• Salvo pelo VAR, Brasil empata com o Equador em Quito

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    28/01/2022 - 07:00


    O juiz marcou dois pênaltis para o Equador, mas o VAR chamou para a revisão e o árbitro voltou atrás

    ESPORTE

    - A seleção brasileira empatou nesta quinta-feira (27) com o Equador em 1 a 1 na abertura da 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Os gols qu ebalançaram as redes do estádio Casa Blanca, em Quito, foram marcados pelo volante Casemiro, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, e pelo zagueiro Torres já aos 29 minutos da etapa complementar. A atuação da arbitragem marcou a partida: dois jogadores foram expulsos (Alexander Domínguez, do Equador, e Emerson Royal, pelo Brasil) e cinco marcações de campo importantes do árbitro Wilmar Roldán foram alteradas após consulta ao VAR. O goleiro brasileiro Alisson chegou a receber o cartão vermelho duas vezes, ambas anuladas, e dois pênaltis para o time da casa foram marcados no segundo tempo, além do lance de Domínguez, em que nem falta tinha sido marcada. Já classificado para o Mundial, o Brasil avança para 36 pontos na liderança invicta das Eliminatórias, enquanto o Equador chega a 24, em terceiro lugar, e já começa a fazer contas pela sua vaga. Os jogos da próxima rodada vão ser na terça-feira (1). O Brasil recebe o Paraguai no Mineirão, às 21h30, enquanto o Equador atua como visitante diante do Peru uma hora e meia mais tarde.

  • MP e 46ª CIPM tratam do combate ao tráfico de drogas em Livramento

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    28/01/2022 - 07:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Na manhã desta quinta-feira (27), o promotor de Justiça Luciano Valadares realizou visita institucional a sede da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora. Durante a vista, houve reunião que teve como tema o combate ao tráfico de drogas no município. A ocasião contou com a presença do juiz Gabriel Rosso;  do capitão da 46ª CIPM, Wagner Barbosa; e de demais oficiais da companhia. Segundo o promotor, o encontro estreitou a relação entre o Ministério Público e a Polícia Militar na comarca.

  • Brumado: 03 pessoas estão internadas em virtude da covid-19

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    28/01/2022 - 07:00


    BRUMADO

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Brumado, nesta quinta-feira (27), 03 pessoas estão internadas devido a complicações da covid-19. O município tem um registro total de 10448 casos confirmados da covid-19, 197 óbitos, 292 em tratamento e 9959 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido.

  • Casos ativos de Covid chegam a 550 em Caetité; em Guanambi, 120 casos são detectados em 24h

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    27/01/2022 - 20:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi, atualizaram nesta quinta-feira (27), a situação da pandemia do novo coronavírus nos referidos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 174 novos casos em 24 horas; 550 casos ativos; 5.408 casos confirmados; 4.809 casos curados; 172 aguardando resultado de teste; 03 pacientes internados e 49 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 295 aguardam resultado de teste; 667 casos ativos; 13.436 casos positivos; 12.638 casos curados; 08 internados; 120 casos em 24 horas e 131 óbitos.

  • Bahia atinge 26.681 casos ativos de Covid-19 e 29 mortes pela doença

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    27/01/2022 - 19:00


    A ocupação de leitos de UTI adulto está em 71% na Bahia e os leitos pediátricos estão em 97%

    BAHIA

    - A Bahia atingiu  26.681 casos ativos da Covid-19 nesta quinta-feira (27), número mais alto desde o início de 2021. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O boletim epidemiológico desta quinta ainda indica que foram registrados 7.608 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,57%) e 4.883 recuperados (+0,38%) e 29 óbitos. Desde o início da pandemia, 1.339.384 casos de Covid-19 foram confirmados e 27.866 pessoas pessoas morreram em decorrência da doença. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 71% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 93%.

  • Foragido da Justiça de Mato Grosso é preso na zona rural de Bom Jesus da Lapa

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    27/01/2022 - 17:37


    BOM JESUS DA LAPA

    - Policiais da 38ª CIPM prenderam na manhã desta quinta-feira (27), na comunidade Umburana Ferrada, em Bom Jesus da Lapa, um homem acusado de homicídio e que estava foragido da justiça. De acordo com informações da polícia, o homem estava foragido desde o início do ano de 2021, quando cometeu o crime em Mato Grosso. O homem chegou a tentar fugir da polícia, adentrando um matagal, mas foi preso. O indivíduo foi preso e conduzido até a sede da 24ª Coorpin para adoção das medidas necessárias.

  • Polícia Civil faz operação contra jogos de azar em Espinosa

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    27/01/2022 - 17:30


    CASO DE POLICIA

    - A Polícia Civil de Espinosa (MG) cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (26) em operação para repressão a jogos de azar no município. Segundo informações da polícia, os alvos eram casas e escritórios dos investigados. Uma pessoa de 70 anos foi conduzida à delegacia de Espinosa com suspeita de envolvimento no crime, bem como todo material apreendido: documentos, rifas, cupons, bilhetes, joias, outros objetos e artefatos utilizados na exploração da contravenção penal.

  • Sem festa de Carnaval, Rui Costa cancela feriado prolongado e ponto facultativo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    27/01/2022 - 17:00


    O feriado está mantido apenas na terça-feira, 1º de março, que já está constitucionalmente estabelecido como feriado de carnaval

    BAHIA

    - O feriado prolongado de Carnaval ao qual os baianos estão acostumados está cancelado em 2022. Ao menos é o que o governador Rui Costa espera que aconteça. Em coletiva, nesta quinta-feira (27), Rui Costa falou que "não há a possibilidade de adiar o feriado, porque não tem feriado". E ressaltou que, historicamente, o Carnaval é tratado como feriado, mas legalmente é um ponto facultativo. O feriado está mantido apenas na terça-feira, 1º de março, que já está constitucionalmente estabelecido como feriado de carnaval. O governador disse que os servidores públicos da Bahia que não comparecerem ao trabalho durante o período terão o dia descontado do salário."São dias normais de trabalho. Quem não comparecer, tem que esperar seu dia cortado como qualquer outro. As aulas da rede estadual também acontecerão como dias normais", afirmou. Rui acrescentou que sugere aos municípios que sigam a mesma orientação. 

  • Comemoração da morte do ex-astrólogo Olavo de Carvalho gera discussão na internet: ‘ódio do bem’

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    27/01/2022 - 15:30


    ARTIGOS

    - Na madrugada da última segunda-feira (24) morreu o ex-astrólogo e ideólogo de extrema direita, Olavo de Carvalho, certamente por complicações de Covid-19, doença esta que ele negou e tripudiou até o fim de seus dias. Olavo foi considerado uma espécie de ‘guru’ intelectual do governo de Jair Bolsonaro, embora o ex-astrólogo tenha negado por diversas vezes a pecha. No entanto, Carvalho era figura cativa entre os bolsonarianos, que chegaram a chamá-lo de professor, sendo que o mesmo indicou dois ministros. Por conta da estreita ligação do ideólogo com a família Bolsonaro e seus acólitos, a morte do polemista foi comemorada por aqueles que são antipáticos ao bolsonarismo, o que gerou grande discussão na internet, em que os adeptos dos pensamentos olavistas denominaram o comportamento como ‘ódio do bem’. Frases de efeito como “e daí, eu não sou coveiro”, “quer que eu faça o que?”, proferidas por Bolsonaro ao se referir às vítimas da Covid-19 dominaram o Twitter. O certo é que Olavo de Carvalho, que se autodenominava filósofo, mesmo sem reconhecimento acadêmico para tal, foi uma figura totalmente repugnante e, que, em vida, disseminou por demais o mal, prejudicando muita gente. Olavo destacou-se por seu negacionismo, pela divulgação de fake news, de teorias da conspiração e por  um vocabulário chulo que era espinafrado aos quatros ventos, principalmente a quem discordava de seus pensamentos. Porém, é razoável celebrar a morte de um ser humano? A resposta reside em um limiar entre valores cristãos e éticos. Na Grécia antiga, por exemplo, havia respeito ao luto mesmo em inimigos de guerra, e tal tradição foi incorporada ao cristianismo. Todavia, do ponto de vista filosófico, o ódio é um sentimento genuinamente humano, ainda mais para um elemento que nunca foi digno de qualquer respeito. Portanto, é comum que as pessoas odeiem uma figura tão maléfica como Olavo de Carvalho, o que desdobrou na comemoração de sua morte, afinal, como bem disse o filósofo Nietzsche,  “todo ódio pra fora é uma forma de não ressentimento."

  • Agentes de trânsito recebem treinamento em Caetité

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Por Jorge Santana e Redação

    27/01/2022 - 14:30


    CAETITÉ

    - Agentes de trânsito estão sendo qualificados na cidade de Caetité. O treinamento faz parte do módulo que é composto por 200 horas de aulas práticas, em que os agentes aplicam os ensinamentos teóricos in loco, ou seja, nas ruas e avenidas. De acordo com o especialista em trânsito, Edson Campos, o intuito da atuação dos agentes, em um primeiro momento, não foi agir de forma punitiva, mas de maneira educativa. “O agente de trânsito possui total competência no que diz respeito a fiscalização do trânsito, podendo evidentemente aplicar sanções, conforme consta em legislação específica. No entanto, neste primeiro momento, os agentes vão atuar no sentido de educar a população, pois constatamos muitas irregularidades no trânsito caetiteense, como a falta do uso de cinto de segurança, capacete usado de forma incorreta, entre outras infrações”, afirmou. Edson ainda criticou o estigma da chamada “indústria da multa”. "Nenhuma gestão tem pretensão de aplicar multas em grande escala. No entanto, a multa existe somente quando há infração. Daí, a importância de atuarmos no intuito de educar os condutores neste primeiro momento, pois assim como para haver produto tem que haver matéria prima, para multa deve-se haver erro”, ponderou Campos.   

  • Yasmin Brunet e o surfista Gabriel Medina terminam relacionamento

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    27/01/2022 - 13:30


    O motivo do fim do relacionamento não foi informado

    ENTRETENIMENTO

    - A modelo Yasmin Brunet e o surfista Gabriel Medina romperam o casamento. O término do relacionamento foi confirmado na tarde desta quinta-feira (27) pela assessoria de comunicação do atleta. Yasmin e Medina eram aquilo que podia se chamar de casal sensação na internet, sempre compartilharam nas redes sociais muitos momentos juntos, como viagens, a rotina dos dois, além de muitas declarações de amor. No entanto, um post de Brunet deixou os fãs do casal com uma pulga atrás da orelha. Isso porque, Yasmin fez uma postagem falando da saúde mental do surfista e, este por sua vez, comentou a publicação usando verbos no passado: “obrigado por tudo, você foi um anjo na minha vida. Sempre vou ser grato!", disse Medina. Gabriel e Yasmin estavam juntos desde 2020. O motivo do término não foi revelado.

  • Bolsonaro é rejeitado por 71% dos baianos; 59% considera gestão ruim ou péssima

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por André Uzêda

    27/01/2022 - 12:46


    Pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, é a primeira do ano em 2022

    POLÍTICA

    A pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, também mediu o grau de satisfação dos baianos com a gestão de Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República, bem como avaliou os oito anos de Rui Gosta no governo da Bahia. Para 11% dos baianos, a gestão do atual presidente é ótima. Para 10%, boa. 19% considera regular, 10% avalia como ruim. E 49% considera péssima. 2% não soube ou não quis responder. Em números gerais, 71% desaprova o governo do presidente e 27% aprova. Sobre o governo da Bahia, 22% considera a gestão de Rui Costa como ótima, já 29% diz que é boa. 28% dos entrevistados classifica como regular. A avaliação completamente negativa totaliza 18% (6% ruim e 12% péssima). 2% não soube ou não quis responder. No total, 69% aprova a gestão de Rui Costa e 27%, não.

  • Região: Homem morre em confronto com a Polícia Militar

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    27/01/2022 - 11:25


    SUDOESTE

    - Um homem, cuja identidade não foi divulgada, morreu na noite desta quarta-feira (26) na Rua Nova Conquista, Bairro Usina, em Cândido Sales, região sudoeste da Bahia, durante confronto com a Polícia Militar. De acordo com informações da polícia, durante o patrulhamento, foi informado a guarnição que um homem portando arma de fogo estaria cometendo delitos no bairro. Assim que percebeu a presença da polícia, o indivíduo empreendeu fuga, adentrando em um imóvel, sendo seguido pela guarnição. No imóvel, o homem efetuou disparos de arma de fogo contra os militares, houve reação, sendo o suspeito atingido durante o confronto. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Cândido Sales, onde não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito. Durante a ação foram apreendidos: 01(um) revólver cal. .32; 02 (dois) cartuchos cal. .32 deflagrados; 03 (três) cartucho cal. .32 intactos; 01 (um) tablete de cocaína. Todo material foi encaminhado para as autoridades competentes.

  • Estudantes da rede estadual terão direito a cursos de idiomas

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    27/01/2022 - 10:47


    Serão beneficiados estudantes maiores de 15 anos, que estejam regularmente matriculados

    BAHIA

    - O governo estadual publicou, nesta quarta-feira (26), decreto que institui o Programa Outras Palavras, de incentivo ao ensino e aperfeiçoamento dos estudantes da rede pública estadual em Língua Estrangeira, por meio da oferta de cursos de idiomas, como atividade complementar. A ação visa promover a inclusão de grupos sociais mais vulneráveis e a elevação dos indicadores sociais de comunidades em situação de exclusão e vulnerabilidade socioeconômica. Serão beneficiados estudantes maiores de 15 anos, que estejam regularmente matriculados na 1ª ou 2ª séries do ensino médio em escolas da rede pública estadual, disponham de cinco horas semanais, no turno oposto àquele no qual estudam, e tenham Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).  A execução do programa fica a cargo da Secretaria da Educação (SEC), que está autorizada a celebrar contratos ou parcerias com instituições públicas ou privadas, identificar os cursos, o quantitativo de vagas a serem ofertadas e os requisitos e as condições para a obtenção do benefício. Os estudantes serão selecionados através de sorteio eletrônico realizado pela comissão de seleção, a ser instituída pelo Secretário da Educação, através de Portaria. Ainda de acordo com o decreto assinado pelo governador Rui Costa, as aulas dos cursos serão ministradas em ambiente virtual, através da Plataforma da Instituição que executará o Programa, que  poderá ter, em cada edição, duração de até 02 (dois) anos letivos. Ao final, o aluno participante será avaliado nos termos a serem definidos pela SEC. A SEC ficará responsável pelo acompanhamento do desempenho e participação dos estudantes nos cursos ofertados e o Programa Outras Palavras será custeado com recursos do Tesouro Estadual.

  • Governo Federal reconhece situação de emergência em Carinhanha após chuvas

    Foto: Divulgação | Governo de Carinhanha Foto: Divulgação | Governo de Carinhanha
    Por Raiume Belém

    27/01/2022 - 10:37


    CARINHANHA

    - O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Carinhanha por conta das chuvas dos últimos meses. A publicação  ocorreu no Diário Oficial da União desta terça-feira (25). Com isso,  está reconhecida, oficialmente, nas três esferas a situação de emergência em Carinhanha, em razão das chuvas. No âmbito estadual, a publicação foi emitida em 12 de janeiro. A medida tem como objetivo a viabilização de recursos para o município atuar na recuperação da cidade e atender as famílias prejudicadas pelas cheias. As equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais já vêm desenvolvendo um trabalho integrado junto às comunidades atingidas. Com a possibilidade da liberação de recursos para as obras emergenciais,  as condições para agilizar a recuperação do município aumentam. Relembre - O decreto de situação de Emergência em Carinhanha foi publicado no dia 28 de dezembro de 2021. As chuvas intensas tiveram início desde o final do ano passado. Com isso, o nível dos rios São Francisco e Carinhanha subiram, causando alagamentos em casas e em produções agrícolas da cidade. Cerca de 600 famílias foram afetadas, principalmente na zona rural, deixando mais  de 100 famílias  desabrigadas ou desalojadas. Na agricultura, o prejuízo é de quase R$ 24 milhões, após plantações serem destruídas.