• Prefeitura de Caetité decreta luto oficial de três dias pela morte do caetiteense e ex-deputado federal Haroldo Lima

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/03/2021 - 11:30


    CAETITÉ

    - O prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), por meio do Decreto Nº 49, do dia 24 março, estabeleceu luto oficial de 03 (três) dias no município, pela morte do caetiteense e ex-deputado federal, Haroldo  Lima, ocorrido na madrugada desta terça-feira (24), vítima da Covid-19. “Considerando o falecimento do ilustre caetiteense HAROLDO BORGES RODRIGUES LIMA, nascido no dia 07.10.1939, filho de Benjamin Teixeira Rodrigues Lima e Adelaide Borges Rodrigues Lima, Haroldo Lima, como era popularmente conhecido, foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos, entre os anos de 1983 e 2002. Iniciou sua militância política através de participação nos movimentos estudantis, atingindo, posteriormente, grande destaque no cenário nacional como liderança política no PCdoB. Também foi destaque como deputado constituinte em 1988, com brilhante atuação. No ano de 2002 foi nomeado Diretor Geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo. Durante toda a sua vida pública prestou relevantes serviços para o Município de Caetité”, diz a publicação do Decreto que pode ser acessada clicando aqui.

  • PCdoB de Caetité lamenta a morte do ex-deputado federal e dirigente do PCdoB Haroldo Lima

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    24/03/2021 - 10:30


    CAETITÉ

    - Com imensa consternação, recebemos a notícia do falecimento de Haroldo Lima, caetiteense, ex-deputado federal e militante histórico do Partido Comunista do Brasil. Engenheiro de formação, Haroldo foi figura fundamental na luta contra a ditadura militar, sobrevivendo à Chacina da Lapa em São Paulo, onde foi preso e viu outros militantes do PCdoB morrerem. Transferido para uma prisão em Salvador, chegou a ser torturado e ainda assim permaneceu em diversas frentes de lutas, a favor de pautas de interesse social, da liberdade, da democracia, até o último dia da sua vida. Em seus cinco mandatos na Câmara Federal, defendeu o estado democrático de direito de maneira aguerrida, estando sempre disponível à escuta popular. Nos últimos anos, como Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, fez importantes contribuições na política de exploração do pré-sal, na promoção da cooperação entre a China e o Brasil e no desenvolvimento das relações bilaterais. Ele sempre teve Caetité, sua terra natal, como referência e sempre manifestou seu amor e gratidão por essa terra, onde seu tio, Anísio Teixeira, e sua família fincaram raízes progressistas, que se ramificam até os dias atuais. Haroldo resistiu bravamente, mas infelizmente é mais uma vítima da Covid-19 e da gestão ineficaz e genocida de um governo sem compromisso com o seu país e o seu povo. A Bahia e o Brasil perdem um grande líder político. E nesse momento de dor e tristeza, prestamos à família enlutada os nossos sinceros sentimentos e condolências. Haroldo, presente! Hoje e sempre!

  • 150 animais silvestres em condições de maus-tratos são resgatados no sudoeste da Bahia

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/03/2021 - 10:00


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resultou na apreensão de 150 animais silvestres [149 aves e um jabuti], na última terça-feira (23), na cidade de Vitória da Conquista. Segundo informou a PRF, as aves estavam presas em gaiolas pequenas, sujas de fezes e urina, sem água, com pouco espaço para movimentação, com pouca luz e circulação de ar. Os animais foram levados para o Inema, onde ficarão sob os cuidados de profissionais, que depois de passarem por um processo de triagem, todos serão devolvidos à natureza. Os envolvidos no crime responderão por crime contra o meio ambiente.

  • Novo cronograma do Ministério da Saúde reduz quase 10 milhões de doses da vacina contra Covid-19 para abril

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Adele Robichez

    24/03/2021 - 08:30


    SAÚDE

    - O Ministério da Saúde divulgou um novo cronograma com a quantidade reduzida de vacinas contra a Covid-19 para o mês de abril. Em relação à previsão anterior, quase 10 milhões de doses foram tiradas. No documento do dia 15 de março, o governo federal previa a chegada de 57.179.258 doses do imunizante e, no dia 19 de março, este número foi para 47.239.258.Das 9,85 milhões doses a menos, 1 milhão é da Pfizer e 8,85 milhões são da Oxford. Ainda este mês, a pasta pretende receber 38.097.600 doses até a próxima quarta-feira (31). Dessas, 8 milhões são da vacina Covaxin, que ainda não pediu o uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O cronograma de março também sofreu uma redução, com menos 690 mil doses.

  • Morre ex-deputado caetiteense Haroldo Lima, vítima da Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Adele Robichez

    24/03/2021 - 08:00


    Ele estava hospitalizado desde domingo (21) com a doença

    CAETITÉ

    - Morreu, na madrugada de hoje (24), por complicações da Covid-19, o ex-deputado caetiteense Haroldo Lima aos 81 anos. Ele estava hospitalizado desde domingo (21) com o vírus, após ter passado 19 dias em tratamento por sequelas de uma doença que atingiu os pulmões. A informação foi confirmada pelo partido do ex-parlamentar. "Haroldo lutou bravamente por longos dias contra a doença, mas não resistiu às complicações provocadas pelo novo coronavírus", disse o comunicado do PCdoB. Lima nasceu no município de Caetité, no Sudoeste baiano e se formou em engenharia. Ele foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC) e, depois, passou a integrar a Ação Popular (AP), agremiações contrárias ao golpe de 64. Em 1976, foi um dos sobreviventes à Chacina da Lapa, em São Paulo, quando outros militantes do PCdoB foram mortos. O ex-deputado sofreu torturas e, em 1981, foi preso em Salvador acusado de ter comandado o "quebra-quebra” de ônibus durante um movimento contra o aumento da tarifa de ônibus em Salvador.  Haroldo Lima foi deputado federal por cinco mandatos. O seu último cargo foi como diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

  • Associação Médica Brasileira defende banimento do uso de remédios sem eficácia comprovada contra Covid

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Geovana Oliveira

    24/03/2021 - 07:50


    SAÚDE

    - A Associação Médica Brasileira (AMB) mudou o posicionamento e passou a condenar o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19. Em boletim divulgado hoje (23), a associação diz que o uso de medicamentos como a cloroquina e a ivermectina deve ser banido. Em julho do ano passado, a entidade havia defendido a "autonomia do médico" ao receitar os medicamentos."Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da COVID-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida", afirma associação. No documento, a AMB ainda ressalta a necessidade de ação das autoridades para solucionar a falta de medicamentos no atendimento de pacientes internados com Covid, principalmente daqueles necessários para a intubação. Em Salvador, o secretário Leo Prates afirmou que está sendo feita uma compra emergencial para garantir os medicamentos em todas as unidades de Saúde. A associação lidera um grupo que reúne diversas sociedades científicas e associações médicas de todo o País, as entidades alertam para a falta de estrutura, insumos e profissionais neste momento da pandemia e ressaltam que as fake news “desorientam os pacientes”. Reafirmam ainda que não existe tratamento precoce comprovado contra a doença.

  • Secretaria de Saúde de Guanambi confirma 40ª morte pela Covid-19 no município

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/03/2021 - 23:30


    GUANAMBI

    - Subiu para 40 o número de mortes ocasionadas pela Covid-19 na cidade de Guanambi. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi). Conforme a Sesau-Gbi, trata-se de um homem de 78 anos, que possuía histórico de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica), e havia sido admitido no Hospital Geral de Guanambi (HGG) no dia 28 de janeiro, para tratamento de problemas relacionados à pressão. Porém, com o passar dos dias, o então paciente acabou apresentando problemas respiratórios e, por isso, teve de ser isolado. Um teste para Covid-19 foi realizado no dia 16 de março, resultando negativo. No entanto, o quadro da vítima se agravou ainda mais, e esta por sua vez, veio a óbito no dia 17. Então, foi coletado material para exame RT-PCR pós-morte, e o resultado do último teste foi positivo. Em Guanambi, nas últimas 24 horas, mais 27 pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Portanto, são 172 casos, 271 aguardam resultado de teste e 36 pacientes seguem internados. Ao todo, Guanambi já registrou 4.924 casos positivos da doença, dos quais 4.712 pessoas podem se considerar curadas.

  • Candiba registra o quinto óbito pela Covid-19

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/03/2021 - 22:15


    CANDIBA

    - Na noite desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Candiba (Sesau-Candiba) informou sobre a quinta morte em virtude da Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 84 anos, que foi admitida no Hospital Geral de Candiba no dia 14 de março. Porém, nos nove dias que se seguiram, houve piora de seu estado clínico, culminando na morte da idosa na tarde de hoje. Em Candiba, 61 pessoas estão com o vírus em potencial de contágio, ao mesmo tempo que 41 pessoas seguem aguardando resultado de teste. Com 375 casos confirmados, 309 pessoas se restabeleceram da doença. O município possui 9 pacientes hospitalizados.

  • Em Brumado mais duas pessoas morreram por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/03/2021 - 21:30


    BRUMADO

    - Nesta terça-feira (23), de acordo com a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), mais duas pessoas morreram por conta da Covid-19 no município. Agora, Brumado contabiliza 106 mortes desde o início da pandemia. A Sesau-Bdo também atualizou o quadro pandêmico municipal; 215 pessoas aguardam resultado de teste, 724 estão com o vírus em potencial de contágio (casos ativos) e 56 pacientes estão hospitalizados. Nas últimas 24 horas, Brumado registrou 72 novos casos, que somados aos casos anteriores, resultam em 6.523, dos quais 5.693 são de pessoas que se restabeleceram da doença.

  • Hospital de Matina passa pro processo de desinfecção

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    23/03/2021 - 20:20


    MATINA

    - O trabalho de desinfecção realizado pelos Agentes da Vigilância Sanitária, desta vez foi nas dependências da mais importante unidade de saúde do município, o Hospital Municipal Hermenegildo Cardoso de Castro. O trabalho cuidadoso por se tratar de um ambiente especial, foi acompanhado de perto pela Coordenação da Vigilância Sanitária e pela direção do Hospital; todas as dependências passaram pelo processo de desinfecção; a ala de isolamento onde ficam internados pacientes com COVID, a recepção, a área de internamento comum, a emergência, consultórios, confortos, lavanderia área externa. Os Postos de Saúde e PSFs do município também já foram desinfectados, numa ação que não tem tempo certo para acabar; “ Enquanto houver risco de COVID, estaremos trabalhando para proteger a nossa população.” – afirmou Edson Marques, Coordenador da Vigilância Sanitária.

  • 18 casos de coronavírus são confirmados em Caetité em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/03/2021 - 19:45


    CAETITÉ

    - Conforme informou a Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), nesta terça-feira (23), mais 18 casos de coronavírus foram confirmados na cidade. Com os novos casos, Caetité passa a contabilizar 1.356 casos no total, dos quais 1.235 pessoas podem se considerar curadas da doença. Em Caetité, 105 pessoas estão em fase de tratamento da doença, sendo que desta soma 12 pacientes seguem internados. Com 67 pessoas aguardando resultado de teste, Caetité possui 16 mortes registradas em decorrência da doença.

  • Brasil registra novo recorde de óbitos por Covid-19: 3.251 mortes em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Geovana Oliveira

    23/03/2021 - 19:30


    Total de vidas perdidas no país se aproxima dos 300 mil

    BRASIL

    - O Brasil registrou hoje (23) um novo recorde de mortes por Covid-19: foram 3.251 vidas perdidas em 24 horas, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Com isso, o total de óbitos se aproxima dos 300.000, com 298.676 registros desde o início da pandemia. Com números cada vez maiores, o país enfrenta uma crise no sistema de saúde, que se aproxima de um colapso sanitário nacional. Essa é a primeira vez que o Brasil ultrapassa a marca de 3 mil mortes em 24 horas. No dia 10 deste mês, havia sido registrado o último recorde no número de óbitos, que foi de 2.286.  Além do recorde de óbitos, também foram contabilizados 82.493 novos casos de coronavírus no país, uma das maiores marcas desde o início da pandemia. No total, são 12.130.019 contaminados pela doença. 

  • Conta de luz: Aneel propõe aumento de até 21% nas bandeiras tarifárias

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Luciana Freire

    23/03/2021 - 19:25


    Novos valores serão discutidos com o setor, entre 24 março e 7 de maio, em consulta pública

    ECONOMIA

    - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou, hoje (23), a proposta de atualização dos valores das bandeiras tarifárias na conta de luz. Para a bandeira vermellha, o aumento proposto é de alta de até 21,3%. Os novos valores serão discutidos com o setor, entre 24 março e 7 de maio, em consulta pública aprovada hoje. Mas, uma vez aplicados, tornarão as contas de luz ainda mais caras e pressionarão a inflação. A bandeira verde permanece sem alteração.

  • Cármen Lúcia muda voto e forma maioria pela parcialidade de Moro em condenação de Lula

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Geovana Oliveira

    23/03/2021 - 18:45


    POLÍTICA

    - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, mudou o voto hoje (23) no julgamento da Segunda Turma sobre a suspeição de Sergio Moro e forma maioria pela parcialidade da atuação do ex-juiz na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá.  O placar está de 3 a 2 a favor do ex-presidente.  Votaram pela legalidade da atuação do ex-juiz os ministros Kassio Nunes Marques e Edson Fachin. Os outros dois ministros, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski já haviam votado em julgamento anterior pela parcialidade de Moro. E, nesta terça, Cármem Lúcia mudou o voto para condenar a parcialidade do ex-juiz. O julgamento começou no dia 9 de março, quando o resultado ficou empatado em 2 a 2. Nunes Marques pediu vista — mais tempo para analisar a ação — e a pauta voltou a ser discutida nesta terça-feira. Ele decidiu votar contra a parcialidade do ex-juiz. Mas com a mudança de voto de Cármen Lúcia, a maioria declarou Moro parcial no julgamento de Lula.

  • Municípios das regiões de Guanambi e Brumado restringem comercialização de bebida alcoólica

    Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia
    Por Arivaldo Silva

    23/03/2021 - 18:30


    Medida foi acertada nesta terça entre o governo estadual e os 43 municípios envolvidos na mudança

    REGIÃO

    - O Governo do Estado e as 43 prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado decidiram proibir a venda de bebidas alcoólicas nas duas regiões. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 05h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 05h de 26 de março. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. Mas cedo, foi comunicado que todo o comércio não essencial seria fechado na região de Guanambi, mas no começo da noite a informação foi corrigida. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.