• Projeto quer acabar com prisão especial para quem tem ensino superior

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Kamille Martinho

    22/07/2019 - 21:00

    O texto também retira o benefício para cidadãos inscritos no “Livro de Mérito”, que homenageia pessoas que tenham cooperado para o enriquecimento do patrimônio material ou espiritual da Nação

    Um projeto que está sendo analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, prevê o fim da prisão especial para quem tem diploma de ensino superior. Atualmente, a lei prevê a prisão especial, em local separado dos presos comuns, em caso de prisão antes da condenação definitiva. Essa regra vale para pessoas com curso superior e também para governadores, prefeitos, parlamentares, oficiais militares e magistrados, entre outros. O texto também retira o benefício para cidadãos inscritos no “Livro de Mérito”, que homenageia pessoas que tenham cooperado para o enriquecimento do patrimônio material ou espiritual da Nação. Para o autor do PL 3945/2019, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) essa regra reflete no tratamento jurídico-penal um sistema desenhado para fortalecer as desigualdades, em que os pobres ficam cada vez mais miseráveis e os ricos têm cada vez mais dinheiro. “Conceder esse privilégio pelo simples fato de se ter um diploma de nível superior é dizer à maior parcela da população brasileira, constituída de analfabetos, pessoas que estudaram até o ensino fundamental ou até o nível médio, que são inferiores à camada privilegiada da sociedade que teve acesso ao ensino superior”, criticou.

  • Governo monitora caminhoneiros para antecipar problemas, diz Bolsonaro

    Foto: Marcos Corrêa | PR
    Foto: Marcos Corrêa | PR
    Por Kamille Martinho

    22/07/2019 - 17:27

    O presidente ainda afirmou que ele não orientou a suspensão da tabela do frete

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (22), que ele não orientou a suspensão da tabela do frete. A nova tabela de frete foi suspensa nesta segunda. “Ela está suspensa e, portanto, volta a valer a antiga, até que consigamos construir consenso”, disse o ministro à Reuters por mensagem.  “Se ele revogou a nova tabela, a decisão é dele. Todo o nosso governo apoia as decisões tomadas nos limites dados ao ministro” disse. O presidente ainda afirmou que o ministro Tarcísio é o “homem da negociação” e destacou que o governo tem monitorado a situação para antecipar problemas e tomar “decisões adequadas para o futuro do Brasil”.

  • Caetité: Aldo Gondim poderá trocar PSB pelo PSD de Charles Fernandes

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    22/07/2019 - 16:40

    Aldo teria ido a Brasília para se reunir com o senador Otto Alencar para firmar possíveis alianças para 2020 e decidir ou não pela sua ida ao partido.

    Com a aproximação do pleito municipal em 2020, as mudanças de partido por parte dos pré-candidatos a prefeito e vereador em todo o país, já começaram. Em Caetité, informações repassadas ao Sudoeste Bahia apontam que o chefe do Executivo Municipal, Aldo Gondim pode mudar de agremiação partidária. Gondim atualmente é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pode, de acordo com a mesma fonte ouvida, migrar para o Partido Social Democrata (PSD), atualmente comandado pelo senador baiano Otto Alencar. Aldo teria ido a Brasília para se reunir com Alencar para firmar possíveis alianças para 2020 e decidir ou não pela sua ida ao partido. A mesma fonte afirmou que Aldo está em aproximação com o deputado federal Charles Fernandes, buscando uma maior representatividade política para o município.

  • Após esfaquear companheira, homem foge e está sendo procurado pela polícia em Riacho de Santana

    Foto | Reprodução - Redes Sociais
    Foto | Reprodução - Redes Sociais
    22/07/2019 - 16:24

    Um homem de 25 anos está sendo procurado pela polícia, suspeito de ser o autor  de uma tentativa de homicídio no final da tarde do último domingo (21), por volta das 17h,  contra a companheira de 19 anos. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, Fabrício Oliveira de Cardoso desferiu dois golpes de faca na mulher dentro da residência onde moram na Rua 13 de maio, no bairro Peral, em Riacho de Santana. Não se sabe o que levou o jovem a cometer tal ato. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, mas quando chegou o agressor já havia fugido. Apesar das agressões sofridas, a vítima revelou aos policiais que não tem o interesse de registrar um Boletim de Ocorrência (BO), porém como se trata de violência doméstica, não há necessidade de queixa por parte da vítima, conforme prevê a Lei Maria da Penha. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso.

  • Jovem é preso em flagrante por tráfico de drogas durante festa em Ibiassucê

    Foto | Leitor Whatsapp - Sudoeste Bahia
    Foto | Leitor Whatsapp - Sudoeste Bahia
    22/07/2019 - 16:13

    Com ele foram apreendidos 13 porções de uma substância semelhante a cocaína pronta para comercialização, além de R$100 em dinheiro.

    Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante na manhã do último domingo, dia 21, pelo crime de tráfico de drogas, pela Polícia Militar (PM), em Ibiassucê, na região Centro Sul da Bahia.  A prisão de Marcos Vinicius Alves, mais conhecido como "carreirinha" aconteceu durante a festa de aniversário do município. Carreirinha tem várias passagens pela Polícia por crimes como furto e roubo, além de ser um velho conhecido da PM. Com ele foram apreendidos 13 porções de uma substância semelhante a cocaína pronta para comercialização, além de R$100 em dinheiro. Diante do que foi apreendido, o indivíduo e todo material encontrado foram apresentados na Delegacia Territorial de Caetité, onde foi realizado o registro da ocorrência.

  • Se eu me divorciar, posso mudar meu sobrenome?

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    22/07/2019 - 13:30

    Ao casar, você assumiu o sobrenome do seu cônjuge, no entanto, com o divórcio, pode surgir a seguinte dúvida: voltarei a usar meu antigo sobrenome? Algumas vezes, permanecer com o sobrenome do ex-cônjuge pode ser extremamente incômodo para várias pessoas, por conta disso, o ordenamento jurídico oferece meios para que a pessoa altere o nome durante o processo de divórcio. Entretanto, é importante saber que o nome é um dos atributos principais da personalidade, portanto, é extremamente relevante juridicamente e, por isso, tratado com certa rigidez. Desta forma, a mudança de nome em casos de divórcio deve ser feita com a devida cautela e conhecimento acerca de como proceder da forma mais eficaz, tendo em mente a real necessidade da alteração. Se eu quiser mudar meu sobrenome, o que devo fazer? Apesar do pouco conhecimento geral acerca desse detalhe, é de grande importância que a vontade de mudar o nome seja expressada durante a ação de divórcio, pois, dessa forma, a mudança de nome passa a ser cláusula fundamental para a dissolução do casamento. De acordo com o poder judiciário, apenas em casos excepcionais é possível mudar o nome após o divórcio. Assim, é necessário entrar com ação judicial em prol da mudança e obter sentença favorável, ou seja, não é garantido que você conseguirá a mudança. Uma vez que a vontade de mudança do nome tenha sido manifestada na ação de divórcio, é importante que você esteja ciente de que todos os documentos pessoais precisarão ser alterados também, de acordo com os procedimentos burocráticos de cada órgão responsável. Por exemplo, o CPF pode ser modificado em agências de bancos federais, enquanto a alteração do RG é feita no órgão expedidor de cada estado. É de fundamental importância que, ao se dirigir aos órgãos burocráticos necessários para efetuar a mudança de nome nos documentos pessoais, você esteja de posse da Certidão de Casamento Averbada, uma vez que esta é a comprovação do divórcio. E se eu não quiser mudar o sobrenome? Algumas vezes, a mudança de sobrenome pode trazer prejuízos financeiros a uma das partes, uma vez que o sobrenome de casado pode estar vinculado a atividade profissional da pessoa. Nesses casos, também é possível manter o sobrenome, desde que a vontade seja expressada nos atos do divórcio. Assim, sendo observadas as medidas cautelares e procedimentos que precisam ser realizados, o procedimento de mudança de nome em casos de divórcio é um processo permitido pelo poder judiciário. No entanto, é importante ter em mente que se trata de uma decisão de extrema importância e de grande impacto na vida civil e social do indivíduo, e todas as consequências da alteração devem ser ponderadas durante a execução do procedimento de divórcio. VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos. 

  • Homem é picado por escorpião enquanto dormia no bairro Monte Azul em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    22/07/2019 - 13:30

    Um homem levou um grande susto após ser picado, dentro de sua residência, por um escorpião, no bairro Monte Azul, em Guanambi, município localizado no Centro Sul baiano. Segundo relato da vítima identificada pelo prenome de José, ele dormia em companhia da esposa quando foi surpreendido por um escorpião-amarelo, de nome científico Tityus serrulatus. A espécie típica da região sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil é um dos principais animais peçonhento causador de acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a vítima que é árbitro de futebol foi picado perto dos rins e na região torácica. José foi socorrido às pressas para a emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde foi medicado. Joel recebeu alta e se recupera em casa. Por característica esses casos acontecem em períodos de temperaturas oscilantes e variantes, os bichos peçonhentos costumam migrar de região a procura de abrigo quente e com pouca luz. A recomendação é manter uma atenção redobrada na casa que tem crianças, além de manter os ambientes limpos, tais como lotes baldios onde tem lixos e matos.

  • Bahia: Sobe para quatro número de mortos em acidente na BR-101

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Almirante

    22/07/2019 - 12:40

    Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da PRF prestaram atendimento aos envolvidos no acidente

    Subiu para quatro o número de mortes confirmadas em uma batida entre dois carros na BR-101, trecho do município de Laje, no final da noite de ontem (21). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 23h20, na altura do Km-280. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da batida. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da PRF prestaram atendimento aos envolvidos no acidente. Com o impacto da batida, o motor de um dos carros foi arrancado da posição e o veículo ficou destruído. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Santo Antônio de Jesus.

  • Sistemas de abastecimento de água em municípios da região são fortalecidos com investimentos de R$ 800 mil

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    22/07/2019 - 12:30

    Os municípios de Botuporã, Boquira, Caetité, Candiba, Carinhanha, Iuiú, Jacaraci, Macaúbas, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi estão sendo beneficiados com recursos no valor de R$ 800 mil para fortalecimento de diversos sistemas de abastecimento de água, especialmente, na zona rural. O investimento é resultado de emenda parlamentar dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), executado pela  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codecasf), atendendo às solicitações das lideranças políticas da região. São 2.826 reservatórios de água de 500 litros, 701 reservatórios de água de 1000 litros, 122 reservatórios de água de 5000 litros, além de 2.969 canos de irrigação de 50mm e 2.423 canos de irrigação de 75mm. Durante a entrega em Guanambi, na última sexta-feira, 19, o deputado Waldenor disse que este “é um momento muito especial. São tubos e caixas que vão fortalecer os sistemas de abastecimento de água desses municípios. É com muita satisfação, que em meu nome e em nome do deputado estadual Zé Raimundo, nós estamos neste dia de hoje fazendo essas entregas fundamentais para esse município já citados, pois, o problema do abastecimento de água se revela como um dos principais problemas que afligem essa região e, é por isso, que a gente está comemorando  mais uma emenda para a segurança hídrica”. Estiveram presentes no ato de entrega o ex-prefeito de Malhada Gimmy Ramos, o ex-vice-prefeito de Macaúbas, Gilbertinho, o ex-vice-prefeito de Tanque Novo, Daniel Carneiro, a vereadora Adenúsica e Palmas de Monte Alto, a vereadora Vera e o vereador Jackson de Riacho de Santana, a vereadora Idalina de Urandi, os vereadores Juliene, Cristiano e Manuel Rufino de Malhada, o vereador Zé Burica de Iuiú, o vereador Gilson do PT de Candiba, o vereador professor Fábio de Jacaraci, o secretário de Desenvolvimento Rural de Matina Eujácio, o presidente do sindicato dos Pequenos Produtores Rurais de Caetité Joaquim Bandeira, o ex-vereador Raimundo Mela de Iuiú, o presidente do PT de Riacho de Santana Antônio Marcos, além dos companheiros Zequinha e Botuporã, Eloisa e Idalino de Boquira, Tamires de Tanque Novo e Sildelcino de Sebastião Laranjeiras.

  • Mais de dois mil adolescentes são apreendidos no 1º semestre, diz SSP-BA

    Foto: Alberto Maraux | SSP-BA
    Foto: Alberto Maraux | SSP-BA
    Por Juliana Almirante

    22/07/2019 - 12:00

    Tráfico de drogas é a infração mais cometida pelos menores

    O primeiro semestre deste ano já registrou 2.401 adolescentes apreendidos na Bahia, de acordo com boletim da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgado hoje (22). O tráfico de drogas é a infração mais cometida pelos menores. De janeiro a junho deste ano, 2.401 adolescentes foram encaminhados para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Salvador, e também para outras unidades da Polícia Civil na RMS e no interior, após cometerem atos infracionais - como são chamadas as ações ilícitas cometidas por quem é menor de 18 anos. Destes, 300 foram encaminhados para centros de correção ou cumprem medidas em regime de liberdade assistida. A SSP destaca que, com o objetivo de mudar o quadro de envolvimento dos menores com atos infracionais, há nove anos, as Bases Comunitárias de Segurança (BCS) da Polícia Militar buscam melhorar a realidade social, oferecer atividades de lazer e capacitação, por meio de projetos culturais focados em educação, esporte e lazer. As unidades estão localizadas em bairros de Salvador, Região Metropolitana e interior do estado.

  • Prefeito de Guanambi entrega mais um sistema de água na zona rural

    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    22/07/2019 - 11:00

    O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, resgatou mais um compromisso firmado com os moradores da zona rural. Neste domingo, dia 21, o gestor fez a entrega de mais um sistema simplificado de água, beneficiando 20 famílias da comunidade de Larga, Distrito de Mutans, levando com o líquido precioso a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Ao usarem da palavra, o representante da comunidade e Presidente da Associação Domingos, Vereadores, Tião Nunes e Homero Castro, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Pereira (Lelé), parabenizaram o Prefeito pela obra que levou mais um importante benefício. Ao finalizar o ato, Jairo destacou seu contentamento em estar atendendo mais uma demanda na área hídrica “fortalecendo assim a estrutura e o conforto para os moradores da zona rural”. O Presidente da Câmara e representante da comunidade, Zaqueu Rodrigues, agradeceu ao Prefeito por mais uma ação, “o Prefeito tem feito muito por Mutans, na zona rural e na sede e sabemos que muito vai fazer para trazer qualidade de vida para o povo”. Presentes, lideranças de comunidades rurais, Secretários, a Primeira-dama – Gabriela Barros e moradores da localidade.

  • Datafolha: quase 40% dos brasileiros não conseguem citar uma medida positiva de Bolsonaro

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    22/07/2019 - 10:40

    Entre os que responderam ao questionamento, as medidas mais citadas foram avanços na segurança, reforma da Previdência e combate à corrupção

    De cada 10 brasileiros, quatro avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não fez nada de muito positivo ou que mereça destaque em seus seis meses de governo, segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje (22). Incitados a responder livremente o que o presidente teria feito de melhor até então, sem ter opções apresentadas, 39% dos entrevistados responderam “nada”. Esse porcentual sobe para 45% entre mulheres e pessoas com apenas o ensino fundamental, para 46% entre negros, para 47% no Nordeste, para 52% entre adeptos de religiões de matrizes africanas e para 76% entre quem avalia o governo como ruim ou péssimo. Entre os que afirmam que votaram em Bolsonaro no segundo turno, 17% disseram não ter nada a destacar de muito positivo. Já entre os que responderam, 8% apontam avanços na segurança, 7% mencionaram a reforma da Previdência, 4% afirmam que houve combate à corrupção e 4% citaram os decretos de flexibilização do posse e porte de armas. O fim do horário de verão foi apontado por 1%. Os que mais se referiram à segurança como o melhor do governo foram os homens e habitantes do Norte e do Centro Oeste (11%) e os partidários do PSDB (20%). Ainda segundo o levantamento, quando questionados o que Bolsonaro teria feito de pior, 18% disseram "nada". Esse número passa para 22% entre os evangélicos, para 24% na região Sul, para 25% entre os amarelos e os que têm 60 anos ou mais e para 36% entre os que avaliam o governo como ótimo ou bom. As iniciativas com pior avaliação são os decretos das armas, mencionados por 21% dos entrevistados, a reforma da Previdência (12%) e a imagem pública do governo (9%), o que inclui declarações consideradas desnecessárias, uso de palavras ofensivas, postura em relação aos filhos e articulação política. Outros 3% elegeram os cortes de verbas na educação e 1% citaram racismo ou homofobia e aumento do desemprego, entre outras respostas. O Datafolha ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades, entre os dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é 95%.

  • Bahia: Três pessoas da mesma família morrem em acidente de carro na BR-101

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    22/07/2019 - 10:30

    Caso aconteceu na manhã de ontem (21), em um local conhecido como curva da Jiboia, durante forte chuva

    Três pessoas de uma mesma família morreram e outras duas ficaram feridas em um grave acidente de carro na BR-101, perto do município de Esplanada, no nordeste baiano. O caso aconteceu na manhã de ontem (21), em um local conhecido como curva da Jiboia, e chovia bastante no momento do acidente. De acordo com a polícia, as vítimas são da cidade de Acajutiba, que fica a cerca de 50 km de Esplanada. O caso foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Civil. O acidente aconteceu quando uma caminhonete bateu a lateral na frente de um caminhão, após o motorista do veículo menor perder o controle da direção, e caiu de uma altura de cerca de três metros, em uma ribanceira. Os mortos foram identificados como Marcos Alves dos Santos, 39 anos, João Batista Santos, 24, e Euler de Jesus Freitas Santos, 18. Os três morreram no local do acidente. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Alagoinhas, e não há informações sobre os sepultamentos. Já os feridos são Joel Domingo Souza dos Santos, 47 anos, que é pai de Euler, e Lafaiete de Carvalho Gonçalves, 27. Os dois foram socorridos pelo Samu e encaminhados para o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. Não há informações sobre o estado de saúde deles. O motorista do caminhão não ficou ferido. Ele foi ouvido por agentes da PRF e liberado em seguida. O acidente deixou parte da pista interditada até por volta das 13h30, quando os corpos e os veículos envolvidos foram retirados do local.

  • Vaza Jato: Deltan sugeriu que Moro protegeria Flávio Bolsonaro para não desagradar o presidente

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    21/07/2019 - 18:00

    Novas conversas reveladas pelo The Intercept Brasil, neste domingo (21), mostram que procuradores já estavam convencidos da corrupção de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz

    O The Intercept Brasil divulgou, neste domingo (21), novas conversas, que integram a série de reportagens #VazaJato, entre procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e membros da operação Lava Jato. Os diálogos inéditos revelam que o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, sugeriu aos colegas que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, protegeria o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) nas investigações sobre o caso Queiroz para não desagradar o presidente Bolsonaro e garantir uma possível indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). As conversas, datadas de janeiro deste ano, mostram que Dallagnol estava convencido de que o senador cometeu crime de corrupção quando foi deputado estadual. O filho do presidente é investigado no Rio de Janeiro por movimentações atípicas em sua conta e na de seu ex-assessor, Fabrício Queiroz. “É óbvio o q aconteceu… E agora, José?”, escreveu Dallagnol em um grupo de procuradores logo depois de compartilhar a notícia de que Fabrício Queiroz havia feito um depósito de R$ 24 mil na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro. “Seja como for, presidente não vai afastar o filho. E se isso tudo acontecer antes de aparecer vaga no supremo?”, escreveu. “Agora, o quanto ele vai bancar a pauta Moro Anticorrupcao se o filho dele vai sentir a pauta na pele?”, questionou o procurador. Além da suposta blindagem de Moro a Flávio Bolsonaro, as novas conversas mostram que Dallagnol e outros procuradores se preocuparam com eventuais entrevistas sobre outros casos de corrupção e sobre foro privilegiado, pois os jornalistas poderiam relacionar com o caso Flávio e Queiroz. “O silêncio no caso acho que é mais eloquente”, sugeriu o procurador Roberson Pozzobon. Nenhum dos citados na nova matéria da Vaza Jato se pronunciaram, até o momento, sobre os diálogos divulgados.

  • Retomar dinheiro de corrupto funciona mais que prisão, diz AGU

    Foto: Divulgação | TV Brasil
    Foto: Divulgação | TV Brasil
    Por Kamille Martinho

    21/07/2019 - 17:00

    “Na cadeia, depois de um tempo, ela [a pessoa condenada] pode sair e usufruir daquele patrimônio. Recuperando o dinheiro, você tira todo um estímulo à prática da corrupção", disse

    O advogado-geral da União, André Luiz Mendonça, afirmou que recuperar dinheiro de corrupção ainda é muito difícil no Brasil e no mundo. Entretanto, ressaltou que devolver os valores aos cofres públicos funciona mais do que simplesmente mandar a pessoa para a prisão. “Na cadeia, depois de um tempo, ela [a pessoa condenada] pode sair e usufruir daquele patrimônio. Recuperando o dinheiro, você tira todo um estímulo à prática da corrupção", disse. Em entrevista ao programa Impressões, da TV Brasil, ele disse que, com a soma do valor a ser devolvido aos cofres públicos nos próximos dois anos e do montante recuperado no ano passado, a expectativa do governo é reaver R$ 25 bilhões. Para o advogado-geral, é muito gratificante trabalhar nessa área “por ajudar o país a ter uma mudança de perspectiva, na cultura de corrupção que, em certo momento, está impregnada no servidor público”. E Apesar de trabalhar num segmento tão árido, André Luiz Mendonça avaliou que não fez inimigos na sua trajetória. “Eu pautei a atividade de combate à corrupção por uma premissa: responsabilidade e respeito às pessoas. Eu vou agir de acordo com a lei. Mas isso não significa que eu preciso criar inimizades ou agir de modo à espetacularizar esse tipo de atuação”, destacou.