• Bahia: Governo anuncia decreto que volta a exigir o uso de máscaras em locais fechados

    Foto:Reprodução Foto:Reprodução
    28/11/2022 - 21:30


    Medida autorizada pelo governador Rui Costa entra em vigor na terça-feira (29), em todo o território baiano. Equipamento deve ser utilizado em ambientes fechados

    BAHIA

    - Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará restabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19. O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”. A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.

  • Equipe de transição de Lula tem 67 investigados e ex-investigados

    Foto: Ricardo Stuckert | Agência PT Foto: Ricardo Stuckert | Agência PT
    28/11/2022 - 17:00


    Entre os principais nomes do futuro governo petista estão dezenas de ex-investigadoss por polícias, órgãos de controle, Ministério Público etc.

    POLÍTICA

    - A equipe de transição do presidente eleito Lula (PT) tem pelo menos 67 integrantes que já foram investigados pelas autoridades públicas. A lista envolve quase todos os principais nomes do governo de transição, incluindo Gleisi Hoffmann, coordenadora da Articulação Política e Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos técnicos, que são uma espécie de “ministérios” dessa equipe transitória de governo. O levantamento foi realizado pelo portal R7 e aponta aponta nomes conhecidos como Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento e das Comunicações dos governos do PT, que foi preso em 2016 durante investigações da Polícia Federal no âmbito da Lava Jato, e outros mais surpreendentes como o advogado de Lula, Cristiano Zanin, que foi investigado na Lava Jato do Rio de Janeiro, em 2020, por suposta participação em desvios no Sistema S. Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Casa Civil e da Ciência, Tecnologia e Inovação em administrações do PT, já respondeu a inquérito por tráfico de influência e obstrução de Justiça. Gleisi Hoffmann, que hoje é presidente do PT, responde a inquérito por corrupção em contrato do antigo Ministério do Planejamento, aponta o levantamento. A lista tem também senadores do MDB como Renan Calheiros e Simone Tebet e outros nomes associados à era petista como Gulherme Boulos (Psol), Márcio França (PSB), André Janones (Avante), Manuela D’Ávila (PCdoB), Paul Okamotto, Carlos Minc etc etc. Veja aqui a lista completa e os motivos das investigações.

  • Lula deve começar a anunciar nomes do governo nesta semana e Rui Costa é cotado para Casa Civil

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    28/11/2022 - 16:30


    Antes, o petista baiano tinha sido especulado também para o Ministério das Cidades, que deve ser recriado

    POLÍTICA

    - O presidente eleito Lula (PT) afirmou a interlocutores que deve começar a anunciar nesta semana os primeiros nomes do futuro governo, segundo o colunista Valdo Cruz, do site G1 e da GloboNews. De acordo com o colunista, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), está cotado para ser ministro da Casa Civil. Antes, o petista baiano tinha sido especulado também para o Ministério das Cidades, que deve ser recriado. O governador também foi especulado para a Petrobras, mas o próprio descartou. Segundo Rui, ele não poderia assumir o posto porque estão vedados, pela Lei das Estatais, nomes que ocuparam cargos eleitos nos últimos quatro anos. Outros nomes cotados para o governo Lula, segundo o colunista Valdo Cruz, são: Fernando Haddad para Fazenda, Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Desenvolvimento Social).

  • Ivana Bastos declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes à presidência da ALBA

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    28/11/2022 - 16:26


    POLÍTICA

    - Na manhã desta segunda-feira (28), a deputada Ivana Bastos (PSD), reeleita como a parlamentar mais votada da história da Bahia, declarou apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, para conduzir os trabalhos da Casa Legislativa no próximo biênio. A posição da parlamentar foi dada durante uma reunião com a bancada do PSD na sede do partido. Ivana Bastos afirmou que o PSD é um partido que toma decisões de forma coletiva e em prol do desenvolvimento do estado. "Nós do PSD temos um único posicionamento: o que for melhor para a Bahia. Durante a reunião de hoje, ouvimos todos e decidimos apoiar a reeleição de Adolfo, que muito nos honra na Assembleia Legislativa", destacou. “Nunca senti Ivana como minha adversária. Ela é minha amiga, uma deputada atuante, uma mulher destemida, de grande valor, pessoa das mais corretas e sérias que conheço. O desejo dela de ser presidente é justíssimo, assim como dos meus 62 pares. Hoje, na reunião da bancada do PSD, prevaleceu o entendimento e o diálogo. E estou muito feliz pelo apoio de Ivana — não por ela sair da disputa — mas pela importância de seu apoio, que muito nos enobrece e nos anima ainda mais a trabalhar pela Bahia e pelos baianos na condução dos trabalhos na ALBA”, destacou o atual presidente. O apoio formal para a recondução de Adolfo também foi dado pelos deputados estaduais eleitos e reeleitos  presentes na reunião, Eduardo Alencar, Ricardo Rodrigues, Cláudia Oliveira, Cafu Barreto, Ângelo Coronel Filho e Eures Ribeiro, além do senador Otto Alencar.

  • Especializadas da Polícia Militar ganham 62 novas viaturas

    Foto: Manu Dias | GOVBA Foto: Manu Dias | GOVBA
    28/11/2022 - 14:02


    Mais de 11 milhões de reais foram empregados na locação dos veículos

    BAHIA

    - Sessenta e duas novas viaturas, modelo GS10, foram entregues para Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) da Polícia Militar, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Os veículos auxiliarão no patrulhamento ostensivo e preventivo para combate a crimes contra instituições financeiras e tráfico de entorpecentes, em áreas rurais, de diferentes municípios do interior do estado. Mais de 11 milhões de reais foram empregados na locação dos veículos. O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, explicou que os automóveis vão reforçar a atividade policial em locais de difícil acesso e trânsito como estradas de terra e localidades rurais. “Essa aquisição vai fortalecer as ações preventivas nessas áreas e contribuir para a redução dos crimes que mais afetam a sociedade”, garantiu o gestor. Serão beneficiadas as Cipes Caatinga, Cacaueira, Central, Cerrado, Chapada, Litoral Norte, Mata Atlântica, Nordeste, Polo Industrial, Semiárido e Sudoeste.

  • Rui Costa avalia retorno de obrigatoriedade de máscaras após aumento de casos de Covid

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    28/11/2022 - 11:30


    O governador anunciou também que, até o final de semana, o número de leitos no Hospital Espanhol vai ser ampliado

    COVID-19

    - O uso de máscaras deve voltar a ser obrigatório em alguns ambientes na Bahia. Em evento na manhã desta segunda-feira (28), o governador Rui Costa (PT) reconheceu que o aumento do número de casos ativos de Covid-19 é preocupante e anunciou que vai analisar a possibilidade do retorno do uso obrigatório do equipamento em ambientes fechados e de outras medidas de proteção. O governador informou que vai se reunir, nesta segunda-feira (28), com a secretária da Saúde (Sesab), Adélia Pinheiro, para analisar os números e estabelecer as medidas "de maior proteção". Caso seja decidido pelo retorno da obrigatoriedade, ainda serão definidos os locais onde o uso do equipamento será exigido. "Há um número crescente de demanda por leitos de UTI e leitos clínicos. A maior demanda está concentrada na Região Metropolitana de Salvador e principalmente na capital. No interior, os números são baixos. Mas pelo histórico de contaminação, esse foi processo da Covid, os números crescem nas maiores cidades e depois vai se espalhando nas cidades do interior", analisou. O governador anunciou também que, até o final de semana, o número de leitos no Hospital Espanhol, referência no tratamento da doença, vai ser ampliado. "Autorizei aumentar o número de leitos de UTI e clínico no Espanhol, e deveremos chegar ao número máximo possível ainda esta semana. A demanda está crescente e rápida. Vamos avaliar a tomada de medidas a partir dos números [de casos]", explicou. Na semana passada, Rui já havia descartado uso obrigatório da proteção e de medidas mais rígidas de contenção do vírus, mas afirmou que estava acompanhando os números. 

  • Idoso morre após ser atropelado na BA-617, em Caculé

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    28/11/2022 - 10:00


    CACULÉ

    - Um idoso morreu após ser atropelado por um veículo Fiat Strada na BA-617, em Caculé, região sudoeste da Bahia, na noite de domingo (27). De acordo com a Polícia Militar, a vítima tinha 77 anos e foi identificada como João Piedade dos Santos. O motorista do carro fugiu do local. A perícia foi acionada e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Guanambi. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

  • Região: Mãe e filha morrem após carreta invadir casa

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    28/11/2022 - 09:00


    Motorista foi ouvido e liberado

    SUDOESTE

    - Mãe e filha morreram na tarde de domingo (27), após uma carreta invadir a casa onde elas estavam, na localidade conhecida como Barra da Estiva, no município de Ituaçu, região sudoeste da Bahia. As vítimas foram identificadas como Daniela Barbosa Caires, de 24 anos, e Julhya Sophia, de 6 anos. Imagens registradas por câmeras de segurança instaladas no imóvel mostraram o momento exato do acidente. No vídeo, é possível ver que, às 14h04, uma carreta carregada de cimento passa em alta velocidade e descontrolada em direção à residência das vítimas. Logo em seguida, atinge o imóvel. Segundo a Polícia Civil, outras três pessoas ficaram feridas. Elas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Ituaçu, mas ainda não há detalhes sobre o estado de saúde delas. A Polícia Civil informou que já esteve no local e que a retirada dos escombros do local já foi iniciada com ajuda de moradores. O motorista foi ouvido na Delegacia Territorial (DT) de Ituaçu e liberado.

  • Cidades entram em alerta pela suspensão da Operação Carro-Pipa no Nordeste

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Júlia Britto

    27/11/2022 - 13:00


    Senadores foram ao TCU e MPF para pedir a retomada

    BRASIL

    - O Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa, sofre com suspensão de repasses do governo federal pela segunda vez. O problema, que já havia ocorrido em março de 2021, volta agora, no fim de 2022. Nessa última quinta-feira (24), dez senadores, entre eles, o pernambucano Humberto Costa (PT-PE), acionaram o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Operação Carro-Pipa seja retomada e que seja feita uma investigação sobre os motivos que levaram à suspensão. Alguns deles repercutiram após a publicação de uma matéria construída nos últimos dias explicando no site UOL, onde o caso era explicado. “Os fatos compõem uma situação que demanda a mais pronta intervenção dos órgãos de controle sobre a administração pública, porque se afigura iminência de morte se essa população seguir desassistida da entrega de água potável, cabendo ponderar que nesse contexto as vulnerabilidades se somam: além do não acesso a bem imprescindível ao viver, há, nesse contingente, crianças, idosos, gestantes, pessoas com doenças graves”, afirmam os parlamentares.

  • Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 65 mihões

    Foto:Reprodução Foto:Reprodução
    Por Júlia Britto

    27/11/2022 - 13:00


    O prêmio principal acumulou e no próximo sorteio a bolada será de R$ 65 milhões

    LOTERIAS

    - Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2543 da Mega Sena, sorteado na noite deste sábado (26/11). Os números sorteados da Mega-Sena deste sábado foram: 02-05-27-30-46-53. Segundo a Caixa, 138 apostas acertaram a quina e levarão R$ 29.679,12 cada. Outras 7.475 apostas acertaram a quadra e levarão R$ 782,74 cada. Os números sorteados da Mega-Sena deste sábado foram: 02-05-27-30-46-53. O próximo sorteio será na quarta-feira, dia (30). As apostas podem ser feitas até o dia do sorteio, em casas lotéricas, agências da Caixa Econômica ou pela internet.

  • Região: Mulher é resgatada de cárcere privado; vítima estava trancada em imóvel com grades

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    27/11/2022 - 11:00


    De acordo com a polícia, a vítima não denunciou o agressor porque ele seria envolvido com o tráfico de drogas na região.

    SUDOESTE

    - Uma mulher de 34 anos foi resgatada após ser mantida em cárcere privado em uma casa com grades em Jequié, região sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, ela sofria agressões do marido, que está foragido. O flagrante aconteceu na sexta-feira (25) e foi feito através da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP). A operação recebeu a denúncia da Defensoria Pública, parceira da unidade na Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência. De acordo com a polícia, a vítima não denunciou o agressor porque ele seria envolvido com o tráfico de drogas na região. A PM ainda confirmou que o homem tem passagem pela polícia por venda de drogas. A vítima solicitou a expedição de uma medida protetiva de urgência contra o agressor e foi incluída na rede de proteção da PM.

  • Com direito a golaço de Richarlison, Brasil bate a Sérvia em estreia na Copa do Mundo do Qatar

    Foto: Lucas Figueiredo | CBF Foto: Lucas Figueiredo | CBF
    Por Juliana Rodrigues

    24/11/2022 - 18:00


    Próximo jogo do Brasil será na próxima segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça

    ESPORTE

    - Após um primeiro tempo sem gols, o Brasil se recuperou no segundo tempo e garantiu uma vitória de 2 a 0 contra a Sérvia na estreia das seleções na Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira (24). O responsável pelos dois gols foi o também estreante Richarlison, camisa 9. O atacante, apelidado de Pombo, encerrou uma seca de nove jogos sem gols de um camisa 9 brasileiro em Copas do Mundo. A última vez que um “9” marcou pela seleção brasileira na Copa foi Fred, na partida contra Camarões, no último jogo da primeira fase do mundial de 2014, disputado no Brasil. Com a vitória, a seleção brasileira lidera o Grupo G, seguido pela Suíça que garantiu 3 pontos com uma vitória de 1 a 0 sobre o  Camarões. A Sérvia, por sua vez, ficou em último lugar no grupo, com 0 pontos. O próximo jogo do Brasil será na próxima segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça. 

  • Bolsonaro reúne comandantes das FA para discutir decisão de Moraes

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    24/11/2022 - 12:51


    Presidente também consultou ministros da área jurídica do governo

    POLÍTICA

    - Conforme O Antagonista, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou nesta quinta-feira (24) os comandantes das Forças Armadas, depois de consultar também ministros da área jurídica do governo, inclusive o advogado-geral da União, Bruno Bianco, sobre a decisão de Alexandre de Moraes, presidente do TSE. O magistrado condenou o PL ao pagamento de uma multa de R$ 22,9 milhões por “litigância de má-fé”, depois do partido reiterar os questionamentos sobre a eleição presidencial. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, também está se movimentando desde a decisão de Moraes. O cacique da legenda já convocou algumas reuniões com assessores jurídicos para elaborar uma resposta à decisão do magistrado. Além da multa, Moraes decidiu bloquear os recursos do fundo partidário da coligação PL, PR e PP. Os presidentes do Republicanos e PP, o deputado federal Marcos Pereira e deputado federal baiano Cláudio Cajado, respectivamente, afirmaram que as siglas irão recorrer em conjunto à decisão de Moraes. Segundo os parlamentares, ao entrar com o processo, o PL “o fez em nome da coligação e não em nome apenas do PL”. “Não fomos intimados e nem nos pronunciamos no processo, então pretendemos não pagar essa multa”, destacou Cajado ao bahia.ba. Ele ressaltou ainda que, diferente do partido de Bolsonaro, o Progressistas não contesta o resultado das eleições.

  • Tarifa de energia elétrica deve aumentar 5,6% em 2023, estima Aneel

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    24/11/2022 - 12:48


    Segundo a Aneel, o impacto vai variar de acordo com cada distribuidora de energia

    ECONOMIA

    - A conta da energia elétrica deve passar a pesar mais no orçamento dos brasileiros. A previsão mais recente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica vai subir, em média, 5,6% no próximo ano. O dado foi apresentado na última quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição do governo Lula. Segundo a Aneel, o impacto vai variar de acordo com cada distribuidora de energia. Sete delas devem ter um reajuste superior a 10%, em outras 15 distribuidoras ficará entre 5% e 10%, já em 17 distribuidoras o reajuste deve ser de até 5%. Apenas 13 distribuidoras a tarifa deve diminuir ou não sofrer reajuste. Os números serão diferentes por conta dos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora. A Aneel, no entanto, destacou que os percentuais de reajuste são apenas estimativas e podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários.

  • Região: Homem é preso suspeito de matar namorada a golpes de marreta

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    24/11/2022 - 07:00


    Em depoimento, ele informou à polícia que teve um surto

    SUDOESTE

    - Um homem foi preso, ontem (23), suspeito de matar a namorada com golpes de marreta. A prisão aconteceu na cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Daiana Santos Guimarães, de 21 anos, foi atacada pelo então companheiro no dia 12 de novembro, na mesma cidade. Ela ficou internada e morreu três dias depois.  "Foi um crime que chocou a população pelo grau de crueldade. Ela ainda foi socorrida com vida para o hospital, mas, após três dias, não resistiu. O homem, que estava escondido, teve o mandado de prisão cumprido", explicou o delegado Marcelo Cavalcanti. Ainda segundo informações da Polícia Civil, o suspeito, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para a delegacia de Tremedal, onde foi ouvido. Em depoimento, ele informou à polícia que teve um surto e matou Daiana Santos. Após ser encaminhado para exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o homem foi custodiado e segue à disposição da Justiça.