• Brasil tem 74.133 mortes por coronavírus, diz Ministério da Saúde

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    14/07/2020 - 19:20


    País tem no total 1.926.824 casos confirmados da doença

    BRASIL

    - O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (14) um total de 1.300 novas mortes por Covid-19, elevando o total de vítimas fatais para 74.133. O governo federal também informou, em seu boletim diário, 41.857 novos casos confirmados da doença, com nova soma em 1.926.824 diagnósticos positivos para a doença do novo coronavírus. A estimativa oficial de recuperados é de 62,8%, totalizando 1.209.208 pessoas. Os números da atualização diária refletem as confirmações registradas em um período de 24 horas iniciado as 16h de segunda-feira (13), independentemente da data em que tenham ocorrido.

  • Ivermectina está entre drogas mais testadas contra Covid-19

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Luciana Freire

    14/07/2020 - 18:00


    No Brasil pesquisas com ivermectina com pacientes de coronavírus foram registradas entre final de junho e início de julho após declarações do presidente Jair Bolsonaro

    SAÚDE

    - O vermífugo ivermectina está entre as cinco combinações de fármacos mais testados no mundo em pacientes infectados por Covid-19. No entanto, tem sido ignorado por países que lideram as buscas de drogas na pandemia, como Alemanha e China. Há, hoje, 32 registros de testes com a ivermectina em humanos para a doença causada pelo coronavírus. A informação foi divulgada hoje (14) pelo jornal Folha de S.Paulo. No Brasil, as três pesquisas com ivermectina com pacientes de Covid-19 foram registradas na Clinical Trials (base internacional que compila informações sobre testes de medicamentos em pacientes no mundo todo) entre final de junho e início de julho, após o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado que o vermífugo ivermectina é melhor que a cloroquina para Covid-19 "porque mata os vermes todos". Os trabalhos estão em andamento na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) com 64 pacientes, na clínica de obesidade de Brasília Corpometria Institute com 254 pacientes e no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo com 176 pacientes.  Segundo as informações da Clinical Trials, as três pesquisas brasileiras terminam a partir de janeiro do ano que vem. Até agora, a ivermectina só deu certo para Covid-19 em células que sobrevivem a bombardeios de remédios, o que não é o caso das células humanas. A maior quantidade de testes de drogas em humanos para Covid-19 segue com a associação da cloroquina e hidroxicloroquina, que somam 208 pesquisas com pacientes registradas no mundo todo. Em seguida, figuram o antibiótico azitromicina (com 66 pesquisas com humanos para Covid-19), os antirretrovirais usados na infecção do HIV lopinavir/ritonavir (42) e o tocilizumabe, que é indicado para artrite (36).

  • Bahia registra mais de 3.000 casos de Covid-19 em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Kamille Martinho

    14/07/2020 - 18:00


    Ao todo, o estado tem 110.029 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.584 óbitos confirmados

    BAHIA

    - A Bahia registrou nas últimas 24 horas 3.138 casos de coronavírus e 49 mortes em decorrência da Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, o estado tem 110.029 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.584 óbitos confirmados. Os casos confirmados ocorreram em 399 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (40,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.721,97), Itajuípe (2.435,22), Ipiaú (2.020,80), Lauro de Freitas (1.786,43) e Itabuna (1.746,06). Ao todo, 82.151 já estão curados da doença e 94.807 continuam em investigação. Na Bahia, 11.574 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Na Bahia, dos 2.435 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.538 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 63%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. 

  • Caetité: Sala do Empreendedor mantém atendimento durante a pandemia

    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    14/07/2020 - 15:30


    O atendimento na Sala do Empreendedor segue todas as recomendações dos órgãos de saúde como: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos com álcool gel 70%.

    CAETITÉ

    - Apesar de toda adversidade ocasionada pela Covid-19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico manteve o funcionamento da Sala do Empreendedor com atendimento nas segundas, quartas e sextas-feiras no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no Centro Administrativo de Caetité (CAC) – 1º prédio. A Sala do Empreendedor oferece os serviços gratuitos de abertura de empresa, alteração cadastral e impressão de boletos, bem como, esclarecimento de dúvidas para o empresário ou microempreendedor individual. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gledson Moreira, o serviço da Sala do Empreendedor é importante, sobretudo nesse momento de pandemia, para a economia local. “Estamos atravessando uma grave crise, que afetará a economia como um todo. Mas o prefeito municipal tem se preocupado com a saúde e economia, e vem tentando conciliá-los. Então o que pudermos fazer pelos empreendedores caetiteenses estamos à disposição”, disse. O atendimento na Sala do Empreendedor segue todas as recomendações dos órgãos de saúde como: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos com álcool gel 70%.

  • Em decreto, Bolsonaro permite redução de jornada e salários por mais 30 dias

    Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    14/07/2020 - 14:30


    Flexibilização foi aprovada pelo governo em meio à pandemia

    BRASIL

    - O presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto que permite a prorrogação do programa de suspensão de contrato de trabalho e de corte de jornada. A norma editada hoje (14) pelo presidente autoriza empresas e empregados a fazer novas negociações para ampliar o corte de jornada por mais um mês e a suspensão de contrato por mais dois meses. Assim, o prazo máximo para as duas medidas passa a ser de 120 dias. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência afirma que a extensão do programa "irá permitir que empresas tenham tempo hábil para se reestruturar, preservando, assim, diversos postos de trabalho". A permissão para o governo flexibilizar as regras trabalhistas na pandemia, como a redução de jornada e de salário, foi aprovada pelo Congresso em junho. Essa possibilidade já estava valendo por Medida Provisória.

  • Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães assina Ordem de Serviço para construção do Hospital Municipal

    Foto: Divulgação | Ascom PMG Foto: Divulgação | Ascom PMG
    14/07/2020 - 11:19


    GUANAMBI

    - O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, assinou nessa segunda-feira, dia 13, Ordem de Serviço para construção do Hospital Municipal, unidade que ao ser concluída será uma referência para os atendimentos já disponibilizados na sede provisória, além de novos serviços para ofertar saúde de qualidade para a população. Para o Secretário de Saúde, Manoel Paulo, “o hospital será um marco, que representa o compromisso do Prefeito Jairo Magalhães que tem investido muito na saúde, ampliando serviços, inclusive no enfrentamento da Covid-19”. A Deputada Ivana Bastos parabenizou a gestão municipal, ao Deputado Daniel Almeida pela locação de recursos, e colocou seu mandato a disposição no que for preciso para assegurar a conclusão da obra. O Prefeito enfatizou que “os recursos estão disponíveis para o início deste empreendimento que vai representar muito para assegurar à população uma unidade de referência no que diz respeito à saúde pública de qualidade e com acesso para todos”. Presentes no evento, que atendeu todas as normas, Vereador Homero Castro, secretários municipais, Vereadora Maria Sílvia (Lilia), representando o Presidente da Câmara, Zaqueu Rodrigues, Ex-secretários André Moitinho e Paulo Costa, e profissionais da área de saúde.

  • Jovem morre afogado no Rio São Francisco em Carinhanha

    Foto: Reprodução  | Alerta Bahia Foto: Reprodução | Alerta Bahia
    14/07/2020 - 09:30


    CARINHANHA

    - Na tarde de segunda-feira dia (13), Daniel da Rocha Nobre, de 20 anos,  morreu vítima de  afogamento no Rio São Francisco, na comunidade de Estreito, zona rural de Carinhanha. De acordo com informações do site Alerta Bahia, testemunhas informaram que Daniel estava tomando banho no rio com colegas quando ocorreu o afogamento. Os amigos tentaram socorrê-lo, mas não  conseguiram. Ele chegou ser socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas não reagiu. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

  • Covid-19: medidas mais rígidas passam a valer para Brumado e outros 76 municípios da Bahia

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues

    14/07/2020 - 09:30


    Entre as ações adotadas, estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais.

    BRUMADO

    - O decreto publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (14) inclui mais 15 municípios entre os que devem adotar medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 na Bahia. Se juntam às primeiras 62 cidades os municípios de Aurelino Leal, Capela do Alto Alegre, Muritiba, Senhor do Bonfim, Cafarnaum, Capim Grosso, Feira de Santana, Itanhém, Medeiros Neto, Piraí do Norte, Serra Preta, Belmonte, Brumado, Presidente Dutra e Ribeira do Pombal. Entre as ações adotadas, estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. O decreto estadual também restringe o funcionamento do comércio.

    Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, além do transporte e do serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. A alteração no decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, agora distribuídos da seguinte maneira: Anexo 1, com 28 cidades: Aurelino Leal, Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Capela do Alto Alegre, Casa Nova, Catu, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Nilo Peçanha, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Senhor do Bonfim, Taperoá, Uauá, Ubaitaba, Valença e Wenceslau Guimarães. Anexo 2, com 25 cidades: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Cafarnaum, Capim Grosso, Conceição do Coité, Feira de Santana, Iraquara, Irecê, Itanhém, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Medeiros Neto, Mucuri, Piraí do Norte, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Serrinha. Anexo 3, com 24 cidades: Apuarema, Belmonte, Brumado, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Nova Soure, Porto Seguro, Presidente Dutra,  Presidente Tancredo Neves, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Una e Vera Cruz. Entenda as medidas: 1 – O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência. 2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. 3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais. 4 - A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal. 5 - Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.

    CONTINUE LENDO
  • Criminosos invadem casa e executam homem a tiros em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    14/07/2020 - 09:00


    Yuri possui passagens na delegacia por tráfico de drogas e é suspeito de envolvimento no arrombamento de uma casa de onde foram furtados mais de R$ 40 mil reais.

    CAETITÉ

    - Um homem identificado como Jackson Yuri de Castro Moraes, de 25 anos, foi morto à tiros na madrugada desta terça-feira (14), por volta das 03h, no imóvel onde residia na Rua Piauí II, bairro Prisco Viana, em Caetité. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Sudoeste Bahia, Jackson dormia com a companheira, quando homens armados arrombaram a porta  da residência e atiraram várias vezes. Yuri foi atingido por cinco disparos e morreu ainda no local. A mulher foi alvejada por dois disparos, foi socorrida e encaminha a uma unidade de saúde, onde permanece internada sem risco de morte. De acordo com informações da polícia, Yuri possui passagens na delegacia por tráfico de drogas e é suspeito de envolvimento no arrombamento de uma casa de onde foram furtados mais de R$ 40 mil reais. A suspeita é que seu assassinato tenha ligação com acerto de contas do tráfico. O corpo foi removido pelo DPT ao IML de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso, ainda não há informações sobre a autoria do crime.

  • Empresário que chorou por reabertura de shoppings em Salvador fez parte de esquema bilionário de fraude

    Foto: Reprodução | YouTube Foto: Reprodução | YouTube
    Por Lara Curcino

    14/07/2020 - 08:30


    Adelmo Pinto era sócio-administrador na BA de pirâmide financeira que atingiu cerca de 50 mil pessoas

    BAHIA

    - O empresário que foi filmado ontem (13) chorando e fazendo um apelo ao prefeito ACM Neto para retomada do funcionamento de lojas em shoppings de Salvador participou de um esquema de fraude que atingiu cerca de 50 mil pessoas no Brasil e causou um prejuízo avaliado em mais de R$ 1 bilhão. Adelmo Pinto da Silva Filho era sócio-administrador na Bahia da pirâmide financeira Avestruz Master, que atraiu milhares de investidores entre 2003 e 2005. A empresa prometia lucros altos em curto prazo com a criação de avestruzes. Até hoje, em razão do caso, Adelmo responde a processos na Justiça. O esquema fraudulento é investigado pelo Ministério Público Federal e já resultou na prisão de dois ex-diretores do negócio. No vídeo, o executivo aparece apelando ao prefeito para conceder a reabertura dos centros comerciais, porque estaria sem condições de pagar seus funcionários. "Eu te peço, prefeito, por favor, pelos meus filhos. Eu não sei mais o que faço para pagar minhas contas e conseguir manter meus empregados. Por favor, prefeito, eu não sei mais o que eu faço", diz Adelmo nas imagens.

  • Major PM Mascarenhas, reassume comando da Caesg após acidente

    Foto: Divulgação | Cipe/Sudoeste Foto: Divulgação | Cipe/Sudoeste
    14/07/2020 - 08:00


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Após o acidente que quase ceifa a vida do Major  PM Mascarenhas, comandante da Caesg, ocorrido na data em 07 de abril deste ano, por volta das 06:30h, na BR-116, nas proximidades da cidade de Manoel Vitorino, onde estava com toda a família no veículo particular de sua propriedade, o Major retornou ao seu posto natural e já fez uma preleção com a Tropa.  A Tropa da Unidade, aguardava o seu Comandante a pé firme. Após o toque de corneta, houve um belo cerimonial que marcou o seu retorno as atividades. "Quero agradecer a fidelidade, compromisso e ética com o qual os senhores desempenharam suas funções,  mesmo na minha ausência tornando mais tranquilo o nosso retorno", disse o Comandante.  Após o cerimonial, o Major Mascarenhas reuniu -se com o corpo de oficiais para traçar o Plano de Trabalho da Unidade colocando em prática os Objetivos Estratégicos traçados pelo Alto Comando da Corporação.

  • SAC Digital passa a oferecer serviços da Justiça Eleitoral online

    Foto: Elói Corrêa | GOVBA Foto: Elói Corrêa | GOVBA
    Por Juliana Rodrigues

    14/07/2020 - 07:00


    Interessados poderão fazer consultas sobre situação junto à Justiça Eleitoral, emitir certidões e regularizar pendências sem sair de casa

    BAHIA

    - O SAC Digital, plataforma eletrônica de serviços do Estado da Bahia, disponibiliza seis novos serviços on-line, a partir desta terça-feira (14), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os cidadãos poderão fazer consultas sobre a sua situação junto à Justiça Eleitoral, emitir certidões e regularizar pendências sem precisar sair de casa. Também podem ter acesso à loja virtual para quem desejar baixar o aplicativo da Justiça Eleitoral Brasileira e obter a 2ª via do documento eleitoral. Os novos serviços disponíveis no SAC Digital são: Certidão de Crime Eleitoral; Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral; Consulta a situação eleitoral; Consulta a local de votação; Quitação de multas na Justiça Eleitoral. O SAC Digital também vai disponibilizar o acesso às lojas virtuais para quem desejar baixar o aplicativo da Justiça Eleitoral Brasileira e obter a 2ª via do Título, sem precisar sair de casa. Nesse caso, o cidadão terá acesso ao e-título (título eleitoral eletrônico), que está disponível para celular nos sistemas operacionais Android e iOS. Para ter acesso aos novos serviços relacionados à Justiça Eleitoral, os interessados devem acessar o site www.sacdigital.ba.gov.br, usando um computador ou dispositivos móveis, como celular e tablet, baixando o aplicativo do SAC Digital nas lojas virtuais, disponível para sistema iOS ou Android. Com o início da prestação dos serviços da Justiça Eleitoral, o SAC Digital contabiliza um total de 31 serviços on-line ofertados ao cidadão. Entre eles estão, emissão de RG, Carteira de Trabalho digital, CPF, expedição de documento de veículo (CRLV-e), matrícula na rede estadual de ensino, dentre outros.

  • Brasil tem mais 733 mortes por coronavírus; total de vítimas chega a 72.833

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    13/07/2020 - 21:20


    Dados do Ministério da saúde apontam mais 20.286 novos casos registrados, em 24 horas, totalizando 1.884.967 infectados

    BRASIL

    - O Brasil registrou nas últimas 24 horas mais 733 mortes pelo novo coronavírus. Agora, o total de vítimas da Covid-19 no país chegou a 72.833 desde o início da pandemia no país. De acordo com os números atualizados pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (13), foram notificados mais 20.286 casos da doença de ontem para hoje. O total de infectados agora é de 1.884.967 no Brasil. Os números de casos e mortes informados pelas secretarias estaduais de saúde são menores no início da semana, pois muitos funcionários não trabalham aos fins de semana. O total de pacientes recuperados foi a 1.154.837, segundo o Ministério da Saúde. Outros 657.297 estão em acompanhamento. O Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes e mais casos de Covid-19. Apenas os Estados Unidos, com 3,47 milhões de infectados e 138,1 mil mortes, têm números maiores.

  • Caculé receberá investimento de R$ 3 milhões com ampliação de indústria de esquadrias

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    13/07/2020 - 20:30


    O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (13) com o Governo do Estado

    CACULÉ

    - O município de Caculé, 112 km distante de Guanambi, vai receber investimentos privados de R$ 3 milhões da Esquadromil Indústria de Esquadrias, que está ampliando sua unidade e vai gerar 50 novos empregos, além de manter os 37 existentes. O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (13) com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). De acordo com a proprietária da empresa, Elindinalva Freitas, com a ampliação, a unidade industrial, que fabrica esquadrias de alumínio e portas de madeira, terá um incremento na capacidade instalada de produção de 70 toneladas/mês, alcançando a marca de 100 toneladas/mês. “A previsão para o início da ampliação é o segundo semestre de 2021. Os investimentos irão proporcionar uma melhoria considerável na economia da região. A maior parte das operações praticadas pela Esquadromil, tanto as aquisições dos insumos, quanto a venda dos produtos acabados, será realizada com contribuintes baianos”, afirma a proprietária.

  • Inovações revelam o futuro da uro-oncologia

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Carla Santana

    13/07/2020 - 18:49


    Cirurgia robótica, técnica HIFU, novas técnicas de radioterapia, biomarcadores, imunoterapia e assistência multidisciplinar refletem tendências da especialidade

    SAÚDE

    - Em tempo de combate a uma das maiores pandemias da história da humanidade, ouve-se falar com frequência em evolução da medicina e inovações em saúde. Em paralelo à corrida por tratamentos eficazes e busca por uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), os avanços em diferentes especialidades médicas não param. Na uro-oncologia, sub-especialidade da urologia responsável pelo diagnóstico e tratamento de tumores urológicos, não é diferente. Expansão da cirurgia robótica, novas técnicas de radioterapia, biomarcadores, terapia HIFU, biópsia guiada por fusão de imagens e valorização do tratamento multidisciplinar são algumas das tendências que apontam diretamente para o futuro. De acordo com o uro-oncologista Augusto Modesto, os muitos estudos atualmente desenvolvidos em sua área de atuação revelam a necessidade de valorização crescente dos cientistas, dos investimentos para pesquisas científicas e dos profissionais da saúde. “As novas descobertas, tecnologias e metodologias não só aumentam a sobrevida e ampliam as possibilidades de cura, como melhoram a qualidade de vida e o bem estar dos pacientes oncológicos. Isso é tudo o que queremos”, resumiu o especialista. Cirurgia robótica - Em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, a cirurgia robótica já está bem estabelecida no tratamento de tumores urológicos, sobretudo por oferecer menos complicações e pelas menores taxas de sangramento. A tecnologia, disponível em Salvador há pouco mais de um ano, favorece a prática clínica, ao proporcionar maior precisão e segurança, menor tempo de recuperação para o paciente e mais conforto ao cirurgião. “Quanto aos benefícios funcionais, como redução da impotência sexual e da incontinência urinária, há questionamentos, pois os estudos ainda não são conclusivos, mas na prática clínica há indícios de melhora nesses aspectos. A confirmação científica não deve demorar”, frisou Augusto Modesto, atual coordenador científico da Sociedade Brasileira de Urologia - seccional Bahia (SBU-BA).

    HIFU - O HIFU é uma terapia de tratamento oncológico minimamente invasiva para câncer de próstata baseada em Ultrassom de alta frequência. Entre as vantagens da inovação, destaca-se o fato de não haver cortes nem incisões e o paciente ter alta no mesmo dia, podendo voltar logo às atividades normais. A técnica é restrita a casos selecionados e não deve ser utilizada como primeira linha de tratamento. Para aqueles com recorrência pós-radioterapia, por exemplo, ele pode ser UMA opção. Embora seja oncologicamente inferior ao tratamento radical do câncer de próstata, a baixa taxa de incontinência e de impotência do HIFU podem justificar a escolha deste tipo de terapia. “Na hora de decidir, a partir das características de cada paciente e de sua doença, pesamos na balança as vantagens e desvantagens de cada método. O importante é informar para o paciente todos os métodos existentes para tratar o seu câncer”, comentou o coordenador científico da SBU-BA. A HIFU entra no cenário como tentativa de evitar ou adiar o tratamento radical. Pacientes de Salvador com indicação para a terapia, que optam por ela, precisam se deslocar para São Paulo ou outros centros onde ele está disponível, já que a inovação ainda não chegou à capital baiana”, pontuou Augusto Modesto. Biomarcadores - A descoberta de novos biomarcadores oncológicos têm sido encarada como uma peça fundamental na escolha do tratamento adequado de tumores urológicos. Eles são proteínas, genes e outras moléculas que influenciam no comportamento das células cancerígenas. Além de ajudar a prever a agressividade do tumor, eles colaboram na identificação das terapias que têm mais probabilidade de destruir tumores. “No tratamento do câncer de próstata, biomarcadores moleculares podem ser usados, por exemplo, durante a vigilância ativa, nos casos de baixo e baixíssimo risco, juntamente com a ressonância multiparamétrica da próstata, para reduzir o número de biópsias no paciente. A depender do resultado, sabemos se há ou não um risco maior de progressão do tumor. Se der positivo, sabemos que a vigilância precisa se tornar ainda mais cuidadosa. Se negativo, podemos “relaxar” um pouco o tratamento, dentro dos protocolos, o que significa que podemos aumentar o espaço de tempo entre as biópsias que, como sabemos, trazem riscos consideráveis para o paciente”, elencou o médico. Alguns testes genéticos já trazem orientações sobre a necessidade do paciente ser tratado imediatamente, por ter um perfil gênico desfavorável, ou revelam a necessidade de uma observação com segurança por alguns anos, sem a necessidade de um tratamento invasivo como cirurgia ou radioterapia. “Os biomarcadores genéticos permitem identificar, por exemplo, a existência de mutações em determinados genes encontrados nos pacientes. A depender do resultado, o médico tem mais propriedade para indicar a sequência de medicamentos mais adequada para aquele paciente”, explicou Augusto Modesto. Nos EUA e Europa, esses marcadores são cada vez mais pesquisados e utilizados em pacientes com câncer de próstata, mas no Brasil, também devido ao custo elevado, sua utilização ainda é restrita. Novas imunoterapias - A imunoterapia é um tipo de tratamento biológico que potencializa o sistema imunológico (de defesa) no combate a infecções e doenças como o câncer. Nos últimos tempos, ela tornou-se uma parte importante do tratamento de alguns tipos de tumor, a exemplo do câncer renal. Nos últimos anos, pesquisas têm confirmado que a associação da imunoterapia com a quimioterapia tradicional ou outras terapias alvo associadas pode ser mais eficaz que a imunoterapia isolada. Imunoterapias já são bem utilizadas para tratar, por exemplo, o câncer de mama. No caso dos tumores urológicos, já temos imunoterápicos bem desenvolvidos para o câncer de rim e o de bexiga. Seus principais benefícios são o aumento da sobrevida e da qualidade de vida do paciente oncológico. Técnicas de radioterapia - A radioterapia de resgate ou adjuvante pode ser importante para complementar o tratamento de um paciente pós-cirurgia, principalmente se houver resquícios ou retorno do tumor.  “No início, na radioterapia que chamamos de ‘externa’, a radiação se dava não só sobre o tumor em si, mas também sobre a área saudável em seu entorno. Ela trazia muitos efeitos colaterais para os pacientes, a exemplo de incontinência urinária, impotência sexual, inflamação com sangramentos pelo ânus ou uretra (através da urina), entre outros”, lembrou Augusto Modesto. Depois, surgiu a radioterapia “conformada”, com maior limitação da área de radiação. Mais recentemente, o tratamento evoluiu para a radioterapia do tipo IGRT hipofracionada, na qual os radioterapeutas fazem menos seções com doses maiores, e a radioterapia ablativa, que trata o tumor e até as metástases (como as linfonodais e ósseas) de forma guiada. “Na Bahia, ainda não temos este tipo de tratamento de ponta, mas a tendência é que as melhores tecnologias se estabeleçam como padrão. Às vezes, elas demoram para chegar ao nosso estado, mas chegam”, disse o médico. Biópsia por fusão de imagens - Não só o tratamento, mas também o diagnóstico de câncer urológico tem passado por grandes transformações nos últimos tempos. Uma das técnicas mais avançadas para confirmar a doença, a biópsia prostática combinada com fusão de imagens, chegou à Bahia no ano passado, embora em alguns estados brasileiros do sul e sudeste o procedimento já não seja tão recente. A principal vantagem da inovação é a maior precisão no diagnóstico, principalmente de câncer clinicamente significante. Pacientes que apresentam taxas elevadas de PSA (Antígeno Prostático Específico) e/ou nódulos suspeitos no exame de toque retal, ou até alterações suspeitas na ressonância multiparamétrica da próstata, podem ter indicação para realizar o procedimento. De acordo com Augusto Modesto, neste tipo de biópsia, as imagens da ressonância magnética multiparamétrica da próstata se fundem às do ultrassom transretal para teleguiar a retirada de fragmentos das áreas suspeitas do órgão, que serão analisados. Desta forma, a punção é feita em regiões onde, nas imagens, aparecem áreas suspeitas, aumentando a efetividade do resultado. Assistência multidisciplinar - Outra forte tendência nos tratamentos uro-oncológicos é a assistência multidisciplinar. A presença de bons profissionais -  médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros - é cada vez mais necessária, sobretudo no que diz respeito à tomada de decisão quanto às terapias mais indicadas para cada paciente. Para se ter uma ideia da complexidade disso, basta dizer que  para um paciente de câncer de próstata com risco intermediário favorável existem mais de 10 opções de tratamentos. “Para ampliar as chances de acertar na escolha, temos o que chamamos de ‘Tumor Board’, que significa todo mundo sentar junto, discutir caso a caso do início ao fim e tomar uma decisão em conjunto. Está mais do que provado que, dessa forma, oferecemos o melhor posicionamento para o paciente. A multidisciplinaridade é a essência do futuro da nossa profissão”, destacou Modesto. Vale lembrar que pode haver mais de uma opção de tratamento oncológico para o mesmo resultado. O paciente entra na decisão final e cabe ao uro-oncologista, em conjunto com a equipe multidisciplinar de apoio, explicar ao paciente as características de cada tratamento antes da decisão final.

    CONTINUE LENDO