• João Augusto de Lima Rocha recebe título de cidadão guanambiense

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Adriano Silva

    13/11/2019 - 17:41


    João Augusto de Lima Rocha recebeu Título de Cidadão Guanambiense na manhã desta quarta-feira(13), no Gabinete da Presidência na Câmara Municipal de Guanambi, das mãos do Vereador Fabrício Lopes, do Vice-Prefeito Hugo Costa, do Secretário de Administração do Município Walguimar Cotrim, do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Paulo Costa, do Ex-Vereador José Carlos Lelis (Latinha) e do Ex-Deputado Federal Haroldo Lima. João Augusto que por motivos pessoais, não pôde comparecer a entrega de honrarias ocorrida no dia 31 de agosto de 2019, no Plenário da Câmara, agradeceu a homenagem a ele conferida e brindou os presentes com cordéis por ele escritos. Essa honraria foi indicada pelo então vereador Hugo Costa, e é concedida pela Câmara Vereadores a personalidades de fora da cidade e que prestam ou prestaram trabalhos relevantes na cidade. Sobre: João Augusto Nasceu em 1951, em Gentio do Ouro/BA, formou-se em engenharia civil, pela UFBA, em 1972. Conclui o mestrado em engenharia civil, na Coppe/UFRJ, em 1976. Iniciou na carreira de professor na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 1975. Em 1978, fui para a Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande, onde ensinou até o final de 1980. No final daquele ano, foi chamado para a UFBA, na qual havia passado em concurso para professor assistente, no ano de 1977. Como professor em tempo parcial, na UFBA, atou durante os primeiros dois anos, na área de consultoria em projeto de estruturas, na engenharia. Após 37 anos de atuação como docente na UFBA, aposentou como professor titular da Escola Politécnica. Desde o início da carreira docente, sempre participou do movimento docente, tendo sido   presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), de 1985 a 1987. Organizou a Fundação Anísio Teixeira, na Bahia, que iniciou suas atividades em 1989. Foi diretor executivo da Fundação de 1989 a 1992 e, logo a seguir, pró-reitor de graduação da UFBA. Fez o doutorado em Engenharia de Estruturas, na USP/São Carlos, concluído em 1999. De lá até o momento, é membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira. É autor do livro “Breve História da Vida e Morte de Anísio Teixeira“, o livro, fruto de uma pesquisa de 30 anos desenvolvida por ele, resgata a história da vida de Anísio Teixeira e explica o episódio da sua morte, refutando a tese de que Anísio teria morrido em um acidente.

  • Gabarito oficial do Enem é divulgado

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Lara Curcino

    13/11/2019 - 17:30


    Candidatos podem conferir documento no site do Inep ou pelo app do exame

    O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, ocorrido nos dias 3 e 10 de novembro, foi divulgado na tarde de hoje (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso ao gabarito, os candidatos devem entrar no site do Inep ou no aplicativo oficial do Enem. O número de acertos, no entanto, não representa necessariamente a nota do estudante, já que a prova utiliza o método da Teoria de Resposta ao Item para evitar ‘chutes’. O desempenho individual (soma dos testes objetivos com a redação) será divulgado em janeiro do próximo ano. 

  • Homem que estuprava filha há 15 anos é preso na zona rural de Macaúbas; vítima tem três filhos do próprio pai

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    13/11/2019 - 16:30


    Hoje, a jovem tem 28 anos e 4 filhos, sendo que 3 são do próprio pai.

    Na tarde desta terça-feira (12), policiais da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), com o apoio da Polícia Militar, prenderam um homem identificado como José Julindo de Jesus, acusado de estuprar a própria filha, desde quando esta tinha 13 anos. Hoje, a jovem tem 28 anos e 4 filhos, sendo que 3 são do próprio pai. Segundo informou a Polícia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, sob ameaça e temendo represálias contra si e familiares, a moça permaneceu em silêncio. José Julindo foi encontrado na comunidade onde residia, na localidade de Tamboril, zona rural do município de Macaúbas. Com mandado de prisão cumprido, José foi levado para sede da Delegacia Territorial de Macaúbas onde permanece à disposição da Justiça.

  • Caetité: Caçamba de Construtora infringe a lei e não usa lona no transporte de cargas a granel

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    13/11/2019 - 15:00


    Na manhã quarta-feira (13), a reportagem do Sudoeste Bahia flagrou uma caçamba basculante da Termosol Construtora, empresa responsável obras de construção da Unacon, em Caetité, trafegando no entroncamento da Avenida Waldick Soriano e a BR-430 transportando areia sem a lona protetora e acima do limite da caçamba. O material transportado estava caindo do veículo devido a trepidação do mesmo, causando desconforto aos condutores de veículos que seguem no mesmo sentido. De acordo com o artigo 1º da resolução do Contran, o transporte de qualquer tipo sólido em veículos de carrocerias abertas será permitido apenas naqueles que tiverem a carroceria com guardas laterais fechadas ou com guardas laterais dotadas de telas metálicas, com malhas de dimensões que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado. O inciso 1º do mesmo artigo prevê, ainda, a obrigatoriedade do uso de lonas ou dispositivos similares que devem possibilitar o acionamento manual, mecânico ou automático; estar devidamente ancorados à carroceria do veículo; cobrir totalmente a carga transportada e estar em bom estado de conservação. O descumprimento dessas exigências caracteriza em infração grave prevista nos incisos IX e X do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja penalidade é a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$127,69. Além disso, como medida administrativa, o veículo será retido para regularização.

  • Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães acompanha aplicação de asfalto usinado em diversas ruas do bairro Beija-flor e avenida principal

    Foto: Divulgação | Ascom Foto: Divulgação | Ascom
    13/11/2019 - 13:30


    A Prefeitura de Guanambi segue com um arrojado programa de pavimentação asfáltica por todas as regiões da cidade. Após finalizar a recuperação total do asfalto da Avenida Tiradentes e de ruas estratégicas do centro comercial que interligam a diversas avenidas, o prefeito Jairo Magalhães acompanhou na manhã desta terça-feira (12), a aplicação do asfalto usinado CBUQ na avenida principal de acesso e em diversas ruas do Bairro Beija-flor, atendendo a um antigo pedido dos moradores. Ao lado do líder comunitário Bené Lopes, assessores e do Secretário de Infraestrutura Marco Antônio, o prefeito acompanhou a execução dos trabalhos. “Estamos felizes e agradecidos por esta grandiosa obra, que beneficia, não só o Bairro Beija-flor, mas outros que utilizam estas vias de acesso”, disse Bené. Com recursos próprios do município, as principais ruas da localidade estão sendo beneficiadas, junto com a Avenida principal Otávio Mangabeira que interliga a localidade e aos Bairros Monte Azul e Residencial dos Pássaros. “Quase 1 km de asfalto de alta qualidade, o mesmo que foi aplicado nas rodovias de acesso aos distritos de Ceraíma e Morrinhos, ruas como a André Luiz, Djalma Argolo, Francisco Marquezine e outras também estão sendo beneficiadas, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores”, comemora Jairo Magalhães.

  • Pobreza na Bahia é maior entre pretos ou pardos, diz IBGE

    Foto: Arquivo | Agência Brasil Foto: Arquivo | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    13/11/2019 - 12:27


    Dados do instituto também apontam que em 2018, tanto a Bahia quanto Salvador tinham a segunda maior participação de pretos ou pardos na população

    Em 2018, tanto a Bahia quanto Salvador tinham a segunda maior participação de pretos ou pardos na população total e a maior participação de pessoas que se declaravam pretas entre os estados e as capitais, respectivamente. Ao mesmo tempo, os índices de pobreza são maiores entre pretos ou pardos do que entre brancos. Os dados foram divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os baianos, os pretos ou pardos eram 81,1% (cerca de 12 milhões de pessoas), sendo que 22,9% eram pretos (3,4 milhões). Em Salvador, 82,8% se declaravam pretos ou pardos (2,4 milhões de pessoas), sendo 34,8% pretos (988 mil). O índice é significativamente maior do que o registrado no Brasil como um todo: 55,8% dos brasileiros se declaravam pretos ou pardos em 2018 (cerca de 116 milhões de pessoas), sendo 9,3% pretos (19,2 milhões). Na Bahia, 42,9% da população como um todo estava abaixo da linha de pobreza em 2018, o que representava 6,3 milhões de pessoas vivendo com menos de R$ 413 por mês. Entre os que se declaravam pretos ou pardos, esse porcentual era ainda maior que a média: 43,8%, ou 5,3 milhões eram considerados pobres. Entre os brancos, o percentual de pobres era 38,6% ou 1,032 milhão de pessoas. Mesmo com a desigualdade, a diferença na incidência de pobreza entre brancos e pretos ou pardos (5,2 pontos percentuais) era a terceira menor entre os estados. Já em Salvador, a desigualdade é maior em favor dos brancos: enquanto 22,3% da população total da capital baiana estava abaixo da linha de pobreza em 2018 (637 mil pessoas), entre as pessoas brancas o percentual caía para 15,2% (71 mil). Entre as pretas ou pardas, subia para 23,6% (558 mil). Era a 19ª maior diferença (8,4 pontos percentuais) entre as 27 capitais.

  • Ex-vereador de Jussiape que se passava por policial e foi preso por ataques sexuais em série em SP é condenado a quase 60 anos de prisão

    Foto: Reprodução | Instagram Foto: Reprodução | Instagram
    13/11/2019 - 11:30


    O ex-vereador de Jussiape  Adson Muniz Santos, de 35 anos, preso acusado ter cometido uma série de ataques sexuais contra 26 mulheres, entre os anos de 2016 e 2017, em bairro nobre de São Paulo, acabou condenado pela Justiça por estuprar e roubar nove das vítimas. Adson recebeu penas que, somadas, totalizam 59 anos e oito meses de prisão em regime fechado pelos crimes praticados. As informações são do Tribunal de Justiça (TJ) e da defesa do empresário, que sempre negou todas as acusações. Das nove condenações contra Adson, seis são por estupros, sendo que algumas delas ainda têm roubo, extorsão, sequestro e abuso de poder. As outras três condenações foram por importunação sexual, ameaça e falsidade ideológica. Adson ainda foi absolvido de uma acusação de estupro e teve ao menos um dos casos arquivados, segundo sua defesa. Assista a reportagem da TV Sudoeste sobre o caso:

  • Caetité: Instituto de Educação Anísio Teixeira suspende aulas devido a falta d' água

    Foto: Arquivo | Sudoeste Bahia Foto: Arquivo | Sudoeste Bahia
    13/11/2019 - 11:30


    Alguns bairros do município de Caetité ainda sofrem com a falta d’água e a escassez do líquido prejudica, inclusive, a realização de atividades essenciais nas residências e unidades de ensino. Em nota enviada à redação do Sudoeste Bahia, a Embasa informou que o Sistema de Abastecimento de Caetité opera com carga máxima desde a tarde de segunda (11), após um problema operacional afetar o funcionamento da Adutora do Algodão durante o final de semana. Reforça que as equipes estão promovendo intervenções necessárias na rede distribuidora com o objetivo de equilibrar o sistema até a completa regularização do fornecimento de água prevista para acontecer gradativamente pelo período de 72 horas. Enquanto a regularização não ocorre, o Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT) suspendeu nesta quarta-feira (13) as aulas nos turnos Vespertino e Noturno.

  • Morre mulher que teve 60% do corpo queimado após tio jogar gasolina e atear fogo na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    13/11/2019 - 10:00


    Quando o fato ocorreu, José iniciou uma briga com um irmão, identificado como Isnas Alcântara, porque ele estaria com o som do carro alto.

    Ângela Cristina da Silva Trindade, de 30 anos, que estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador após ter cerca de 60% do corpo queimado por um homem identificado como José Alcântara, de 66 anos, na localidade de Mucambo, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, veio a óbito na manhã desta quarta-feira (13). O crime ocorreu no último dia 11 de outubro e José foi preso na madrugada do dia seguinte, no município de Paramirim.  Quando o fato ocorreu, José iniciou uma briga com um irmão, identificado como Isnas Alcântara, porque ele estaria com o som do carro alto. Durante a confusão, segundo informações da Polícia Civil, José pegou uma garrafa com combustível para atear fogo no veículo de Isnas. A sobrinha do idoso e o marido dela tentaram impedir a briga entre José e Isnas e acabaram queimados.

    Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Foto: Divulgação | Polícia Civil

    O irmão do idoso conseguiu sair do local sem ferimentos. Angela teve cerca de 60% do corpo queimado. Ainda segundo a polícia, o esposo dela, identificado como Aurélio Silva Oliveira, de 29 anos, também sofreu queimaduras de menores proporções pelo corpo ao socorrer a vítima. Ângela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Livramento de Nossa Senhora. Em seguida, foi transferida para o setor de queimados no HGE. Segundo as investigações, o suspeito já havia tido outras discussões com o irmão, Isnas, por causa de uma herança da família. O idoso foi autuado por dupla tentativa de homicídio na Delegacia Territorial (DT) de Livramento e está custodiado na unidade à disposição da Justiça.

  • MP do Verde Amarelo acaba com registro profissional de jornalista e publicitário

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    13/11/2019 - 09:00


    Medida ainda revoga leis que regulamentam profissões como corretor de seguro e guardador e lavador de carros

    O governo aproveitou a medida provisória que cria o programa Verde Amarelo para acabar com a exigência de registro profissional para algumas categorias, como jornalistas, publicitários, radialistas, químicos, arquivistas e até guardador e lavador de veículos. Em relação aos jornalistas, a MP revoga a necessidade de registro de jornalistas e diretores de empresas jornalísticas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), antiga Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Outro ponto que deixa de existir é o trancamento do registro profissional do jornalista que, sem motivo legal, deixar de exercer a profissão por mais de dois anos. Esses pontos estão estabelecidos no decreto nº 972 de 1969. A MP acaba ainda com a exigência legal de diploma de jornalismo para o exercício de algumas funções. A medida ainda revoga leis que regulamentam profissões como corretor de seguro e guardador e lavador de carros. Neste último caso, uma lei de 1975 exigia o registro na Delegacia Regional do Trabalho para guardar e lavar veículos automotores.

  • Polícia Militar recupera em Caetité veículo apropriado indebitamente em Pernambuco

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    13/11/2019 - 08:00


    Na noite desta terça-feira (12), por volta das 21h35, a Polícia Militar (94ª CIPM) recebeu a denúncia de que um veículo Toyota Hilux cor prata, placa PCO- 8614, que foi locado no estado de Pernambuco, não foi devolvido pelo locatário, e estaria estacionado na Avenida Dácio Oliveira, no centro de Caetité. Em rondas pelo local, a guarnição localizou o veículo no estacionamento de um hotel na referida avenida, sendo o motorista Adilson Alves dos Santos, residente na cidade de Pontes e Lacerda-MT. De acordo com informações da polícia, ele estava hospedado no estabelecimento e disse que teria pegado o carro emprestado de um amigo em Salvador e iria para Cuiabá-MT. Veículo e condutor apresentados na delegacia territorial de Guanambi.

  • Gabaritos das provas do Enem são divulgados hoje

    Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    13/11/2019 - 07:00


    Participantes podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo aplicativo do Enem

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga hoje (13) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado nos últimos domingos, 3 e 10 novembro. Ainda serão divulgados os cadernos de questões, em todas as suas versões. Serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis cadernos, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo celular, no aplicativo do Enem. Os candidatos devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada dia de aplicação. O Enem é corrigido pela chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI) e não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia segundo o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.

  • Palmas de Monte Alto: Após ser estacionado na BR-030, caminhão carregado com banana sai desgovernado e tomba

    Foto: Marcos Paulo | Jornal da Manhã Foto: Marcos Paulo | Jornal da Manhã
    13/11/2019 - 06:00


    Na noite desta terça-feira (12), por volta das 19h20, um caminhão desgovernado atravessou a BR-030, em Palmas de Monte Alto, e tombou no sentido oposto.  De acordo com informação do radialista Marcos Paulo, do programa Jornal da Manhã, o motorista, conhecido como “Batata”, estacionou o caminhão Ford Cargo, placa KJK 7177, licença de Cruz das Almas (BA), o qual estava carregado com banana, e saiu para jantar em um restaurante as margens da rodovia.  No entanto, minutos depois, o caminhão saiu desgovernado, atravessou a pista e tombou. O caminhão foi carregado no povoado do Angico, zona rural de Carinhanha, e seguia para descarregar em Salvador. Não há informações sobre o que pode ter ocasionado o acidente. Ninguém se feriu.

  • PCdoB-Caetité convoca filiados e simpatizantes para Conferência Municipal no dia 14 de novembro

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    12/11/2019 - 18:26


    A direção municipal do Partido Comunista do Brasil irá realizar em Caetité, no dia 14 de novembro, a sua Conferência municipal. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores, começando ás 17h30, com a participação do deputado federal Daniel Almeida e autoridades locais. Segundo a presidente em exercício do PCdoB de Caetité e vice-prefeita do município, Jaquele Fraga, a conferência municipal é um espaço democrático de participação dos filiados e simpatizantes, no qual será discutido o cenário político atual e os caminhos a seguir, além da eleição de novos membros da diretoria. Também serão admitidas novas filiações.

  • Bahia: Secretaria abre 63 vagas com salários de até R$ 3,3 mil

    Foto: Divulgação | Setre Foto: Divulgação | Setre
    Por Juliana Almirante

    12/11/2019 - 16:29


    Oportunidades são para níveis médio e superior, nas cidades de Salvador, Porto Seguro, Eunápolis, Simões Filho e Senhor do Bonfim

    A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) abre, na próxima segunda-feira (18), inscrições do processo seletivo simplificado para 63 vagas, via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As oportunidades são para níveis médio e superior, nas cidades de Salvador, Porto Seguro, Eunápolis, Simões Filho e Senhor do Bonfim. Os vencimentos variam entre R$ 2.007,20 e R$ 3.394,64. As inscrições serão abertas exclusivamente por meio da internet, até as 23h59 de 22 de novembro. O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, e pode ser prorrogado uma vez, por igual período. Confira mais informações no edital.