• Ampliação do acesso à água é solicitada para comunidades de Urandi

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    08/03/2022 - 11:30


    POLÍTICA

    - Em continuidade ao trabalho em prol de Urandi, a deputada Ivana Bastos, o prefeito Warlei Oliveira e os vereadores Dai de Neide e Edson Davi se reuniram, na tarde desta terça-feira (08), com o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Antônio Matos. Na oportunidade, o grupo solicitou a perfuração e instalação de um poço artesiano no município, que beneficiará as comunidades de Olhos D'água, Jurema e Barreiro, atendendo mais de 70 pessoas. Segundo a parlamentar, o município tem sofrido com a escassez de água e as famílias das comunidades necessitam desse serviço para ter mais acesso ao bem. “Recebemos o retorno positivo do órgão e acompanharemos a solicitação para garantir mais esse investimento”, ressaltou Ivana Bastos.

  • Mesmo com substância radioativa na água, Caetité está dentro do limite de segurança, diz pesquisa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    08/03/2022 - 08:00


    CAETITÉ

    - A água tratada pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde. Dados inéditos levantados pela Repórter Brasil mostram a água contaminada por agrotóxicos, substâncias altamente tóxicas e até radioativa em várias cidades brasileiras, como por exemplo, em Caetité. Segundo o levantamento - cujos testes foram colhidos na água tratada do município entre 2018 e 2020 - todas as substâncias encontradas oferecem algum risco à saúde humana se estiverem acima da concentração máxima permitida, segundo critérios fixados pelo Ministério da Saúde. Os casos que estão dentro do limite de segurança não ultrapassaram a concentração máxima permitida pelo Ministério da Saúde. Ou seja, estão abaixo da concentração a partir da qual a substância passa a gerar risco. Em Caetité, foi identificada a seguinte substância: Atividade alfa total (Radioatividade) - a atividade alfa é classificada como cancerígena para o ser humano pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), as partículas alfa são “extremamente perigosas” se inaladas ou ingeridas. Os radionuclídeos, como a atividade alfa total, são empregados nas ciências médicas como fontes de radiação. Especialistas estão pesquisando sobre possíveis riscos oferecidos pela mistura de diferentes substâncias na água, mesmo que todas estejam dentro do limite. A Europa já fixou um limite para a soma de substâncias. Isso ainda não existe no Brasil. Acesse o levantamento

  • Caetité registra 43 casos ativos da covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    08/03/2022 - 07:00


    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico publicado nesta segunda-feira (07) pela Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, o município registra atuais 43 casos ativos da covid-19. Até o momento, 47 pessoas aguardam resultado de exame e não há paciente internado em decorrência da doença. Há 50 casos suspeitos da covid-19. Desde o início da pandemia, 6270 casos foram confirmados e 52 pessoas morreram. Até o momento, 13.443 exames para detecção da covid-19 foram realizados. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o aumento dos suspeitos se deve ao aumento de casos de síndromes respiratórias.

  • Presidente do PSB confirma filiação de Alckmin para ser vice de Lula

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    07/03/2022 - 18:00


    Siqueira diz que ex-governador só espera Lula confirmar convite

    POLÍTICA

    - O presidente do PSB, Carlos Siqueira, confirmou nesta segunda-feira (7) a filiação de Geraldo Alckmin à legenda, após encontro com o ex-governador. A informação é da jornalista Andreia Sadi. Segundo Siqueira, independentemente de federação com o PT, Alckmin irá para o PSB e, se Lula oficializar, será o vice do ex-presidente na chapa presidencial. "Ele vai ser o vice se Lula confirmar o convite. No PSB, está acertada a sua filiação".

  • Bahia tem 3.665 casos ativos de Covid-19; 21 óbitos são registrados

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    07/03/2022 - 17:19


    COVID-19

    - O boletim epidemiológico desta segunda-feira (7) registra 3.665 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 117 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 433 recuperados (+0,03%) e mais 21 óbitos. Dos 1.509.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.476.274 já são considerados recuperados e 29.381 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.771.380 casos descartados e 326.234 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 62.302 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.429.835 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.401.231 com a segunda dose ou dose única e 3.948.457 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 632.874 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 15.108 já tomaram também a segunda dose.

  • Guanambi: Homem de 57 anos é o 137º óbito por Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/03/2022 - 16:16


    GUANAMBI

    - Neste domingo (06), a Secretaria de Saúde de Guanambi registrou o 137º óbito em decorrência da Covid-19. Trata-se de um homem de 57 anos, portador de comorbidades, que deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) no dia 13 de fevereiro, onde esteve internado devido a comorbidade. No entanto, no dia 1º de março, o paciente apresentou sintomas da covid-19 e foi submetido no dia 4 a um teste rápido antígeno, vindo a confirmação de Covid-19. Houve piora no quadro clínico e o homem não resistiu e morreu na noite do último sábado (05). Atualmente Guanambi possui 23 casos ativos da covid-19, 06 pacientes internados e 21 aguardando resultados de exames.

  • Guanambi: Estudantes da UniFG Ânima cobram retorno das aulas 100% presencial

    Foto: Reprodução | Roberto Santos Foto: Reprodução | Roberto Santos
    07/03/2022 - 16:02


    GUANAMBI

    - Em defesa do retorno das aulas 100% presencial, na manhã desta segunda-feira (07), estudantes do Centro Universitário (UniFG/Ânima) realizaram manifestação em frente ao Campus da UniFG, em Guanambi. Os estudantes afirmam que 40% das aulas são no formado híbrido aplicados pelo Grupo Ânima, e nos outros 60% o estudante precisar comparecer a unidade, a cada 15 dias. “Queremos 100% presencial essas aulas, estamos pagando por uma coisa que não temos”, ressaltaram. A instituição de ensino ainda não se pronunciou sobre o assunto.

  • ‘Guina Cigano’ é morto à tiros em Poções

    07/03/2022 - 15:42


    REGIÃO

    - Na noite deste domingo (06), um homem identificado como Agnaldo França de Oliveira, conhecido como “Guina Cigano”, foi morto a tiros no residencial Vista Bela, no município de Poções. De acordo com informações do site Poções Notícias, Guina foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que efetuaram os disparos e fugiram em seguida. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada à UPA 24h do município, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

  • São João na Bahia: Rui vê "possibilidade concreta" de realização de festas em junho

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/03/2022 - 15:28


    No entanto, governador afirmou que ainda não há no horizonte uma previsão para a flexibilização do uso de máscaras

    BAHIA

    - O governador Rui Costa (PT) disse na tarde desta segunda-feira (7) que está otimista com os números da pandemia da Covid-19 e vê uma "possibilidade concreta" de serem realizadas as festas de São João. Desde 2020, as festividades foram suspensas para prevenir a disseminação do coronavírus. Rui também reiterou que, se o número de casos da doença continuar caindo ao longo da semana na Bahia, a gestão irá flexibilizar ainda mais o público em eventos e em estádios. No entanto, o governador afirmou que ainda não há no horizonte uma previsão para a flexibilização do uso de máscaras. "Achamos precipitado considerar isso agora", escreve em publicação em seu perfil no Twitter. 

  • Preferido pela militância, Jerônimo Rodrigues larga na frente para encabeçar chapa petista na Bahia

    Foto: Reprodução | Mateus Pereira Foto: Reprodução | Mateus Pereira
    Por Chayenne Guerreiro

    07/03/2022 - 11:00


    Secretário da Educação tem a preferência da militância petista e de Wagner e Rui

    POLÍTICA

    - Primeiro nome na lista que disputa vaga na cabeça de chapa do PT ao Governo da Bahia, o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), já é o nome favorito da militância da legenda. De acordo com o jornal da Metropole, os outros dois candidatos petistas que disputam a candidatura são Luiz Carlos Caetano (secretário de Relações Institucionais) e Moema Gramacho (prefeita de Lauro de Freitas). Os nomes foram anunciados pelo senador Jaques Wagner (PT), em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (7). Foi na titularidade da pasta da educação, que Rodrigues fortaleceu seu nome na disputa. Natural de Jequié, Jerônimo é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com especialização em desenvolvimento territorial sustentável, pela Universidade Federal De Campina Grande (UFCG). Ele é mestre em Ciências Agrárias pela UFBA. Atuou no Movimento de Organização Comunitária (MOC), de 1995 a 2006. Foi membro do conselho curador da Fapesb e do fundo de combate à pobreza da Bahia, do conselho de segurança alimentar e nutricional baiano. Na política, atuou em diversas áreas, como secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário; secretário nacional do Desenvolvimento Social; assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; assessor especial da Secretaria de Planejamento; secretário de Desenvolvimento Rural. Em 2019 assumiu o seu grande desafio: comandar a pasta mais estratégica e de maior orçamento do estado da Bahia, a Educação.

  • Homem é encontrado morto em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/03/2022 - 10:30


    GUANAMBI

    - Na tarde de domingo (06), um homem identificado como Luciano Pereira da Silva, 38 anos, foi encontrado morto dentro de uma residência situada no bairro Monte Pascoal, em Guanambi. De acordo com informações da polícia, Luciano foi encontrado no interior da residência com um fio energia amarrado no pescoço, pendurado em uma guia. A suspeita inicial é que ele tenha cometido suicídio. Macena Maria de Jesus, 57 anos, mãe de Luciano, informou que por volta da 16h, sentiu falta do filho e foi até sua residência, como ele não abriu a porta, ela chamou os sobrinhos Jefferson e Rafael para entrar pelos fundos da casa, momento em que os familiares o encontraram dependurado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Guanambi.

  • PT está entre Jerônimo, Caetano e Moema para concorrer ao governo, indica Wagner

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/03/2022 - 09:56


    Wagner deu entrevista nesta segunda-feira (7) na Rádio Metropole

    POLÍTICA

    - Em entrevista à Rádio Metropole, o senador Jaques Wagner (PT) disse que seu partido tem se articulado entre três nome para concorrer ao governo da Bahia. Os três nomes são do PT: Luiz Carlos Caetano (secretário das Relações Institucionais), Moema Gramacho (prefeita de Lauro de Freitas) e Jerônimo Rodrigues (secretário da Educação). "Ainda vamos começar com Lula para falar sobre isso. Ele está em viagem no México e vamos conversar. Porque não plano incial era abrir a chapa para Otto. Agora que não deu certo, vamos nos organizar essa semana e cravar o nome que será escolhido. Vamos tocar a vida e fazer campanha", disse o senador em entrevista a Mário Kertész. 

  • Ibicoara: Homem é preso com grande quantidade de drogas no distrito de Cascavel

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    07/03/2022 - 09:15


    CASO DE POLICIA

    - Na manhã do último domingo (06), uma guarnição da 34ª CIPM realiza rondas no distrito de Cascavel, município de Ibicoara, quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita portando uma mochila, tendo sido dada a voz de abordagem. Com ele foi encontrada:  22 trouxinhas de substância análoga à crack e 18 trouxinhas de uma substância análoga à Maconha (Canabis Sativa), vários adesivos  da Sigla CV, 14 trouxinhas de uma substância análoga à Cocaína, várias embalagens para armazenar entorpecentes, duas balanças de precisão de marca Pocket Scale, uma balança de precisão de marca Western, R$ 1100 (Um mil e cem reais), em espécie, um aparelho celular, 01 tablete de uma substância análoga à Maconha (canabis Sativa) pesado 757G. (setecentas e cinquenta e sete gramas), 01 tablete de uma substância semelhante à maconha ( Canabis Sativa ) pesado 745G (Setecentas e quarenta e cinco gramas, 01 tablete de uma substância análoga à maconha pesado 809G (Oitocentas e nove gramas). O suspeito foi conduzido para a apresentação ao plantão regional da Delegacia Territorial, onde as medidas cabíveis foram dotadas.

  • Carinhanhense é morto a tiros durante evento de vaquejada em Coribe

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    07/03/2022 - 09:00


    CARINHANHA

    - Na madrugada deste domingo (06), um homem de 28 anos, identificado como Inácio Esdras Pereira Fogaça, foi morto a tiros no Parque Haras Marques, na Fazenda Formiga, em Coribe. De acordo com informação da 26ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior de Santa Maria da Vitória (Coorpin), a vítima estava encontrava-se em pé ao lado do caminhão boiadeiro, quando foi alvejado por um homem desconhecido. Testemunhas relataram que Inácio estava transportado cavalos para o evento de vaquejada que ocorria naquele local. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionada para prestar socorro, mas o óbito foi confirmado ainda no local. O corpo foi removido para o IML de  Santa Maria da Vitória. As informações são do site Folha do Vale.

  • Prazo para declaração de Imposto de Renda 2022 começa nesta segunda-feira

    Foto: Reprodução | Agencia Brasil Foto: Reprodução | Agencia Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    07/03/2022 - 08:30


    Período vai até 29 de abril; Receita Federal prevê entrega de cerca de 34,1 milhões de declarações este ano

    ECONOMIA

    - O prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano base 2021) começa nesta segunda-feira (7). A Receita Federal vai receber os documentos até o dia 29 de abril, mas a antecedência garante vantagens para o contribuinte. Entre as vantagens, há a oportunidade de receber a restituição nos primeiros lotes de pagamento. Elas começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro, com pagamentos mensais. A Receita Federal prevê a entrega de cerca de 34,1 milhões de declarações este ano. Há multa entre R$ 165,74 e correspondente a 20% do imposto devido para aqueles que não declararem o IR dentro do prazo.