• Baiana revela ter adquirido problema de fígado após uso de ivermectina para prevenir Covid-19

    Foto: Reprodução | Rede Bahia Foto: Reprodução | Rede Bahia
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    30/03/2021 - 14:30


    Medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada

    SAÚDE

    - Em depoimento ao Fantástico, programa da Rede Globo exibido aos domingos, a economista baiana Cremilda Carneiro, revelou ter adquirido doença doença no fígado, após fazer uso de três cápsulas de ivermectina a cada 15 dias, durante um ano. A ivermectina é um remédio de verme, que juntamente com a com a hidroxicloroquina e com a azitromicina integram o chamado ‘kit covid’, tanto difundido nas redes sociais e até mesmo por profissionais de medicina, que defendem o já condenado ‘tratamento precoce’. “Meus irmãos, que alguém disse para eles, que um médico, algum conhecido, que a ivermectina era a cura ou a preventiva. Todos eles tomaram a ivermectina e eu não poderia ficar de fora. E você acredita com força total que aquilo ali [medicamento] é seguro, que vai te proteger, uma das bobagens da vida que a gente faz. São três graus: o leve, o moderado e o grave, né? Eu estava no moderado, quer dizer, um passo para chegar no mais sério”, descreveu a economista. Para finalizar, Cremilda afirmou que a maneira mais eficaz de prevenir a Covid-19 é através do uso de máscara e do distanciamento social. “Para com a ivermectina. Vai usar máscara, vai se cuidar, não vai aglomerar. Porque é a melhor coisa que você faz”, recomendou. No dia dia 23 de março, a Associação Brasileira de Medicina (ABM) divulgou uma nota em que atesta a ineficácia da ivermectina e as outras medicações que compõem o ‘kit covid’, e pediu a abolição deste tipo de metodologia no tratamento contra a Covid-19. “Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da COVID-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida”, diz um trecho do comunicado da ABM.

  • Região: colisão entre van e carro de passeio deixa uma pessoa morta na BA-262

    Foto: Divulgação | PRE-BA (Editada) Foto: Divulgação | PRE-BA (Editada)
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/03/2021 - 13:30


    REGIÃO

    - Um homem de 38 anos morreu na noite da última segunda-feira (28), após o carro que conduzia ter colidido frontalmente com uma van, na BA-262, trecho entre Vitória da Conquista e Anagé. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual da Bahia (PRE-BA), a vítima perdeu o controle da direção do carro de passeio e colidiu com a van, que trafegava em sentido oposto. Os passageiros da van tiveram apenas ferimentos leves, mas receberam assistência médica no Hospital de Base de Vitória da Conquista. A PRE-BA acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o processo de remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. A causa do acidente será investigada.

  • Em ataque de fúria, mulher depreda três agências bancárias em Serra do Ramalho

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/03/2021 - 11:30


    SERRA DO RAMALHO

    - Três agências bancárias da cidade de Serra do Ramalho foram depredadas por uma mulher, na madrugada desta terça-feira (30), por volta das 2h. Vidro, caixas eletrônicos e objetos foram alvos do ataque de fúria da mulher, em agências do Bradesco, Caixa e Banco do Brasil. Conforme informações da Polícia Civil (PC), ainda não se sabe ao certo o que teria motivado a ação, nem muito se a autora tem problemas psicológicos ou transtornos mentais. Ainda de acordo com a PC, a cidadã foi encontrada totalmente descontrolada por volta das 2h40, momento em que foi contida por policiais e conduzida para o  Hospital Gilvan Wanderley de Farias. A PC irá apurar as circunstâncias do fato.

  • Caetité recebe mais 1.280 doses de vacina contra a Covid-19

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/03/2021 - 11:00


    CAETITÉ

    - A Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte) anunciou na manhã desta terça-feira (30), a chegada de 1.280 doses de vacina contra a Covid-19. Conforme informou a pasta, são 760 doses da CoronaVac e mais de 520 da Astrazeneca/Oxford. Com isso, a secretaria informou que será possível ampliar a faixa etária de vacinação para pessoas com mais de 60 e que um novo calendário será anunciado em breve. Neste momento, na Quadra Poliesportiva da Feira Velha, estão sendo vacinados caetiteenses com 68 anos ou mais, e a aplicação dos imunizantes vai até às 13h. Até o dia 19 de março, foram vacinadas em Caetité, 4.840 pessoas.

  • Guanambi chega ao 46º óbito em decorrência da Covid-19

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/03/2021 - 10:00


    GUANAMBI

    - Subiu para 46 o número de mortes pela Covid-19 na cidade de Guanambi. O 46º óbito ocorreu na noite de ontem (29) e foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), na manhã desta terça-feira (30). Trata-se de um homem de 90 anos, que possuía histórico de comorbidades (Doença de Alzheimer), que havia dado entrada no Pronto Atendimento Covid-19 Guanambi (PA), no dia 17 de março, sendo transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), no dia 22. O então paciente aguardava regulação em leito de UTI e, por isso, não resistiu às complicações da doença. E ainda de acordo com a Sesau-Gbi, nas últimas 24 horas, o PA Covid-19 realizou 108 atendimentos, dos quais quatro pacientes necessitaram de internação.

  • Fiocruz e Butantan preveem entrega de 27 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 em abril

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Adele Robichez

    30/03/2021 - 08:00


    SAÚDE

    - O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem entregar ao Ministério da Saúde ao menos 27 milhões de doses da Coronavac e da vacina de Oxford em abril, segundo os fabricantes. O plano considera o que pode ser produzido com os insumos já recebidos pelo Brasil. Das 27 milhões de doses dos imunizantes contra a Covid-19 para abril, 18,8 milhões são da Fiocruz e 13,2 milhões do Butantan, com as 5,7 milhões de doses atrasadas, que teriam que ser produzidas e entregues até amanhã (31). Até então, a fundação entregou 5,8 milhões de doses da vacina de Oxford ao país e o instituto, 32,8 milhões da Coronavac.O Butantan garantiu ao governo federal a entrega de 46 milhões de doses até o dia 30 de abril e 54 milhões até agosto, totalizando 100 milhões de doses quatro meses antes do fim do ano. Já a Fiocruz prometeu 104,4 milhões de doses no primeiro semestre e 110 milhões no segundo semestre, o que garantiria 214,4 milhões de doses da vacina de Oxford até o final deste ano. Por enquanto, a Fiocruz tem Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para a produção de cerca de 27 milhões de doses e o Butantan para 35 milhões. O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou ontem (29) que o instituto vai receber mais insumos suficientes para a produção de mais três milhões de doses da Coronavac entre os dias 6 e 8 de abril.

  • Riacho de Santana chega ao 23º óbito em decorrência da Covid-19

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 22:45


    RIACHO DE SANTANA

    - Subiu para 23 o número de mortes pela Covid-19, da cidade de Riacho de Santana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Riacho, na noite desta segunda-feira (29). Segundo a pasta, trata-se de uma mulher de 59 anos, que era moradora do município. E de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje, a cidade possui 107 casos ativos, com 15 pacientes hospitalizados, além de 140 casos suspeitos (aguardam resultado de teste). Em Riacho, 1.162 pessoas contraíram a doença, dos quais 1.032 podem se considerar recuperados.

  • Com 219 casos ativos, 51 novos casos de Covid-19 são registrados em Guanambi

    Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 21:30


    GUANAMBI

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), nas últimas 24 horas, mais 51 pessoas testaram positivo para a doença e, portanto, Guanambi tem agora 219 casos ativos. 33 pacientes estão internados, enquanto que 184 aguardam resultado de teste. Ao todo, 5.186 casos foram confirmados, dos quais 4.922 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da Covid-19. Com uma média móvel de contaminação de 41, Guanambi contabiliza 45 mortes em decorrência da doença viral.

  • Tanque Novo registra a primeira morte pela Covid-19

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 21:15


    TANQUE NOVO

    - Uma mulher de 57 anos, que tinha histórico de comorbidades, foi a primeira vítima fatal da Covid-19, da cidade de Tanque Novo. O óbito ocorreu no último domingo (28), conforme informou a Secretaria de Saúde de Tanque Novo. Ainda segundo a pasta, a então paciente estava internada em Guanambi, no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Conforme último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (29), Tanque Novo tem 65 casos ativos da doença e 6 pacientes estão internados.

  • Brumado confirma mais duas mortes por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 19:40


    BRUMADO

    - Em Brumado, nas últimas 24 horas, mais duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), na noite desta segunda-feira (29). A pasta também atualizou os números da pandemia no município: 763 casos ativos, 52 pacientes hospitalizados, 128 aguardando resultado de teste e 40 novos casos foram confirmados. O quadro geral de Brumado apresenta 6.873 casos, dos quais 5.990 pessoas podem se considerar recuperadas. Com os óbitos notificados hoje, Brumado contabiliza 120 mortes em decorrência da Covid-19.

  • OMS acredita que coronavírus teve origem animal, aponta relatório

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    29/03/2021 - 19:35


    Hipótese de transmissão da Covid-19 via alimentos congelados também não é descartada

    SAÚDE

    - A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o novo coronavírus tenha sido transmitido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário. O relatório foi montado por uma comissão de especialistas internacionais da OMS, mas ainda não foi publicado oficialmente. As conclusões foram divulgadas nesta segunda-feira (29) pela agência AFP, que teve acesso ao documento. “Apesar de vírus semelhantes terem sido encontrados em morcegos, a distância evolucionária entre esses vírus e o Sars-CoV-2 é estimada em várias décadas, sugerindo um elo perdido. (…) O cenário que prevê um hospedeiro intermediário é considerado de provável a muito provável”, diz um trecho do relatório, que não cita qual animal poderia ter sido esse intermediário. A hipótese de transmissão da Covid-19 via alimentos congelados também não foi descartada. Esta é a teoria sustentada pela China. A possibilidade de que o vírus tenha ‘escapado’ do Instituto de Virologia de Wuhan, contudo, foi apontada no relatório como “extremamente improvável”. Os especialistas garantem que não existe nenhum registro de vírus semelhante ao Sars-CoV-2 em laboratórios antes de dezembro de 2019.

  • Vacinas da Pfizer e Moderna são eficazes no controle da Covid após 1ª dose, diz estudo

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Geovana Oliveira

    29/03/2021 - 19:33


    Análise foi feita a partir dos dados de vacinação dos profissionais da linha de frente

    SAÚDE

    - Um estudo publicado hoje (29) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostrou que as vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna são 'altamente eficazes' no controle da Covid-19. A análise foi feita a partir dos dados de vacinação dos profissionais da linha de frente, em "condições de vida real", e apontou que o risco de infecção caiu 80% após a primeira dose. Resultados que reforçam aqueles apresentados durantes os ensaios clínicos. Além das duas vacinas, que são seguras e eficazes no combate à pandemia da Covid-19, os EUA começaram também a aplicação da vacina de dose única da Janssen, que não entrou no estudo. 

  • Bahia atinge mais de 15 mil mortos durante a pandemia

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Adriano Villela

    29/03/2021 - 19:25


    Boletim divulgado nesta segunda confirmou mais 90 óbitos e 1.068 novos casos; há 14.792 pessoas com o vírus ativos

    BAHIA

    - Com acréscimo de 90 mortes no boletim desta segunda-feira (29), a Bahia alcançou 15.050 mortes causadas pelo novo coronavírus durante toda a pandemia. No período, foram confirmados 795.505 infecções e 765.663 pacientes foram curados. Em 24 horas, foram diagnosticados mais 1.068 casos e 2.159 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.117.694 casos descartados e 181.883 em investigação. No combate à doença, 45.324 profissionais da saúde testaram positivo para Covid-19. Às 15h desta segunda-feira, a Central Estadual de Regulação contabilizava 198 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 . Outros 69 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Desde 19 de janeiro, quando começou a campanha de imunização, 1.412.664 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus na Bahia, dos quais 309.629 receberam também a segunda dose.

  • Nas últimas 24 horas, Caetité registra 44 casos positivos de coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (29), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), mais 44 pessoas testaram positivo para a Covid-19, nas últimas 24 horas. Com os novos casos, Caetité chegou a 1.455 casos confirmados, dos quais 1.301 são de casos recuperados. Portanto, houve um aumento no número de casos ativos, que agora é da ordem 138. Caetité tem ainda 23 pessoas aguardando resultado de teste e 10 pessoas hospitalizadas. Ao todo, desde o início da pandemia, 16 pessoas foram mortas pela Covid-19 em Caetité.

  • Homem é preso em Carinhanha por violência doméstica contra mulher

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 17:30


    CARINHANHA

    - Na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 9h, na rua Pista IV, no bairro São Francisco, na cidade de Carinhanha,  um homem foi preso por agredir e ameaçar a companheira. A prisão do infrator se deu mediante a ação conjunta entre a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM). Segundo a PC, o homem discutiu com a mulher e a empurrou contra a parede, provocando um edema na cabeça da esposa. Diante do fato, o homem foi conduzido para a Delegacia Judiciária de Carinhanha, onde se encontra à disposição da Justiça.