Motocicleta furtada em Iuiú é recuperada e suspeito é preso em Carinhanha
Jovem de 23 anos foi detido com o veículo horas após o furto
Jovem de 23 anos foi detido com o veículo horas após o furto

Representação enviada ao TCM aponta pagamentos acima dos parâmetros recomendados, falta de transparência e contratação de Maiara & Maraisa durante decreto de emergência
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) a suspensão de contratações artísticas realizadas pela Prefeitura de Serra do Ramalho para os festejos juninos de 2026. A representação aponta possíveis irregularidades nos contratos, incluindo cachês considerados elevados, falta de transparência e a contratação de atrações durante a vigência de um decreto de emergência no município. O pedido foi assinado pelo promotor de Justiça Alex Bacelar. Segundo dados do Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MP, a prefeitura anunciou 16 atrações para o evento, das quais dez são classificadas como artistas de grande porte. Os gastos estimados superam R$ 3 milhões. Cachês sob questionamento - De acordo com o Ministério Público, parte dos contratos apresenta valores acima dos parâmetros definidos pela Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, elaborada pelo MP, TCM, Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) e Ministérios Públicos de Contas. O documento orienta que os municípios utilizem como referência a média dos cachês pagos aos artistas em 2025, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para verificar a compatibilidade dos valores com os praticados no mercado. Diante disso, o órgão pediu a adoção de medida cautelar para impedir pagamentos acima dos parâmetros recomendados até que a gestão municipal apresente justificativas para os valores contratados. Contrato durante decreto de emergência - A representação também questiona a contratação da dupla sertaneja Maiara & Maraisa por R$ 784 mil. Segundo o promotor, o contrato foi firmado na mesma data em que o município decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingiram a região. Falta de transparência - Outro ponto levantado pelo MP é a ausência dos contratos das atrações no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Embora os artistas tenham sido anunciados oficialmente pela prefeitura há mais de dois meses, os documentos não estariam disponíveis para consulta. Para o Ministério Público, a falta dessas informações dificulta a fiscalização dos gastos públicos pelos órgãos de controle e pela população.
Vítima percebeu o crime ao retornar para casa durante a madrugada, segundo a Polícia Militar
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um idoso de 68 anos teve a casa invadida e furtada na madrugada deste domingo (14), na Rua Padre Vesperino, no Centro de Urandi, no sudoeste da Bahia. O crime foi percebido pela vítima por volta das 3h40, quando retornou ao imóvel. De acordo com o 17º Batalhão de Polícia Militar, policiais foram acionados pelo Cicom às 4h03. No local, o idoso relatou que encontrou o guarda‑roupa aberto e roupas espalhadas pelo quarto e pelo banheiro. Após verificar o imóvel, ele constatou o furto de R$ 50 em espécie e dois celulares, cujas marcas e modelos não soube informar. O morador afirmou que havia trancado portas e janelas antes de sair, mas encontrou a porta da cozinha aberta ao retornar. A PM informou que não foram identificados sinais aparentes de arrombamento. Durante a inspeção no quintal, os policiais observaram que o muro dos fundos faz divisa com uma área de matagal, o que pode ter facilitado a entrada e a fuga do suspeito. Rondas foram realizadas, mas ninguém foi localizado. O idoso foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia Territorial de Urandi, para que a Polícia Civil dê continuidade às investigações.
Condutor bateu em um carro e uma moto antes de ser contido no bairro Renascer I
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um motorista de 27 anos foi detido neste sábado (13) após causar dois acidentes e dirigir sob efeito de álcool em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por equipes do 17º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com a PM, uma mulher de 27 anos relatou que seguia pela Avenida Otávio Mangabeira quando foi atingida por um VW Voyage que trafegava pela contramão e em alta velocidade. O motorista não parou após a colisão e fugiu do local. Durante a fuga, o condutor se envolveu em um segundo acidente, desta vez contra uma motocicleta. A polícia informou que a motociclista não foi localizada para prestar depoimento. Com base em informações de moradores, os policiais seguiram até a Avenida Monteiro Lobato, no bairro Renascer I, onde encontraram o suspeito já contido por populares. Segundo a PM, ele apresentava sinais evidentes de embriaguez, como odor de álcool, olhos avermelhados, dificuldade para se equilibrar e fala arrastada. O motorista, a vítima e os veículos envolvidos foram levados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado como crime de trânsito. O condutor deve responder por direção perigosa, embriaguez ao volante e fuga do local do acidente.
Jovem de 23 anos foi detido com o veículo horas após o furto
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Uma motocicleta furtada em Iuiú na noite de sábado (13) foi recuperada pela Polícia Militar, e o suspeito do crime, um jovem de 23 anos, acabou preso em Carinhanha, no oeste da Bahia. Segundo a vítima, de 48 anos, ele estacionou a Yamaha YBR 125i Factor, cor preta, na Rua Dona Chica, no bairro Jacarezinho, enquanto visitava a irmã. Ele contou que deixou a chave na ignição e dois capacetes no veículo. Ao retornar, minutos depois, percebeu que a moto havia sido levada. No local, os policiais encontraram uma bicicleta abandonada, deixada pelo autor do furto, além de um dos capacetes descartado durante a fuga. Pouco depois, moradores enviaram vídeos que mostravam o suspeito abastecendo a motocicleta no distrito de Julião, em Malhada. Com base nas imagens, a guarnição identificou o possível envolvido e foi até a casa da mãe dele, no bairro Morro dos Macacos. Ela reconheceu a bicicleta deixada no local do furto como sendo do filho. As buscas continuaram até que, por volta das 22h30, o jovem foi detido por policiais militares em Carinhanha, já em posse da motocicleta furtada. O veículo foi recuperado sem danos e será devolvido ao proprietário após os trâmites legais. A bicicleta abandonada foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Iuiú. O suspeito permanece à disposição da Justiça.
Jovem de 13 anos foi localizada horas depois na casa de um familiar; caso é investigado pela Polícia Civil.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Uma adolescente de 13 anos foi encontrada com sinais de violência sexual após desaparecer durante uma festa junina no distrito de Pilões, em Candiba, na madrugada de sábado (13). A informação foi confirmada pelo 17º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a corporação, a família se preparava para deixar o evento por volta das 2h quando percebeu que a adolescente não estava mais no local. Buscas foram feitas no entorno da festa e em áreas próximas, mas a jovem não foi localizada nas primeiras horas da manhã. Por volta das 10h30, a PM recebeu a informação de que a adolescente havia sido encontrada na casa de um familiar, na sede de Guanambi. De acordo com os policiais, ela apresentava indícios de abuso sexual e relatou ter sido vítima de violência enquanto esteve desaparecida. A jovem foi levada ao Hospital Geral de Guanambi, onde passou por atendimento médico e exames previstos para esse tipo de situação. Em seguida, ela e os responsáveis foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada. A Polícia Civil informou que equipes especializadas vão ouvir testemunhas e analisar imagens e relatos para avançar na apuração do caso.
Vítima de 27 anos foi achada caída em via pública do bairro Benito Gama; caso é tratado como homicídio
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | 97 News
Uma mulher de 27 anos foi encontrada morta na manhã deste domingo (14) em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Segundo a 46ª CIPM, o corpo estava caído em uma rua do bairro Benito Gama e apresentava ferimentos na região do rosto. De acordo com a Polícia Militar, um pedestre viu o corpo por volta das 10h40 e procurou a unidade policial para informar o ocorrido. Uma equipe foi enviada ao local e confirmou a morte da mulher, identificada como Luciana de Jesus Santos. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, responsável pela perícia e pela remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde a ocorrência segue em investigação pela Polícia Civil.
Município chega a 365 dias sem mortes violentas graças à atuação integrada das polícias
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
O município de Ibiassucê, no sudoeste baiano, alcançou uma marca rara na Bahia: completou um ano inteiro sem registrar homicídios. São 365 dias sem mortes violentas, resultado que virou motivo de orgulho para os moradores e referência para a segurança pública da região. A conquista é fruto do trabalho conjunto da 94ª CIPM e da 22ª Coorpin, que intensificaram o policiamento ostensivo, ampliaram rondas e reforçaram a presença das equipes tanto na sede quanto na zona rural. A estratégia ajudou a inibir crimes e aumentar a sensação de segurança. Além da atuação policial, o engajamento da população foi decisivo. A parceria entre comunidade e forças de segurança, com canais de denúncia ativos e relação de confiança, criou um ambiente de prevenção que ajudou a afastar a violência. O impacto é sentido no dia a dia: comércio mais tranquilo, famílias circulando com mais segurança e uma melhora perceptível na qualidade de vida. Para Ibiassucê, o marco reforça que a união entre polícia e sociedade é fundamental para manter a paz e construir um ambiente mais seguro para todos.
Ferramenta permite acompanhar cachês, programação e origem dos recursos utilizados nos eventos
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
O Painel de Transparência dos Festejos Juninos registrou informações de 410 municípios baianos e do Governo do Estado sobre os gastos públicos com atrações artísticas para os festejos de 2026. De acordo com o Transparentômetro, foram registrados mais de R$ 615 milhões em recursos públicos destinados à contratação de artistas, contemplando 4.393 apresentações de 2.115 atrações. Dos 417 municípios baianos, apenas sete não cadastraram informações no sistema: Dário Meira, Firmino Alves, João Dourado, Potiraguá, Rodelas, Santa Teresinha e Sítio do Mato. Essas cidades terão 24 horas para encaminhar ao MPBA um pedido de reconsideração, caso exista alguma divergência entre o envio das informações e o cadastro no painel. Entre os municípios participantes, 382 informaram que irão realizar festejos juninos com contratação de atrações artísticas. Outros 28 comunicaram que não promoverão eventos desse tipo neste período. O Painel de Transparência reúne dados sobre artistas contratados, valores dos cachês, fontes de recursos e programação das apresentações realizadas em eventos festivos entre 1º de maio e 31 de julho. Nesta edição, a plataforma passou a contar com uma nova aba chamada “Cachês”, que permite consultar o valor médio pago aos artistas desde 2023, além do percentual de aumento em comparação com anos anteriores. Embora a primeira etapa tenha sido concluída, o sistema permanecerá aberto até 31 de julho para que os entes públicos possam incluir informações sobre contratações ainda em andamento ou não finalizadas. Os dados fazem parte da etapa inicial de coleta de informações, finalizada nesta sexta-feira (12), após a prorrogação do prazo previsto inicialmente. Os municípios e órgãos que participaram da iniciativa receberão o Selo de Transparência em uma cerimônia pública marcada para a próxima terça-feira (16), às 9h, na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Outra ferramenta disponível é o Transparentômetro, que mostra em um mapa quais municípios já prestaram contas e quais ainda estão pendentes.
Funcionária teria criado chave Pix falsa para desviar pagamentos de clientes, segundo a Polícia Civil
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Uma mulher de 30 anos foi detida pela Polícia Civil nesta sexta‑feira (12), suspeita de praticar estelionato contra a empresa onde trabalhava, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com as investigações, a funcionária criou uma chave Pix fraudulenta com nome semelhante ao da empresa de soluções ambientais e passou a receber pagamentos de clientes como se fosse a conta oficial da companhia. A prática criminosa teria ocorrido por cerca de sete meses, período em que mais de R$ 16 mil foram desviados. A suspeita foi localizada após diligências da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), com apoio do GATTI Sudoeste. Segundo a corporação, ela confessou o crime e entregou voluntariamente seus dados bancários, que reforçam as provas reunidas no inquérito. A mulher foi levada à DRFR, onde prestou depoimento e vai responder ao processo em liberdade. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e calcular o prejuízo total causado pelo golpe.
Acusado também foi autuado por estar com motocicleta com sinais de adulteração, segundo a Polícia Civil
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Um homem de 28 anos foi preso na quinta‑feira (11) por descumprir uma medida protetiva de urgência em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), unidade vinculada à 22ª Coorpin. De acordo com a Polícia Civil, o investigado, mesmo ciente das restrições impostas pela Justiça, se aproximou da ex‑companheira, de 29 anos, e voltou a ameaçá‑la de morte. Diante da reincidência, o juiz da Comarca de Palmas de Monte Alto decretou a prisão preventiva do suspeito. A corporação informou ainda que o homem possui histórico de violência doméstica e responde a outros processos envolvendo vítimas também nos municípios de Matina e Palmas de Monte Alto. Durante o cumprimento do mandado, o suspeito foi localizado no bairro Paraíso. Ele estava com uma motocicleta que apresentava indícios de adulteração nos sinais identificadores, motivo pelo qual também foi autuado em flagrante. O homem foi levado para a delegacia territorial de Guanambi, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.
Homem perdeu o controle da moto e morreu no local, segundo a Polícia Militar
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um motociclista morreu após um acidente na região do trevo de Belo Campo, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Jurandir Xavier Dutra, morador do distrito de Dantilândia. De acordo com a Polícia Militar, Jurandir conduzia uma motocicleta Honda CG quando perdeu o controle da direção e sofreu o acidente. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista para necropsia. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Ação ocorreu na Rua 7 de Setembro; maconha, cocaína, celulares e dinheiro foram apreendidos
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Dois suspeitos foram conduzidos e quase 1 kg de drogas foi apreendido na tarde desta sexta‑feira (12) durante uma ação da Rondesp Médio Oeste em Riacho de Santana, no oeste da Bahia. Segundo a unidade, as equipes realizavam patrulhamento quando receberam informações sobre possível tráfico de drogas em uma residência na Rua 7 de Setembro. Ao chegarem ao local, os policiais viram uma mulher tentando fugir ao notar a presença da guarnição, sendo alcançada e abordada. Durante a ação, foram encontrados entorpecentes e celulares. Com base nas informações obtidas, um segundo suspeito foi localizado e, na busca pessoal, os policiais apreenderam mais drogas, dinheiro e um aparelho celular. Ao todo, foram recolhidos 362 g de maconha, 481 g de cocaína, seis celulares e R$ 24 em espécie. Os dois suspeitos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Riacho de Santana, onde o caso foi registrado.
Ação foi registrada por câmeras de segurança; Polícia Civil investiga o caso.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Polícia Civil investiga o furto registrado na noite de quarta‑feira (10) na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto, no sudoeste da Bahia. Segundo a corporação, um homem invadiu o templo por uma janela, teve acesso ao interior da igreja e da secretaria paroquial, furtou uma quantia em dinheiro e deixou os ambientes revirados. Até a última atualização, o suspeito não havia sido identificado. Equipes da Polícia Civil realizam diligências para tentar localizá‑lo. A ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas no local. As imagens mostram o momento em que o invasor entra na igreja e manipula um dos cofres usados para guardar doações. Em nota, a Pastoral de Comunicação da paróquia informou que a invasão ocorreu por volta das 23h e que os cofres fixados nas paredes, destinados à coleta do dízimo, foram violados. A comunidade religiosa manifestou solidariedade ao pároco Alexandre Márcio e aos funcionários da secretaria. A Arquidiocese de Vitória da Conquista também lamentou o ocorrido e afirmou que o furto atinge não apenas o patrimônio da igreja, mas também os fiéis que contribuem com as atividades paroquiais. A instituição disse ainda que está em oração pela comunidade católica de Planalto.
Corpo tinha múltiplos ferimentos; crime é investigado como homicídio.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta sexta‑feira (12) no povoado do Baixão, na zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Elidiana Ribeiro, de 45 anos. De acordo com a Polícia Civil, o corpo apresentava marcas de estrangulamento, ferimentos provocados por disparo de arma de fogo e sinais de que ela pode ter sido arrastada por um veículo. A vítima também tinha diversas lesões no rosto e uma forte pancada na cabeça. O corpo foi encontrado por moradores em um terreno da comunidade. A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados para realizar o levantamento cadavérico e iniciar os procedimentos periciais. Elidiana morava no condomínio Jacarandá, no bairro Miro Cairo. Ainda não há informações sobre autoria ou motivação do crime. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Atendimentos vão de 15 a 30 de junho e incluem avaliação completa da visão; moradores devem buscar encaminhamento nas unidades de saúde
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Governo de Caetité
A população de Caetité terá acesso a consultas e exames oftalmológicos gratuitos entre os dias 15 e 30 de junho, com a chegada da Carreta Oftalmológica Bom Te Ver ao município. A estrutura itinerante vai oferecer avaliação completa da visão e outros procedimentos essenciais para o cuidado com a saúde ocular. Os atendimentos incluem consultas especializadas e exames que ajudam a identificar alterações visuais e acompanhar doenças que podem comprometer a qualidade de vida em qualquer idade. Para participar, os moradores devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber orientações e garantir o encaminhamento necessário. No dia do atendimento, é recomendado apresentar RG, Cartão do SUS e, se houver, encaminhamento médico. A iniciativa amplia o acesso da população da sede e da zona rural a serviços especializados, aproximando o atendimento e fortalecendo as ações de prevenção e cuidado com a saúde dos olhos. A expectativa é de grande procura ao longo dos 15 dias de atendimento, reforçando a importância da iniciativa para quem depende do SUS e enfrenta dificuldades para realizar exames oftalmológicos na região.
Motociclista de 22 anos foi alcançado após tentativa de fuga; moto foi removida para o pátio do Detran
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um jovem de 22 anos teve a motocicleta apreendida após ser flagrado realizando manobras perigosas na tarde de quinta‑feira (11), na Avenida Tiradentes, no bairro Lagoinha, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com o 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição fazia patrulhamento quando viu o motociclista empinando uma Honda CG 125 preta, colocando em risco a própria segurança e a de outras pessoas que transitavam pela via. Ao receber ordem de parada, o jovem tentou fugir, mas foi alcançado após acompanhamento. Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor não portava a documentação obrigatória do veículo. Ele foi autuado conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A motocicleta foi removida e encaminhada ao pátio do Detran, onde permanecerá à disposição dos procedimentos administrativos.
Celebrada em 12 de junho, a data foi criada no Brasil e ganhou força por anteceder o dia dedicado a Santo Antônio.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Celebrado em 12 de junho, o Dia dos Namorados no Brasil tem origem diferente da adotada em grande parte do mundo. A data foi criada em 1949 como uma estratégia para impulsionar as vendas do comércio e acabou se consolidando como uma das principais celebrações do calendário brasileiro. A escolha do dia não foi aleatória. O Dia dos Namorados é comemorado na véspera do Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho. Conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”, Santo Antônio ganhou essa fama por ajudar pessoas sem condições financeiras a realizarem o sonho do casamento, além de ser associado a histórias e tradições ligadas à formação de casais. Com o passar dos anos, a proximidade entre as datas fortaleceu a relação entre a celebração romântica e a devoção religiosa. Em diversas regiões do país, especialmente durante os festejos juninos, ainda são mantidas simpatias e tradições populares envolvendo pedidos feitos ao santo em busca de um relacionamento ou casamento. Enquanto países como os Estados Unidos comemoram o Valentine's Day em fevereiro, o Brasil adotou uma tradição própria, unindo o romantismo da troca de presentes e declarações de amor à forte influência cultural de Santo Antônio.
Unidade terá atendimento de média e alta complexidade e beneficiará moradores de dezenas de municípios do oeste baiano e do Vale do São Francisco.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Santuário do Bom Jesus da Lapa
A construção do Hospital Regional de Bom Jesus da Lapa deu um passo decisivo nesta quinta-feira (11). Durante cerimônia realizada no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço que autoriza o início da obra, considerada uma das mais aguardadas pela população da região do Velho Chico. O projeto prevê um investimento superior a R$ 130 milhões na implantação da unidade, que oferecerá atendimento de média e alta complexidade. A expectativa é ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios em busca de atendimento. A solenidade contou com a presença do prefeito Eures Ribeiro, vereadores, lideranças políticas da região, deputados estaduais e federais, além de prefeitos de municípios vizinhos. Segundo a gestão municipal, a nova estrutura beneficiará não apenas Bom Jesus da Lapa, mas também dezenas de cidades do oeste baiano e do Vale do São Francisco, fortalecendo a rede pública de saúde regional. Além dos impactos na assistência médica, a obra deverá gerar empregos e movimentar a economia local durante sua execução. Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa agora é pelo início dos trabalhos e pela concretização de uma demanda histórica da população da região.
Levantamento analisou dados de 12 anos e aponta urbanização desordenada como um dos fatores para o aumento dos casos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um estudo publicado na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases revelou um aumento expressivo dos acidentes com escorpiões no Brasil. Entre 2012 e 2024, foram registrados mais de 1,7 milhão de casos e 1.230 mortes. No período, a taxa de incidência saltou de 31,8 para 142,8 casos por 100 mil habitantes, um crescimento de 349%. A pesquisa, realizada por especialistas do Instituto Butantan, da USP e do Ministério da Saúde, aponta que a expansão urbana desordenada favoreceu a proliferação dos escorpiões em redes de esgoto, terrenos com entulho e áreas sem manutenção, tornando o problema cada vez mais comum nos centros urbanos. Minas Gerais, São Paulo e Bahia aparecem entre os estados de maior risco. Juntas, as regiões Nordeste e Sudeste concentraram 87% dos casos registrados no país. Na Bahia, os pesquisadores identificaram crescimento significativo das ocorrências entre 2018 e 2024. O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), responsável pelos acidentes mais graves, está presente em grande parte do território nacional. Crianças de até 9 anos foram as principais vítimas fatais, concentrando 36,7% das mortes registradas. Já os idosos com mais de 60 anos apresentaram a maior incidência de casos. Os especialistas alertam para medidas simples de prevenção, como evitar o acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e materiais de construção próximos às residências. Em caso de picada, a recomendação é lavar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e procurar atendimento médico imediatamente, principalmente quando a vítima for uma criança. Nos casos mais graves, o tratamento inclui a aplicação do soro antiescorpiônico.
Solicitação foi apresentada ao ministro Alexandre de Moraes no âmbito de investigação sobre publicação feita pelo senador nas redes sociais.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Waldemir Barreto | Agência Senado
O senador Flávio Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes autorização para que a Polícia Federal apure uma suposta reunião realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, em janeiro deste ano. O requerimento foi apresentado nesta quinta-feira (11) no âmbito do inquérito que investiga uma publicação feita pelo parlamentar nas redes sociais. A investigação foi aberta após uma postagem em que Flávio compartilhou uma reportagem sobre a suposta reunião e afirmou que Lula seria "delatado", associando o presidente a crimes como tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e apoio a ditaduras. Segundo a defesa, a realização de novas diligências pode ajudar a demonstrar que o senador não teve a intenção de caluniar o chefe do Executivo. Os advogados também solicitaram autorização para ouvir a líder da oposição venezuelana María Corina Machado, o procurador norte-americano Walter Clayton III e o colaborador Euzenando Prazeres de Azevedo. Além disso, pediram o compartilhamento de documentos relacionados a investigações e ações penais abertas nos Estados Unidos contra Maduro. O pedido ainda aguarda decisão de Moraes.
Atividade reuniu estudantes e servidores em Guanambi, com demonstrações práticas de coleta de impressões digitais e orientações sobre a carreira pericial.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A atuação da Polícia Técnica da Bahia esteve entre os destaques do II Seminário “Vida e Carreira em Saúde e Gestão”, realizado nesta quinta-feira (11), no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), em Guanambi. O evento reuniu estudantes, servidores e visitantes interessados em conhecer diferentes áreas de atuação profissional. Representando a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Guanambi, os peritos técnicos Lucas Levi e Vinícius Lima conduziram um minicurso sobre identificação humana por meio da papiloscopia, método utilizado na análise de impressões digitais e considerado uma das ferramentas mais importantes da perícia criminal. Durante a apresentação, os especialistas explicaram como a técnica contribui para a identificação de pessoas e para a produção de provas materiais utilizadas em investigações. Os participantes também conheceram aspectos da rotina dos profissionais da Polícia Técnica e o papel desempenhado pelos peritos na elucidação de crimes e no apoio ao sistema de Justiça. Além do conteúdo teórico, a atividade contou com uma demonstração prática. Os estudantes acompanharam uma simulação de coleta de impressões digitais em um cenário semelhante ao de um local de crime, além da análise de objetos submetidos à perícia. A iniciativa permitiu que o público observasse, na prática, etapas importantes do trabalho técnico realizado pelos especialistas. O minicurso também abriu espaço para orientações sobre o ingresso na carreira. Os peritos apresentaram informações sobre concursos públicos, formação exigida e áreas de atuação dentro da instituição. Ao final, os participantes puderam esclarecer dúvidas e conversar diretamente com os profissionais. A ação reforçou a proposta do seminário de aproximar estudantes do mercado de trabalho e ampliar o conhecimento sobre carreiras essenciais para a sociedade.
Curso de 40 horas reuniu delegados e investigadores de cinco coordenadorias regionais, com foco em atendimento tático, armamento e operação com fuzis.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) concluiu, nesta quinta-feira (11), em Vitória da Conquista, mais uma etapa do Projeto Acadepol Presente, iniciativa voltada à capacitação e ao aperfeiçoamento de servidores que atuam no interior do estado. O treinamento reuniu delegados e investigadores das cinco Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) que integram a área de atuação da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste). Realizada ao longo de quatro dias, a capacitação contou com carga horária de 40 horas e combinou atividades teóricas e práticas. O conteúdo foi dividido em módulos voltados à atuação operacional dos policiais civis. A programação incluiu treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), manuseio e prática de tiro com pistola Glock G22, além de instruções para operação dos fuzis Arad 5.56 e Arad 7. Ao todo, 20 servidores concluíram o curso com aproveitamento integral. Entre os participantes estavam quatro mulheres, reforçando a presença feminina em atividades operacionais da instituição. Segundo o diretor da Dirpin/Sudoeste, delegado Roberto Júnior, a realização frequente de treinamentos na região demonstra o compromisso da Polícia Civil com a qualificação permanente dos seus quadros. De acordo com ele, a formação continuada contribui para fortalecer a atuação dos profissionais e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população. A investigadora Mônica Celir, uma das participantes, destacou a importância da capacitação para o exercício da atividade policial. Ela afirmou que os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados diretamente nas operações e diligências do dia a dia, especialmente em situações que exigem maior preparo técnico e operacional. A servidora também ressaltou a crescente participação das mulheres em cursos dessa natureza. Para ela, a presença feminina em treinamentos operacionais representa um avanço na ocupação de espaços dentro da instituição e reforça a confiança para o desempenho das funções policiais.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve o Curso de Formação de Cuidadores de Idosos, iniciativa voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento das políticas públicas de atenção à pessoa idosa no município. O curso é realizado graças à parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Governo da Bahia, por meio do Programa Qualifica Bahia, ampliando o acesso da população a oportunidades de formação profissional gratuita e de qualidade. O curso tem como objetivo capacitar moradores para atuar no cuidado humanizado de idosos, abordando temas como saúde, higiene, alimentação, primeiros socorros e aspectos psicossociais do envelhecimento. A ação integra as estratégias da gestão municipal para ampliar oportunidades de geração de renda e, ao mesmo tempo, garantir um atendimento mais digno à população idosa. De acordo com o secretário de Assistência Social, Marcos André, a iniciativa representa um avanço importante para o município. “Estamos investindo na formação de profissionais preparados para cuidar com responsabilidade, empatia e respeito. Esse curso também abre portas para o mercado de trabalho e fortalece a rede de proteção social em nossa cidade”, destacou. Segundo a enfermeira Rubia Lopes, instrutora do curso, as aulas serão finalizadas no dia 15 de junho, para a turma atual, formada por pessoas com diferentes objetivos. "Temos alunas que já atuam como cuidadoras, profissionalmente, enquanto outras pretendem iniciar os trabalhos na função. Temos, ainda, pessoas que desejam se especializar para cuidar de familiares. O currículo do curso envolve temas como cuidado com o idoso, saúde bucal, higiene corporal (banhos, troca de fralda etc), alimentação saudável, educação física, principais doenças e uso correto de medicações", comentou. O prefeito Neto Cotrim ressaltou o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas e de impacto social. “Cuidar das pessoas é uma das nossas prioridades. Ao oferecer esse curso, estamos promovendo qualificação profissional e garantindo mais atenção e qualidade de vida aos nossos idosos. É uma ação que beneficia toda a comunidade”, afirmou. A primeira turma possui vinte integrantes e já está participando de duas aulas semanais, com carga horária teórica e prática, no espaço localizado no bairro Alto da Varginha. Todos receberão certificação ao final do curso. A Prefeitura de Igaporã mantém o programa de ações que aliam capacitação profissional e compromisso social, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro.
Polícia encontrou vestígios de sangue e apreendeu a faca apontada como arma do crime
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Um homem de 28 anos foi preso em flagrante suspeito de matar a facadas o colega de residência na cidade de Paramirim, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu em um imóvel localizado na Avenida Macaúba. A vítima foi identificada como Flávio de Jesus Santos. Já o suspeito, Adriel Queiroz Brazil, foi detido no próprio local após as primeiras investigações apontarem seu envolvimento direto no homicídio. De acordo com informações da Polícia Civil, equipes foram acionadas por moradores e iniciaram os levantamentos na residência. Durante a perícia, os investigadores encontraram vestígios de sangue em uma cadeira de rodas utilizada pelo suspeito. Além disso, uma faca apontada como possível arma do crime foi localizada em um terreno baldio próximo ao imóvel e apreendida para análise pericial. Antes de ser encaminhado ao sistema prisional, Adriel passou por exames de corpo delito e permaneceu à disposição da Justiça. Segundo a polícia, o suspeito possui antecedentes criminais registrados em outros estados. As investigações também apontam que ele e a vítima se conheceram há cerca de um mês em uma unidade de saúde em Salvador. Após o encontro, Flávio teria aceitado o convite para dividir a residência com Adriel em Paramirim. A Delegacia Territorial de Paramirim conduz as investigações e trabalha para esclarecer a motivação do crime. Testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias, enquanto o material recolhido no local será submetido à perícia.
Pix ganha proteção máxima e se torna marca de alto renome
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcello Casal jr | Agência Brasil
O sistema de pagamentos instantâneos Pix passará a contar com a maior proteção prevista na legislação brasileira de propriedade industrial. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, em Brasília. Com a decisão do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Pix se torna a primeira marca vinculada ao Governo Federal a receber o reconhecimento de marca de alto renome. Segundo o ministro, a classificação representa o mais elevado nível de proteção garantido pela Lei de Propriedade Industrial. O reconhecimento é concedido a marcas amplamente conhecidas pela população e que acumulam reputação, credibilidade e relevância nacional. Na prática, a medida amplia a proteção jurídica do Pix para todos os segmentos da atividade econômica, independentemente da categoria em que a marca foi originalmente registrada. Isso impede que empresas ou organizações utilizem a mesma denominação em outros setores, reduzindo riscos de uso indevido ou associação indevida da marca. Criado pelo Banco Central do Brasil em 2020, o Pix se consolidou como o principal meio de pagamentos instantâneos do país, sendo utilizado diariamente por milhões de brasileiros para transferências, pagamentos e operações financeiras. O anúncio ocorreu com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião do Conselhão, órgão responsável por discutir propostas e políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do país.
Texto prevê acolhimento e proteção para moradores ameaçados por facções criminosas em todo o estado.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Moradores ameaçados por facções criminosas, vítimas de extorsão e famílias obrigadas a abandonar suas casas por causa da violência poderão receber apoio do Estado na Bahia. A proposta está prevista no Projeto de Lei nº 26.317/2026, apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia pelo deputado estadual Leandro de Jesus. O texto cria a Política Estadual de Apoio e Proteção às Vítimas da Violência Praticada por Organizações Criminosas, com foco no acolhimento de pessoas afetadas pela atuação de facções e de seus familiares. Entre as medidas previstas estão atendimento psicológico, orientação jurídica, assistência social e proteção institucional. O projeto também estabelece prioridade em programas habitacionais para famílias que tenham sido expulsas de suas residências em decorrência da ação de grupos criminosos. Segundo o autor da proposta, a intenção é ampliar as políticas públicas voltadas às vítimas da violência. “A Bahia vive uma realidade preocupante, em que milhares de famílias são vítimas não apenas da violência direta das facções criminosas, mas também do medo, das ameaças e até da expulsão de suas próprias casas. Este projeto busca garantir que essas pessoas não sejam abandonadas pelo Estado”, afirmou Leandro de Jesus. O parlamentar destacou ainda que a iniciativa não prevê benefícios financeiros, mas mecanismos de acolhimento e proteção para cidadãos em situação de vulnerabilidade. O projeto cita organizações criminosas como o PCC e o Comando Vermelho e propõe ações integradas entre Estado e municípios para ampliar a rede de assistência às vítimas. Também estão previstas campanhas educativas e a elaboração de relatórios periódicos sobre os impactos sociais da atuação das facções na Bahia. A matéria será analisada pelas comissões temáticas da AL-BA antes de seguir para votação em plenário.
Município está entre as cidades baianas que prestaram contas ao MP-BA sobre gastos e contratações para o São João.
Por: Willian Silva
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Caetité está entre os municípios baianos que já garantiram o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2026, iniciativa coordenada pelo Ministério Público da Bahia para ampliar a fiscalização e a divulgação dos gastos públicos realizados durante o período junino. O município aderiu ao Painel de Transparência dentro do prazo estabelecido pelo MP-BA e integra a lista das 390 cidades baianas que prestaram informações sobre contratações artísticas, programação e investimentos destinados às festas deste ano. Além de Caetité, outros municípios da região, como Guanambi e Brumado, também estão entre os que garantiram participação na iniciativa, considerada uma das principais ferramentas de controle social dos festejos juninos na Bahia. Segundo o Ministério Público, os municípios que colaboraram com o painel receberão oficialmente o Selo de Transparência em cerimônia marcada para a próxima segunda-feira (16), em Salvador. A certificação reconhece a prestação voluntária de informações sobre o uso de recursos públicos durante os eventos. Neste ano, o Painel de Transparência já registra mais de R$ 600 milhões em investimentos relacionados aos festejos juninos em todo o estado. A plataforma permite que qualquer cidadão consulte informações sobre atrações contratadas, valores de cachês, fontes de recursos e programação dos eventos. De acordo com o MP-BA, a iniciativa fortalece a transparência na gestão pública e facilita o acompanhamento dos gastos realizados pelos municípios durante um dos períodos festivos mais importantes da Bahia.
Homem se refugiou na casa de vizinhos após ser perseguido pelo sogro armado.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Uma discussão familiar motivada pela rejeição de um relacionamento terminou em ameaça armada e mobilizou a Polícia Militar na noite de quarta-feira (10), em Guanambi. Segundo informações do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), um homem de 35 anos precisou fugir e se esconder na casa de vizinhos após ser ameaçado pelo sogro, de 48 anos, no bairro Vila Nova. A confusão aconteceu na Travessa Goiânia. Conforme relato da vítima, o pai da jovem não aceitava o relacionamento e, durante uma discussão, sacou uma espingarda e passou a ameaçá-lo. Temendo ser atingido, o homem correu e buscou abrigo em uma residência próxima. Ainda de acordo com a ocorrência, o suspeito perseguiu a vítima até o local, bateu violentamente no portão com a coronha da arma e exigiu que o genro saísse para enfrentá-lo. Durante a ação, um disparo de arma de fogo também teria sido efetuado. A perseguição só foi interrompida quando o agressor percebeu que a polícia havia sido acionada por meio do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Em seguida, ele fugiu em um veículo Corsa vermelho. Guarnições da Polícia Militar realizaram buscas e rondas na região, mas o suspeito não foi localizado até o encerramento da ocorrência. A vítima foi orientada a permanecer em local seguro e registrar a ocorrência na Delegacia Territorial de Guanambi. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.
Peça publicitária mistura futebol e política para reforçar discurso de defesa da soberania nacional.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Ricardo Stuckert | PT
O Partido dos Trabalhadores lançou nesta quinta-feira (11) a campanha "Lula joga pelo Brasil", aproveitando a abertura da Copa do Mundo para associar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à defesa da soberania nacional diante das ameaças de novas tarifas comerciais anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. A peça publicitária mistura imagens ligadas ao futebol com mensagens políticas. Em um dos trechos, a música da campanha afirma: "A torcida grita 'Lula é meu jogador'", enquanto exibe cenas de jovens jogando bola e torcedores vestindo as cores da seleção brasileira. O vídeo também faz referências ao sistema Pix, que foi citado por autoridades norte-americanas durante discussões comerciais envolvendo o Brasil. Em outra cena, uma das estrelas da camisa da seleção aparece substituída pela tradicional estrela vermelha do PT. Além do tema da soberania nacional, a campanha destaca ações e programas defendidos pelo governo federal, como o Desenrola, o Gás do Povo, o Agora Tem Especialistas e a proposta de fim da escala de trabalho 6x1. A estratégia começou a ser compartilhada por lideranças governistas nas redes sociais. Entre os nomes que divulgaram o material estão o presidente nacional do PT, Edinho Silva, o ministro Guilherme Boulos e o vice-líder do governo no Congresso, Lindbergh Farias. A campanha integra a estratégia de comunicação do partido para ampliar a defesa das pautas do governo e fortalecer a presença do presidente no debate público em meio ao cenário político e econômico nacional.
Liminar é revogada e moradores de imóveis próximos ao Morro do Bom Jesus poderão ser retirados conforme plano de segurança.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Justiça revogou a liminar que suspendia a desocupação de imóveis localizados na Avenida Monsenhor Turíbio Vila Nova, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. A área fica nas proximidades do Morro do Bom Jesus e é considerada de risco geológico pelas autoridades. A decisão foi assinada pelo juiz Danillo Augusto Gomes de Moura e Silva, que também determinou a extinção da ação movida pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA). O processo questionava as medidas adotadas pelo município para a gestão da área classificada como vulnerável. Com a revogação da liminar, voltam a valer as ações previstas no plano de gestão de risco elaborado para a localidade, incluindo a desocupação assistida dos imóveis situados na região conhecida como “pé do morro”. Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da Lapa, a decisão judicial levou em consideração um acordo firmado entre o Ministério Público da Bahia, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e a Mitra Diocesana. O entendimento estabelece medidas preventivas e de segurança para reduzir os riscos enfrentados pelos moradores da área. Na decisão, o magistrado destacou ainda que questões relacionadas ao direito à moradia, indenizações ou compensações deverão ser discutidas individualmente, por meio de ações próprias ou procedimentos administrativos específicos. A retomada das medidas ocorre em meio às preocupações com a segurança da população residente nas encostas próximas ao Morro do Bom Jesus, uma das áreas mais conhecidas do município. As autoridades afirmam que as ações buscam evitar acidentes e preservar vidas diante dos riscos identificados na região.