• Professores de universidades estaduais da Bahia vão realizar paralisação nesta quarta

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/04/2022 - 18:15


    Docentes discordam de reajuste aprovado pelo governo Rui Costa (PT)

    BAHIA

    - Os professores das universidades estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) vão paralisar as atividades na próxima quarta-feira (27), para cobrar reajuste salarial. Na data, os docentes realizarão um ato público em Salvador, na Praça da Piedade, a partir das 14h. "Ao longo do governo Rui Costa, foram diversos ataques ao Estatuto do Magistério, a lei que regula a carreira docente. Direitos como progressões e promoções estão parados, processos de dedicação exclusiva seguem represados e são recorrentes as decisões que desrespeitam a autonomia das universidades. Tudo isso impacta diretamente a qualidade do ensino e da educação pública no nosso estado", diz panfleto sobre a paralisação. De acordo com as associações de docentes das universidades, o reajuste aprovado não repõe a inflação do período após sete anos de congelamento salarial. Outra reivindicação é de que o governador Rui Costa (PT) não retomou a mesa de negociação permanente, inclusa no acordo que finalizou a greve em 2019, após varias tentativas do movimento docente. "Sem qualquer tipo de diálogo, o governo cedeu um reajuste salarial de apenas 4%, longe de repor as perdas inflacionárias que já ultrapassam 50% em sete anos de arrocho", diz nota da Adusc (Associação de Docentes da Uesc). 

  • Bahia registra 348 casos ativos de Covid-19 e mais 3 óbitos

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    25/04/2022 - 17:30


    BAHIA

    - O boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) registra 348 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 19 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%) e 22 recuperados (+0,001%) e mais 3 óbitos. Dos 1.541.096 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.905 já são considerados recuperados e 29.843 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.841.559 casos descartados e 331.275 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 63.169 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.491.675 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.619.819 com a segunda dose ou dose única e 5.374.880 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 871.268 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 303.849 já tomaram também a segunda dose.

  • Prefeitura de Guanambi confirma realização do São João do Gurutuba neste ano

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    25/04/2022 - 16:00


    GUANAMBI

    O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte confirmou de forma oficial na tarde desta segunda-feira (25), após diálogo com o prefeito Nilo Coelho, vice Nal e a primeira-dama Solange Coelho, a realização do São João do Gurutuba na Praça do Feijão, neste ano. A festa já tem data e será realizada de 14 a 19 de junho. Após dois anos sem ser realizado devido a pandemia da Covid-19, o evento já está sendo planejado pela pasta e contará com o apoio de outros setores. A primeira-dama Solange Coelho, idealizadora do tradicional festejo há quase duas décadas, auxiliará na formatação da festa. Segundo Victor, “o São João do Gurutuba oferecerá entretenimento para as famílias da cidade e visitantes da região, além de movimentar a economia da cidade e fomentar a classe artística”.

  • Jovem atleta de Lagoa Real é classificada para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    25/04/2022 - 14:00


    LAGOA REAL

    - A jovem carateca Eduarda Vitória, 16 anos, foi classificada para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, no Belém do Pará. Natural de Lagoa Real, a adolescente venceu a etapa classificatória e sagrou-se campeã na 2ª etapa brasileira de karatê, promovida pela Confederação Brasileira de Karatê no dia 08 de abril de 2022. “Foi graças ao apoio da Prefeitura Municipal e de todos os apoiadores de Lagoa Real e amigos que eu pude trazer esse título para minha cidade e estado”, disse a jovem que participará da competição em outubro deste ano.

  • Paramirim: Câmara de Vereadores arquiva projeto de 13º salário de vereadores

    Foto: Reprodução | Jornal O Eco Foto: Reprodução | Jornal O Eco
    25/04/2022 - 13:00


    PARAMIRIM

    - Devido a inúmeras críticas compartilhadas por populares nas redes sociais, na última sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Paramirim arquivou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2022, que criava o 13º salário para vereadores, projeto este de autoria do vereador Orlando Flor e Silva (PSD). A proposta há havia sido aprovação na primeira votação, realizada no último dia 08 de abril, mas a repercussão negativa resultou no arquivamento. Na ocasião da votação, os vereadores Agnaldo Oliveira da Silva (PCdoB), Antônio Maria Sousa Ramos Vianna (PSD), o Tõe de Geralda, Cleuziomar Lima dos Santos (PSD), a Márcia de Cecéu, Eduilson Leão Moraes (PSD), o Pom, Francisco Carlos Castro Teixeira (PSB), o Chico do Samu, João Batista Rodrigues Silva (PP), o João de Jorge, José Inácio de Souza (PSD), o Tiziu e Orlando Flor e Silva (PSD) votaram a favor do projeto.

  • ACM Neto mantém liderança; Jerônimo e Roma crescem e somam dois dígitos, diz pesquisa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/04/2022 - 11:30


    O ex-prefeito de Salvador é seguido pelo ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo ex-ministro João Roma (PL)

    POLÍTICA

    - O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) mantém a liderança na disputa pelo governo da Bahia, mostra levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (25). De acordo com a pesquisa, ACM Neto tem 55,4% das intenções de voto, seguido pelo ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), que tem 16,1%. Na sequência, aparece o ex-ministro da Cidadania João Roma (Republicanos), com 10,1%. Por fim, aparecem o professor Kléber Rosa (PSOL), com 1,%; e o também professor Giovani Damico (PCB), com 0,5%. Entre os entrevistados, 7,2% disseram que não sabem em quem irão votar ou não responderam, e 9,5% afirmaram que irão votar em nenhum, em branco ou nulo. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita com 1.820 eleitores por meio de entrevistas pessoais em 80 municípios da Bahia e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-06739/2022.

  • Guanambi: Motociclista morre a caminho do trabalho após colidir moto contra caminhonete

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/04/2022 - 10:00


    GUANAMBI

    - Por volta das 07h desta segunda-feira (25), uma colisão envolvendo dois veículos de passeio e uma motocicleta resultou na morte do motociclista, cuja identidade ainda não foi divulgada. O acidente foi registrado na Avenida Governador Waldir Pires, em Guanambi, na rotatória conhecida como “Zé Mineiro”.  De acordo com informações da Superintendência de Trânsito de Guanambi (SMTran), um dos condutores informou que o motociclista seguia sentido rotatória quando colidiu contra o fundo da D-20.  A vítima seguia para o seu trabalho em uma oficina de recapeamento de pneus, localizada no bairro Industrial. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.

  • Polícia localiza em Tanque Novo caminhão com carga com leite condensado avaliada em R$ 116 mil

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    25/04/2022 - 09:00


    TANQUE NOVO

    - Neste final de semana, a Polícia Militar recuperou um caminhão, carregado com creme de leite e leite condensado, que havia sido roubado na cidade de Bom Jesus da Lapa. O veículo foi localizado no município de Tanque Novo. De acordo com informações da polícia, após a informação da ocorrência do crime, as diligencias foram iniciadas e o caminhão foi localizado às margens da BA-156, em Tanque Novo. A carga do caminhão, avaliada em R$ 116.000,00 (cento e dezesseis mil reais), foi recuperada juntamente com os objetos pessoais do condutor. Em depoimento á polícia, o motorista relatou que foi abordado por três homens armados próximo a Bom Jesus da Lapa, ficando refém por 14 horas.

  • Polícia localiza em Carinhanha caminhão que foi roubado em MG com carga de trigo

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    25/04/2022 - 09:00


    CARINHANHA

    - Uma carreta carregada com mais de 50 toneladas de trigo, que desapareceu, juntamente com o motorista, no último dia 21 de abril – em Francisco Sá no estado de Minas Gerais – foi recuperado pela Polícia Militar em Carinhanha, na tarde de sábado (23).  De acordo com a polícia, na ocasião do desaparecimento, o cargueiro seguia para Bezerras/PB. Ainda segundo a polícia, o rastreador indicou que o veículo estaria na rua Porto Alegre, no bairro São Francisco, sendo encontrado em um depósito. Parte da carga já havia sido descarregada, encontrando-se ainda cerca de 600 sacos de farinha de trigo. Foi informado a polícia que o depósito havia sido alugado dias antes por um proprietário de uma panificadora da cidade de Carinhanha. Ainda de acordo com informações da polícia, os policiais foram informados que o vendedor da carga de trigo estaria numa pousada, localizada na Avenida Santo Antônio, no bairro Alto da Colina. Os militares foram até o estabelecimento e não localizaram o suspeito, mas encontraram um caminhão com placas de Belo Campo, carregado com aproximadamente 400 sacos de trigo. Todo material foi apreendido para ser apresentado na Delegacia de Polícia Civil, que deverá prosseguir nas investigações sobre a autoria do furto/roubo e da receptação da carga avaliada em cerca de 200 mil reais. A polícia informou também que o motorista, na ocasião do roubo do veículo, foi deixado pelos assaltantes em um município do estado de Minas Gerais.

  • Sebastião Laranjeiras: Filho ateia fogo na casa da própria mãe

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    25/04/2022 - 08:30


    SEBASTIÃO LARANJEIRAS

    - Um homem de 26 anos, identificado como Daniel Arruda da Silva, foi preso neste domingo (24) por descumprir medida protetiva, após atear fogo na casa da própria mãe, Maria Zenaide, 59 anos, situada no Núcleo III, em Sebastião Laranjeiras. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, o acusado quebrou a porta da casa da mãe e utilizou gasolina para incendiar a residência, sendo três cômodos completamente carbonizados, provocando destruição de diversos móveis. O incêndio não tomou todo o imóvel devido ajuda de vizinhos que debelaram as chamas. Daniel fugiu antes da chegada da Polícia Militar, mas foi alcançado minutos depois. Ao ser abordado, ele reagiu e os policiais utilizaram a força para contê-lo. Ele foi preso e está a disposição da justiça.

  • Lula lidera com 41% das intenções de voto, segundo pesquisa FSB/BTG Pactual

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    25/04/2022 - 08:00


    Bolsonaro permanece em segundo, com 32%; no segundo turno, petista venceria o atual presidente por 52% X 37%

    POLÍTICA

    - O presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a corrida presidencial, com 41% das intenções de voto. Divulgada nesta segunda-feira (25) e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR 04676/2022, a pesquisa FSB/BTG aponta o atual presidente Jair Bolsonaro com 32% de preferência do eleitorado. Ciro Gomes se consolida na terceira colocação, com 9%, sendo seguido por João Dória (PSDB) – com 3%) – Andre Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Simone Tebet (MDB), com 1%. Nome lançado recentemente pelo União Brasil, Luciano Bivar não pontuou, assim como Felipe D’Ávila (Novo). A pesquisa FSB/BTG registrou 2% de brancos e nulos e 1% de indecisos. Foram ouvidas 2 mil pessoas, por telefone, a partir de 16 anos. Os entrevistados de 16 e 17 anos possuíam título de eleitor. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. No segundo turno, a diferença caiu para 15 pontos percentuais. Se as eleições fossem hoje, Lula teria 52% dos votos na segunda rodada de votação, e Bolsonaro 37%. Com informações da Revista Veja.

  • Pindaí: Jovem morre após ser atropelado na BR-122

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/04/2022 - 07:30


    PINDAÍ

    - Na noite da última sexta-feira (22), por volta das 21h30, um jovem de 25 anos, identificado como Luiz Henrique Rebordoes, foi atropelado na BR-122, em Pindaí. De acordo com informações da polícia, Luiz foi atropelado por um veículo Fiat Strada enquanto atravessava a rodovia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou a ser acionada, mas Luiz não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O carro envolvido no acidente foi encontrado pelos policiais estacionado nas imediações do atropelamento, mas o motorista não foi identificado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

  • Homem morre em confronto com a Polícia Militar em Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    25/04/2022 - 07:30


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Na última sexta-feira (22), policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizavam rondas na comunidade Barrinha, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, quando foram informados que um homem, identificado posteriormente como Deivison Santos Silva, estaria portando arma de fogo na região. O suspeito foi localizado pela polícia e, ao perceber a aproximação da viatura, atirou contra os policiais, sendo necessário o revide. De acordo com informações da polícia, após cessar os disparos, Deivison ainda tinha sinais vitais e foi levado para o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, mas morreu após dar entrada na unidade hospitalar. Além da arma, segundo a polícia, o suspeito portava 22 trouxas de substância análoga à maconha.

  • Bahia registra 22 novos casos de Covid-19 e seis mortes pela doença nas últimas 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    24/04/2022 - 18:30


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto está em 16% e os pediátricos está em 86%

    COVID-19

    - A Bahia registrou 22 novos casos de Covid-19 e seis mortes pela doença nas últimas 24h, segundo o boletim epidemiológico deste sábado (23), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número de casos ativos de Covid no estado está em 354, reforçando a tendência de queda na curva de novos infectados pela doença. Desde o início da pandemia, 1.541.077 casos foram confirmados e 29.840 pessoas morreram por causa da doença. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 16%, ou seja, 64 dos 390 leitos estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com 37 dos 43 leitos ocupados, o que corresponde a 86% de ocupação.

  • Apenas 15% dos jovens aptos a votar emitiram título de eleitor na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    24/04/2022 - 14:06


    Já o desempenho nacional é o melhor desde as últimas duas Eleições Gerais

    POLÍTICA

    - Apesar das campanhas de artistas, influenciadores digitais e do prórpio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o título eleitoral até o mês o março. Entre os 488 mil jovens com idade entre 16 e 17 anos no estado, apenas 73.931 têm título de eleitor, segundo levantamento feito pelo TSE em março. Esse é o segundo menor número registrado desde 2004. De janeiro a março, 18.121 jovens baianos emitiram seus títulos. No primeiro mês de 2022, apenas 11% (55.810) dos baianos entre 16 e 17 anos tinham o documento. Já em março, o número chegou a 15% (73.931) do total de jovens aptos a tirar o título. Equanto isso, o desempenho nacional bateu recorde nos três primeiros meses do ano. Entre janeiro e março, o país ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Segundo o TSE, a procura pelo título é a maior registrada desde as duas últimas Eleições Gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente. Quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano e quiser fazer o alistamento eleitoral tem até o dia 2 de maio para emitir o título. O atendimento pode ser por telefone, pela internet ou presencial. É possível contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral e pelos aplicativos de mensagem instantânea Telegram e WhatsApp (71) 3373-7000. Já para quem prefere o atendimento presencial, o agendamento pode ser feito pelo site do TRE