o suspeito não foi localizado. O comerciante foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, que vai investigar o caso.
Vítima de 47 anos sofreu ferimentos na cabeça durante o manuseio do artefato e não resistiu; Polícia Civil investiga o caso
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
Um homem de 47 anos morreu na noite desta terça-feira (23) após ser atingido na cabeça por uma espada junina em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. O acidente aconteceu no bairro Jaqueira durante os festejos de São João. A vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento. Segundo as primeiras informações, a espada teria explodido antes de atingir o homem, provocando ferimentos graves. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu. Investigação - Em nota, a Polícia Civil informou que equipes da Delegacia Territorial de Sapeaçu apuram as circunstâncias do acidente ocorrido durante o manuseio do artefato pirotécnico. Ainda de acordo com a corporação, os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) serão fundamentais para esclarecer o que provocou a explosão e a morte de Tarcísio. Festejos cancelados - Após a confirmação da morte, a Prefeitura de Sapeaçu divulgou uma nota de pesar e anunciou o cancelamento da programação junina prevista para a noite. “A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Educação, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Tarcísio Sodré, sobrinho da escritora e colaboradora Edelzuite Sodré. Neste momento de dor, toda a gestão municipal se solidariza com familiares e amigos, expressando os mais sinceros sentimentos e rogando a Deus que conceda força e conforto a todos. Em respeito ao luto da família, informamos que os festejos programados para esta noite estão cancelados. Tarcísio deixará muitas saudades”, diz a nota.
Correntina e Lençóis também ficaram abaixo dos 10°C, segundo levantamento do Inmet
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | PMVC
Três cidades da Bahia registraram temperaturas abaixo de 10°C na manhã desta terça-feira (23), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O menor índice do estado foi observado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde os termômetros marcaram 7,3°C. Também apareceram na lista das cidades mais frias da Bahia os municípios de Correntina, no oeste do estado, com 9,5°C, e Lençóis, na Chapada Diamantina, com 9,7°C. Já Luís Eduardo Magalhães registrou 12,2°C e também figurou entre as menores temperaturas do estado no levantamento do Inmet. Confira as cinco menores temperaturas registradas na Bahia: Vitória da Conquista – 7,3°C; Correntina – 9,5°C; Lençóis – 9,7°C; Luís Eduardo Magalhães – 12,2°C; Barreiras – 12,8°C.
Suspeito foi flagrado após monitoramento da equipe na manhã de segunda‑feira (22)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Uma ação da Rondesp Meio Oeste apreendeu mais de 2 kg de drogas na manhã desta segunda‑feira (22) no bairro Monte Pascoal, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A operação começou após denúncias de moradores sobre uma movimentação suspeita em um imóvel na Rua Mário Silva. Durante a campana, os policiais observaram um homem entrando e saindo da casa repetidas vezes. Ele foi abordado na Rua Adevaldo Pires e, na revista, os agentes encontraram porções de cocaína no bolso da bermuda. A equipe seguiu até o imóvel monitorado, onde encontrou mais drogas já fracionadas para venda, além de dinheiro e materiais usados no tráfico. No total, foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha que somam mais de 2,2 kg. O suspeito detido e todo o material foram levados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado.
Acidente ocorreu na noite de segunda‑feira (22), na Rua Avelar
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | Marcos Frahm
Um jovem morreu na noite de segunda‑feira (22) após tentar “pongar” — subir de forma irregular — no cavalinho de uma carreta em Jaguaquara, no sudoeste da Bahai. O acidente aconteceu na Rua Avelar, no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Geovane, conhecido como “Zoi de Jia”. Segundo informações preliminares, ele se apoiou no veículo enquanto a carreta passava por um redutor de velocidade, mas perdeu o equilíbrio, caiu e foi atropelado pela roda traseira. O motorista seguiu viagem sem parar. Equipes da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas para organizar o trânsito e isolar a área. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié realizou a perícia e removeu o corpo. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o jovem sobe na carreta e, em seguida, cai na pista. Ele quase foi atingido também por um carro que vinha logo atrás. De acordo com o Blog do Marcoa Frahm, Geovane tinha histórico de problemas mentais e já havia sido conduzido pela polícia em outras ocasiões. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Jequié. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Vítima de 42 anos apresentou sinais de violência durante atendimento no hospital; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Polícia Civil investiga uma suspeita de abuso sexual contra um homem de 42 anos, pessoa com deficiência, no município de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada na tarde de segunda‑feira (22), após o Hospital Municipal acionar uma equipe do 17º Batalhão da Polícia Militar. Durante o atendimento médico, profissionais identificaram sinais compatíveis com violência sexual, o que motivou o acionamento imediato da PM. A mãe da vítima, uma idosa de 82 anos, relatou aos policiais que suspeita de um familiar que mora no mesmo terreno da família. Após o atendimento inicial, a vítima e a mãe foram levadas à Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi formalizado e solicitados os exames periciais necessários para auxiliar na investigação. O suspeito apontado pela família não foi localizado durante as diligências. A Polícia Civil investiga o caso.
Investigação aponta indícios de ocultação de recursos; dinheiro foi encontrado com suspeito em Porto Seguro.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Federal
Um homem suspeito de envolvimento com lavagem de dinheiro foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (22), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Durante a ação, os agentes apreenderam R$ 700 mil em espécie. Segundo a PF, a prisão ocorreu no âmbito de uma investigação que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores. O nome do investigado não foi divulgado. De acordo com as apurações, o montante encontrado com o suspeito teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras que já estavam sendo monitoradas pela corporação. Imagens divulgadas pela Polícia Federal mostram o dinheiro organizado em diversos pacotes, compostos por notas de R$ 100 e R$ 200. Após a prisão em flagrante, o homem foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foi autuado e permanece à disposição da Justiça. Em nota, a PF informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar possíveis envolvidos no esquema e esclarecer a origem e o destino dos recursos apreendidos. A corporação não revelou detalhes adicionais sobre a investigação para não comprometer o andamento das diligências em curso.
Investigação aponta suspeitas de manipulação contábil e operações financeiras irregulares; Justiça autorizou bloqueio milionário de bens.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Mais de 50 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão em São Paulo. A Justiça Federal também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio e sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 670,3 milhões. Segundo a Polícia Federal, a investigação teve como base relatórios produzidos pelo Banco Central, que apontaram supostas irregularidades na administração da instituição financeira. As apurações indicam que teria havido manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação econômico-financeira do banco e transmitir uma imagem de solvência aos órgãos de fiscalização. Ainda conforme a PF, o esquema teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas que somam centenas de milhões de reais. Os investigadores também apuram operações financeiras supostamente irregulares realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível inserção de informações falsas em sistemas oficiais de controle do órgão regulador. Edir Macedo aparece entre os investigados por ser proprietário da instituição financeira. Até a publicação desta reportagem, o Banco Digimais não havia se manifestado sobre a operação. Os envolvidos poderão responder, conforme a participação de cada um, pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação do Sistema Financeiro Nacional. Fundado em 1981 como Banco Renner, em Porto Alegre (RS), o Digimais passou por mudanças de controle e adotou a atual marca em 2020, quando foi transformado em banco digital. Naquele ano, Edir Macedo assumiu o controle integral da instituição, da qual já era acionista desde 2009.
Duas crianças morreram após consumir chocolate com veneno; mãe sobreviveu após dias internada em UTI.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Justiça do Maranhão condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão em regime fechado pelo envenenamento de um ovo de Páscoa que causou a morte de duas crianças e deixou uma mulher gravemente ferida em Imperatriz, no sudoeste do estado. As vítimas fatais foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13. A mãe das crianças, Mírian Lira Rocha, também consumiu o chocolate contaminado, ficou internada por vários dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu. Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o crime ocorreu em abril de 2025 e foi motivado por ciúmes e vingança. Jordélia era ex-companheira do então namorado de Mírian e, de acordo com as investigações, enviou à residência da vítima um ovo de Páscoa contaminado com chumbinho, substância utilizada ilegalmente como veneno para ratos. As apurações apontaram que a acusada viajou de Santa Inês para Imperatriz, hospedou-se em um hotel utilizando nome falso e contratou um mototaxista para realizar a entrega do presente. O chocolate foi acompanhado por um bilhete com a mensagem: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que Jordélia cometeu duplo homicídio qualificado contra as duas crianças, com as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e pelo fato de as vítimas serem menores de 14 anos. Os jurados também consideraram que houve tentativa de homicídio qualificado contra Mírian, pelos mesmos motivos. Conforme a decisão judicial, a morte da mulher só não ocorreu devido ao rápido atendimento médico recebido. Além da pena de 66 anos de prisão, a Justiça determinou o pagamento de indenização por danos morais equivalente a 100 salários mínimos para Mírian e 400 salários mínimos para os pais das crianças. O juiz manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade. Durante as investigações, Jordélia admitiu ter comprado e enviado o ovo de Páscoa, mas negou ter colocado veneno no alimento. A versão foi rejeitada pela acusação e considerada inconsistente pela Justiça diante das provas reunidas ao longo do processo.
Imagens foram gravadas na Praça da Paquera e mostram reações de moradores à mensagem estampada na camisa.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um vídeo gravado na Praça da Paquera, em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, ganhou repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (22). As imagens mostram um homem caminhando pelo local usando uma camisa da Seleção Brasileira com a frase “Lula ladrão” estampada nas costas. O registro foi divulgado inicialmente por um blog local e posteriormente compartilhado por moradores da cidade. O episódio chamou a atenção por ocorrer em um município onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve ampla votação nas últimas eleições presidenciais. Nas imagens, o homem circula tranquilamente pela praça enquanto desperta a curiosidade de moradores e frequentadores do espaço. O vídeo também registra comentários de pessoas que acompanhavam a cena. “Como é que um cara desse tem coragem de vestir uma desgraça dessa e vir para a praça, rapaz?”, diz o autor da gravação. Logo em seguida, outras pessoas manifestam opinião favorável à mensagem exibida na camisa. “Gostei da camisa dele”, comenta um homem. “Eu também gostei”, responde uma mulher. Outro morador acrescenta: “Eu quero vinte dessas”. O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando reações de apoio e críticas entre internautas. Até o momento, o homem que aparece nas imagens não se pronunciou sobre a repercussão do caso. A gravação reacendeu debates sobre liberdade de expressão, manifestações políticas em espaços públicos e a polarização do cenário político brasileiro.