• Carinhanha: Polícia Civil prende acusado de tentativa de estupro contra adolescente de 15 anos

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    05/05/2022 - 17:57


    CARINHANHA

    - Um homem investigado por tentativa de estupro teve mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil de Carinhanha na manhã desta quinta-feira (05). De acordo com informações da polícia, o acusado, mediante grave ameaça e com emprego de arma de fogo, levou a vítima que estava em um bar localizado no Balneário Pontal, em uma motocicleta e, quando iria iniciar os atos, a vítima conseguiu derrubar o acusado junto com a motocicleta e fugiu do local. De acordo com o delegado Zanderlan Fernandes, quanto ao segundo caso, o acusado nas mediações do bairro Pequizeiro, mediante emprego de um facão, levou a vítima de 15 anos para um matagal e praticou a conjunção carnal sem a utilização de preservativos. Ainda de acordo com o delegado, o acusado possui uma extensa ficha criminal no município, onde constam tráfico de drogas; desacato; resistência; furto qualificado; lesão corporal. As informações são do site Folha do Vale.

  • Bahia registra 290 casos ativos de Covid-19 e mais 1 óbito

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    05/05/2022 - 17:30


    COVID-19

    - O boletim epidemiológico desta quinta-feira (05) registra 290 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 136 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,01%), 188 recuperados (+0,01%) e mais 1 óbito. Dos 1.544.000 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.513.847 já são considerados recuperados e 29.863 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.855.692 casos descartados e 332.322 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 63.253 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.500.995 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.637.565 com a segunda dose ou dose única, 5.514.499 com a dose de reforço e 49.060 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 896.429 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 378.372 já tomaram também a segunda dose.

  • Ivana e grupo político garantem o asfalto de Julião a Canabrava, em Malhada

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    05/05/2022 - 15:00


    POLÍTICA

    - Como resultado da luta da deputada Ivana Bastos, do deputado federal Charles Fernandes, do prefeito Gimmy, o vice-prefeito Manoel Rufino, os vereadores e todo o grupo político, foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (05), o aviso de licitação para o asfaltamento dos mais de 38 quilômetros da rodovia BR-030, que liga Julião ao distrito de Canabrava. Um investimento estimado em R$35 milhões. “Estive no dia 29 de abril no município, participando da assinatura da ordem de serviço para a construção da escola estadual de tempo integral, no valor de 18 milhões, e na ocasião anunciei que essa obra do asfalto seria licitada. Foi um compromisso do governador e, hoje, está aqui a realidade”, afirmou a deputada. A parlamentar falou ainda da união de forças para a concretização do pleito. “O nosso governador Rui Costa não tem medido esforços para realizar transformações em nossa Bahia, e Malhada tem recebido grandes investimentos. Agradeço, em especial, ao nosso secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, por atender essa grande reivindicação da população”, disse Ivana. Essa rodovia, que é importante para o escoamento da produção agrícola e ligação da Bahia com o estado de Minas, atenderá também os moradores de Julião, Lagoa do Arroz, Alto Bonito, Mocambo, Pedrinhas, Serra de João Alves, Lagoa da Onça e Canabrava.

  • Por uma cidade empreendedora: dialogia e cultura colaborativa com a sociedade caetiteense

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira

    05/05/2022 - 14:26


    ARTIGOS

    - Observa-se que a dinâmica do contemporâneo tem redefinido a maneira de como se observa o município de Caetité. É preciso avaliar os reflexos da crise sanitária da COVID-19. Vê-se um momento oportuno para trazermos para nossos lugares de fala, enquanto cidadãos, a pauta do empreendedorismo. O evento da última terça-feira (03), no Recanto Recreativo com a presença do especialista em inovação e empreendedorismo Me. Cláudio Luvizzotti veio arrebatar nossa expansão da consciência. Que possamos dar vazão às iniciativas que priorizem os microempreendedores do campo e da cidade. Pensemos também, em um contexto amplo, além do aspecto econômico para a cidade. As possibilidades assertivas de desenvolvimento para o individuo, para o bairro, ou a comunidade rural, no contexto de resolução de problemas, além da geração de capital social pra si e pra vida em sociedade. 

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia

    Compreendo que o primeiro passo seja um diagnóstico sobre o que temos, isto é, qual realidade econômica da cidade. Pensa-se numa proposta de educação empreendedora, vista a partir das potencialidades que lhes são inerentes. Visualizar um processo de transformação da prática e de aprendizados viáveis em resultados funcionais, inclusive, de modo a ser compartilhado. Um exemplo fantástico é a Feira da Agricultura Familiar, ideia replicada em outros municípios da região. Afinal, num mundo de constantes mudanças e velocidade, nós temos o vir a tona a emergência de múltiplos paradigmas: modos de fazer, de pensar. Que as palavras do Luvizzotti “a sua alma tem sede daquilo que seus olhos ainda não viram”, possam se concretizar no município. Parabéns SEBRAE, CDL, Sala do Empreendedor por organizar essa monumental oportunidade para agregar conhecimentos.

  • Caetité: Novo secretário Municipal de Desenvolvimento Social priorizará viabilização e fortalecimento das políticas públicas

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    05/05/2022 - 14:11


    CAETITÉ

    - Miguel Nogueira assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Caetité e em entrevista ao site Sudoeste Bahia mostrou que irá priorizar em sua gestão a viabilização e fortalecimento das políticas públicas que contemplem os cidadãos em vulnerabilidade social, garantindo direitos dentro dos recursos financeiros e limitações que a administração pode ofertar, como por exemplo, o direito ao acesso a moradia, através do Aluguel Social, e avanço dentro dos indicadores necessários para a conquista do Selo UNICEF. Nogueira destacou que Caetité é o um dos municípios que mais investe em política de assistência social, citando, dentre outros pontos, a cesta básica que é uma das maiores e mais completa da região. Citou, ainda, o Programa Profissionalizar, que oferece diversos cursos profissionalizantes e acompanhamento de alunos durante todo o processo, para que estes tenham as habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho. Sobre o Selo UNICEF, o secretário informou que o município assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Citou, os esforços realizados pelo município de Caetité para implementar políticas públicos voltadas para crianças e adolescentes, como por exemplo: 1ª infância no SUAS, qualidade no ensino, merenda escolar, transporte escolar, entre outros indicadores com ações no município voltadas para o selo.

  • Guanambi: Pacientes denunciam demora na marcação de exames e falta de medicamentos na farmácia básica

    Foto: Reprodução | Edu Vale Foto: Reprodução | Edu Vale
    05/05/2022 - 13:04


    GUANAMBI

    - Pacientes do município de Guanambi tem relatado dificuldade de conseguir medicamentos na Farmácia Básica e marcação de exames laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o site Radar Guanambi, um morador do bairro Monte Pascoal falou sobre o assunto: “deixei meu exame de sangue no postinho em janeiro deste ano e quando peguei o exame fui em um laboratório particular fazer. Quando cheguei lá a recepcionista me disse que todos os exames estavam marcados menos o de urina e tive que pagar R$ 35,00 pelo exame, isso é um absurdo”. Outro paciente revelou a reportagem que demorou um ano para conseguir marcar uma consulta com Neurologista para o filho que é doente. Outros cidadãos também denunciaram a falta de medicamentos para diabéticos e pressão alta na farmácia básica da Polimeg. Ainda segundo a publicação, a reportagem tentou contato com a secretária de saúde Nancy Ferraz para comentar sobre as denúncias, mas até o momento a secretária não se manifestou sobre o assunto.

  • OMS: Covid matou quase 15 milhões de pessoas em todo o mundo

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    05/05/2022 - 12:37


    De acordo com a estimativa, houve 14,9 milhões de óbitos em excesso

    SAÚDE

    - A pandemia da Covid-19 matou quase três vezes mais pessoas do que mostram os dados oficiais, diz um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quinta-feira (5). De acordo com a estimativa, houve 14,9 milhões de óbitos em excesso, ou seja, causados direta ou indiretamente pela pandemia, até o final de 2021. Entre janeiro de 2020 e dezembro do ano passado, foram notificadas oficialmente 5,4 milhões de mortes por Covid-19 em todo o mundo. O “excesso de mortalidade” é um indicador que calcula o número de pessoas que morreram por complicações da infecção do coronavírus e aquelas que perderam a vida como resultado indireto à pandemia. Ou seja, pacientes de outras doenças que não puderam acessar o sistema de saúde para tratar suas condições devido à sobrecarga do sistema de saúde durante os picos da pandemia. De acordo com a OMS, os números também são muito maiores do que a contagem oficial devido à subnotificação em muitos países. Mesmo antes da pandemia, cerca de seis em cada 10 mortes em todo o mundo não eram registradas.

  • Câmara aprova novo piso salarial de R$ 4,7 mil para enfermagem

    Foto: Paulo Sergio | Câmara dos Deputados Foto: Paulo Sergio | Câmara dos Deputados
    05/05/2022 - 11:00


    Valor deve custar cerca de R$18 milhões aos serviços de saúde públicos e privados

    BRASIL

    - A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (4), o projeto de lei que cria um piso salarial para profissionais da enfermagem. O texto, de origem do Senado, fixa o valor em R$ 4.750 a nível nacional. O piso deve gerar aos serviços de saúde públicos e privados um custo de até R$ 18 bilhões, de acordo com o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). O projeto determina ainda que o piso da categoria seja reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, o texto assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado. Segundo a relatora da proposta, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o PL só deve seguir para a sanção do presidente após promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/15, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio. Profissionais da enfermagem, desde a última segunda-feira (2), passaram a circular pela Câmara buscando apoio dos parlamentares. A mobilização rendeu 449 votos a favor e apenas 12 contrários ao projeto, apesar de o governo Bolsonaro ter se posicionado contra.

  • Representando quase 10% do salário mínimo, gás explodiu orçamento de brasileiros

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Jornal da Metropole

    05/05/2022 - 10:30


    Preço do gás de cozinha atingiu a média de R$ 113,48, patamar mais elevado dos últimos 15 anos

    ECONOMIA

    - Uma atividade básica da rotina de qualquer casa tem feito, nos últimos meses, os brasileiros passarem aperto. Cozinhar ficou caro não só pelo aumento no preço dos alimentos, mas principalmente pelo valor do gás de cozinha. O botijão atingiu, em abril, quase 10% do valor do salário mínimo, tornando- se o preço mais alto desde o início deste século. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a média de preço do botijão de 13kg do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil é R$113,48. O valor representa 9,4% do salário mínimo — patamar mais elevado desde 2007, ano em que o GLP custava R$33,06 e o salário mínimo era R$350. O aumento significativo não é novidade e já vem acontecendo sucessivas vezes nos últimos meses. Especialistas que acompanham os dados apontam um acumulado de cerca de 30% na Bahia nos últimos meses. Considerando o período de um ano, o preço do gás variou, para cima, em 27,5%. “A principal causa é o preço da matéria prima do gás, que é o petróleo. É um insumo que está em alta no mundo todo e que, necessariamente, impulsiona o valor de todos os seus derivados. O fato de ser um produto negociado internacionalmente, que tem seu preço em dólar e envolve conversão, também impacta”, explica o economista e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Cleiton Silva. O professor destaca que o aumento do preço do gás (27,5%) pode ser medido quando comparado, por exemplo, com a variação da inflação. Mesmo alto, o índice da inflação nos últimos doze meses foi quase a metade da variação do preço do gás, atingido 12%, de 2021 a 2022. Os itens da cesta básica, sim, tiveram variação semelhante ao preço do gás. Aumentaram em 28% no último ano. Aliados, os dois têm tornado o ato de cozinhar mais desafiador. “São coisas que realmente afetam muito as famílias que vivem com um salário mínimo. Fica difícil cozinhar e isso reflete nos números. Já existem estudos que mostram que as famílias têm comido muito menos com o mesmo valor de salário do que em anos anteriores. Tem quem procure cozinhar menos vezes ou até procurar um substituto para o próprio gás, o que pode ser muito perigoso”, pontua Cleiton Silva, alertando para os riscos do uso de lenha e álcool, responsáveis por aumentar acidentes envolvendo queimaduras. EFEITO CASCATA - Se o preço do gás pesa para os consumidores domésticos, impacta ainda mais aqueles que têm na comida a sua forma de sustento. Quem trabalha cozinhando precisa buscar saídas para manter seus negócios funcionando. É o caso da empresária Hilza Hecket, que trabalha há seis anos vendendo quentinhas de comida caseira, e diz enfrentar o pior momento desde que começou a trabalhar na cozinha. “Está muito difícil. Já tive que repassar esse aumento várias vezes para o preço final dos clientes. Eles sentem, vem perguntar, questionar o aumento, mas não tem o que fazer”, conta. Segundo a empreendedora, o impacto com o preço do gás já vem sendo sentido desde o ano passado e se reflete no bolso. Se, na metade de 2021, o custo com gás era de R$ 500 mensais para a produção das quentinhas, a última conta de Hilza chegou a R$1.200 — um aumento de 140% em menos de um ano. Para manter o negócio, a chef de cozinha precisou apostar em outras estratégias. “Precisei mudar um pouco o cardápio. Tirar um pouco as coisas assadas, colocar mais frituras, mudar a quantidade mínima de alguns pedidos como pães, para não perder tempo de forno”, relata. A empresária precisou, inclusive, investir em um equipamento especial na cozinha para tentar conter os gastos com o gás. “Comprei um forno específico porque sirvo pizza no restaurante e preciso conseguir assar mesmo com o gás nesse valor”, diz. BAIANAS PASSAM APERTO - O aumento do GLP atingiu, também, as baianas de acarajé, patrimônio cultural imaterial do estado desde 2005. Sempre acompanhadas do botijão de gás em seus pontos de venda, elas pisaram no freio para suportar a aceleração dos últimos meses. Desde 1992 a baiana Dulce Marys, de 51 anos, é a responsável por gerir o ponto que antes era da mãe, na Praça da Sé. Na rotina da baiana, são cerca de 10 botijões de gás por mês e um custo que hoje ultrapassa os R$ 1 mil. “Eu não posso passar o aumento para os clientes senão não vendo nada. O movimento já tá fraco, então não tem como aumentar”, conta. Dulce segue vendendo seu acarajé a R$ 10, mas reduziu de 60 quilos de massa do bolinho para no máximo 40 quilos. O tamanho da frigideira também mudou para economizar azeite de dendê. “Tudo aumenta. Os produtos estão muito mais caros. Está muito difícil trabalhar”, reclama. LUZ NO FIM DO TÚNEL - Com a situação cada vez mais difícil, qualquer boa notícia representa um alívio. Dessa vez, a boa notícia veio do anúncio da redução no preço do botijão, válido desde a último dia 2 de maio. De acordo com o Sindicato de Revendedores de Gás da Bahia (Sindrevgás), o gás ficará entre R$ 4,00 a R$ 5,00 mais barato. A medida faz parte da política da Acelen, que opera a Refinaria de Mataripe, de rever os preços praticados a cada dia 1° do mês, podendo haver aumento ou diminuição no valor. Segundo o levantamento semanal da ANP, entre os dias 24 e 30 de abril, o botijão na Bahia era vendido, em média, por R$ 107,84. O valor mais caro do produto no estado foi de R$ 150 e o mais barato foi encontrado por R$ 92.

  • Prazo acabou: veja o que acontece com quem não regularizou título

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    05/05/2022 - 09:00


    Possibilidade de regularização do documento eleitoral se encerrou na última quarta-feira (4)

    BAHIA

    - Se encerrou nesta quarta-feira (4) o prazo para regularização do título de eleitor. Até ontem, quem estava em dívida com a justiça eleitoral e tinha e teve o documento cancelado poderia procurar o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para regularizar a situação e reaver o documento, O prazo também era o mesmo para os jovens que ainda não tivessem tirado a 1ª via do documento. Quem vai completar 16 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições, podia tirar o documento e se habilitar para participar de sua primeira eleição. Em todos os casos, quem perdeu o prazo não poderá votar nas eleições de 2022. Esta, no entanto, não é a única consequência para aqueles que não compareceram ao TRE-BA.  Os não regularizados não poderão obter carteira de identidade e receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal. Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado também não é possível. As consequências incluem, ainda, dificuldades na inscrição em instituições de ensino, na obtenção de empréstimo em instituições públicas e inviabilidade na hora de tirar passaporte. Quem perdeu o prazo também fica impossibilitado de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias.

  • Caetité, Guanambi e Brumado estão com alto índice de casos de dengue e chinkungunya

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    05/05/2022 - 09:00


    REGIÃO

    - Conforme dados de levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep/Sesab), levando em consideração a análise feita até o dia 23 de abril, Guanambi, Caetité e Brumado, estão em alerta para situação epidêmica de dengue e chinkungunya. O relatório cita ainda que há surto de dengue em outras dez cidades:  Urandi, Coaraci, Floresta Azul, Potiraguá, Apuarema, Mirangaba, Caatiba, Santa Cruz da Vitória, Remanso e Oliveira dos Brejinhos. Para conter o avanço das arboviroses, a Sesab já autorizou a liberação do inseticida e UBV pesado. A secretária estadual de saúde, Adélia Pinheiro, explicou que a eliminação do mosquito na fase alada é essencial nesse trabalho de combate, mas também é preciso contar com o apoio da população na adoção de medidas impeçam a reprodução do mosquito.

  • Senado aprova piso permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    05/05/2022 - 08:00


    Com o reajuste, o Executivo passará a desembolsar cerca de R$ 90 bilhões anuais com o programa

    POLÍTICA

    - O Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), a medida provisória que garante de forma permanente o valor mínimo de R$ 400 para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Com o resultado, o Executivo passará a desembolsar cerca de R$ 90 bilhões anuais com o programa. O texto segue agora para sanção presidencial. O Senado não fez novas mudanças. Inicialmente, a proposta do governo federal previa esse piso de R$ 400 somente até dezembro de 2022, mas o substitutivo aprovado institui o “benefício extraordinário”, uma espécie de complemento ao valor do Auxílio Brasil de forma permanente. Sem o benefício extraordinário para completar o valor mínimo de R$ 400, o Auxílio Brasil teria um tíquete médio de R$ 224. A estimativa é que o governo precise desembolsar R$ 41 bilhões por ano para bancar o complemento do benefício. Só com o volume regular do Auxílio Brasil, o governo gasta cerca de R$ 47,5 bilhões anuais.

  • Prefeitura de Igaporã entrega novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    04/05/2022 - 20:00


    IGAPORÃ

    - A Guarda Civil Municipal de Igaporã recebeu novos equipamentos entregues pela Administração Municipal, em pequena solenidade realizada na sede da Prefeitura. Os agentes contarão com novos uniformes e armas não letais: lanternas, bastões táticos, coturnos, sprays anti-tumulto, algemas, entre outros equipamentos. A Prefeitura entregará novos materiais aos agentes da Guarda, para completar a renovação do equipamento utilizado no exercício da função. A GCM tem como atribuições proteger os bens, serviços e instalações. Além de contribuir com os demais órgãos de segurança pública, para a manutenção da ordem no município.

  • Vitória da Conquista emite alerta sobre casos de sarampo no município

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    04/05/2022 - 18:30


    Neste ano, cidade registrou 11 casos suspeitos de sarampo, dos quais nove foram descartados e dois ainda estão em investigação laboratorial

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, divulgou um alerta sobre o número de casos de sarampo no município. Com o recuo da pandemia da Covid-19 e a retomada do convívio escolar em tempo integral, os vírus da infância voltaram a circular com mais frequência. Segundo a Vigilância Epidemiológica (Viep), neste momento, o risco de dispersão do sarampo está elevado, principalmente, devido às baixas coberturas vacinais de rotina, pois as campanhas foram interrompidas por conta das restrições impostas pela pandemia. Neste ano, a cidade registrou 11 casos suspeitos de sarampo, dos quais nove foram descartados e dois ainda estão em investigação laboratorial. Por isso, a Viep emitiu um alerta para as unidades de saúde e tem reforçado a recomendação para que os profissionais de saúde e a população estejam em total alerta para qualquer caso suspeito de doença exantemática febril, relacionadas à erupções na pele.

  • Bahia registra 577 novos casos de Covid-19 e duas mortes pela doença nas últimas 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    04/05/2022 - 18:00


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto está em 17% e os pediátricos está em 49%

    COVID-19

    - A Bahia registrou 577 novos casos de Covid-19 e duas mortes pela doença nas últimas 24h, segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (04), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número de casos ativos de Covid no estado está em 362. Desde o início da pandemia, 1.543.864 casos foram confirmados e 29.862 pessoas morreram por causa da doença. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 17%, ou seja, 44 dos 254 estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com 21 dos 43 leitos ocupados, o que corresponde a 49% de ocupação. Vacinação - A Bahia até oo momento tem 11.498.034 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.631.289 com a segunda dose ou dose única, 5.486.070 com a dose de reforço e 43.816 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 892.439 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 366.550 já tomaram também a segunda dose.