• Motociclista morre carbonizado em explosão de moto após batida na BA-148, em Livramento

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    17/01/2020 - 21:30


    Um motociclista morreu carbonizado depois da moto que ele pilotava explodir em um acidente na BA-148, em Livramento de Nossa Senhora, na noite desta sexta-feira (17). De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o motociclista identificado como, Antônio Francisco de Araújo, seguia pelo mesmo sentido da rodovia por volta das 18h45, quando bateu contra a traseira de um trator agrícola. Com o impacto, a moto explodiu e carbonizou Antônio. A vítima morreu ainda no local. O condutor do trator envolvido no acidente evadiu-se do local  e ainda não foi localizado. O corpo do motociclista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e as causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

  • Caetité: alguns comércios infringem a lei e não expõe preços de mercadorias da forma correta

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    17/01/2020 - 18:23


    Em Caetité, algumas lojas não tem cumprido a lei no quesito expor de forma correta os preços dos produtos dispostos à comercialização. Em diversas lojas faltam informações básicas definidas por lei, como por exemplo, o valor para compras a vista e o valor a prazo, a porcentagem adicional em cada parcela e o código de cadastro do produto existente no sistema da loja. A exposição de preços nos comércios além de ser regida por lei (Lei nº 10.962 de 11 de outubro de 2004, que complementa o Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal 8.078/90), também é parte importante da estratégia de vendas de qualquer estabelecimento. No comércio em geral, onde o consumidor tem acesso direto ao produto, sem intervenção do comerciante, o preço deve estar disposto no produto ou embalagem ou na ponta de araras ou no manequim, por meio de etiquetas ou similares. O mesmo vale para a exposição em vitrines. Quando não é possível a afixação de preços, de acordo com o exposto acima, o comerciante pode fazer o uso de relações de preços dos produtos, bem como dos serviços oferecidos, de forma escrita, clara e acessível ao consumidor. 

    Forma correta - Foto: Reprodução
    Forma correta - Foto: Reprodução

    Devem ser seguidas as seguintes regras: o preço do produto deve ser o total a vista, se houver outorga de crédito, como financiamento ou parcelamentos, deverá constar ainda o valor total a ser pago com financiamento; o número, periodicidade e valor das prestações; os juros e os eventuais acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento; O preço dos produtos expostos a venda, devem ficar sempre visíveis enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público; Os produtos expostos em vitrines devem ter a etiqueta afixada diretamente no produto, com sua face principal voltada ao consumidor, com a finalidade de garantir a pronta visualização do preço, sem que seja necessário solicitar a intervenção do comerciante. A etiqueta, no caso anterior (exposição em vitrines), pode ser substituída por similares, assim entendido, qualquer meio físico que esteja unido ao produto e contenha as informações exigidas das etiquetas; Dentro do estabelecimentos comerciais, os preços podem ser afixados de forma direta ou impressa, na própria embalagem; através do uso de código referencial ou mediante a utilização de código de barras; Na colocação da etiqueta de forma impressa ou direta na própria embalagem, devem ser observadas as mesmas exigências já relatadas. Caso o consumidor perceba que não há o cumprimento destas normas deve acionar o PROCON, que fiscaliza o cumprimento das normas de defesa do consumidor.

  • Moradores protestam contra cobrança de 80% da taxa de esgoto na conta de água em Botuporã

    Veja o vídeo
    17/01/2020 - 17:32


    Na noite desta quinta-feira (16), uma grande manifestação popular tomou conta da frente e do interior da Câmara de Vereadores do município de Botuporã devido a cobrança de 80% da taxa de esgoto na conta de água, projeto este aprovado em 2017, mas que teve o início da cobrança em janeiro deste ano. Em entrevista ao Sudoeste Bahia, o integrante do grupo de manifestação popular, o professor de história Vitor José Vitorino Oliveira Souza relatou que durante o protesto a população demonstrou aos vereadores a insatisfação por considerar abusiva a cobrança de 80%, que afeta principalmente as famílias de baixa renda. “Sabemos da importância da higiene, do saneamento básico e do investimento necessário para que ele funcione, mas a taxa cobrada a população é abusada, somando-se ainda o fato que a rede ainda não funciona plenamente, com problemas graves no cuidado com o esgoto, e ainda não atende a toda a população. Somente após serem resolvidos todos os problemas, e revista a taxa, que deveria cobrar da população”, disse o professor.

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia

    O vereador Adilson da Silva Pereira, presidente da Câmara na ocasião em que o projeto foi aprovado, disse que na época não houve o debate necessário com a população e agora, quando a taxa foi cobrada, foi sentido no bolso da população. Ressaltou que na ocasião alertou aos vereadores sobre o problema futuro, já que o valor poderia ser alto para que a população arcasse. Disse ainda que o prefeito [Otaviano Joaquim Filho – Tavim (DEM)], sabendo o que previa a lei, disse que haveria audiências públicas para construção do plano de saneamento básico, com a participação da população, que iria dar o aval neste contrato de parceria com a Embasa, no entanto, houve apenas uma audiência pública, segundo ele, “as escondidas”, em um espaço fora da Câmara de Vereadores e com a presença apenas de 20 pessoas da sociedade de Botuporã. “Foi um infelicidade muito grande do prefeito em não deixar a população a par do que aconteceria”, disse o vereador. O prefeito Otaviano Joaquim Filho – Tavim (DEM) disse ter sido surpreendido pela manifestação da população. Alega ter consciência que a taxa é alta, mas que essa não é uma cobrança da prefeitura. Afirmou que se reunirá com a Embasa e Promotoria Pública para averiguar a legalidade da cobrança e se o serviço em questão está sendo entregue conforme o projeto. Ouça a reportagem:

  • Carreta apreendida em Brumado foi roubada em Barreiras

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    17/01/2020 - 16:33


    Uma carreta roubada na cidade de Barreiras, no último dia 13 de janeiro, foi recuperada em Brumado. O veículo foi encontrado junto a várias toneladas de farelo de soja que estavam sendo descarregadas em um galpão naquela cidade, localizado às margens da BA-148. De acordo com o coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, quatro criminosos são os responsáveis pelo roubo do veículo. “Esses elementos interceptaram o motorista da carreta em um veículo de passeio. Com armas em punho, eles tomaram o veículo e a carga de assalto e, a partir daí, recebemos a informação de que este veículo e a carga poderiam estar em Brumado”, relatou Botelho ao site 97 News. De acordo com o delegado, alguns carregadores que estavam no galpão foram ouvidos e liberados.“Ouvimos os carregadores, mas eles não têm nenhuma relação com o fato. Apenas foram contratados para descarregar a carga sem total conhecimento dos fatos”, disse o delegado.

  • Defensoria Pública do Estado suspende etapas de edital do concurso da PMBA

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/01/2020 - 16:15


    A Justiça da Bahia aceitou o pedido da Defensoria Pública do Estado para a correção de falhas nos editais de concurso público para provimento dos cargos para soldado da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e de Oficiais de Saúde da PM da Bahia. A decisão, proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, determinou, na última quinta-feira (16), a suspensão do concurso, após a realização das provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas nos dias 19 e 26 de janeiro, até o julgamento final do mérito. Segundo a argumentação, os editais citados “violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursandos homens”. Além disso, a DPE questiona a exigência de exames ginecológicos admissionais considerados invasivos, a impossibilidade de remarcação do Teste de Aptidão Física (TAF) para gestantes, a desproporcionalidade das vagas quanto ao gênero e o momento da comprovação da idade máxima para aprovação no concurso. A DPE já havia ajuizado uma Ação Civil Pública referente ao concurso de Oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, direcionando à Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador. Mas, por causa da urgência da demanda, foi ajuizado mandado de segurança coletivo pelos defensores públicos Fábio Pereira e Paloma Rebouças, sob acompanhamento pela Instância Superior da DPE/BA, por meio da defensora pública Clécia Souza Moura, em relação aos concursos de Soldado e Oficiais de Saúde, no qual foi concedida liminar pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel.

  • Cipe Sudoeste apreende drogas, carregadores e celulares e vários objetos na cadeia de Palmas de Monte Alto

    Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
    17/01/2020 - 16:00


    Na manhã desta sexta-feira (17), policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Sudoeste (CIPE-Sudoeste, Antiga Caesg) foram acionados pela Polícia Civil de Palmas de Monte Alto para que se deslocassem à carceragem da Delegacia Territorial, preservando o local e efetuando a segurança para revista nas celas 01 e 02, onde teriam sido arremessados objetos oriundos da parte externa por pessoas não identificadas. Durante a revista, foram encontrados objetos e entorpecentes que, após recolhidos foram apresentados na ocorrência de praxe. Foram apreendidos: 01 (uma) corda tipo Tereza; 01 (uma) trouxinha de substância análoga a maconha, pesando 3,5 gramas;  01 (uma) cocada de substância análoga a maconha pesando 11,1 gramas; 03 (três) carregadores para caixinhas e celulares; 01 (uma) tesoura;  01 (um) canivete; 01 (uma) bateria de celular.

  • Sudoeste baiano: motorista de aplicativo é flagrado pela PRF com veículo furtado

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    17/01/2020 - 11:40


    Na manhã de ontem (16), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou veículo fruto de golpe em locadora, localizada no estado de São Paulo. A ação foi registrada por volta das 10h30, no KM 677 da BR 116, trecho do município de Jequié, no Sudoeste baiano. Durante fiscalização na rodovia, os PRFs abordaram um Chevrolet/Onix e, no momento das verificações, constataram através dos sistemas da polícia que havia registro de furto/roubo para o veículo. A ocorrência foi registrada há 02 dias, último dia 15, por uma empresa do ramo de locação de automóveis. Questionado pelos agentes federais, o condutor relatou que havia alugado o veículo para prestar serviços como motorista de aplicativo, porém teria ficado enfermo, não conseguindo trabalhar por um longo período de tempo. Segundo ele, o problema de saúde foi o fator que ocasionou o atraso de mais de 10 semanas no pagamento das parcelas. Diante da situação os PRFs encaminharam o homem, de 57 anos, juntamente com o veículo recuperado para delegacia de polícia judiciária local, onde serão adotadas as medidas cabíveis.

  • Provas do concurso da PM e Corpo de Bombeiros acontecem neste domingo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    17/01/2020 - 11:00


    As provas do concurso público para soldado da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) acontecerão neste domingo, 19. De acordo com a Secretara de Administração do Estado da Bahia (Saeb), são aguardados 112.335 candidatos. Os inscritos no certame comparecerão a 183 locais de prova, distribuídos entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. As provas têm início às 9h15, com abertura dos portões às 8h. A avaliação, com duração de cinco horas, contará com 80 questões, além de redação. O acesso às salas será permitido mediante a apresentação do documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão de convocação. Além disso, o caderno de questões podem ser levados pelos candidatos depois de 4h30 de prova. Outras regras poderão ser consultadas no edital de convocação. Informações sobre local de prova também podem ser consultadas no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

  • Guanambi: Trio é preso acusado de tráfico de drogas no bairro Gurungas

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    17/01/2020 - 10:00


    Três pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas durante patrulhamento da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 17º BPM, na manhã de quinta-feira (16), no bairro Gurungas, em Guanambi. De acordo com a Polícia Militar, ao visualizarem a viatura os indivíduos tentaram fugir, mas foram interceptados. Durante a abordagem, o trio foi flagrado próximo a 5 (cinco) porções de substâncias análoga à maconha. Ainda de acordo com a polícia, nenhum dos detidos assumiu a propriedade da droga e todos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas cabíveis.

  • Macaúbas: Polícia prende dupla que tentava extorquir R$ 20 mil para não divulgar fotos íntimas

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    17/01/2020 - 09:30


    Duas pessoas foram presas na cidade de Macaúbas, acusadas de crime de extorsão. Segundo informou a Polícia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, a dupla estava de posse de um aparelho celular roubado no dia 8 de dezembro, desbloquearam o aparelho e tiveram acesso a fotos íntimas. Eles identificaram a vítima, entraram em contato e ameaçavam divulgar as fotos. O fato foi registrado na delegacia e policiais civis lotados nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Macaúbas e Oliveira dos Brejinhos, comandados pelos delegados Jackson Trindade e Clemilton Martins, conduziram as investigações que culminaram na prisão de dois homens, de 23 e 25 anos, os quais exigiam a quantia de R$ 20 mil da vítima para não publicarem as fotos. Também foi apreendida com a dupla uma motocicleta que havia sido roubada no último final de semana, na cidade de Livramento de Nossa Senhora.

  • MEC deixa de usar mais de R$ 1 bi recuperado na Lava Jato

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    17/01/2020 - 07:30


    O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi único que não aplicou os recursos destinados às ações de educação básica

    O ministro da Educação, Abraham Weintraub, não aplicou os recursos destinados às ações de educação básica oriundos do fundo de valores recuperados pela Operação Lava Jato. O fundo de R$ 2,6 bilhões foi disputado e os valores foram divididos entre sete ministérios. De acordo com reportagem da Folha publicada hoje (17), mesmo com o discurso exibido pelo governo Jair Bolsonaro sobre o direcionamento dos recursos para a educação, Weintraub foi o único que não deu finalidade à verba, ainda que a pasta tenha ficado com a maior fatia: acima de R$ 1 bilhão. Procurado pelo jornal, o MEC confirmou que o dinheiro não foi aplicado, mas defendeu que a verba ainda será usada. Já o Ministério da Economia afirmou que os recursos parados acabaram inflando a contabilidade do governo, o que teria reduzido o rombo das contas públicas em 2019. No entanto, já que o Orçamento de 2020 não prevê dinheiro do fundo, técnicos do governo agora discutem como evitar perder os recursos.

  • MEC divulga hoje notas individuais do Enem 2019

    Foto: Arquivo | Agência Brasil Foto: Arquivo | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    17/01/2020 - 07:00


    Para consultar o desempenho, é preciso acessar a Página do Participante

    As notas individuais das quase quatro milhões de pessoas que prestaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão divulgadas hoje (17), em horário não informado pelo Ministério da Educação (MEC). Para consultar o desempenho, o estudante precisa acessar a Página do Participante, incluir o CPF e a senha cadastrada. Com as notas, o aluno pode concorrer a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desde que tenha pontuado na redação, no Programa Universidade para Todos (ProUni), que garante bolsas de estudo em instituições de ensino pagas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

  • Homicídios caem 21,4% de janeiro a setembro de 2019

    Foto: Fernando Frazão | Arquivo Agência Brasil Foto: Fernando Frazão | Arquivo Agência Brasil
    Por Luciana Freire

    17/01/2020 - 07:00


    Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, dados confirmam a queda dos índices criminais durante os primeiros meses do governo

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ontem (16) que o país registrou queda de 21,4% nos homicídios durante os primeiros nove meses de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Também houve queda em outros índices de criminalidade, como ocorrências envolvendo estupro 6,4%, roubo a banco 38,4%, latrocínio 22,2%, roubo de cargas 23,3% e roubo de veículos 26,4%. Na avaliação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, os dados confirmam a tendência de queda dos índices criminais em todo o país durante os primeiros meses do governo. As informações sobre os índices de criminalidade estão disponíveis na plataforma eletrônica Sinesp, no site do Ministério da Justiça. Até o momento, os dados referem-se ao período entre janeiro de 2018 e setembro de 2019. A partir de hoje, as ocorrências de homicídios registradas em todos os municípios do país serão inseridas no sistema e poderão ser consultadas.

  • Governo publica nova tabela do frete, com alta de até 15%

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Luciana Freire

    16/01/2020 - 20:00


    Nova tabela entra em vigor na próxima segunda-feira

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, hoje (16), uma nova tabela com o preço mínimo para os fretes. O piso do frete aumentou de 11% a 15%, segundo informações da agência. A nova tabela entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 20. A tabela do frete foi criada após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e gerou uma crise de abastecimento no Brasil por mais de uma semana. A criação era uma das principais reivindicações da categoria, e foi atendida pelo governo do ex-presidente Michel Temer. Entidades que representam o agronegócio e indústria são contra a tabela, que terá a constitucionalidade analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as principais mudanças na tabela está a inclusão no cálculo do frete mínimo do custo da diária do caminhoneiro, como refeições e hospedagem, além da correção de valores de itens como pneu e manutenção.

  • Foragido da Justiça é preso após ser encontrado ferido dentro de motel em Caculé

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    16/01/2020 - 19:00


    Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi solicitada na noite de quarta-feira (16), em um motel da cidade de Caculé, onde havia um homem com ferimentos. Não há dados concretos sobre o que teria provocado os ferimentos. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, ele foi encaminhado a uma unidade de saúde, onde ao ser solicitado seus documentos, houve negativa. Posteriormente ele apresentou a documentação, sendo constatado que contra o indivíduo havia um mandado de prisão por homicídio qualificado, oriundo da comarca de Vitória da Conquista. A Polícia Militar (94ª CIPM) foi acionada, custodiou o preso durante a madrugada no hospital e, assim que este teve alta, foi conduzido e apresentado na delegacia de Caculé, ficando este a disposição da autoridade competente.