• Justiça confirma decisão que condenou ex-presidente da Câmara Municipal baiana

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/05/2024 - 09:30


    Tarcísio Santos da Paixão, ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, foi condenado a 23 anos de prisão

    BAHIA

    - O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou na quinta-feira (23), o recurso de Tarcísio Santos da Paixão, ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, confirmando a decisão em primeiro grau que o condenou, em dezembro de 2022, a 23 anos de privação de liberdade pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica, peculato e fraude em licitação. Tarcísio presidiu a Casa Legislativa, no biênio 2015/2016. A decisão acatou denúncias oferecidas pelo Ministério Público estadual em junho de 2019, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, como desdobramento da ‘Operação Xavier’.  Também foram negados os recursos de Ariell Firmo da Silva Batista e Ângelo Souza dos Santos, respectivamente controlador interno e chefe de gabinete da gestão Tarcísio Paixão; e Aedo Laranjeira de Santana, contador da SM Contabilidade, apontado com coordenador das operações fraudulentas da empresa. A decisão foi proferida hoje, dia 23, pela Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal do TJ-BA, que também manteve a condenação de Cleomir Primo Santana, contador da empresa SCM Contabilidade, e Leandro Silva Santos, assessor da empresa Licitar. As denúncias do MP apontaram esquemas de fraudes em licitações e execuções contratuais da Câmara de Vereadores, com contratos superdimensionados em razão da prévia negociação e ajuste do pagamento de propinas. As empresas Serviços de Consultoria Contábil (SCM) e Licitar Assessoria e Consultoria foram as principais envolvidas no esquema. As investigações revelaram que elas eram sempre contratadas diretamente, por meio de sucessivos e viciados procedimentos de inexigibilidade de licitação, para atuar em funções sensíveis da Câmara.

  • Operação Premium Mandatum: Mandados de prisão são cumpridos em Brumado

    Foto: Polícia Civil Foto: Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/05/2024 - 08:00


    A Operação Premium Mandatum contou com a atuação de mais de 200 poliiciais civis

    CASO DE POLICIA

    - As ações realizadas em quinze cidades do interior da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador durante a Operação Premium Mandatum, deflagrada nesta quinta-feira (23), alcançaram 35 integrantes de organizações criminosas e apreenderam celulares, facas e um veículo. Dos 35 mandados cumpridos, 28 foram no sistema penitenciário. As prisões ocorreram nos municípios de Sento Sé, onde o veículo foi apreendido, Gandu, Feira de Santana, Brumado e Petrolina. Mais de 25 celulares foram encontrados durante revista no presídio de Teixeira de Freitas. A ação integrada com o Ministério Público, por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/Norte) e Grupo Especial de Execução Penal (Gaep), teve a atuação de mais de 200 policiais civis e contou com o apoio de equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil de Pernambuco. Os alvos alcançados são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo. Eles permanecem à disposição da Justiça.

  • Anagé: Após morte de homem em hospital, médica e recepcionista são afastadas

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/05/2024 - 12:00


    A família alega que foi informada de que a médica plantonista estava jantando no momento em que a vítima procurou ajuda

    ANAGÉ

    - A morte de Joelson Libarino, que ocorreu na recepção do Hospital Municipal Tavina Oliveira, em Anagé, na noite do último domingo (19), provocou uma onda de indignação e protestos. Joelson, que procurou a referida unidade de saúde com falta de ar, não recebeu atendimento imediato, segundo relatos de sua família. A família alega que foi informada de que a médica plantonista estava jantando no momento em que Libriano procurou ajuda. Apenas quando ele perdeu a consciência, a médica teria prestado socorro. No entanto, o homem faleceu pouco tempo depois. Acusações de negligência foram levantadas contra a médica por parte da família da vítima e outros pacientes presentes. Em resposta, um protesto foi realizado na noite de segunda-feira (20), com participantes exigindo justiça para o caso. A Prefeitura de Anagé divulgou uma nota afirmando que as responsabilidades estão sendo apuradas. Enquanto isso, a recepcionista e a médica que estavam de plantão no momento do incidente foram afastadas. Por meio de nota, a Prefeitura de Anagé lamentou o episódio e prestou solidariedade aos familiares de Joelson, afirmando que irá apurar e prestar os devidos esclarecimentos pelo ocorrido. Diz assim trecho da nota: "Por oportuno, informamos que a Administração Pública tem o compromisso de apurar os fatos e de prestar os devidos esclarecimentos, assim como tomar providências sobre qualquer erro que, porventura, tenha sido de fato cometido. Ademais, informamos que algumas medidas iniciais já foram adotadas, como o afastamento da médica e da recepcionista do hospital, que estavam de plantão no dia e hora do ocorrido, até que sejam apurados os fatos e as eventuais responsabilidades."

  • Com emenda de Ivana Bastos, Matina e Lençóis recebem vans escolares

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/05/2024 - 11:00


    A entrega foi realizada no último dia 20, no Parque de Exposições em Salvador

    POLÍTICA

    - A educação em Matina e Lençóis segue fortalecida. Através de emenda parlamentar da deputada Ivana Bastos, os municípios receberam, das mãos do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária Estadual de Educação Rowenna Brito, vans escolares. A entrega foi realizada no último dia 20, no Parque de Exposições em Salvador. Para Matina, o veículo foi entregue à prefeita Olga Gentil e ao vice-prefeito Irineu. O veículo vai contribuir para a locomoção dos alunos da zona rural, especialmente para os locais com maior dificuldade de trafegabilidade. Já para Lençóis, a van foi recebida pelo vice-prefeito do município, Kiko, e pela secretária de Educação da cidade, Sibélia Viana. “O nosso mandato segue ao lado do Governo da Bahia, trabalhando de forma incansável para que mais investimentos cheguem para fortalecer a rede de ensino e garantir mais conforto e qualidade para os alunos”, finalizou Ivana Bastos.

  • Provas do CNU serão aplicadas no dia 18 de agosto

    Foto: Wey Alves Foto: Wey Alves
    23/05/2024 - 10:30


    os exames seriam aplicados no dia 5 de maio, mas foi adiado por conta do estado de calamidade no Rio Grande do Sul

    CONCURSO PÚBLICO

    - O Ministério da Gestão divulgou na manhã desta quinta-feira (23) a nova data do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). As provas acontecem no dia 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. O concurso seria realizado no primeiro domingo (5) de maio, mas foi adiado devido aos problemas causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul e temporais atingirem Santa Catarina nas últimas semanas. Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal. Segundo o MGI, em breve o cronograma completo será divulgado.

  • Homem procurado pela Justiça de Alagoas por homicídio é preso na região

    Foto: PRF Foto: PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/05/2024 - 09:30


    Uma equipe policial localizou para um dos passageiros de um ônibus um mandado de prisão pelo crime de homicídio

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Nesta quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem procurado pela justiça pelo crime de homicídio. Os policiais identificaram um mandado de prisão pendente de cumprimento durante fiscalização a um ônibus abordado no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. Para um dos passageiros do veículo foi localizado um mandado de prisão expedido em abril deste ano pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. Diante do constatado, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, para a aplicação das medidas legais cabíveis.

  • Duas mulheres são presas com 100 kg de drogas em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Redação Sudoeste Bahia

    23/05/2024 - 08:30


    Apreensão ocorreu durante operação da Polícia Civil na BR-122

    GUANAMBI

    - Na noite de quarta-feira (22), por volta das 21h, duas mulheres foram presas com 100 kg de substância análoga à maconha dentro de um ônibus na BR-122, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A apreensão foi realizada durante uma fiscalização da Polícia Civil. Segundo a Polícia Civil, o ônibus saiu do Terminal Tietê, em São Paulo, com destino a Salvador. Durante a abordagem no km 122, os policiais realizaram uma inspeção no compartimento de bagagens do veículo e encontraram quatro malas contendo 152 blocos (tabletes) de maconha embalados em fita plástica. Os policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (22ª Coorpin) identificaram as proprietárias das malas entre os passageiros. Duas mulheres, de 21 e 33 anos, foram presas em flagrante por tráfico de drogas. As acusadas e as drogas apreendidas foram encaminhadas à Delegacia Territorial de Guanambi para os procedimentos legais. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos na operação de tráfico de drogas.

  • Região: Homem morre após ser picado por abelha enquanto tomava sorvete

    Foto: Redes Sociais Foto: Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/05/2024 - 08:00


    A vítima era alérgiaca a picada do inseto

    REGIÃO

    Um caminhoneiro de 42 anos, identificado como Alex Pereira Santos, conhecido como "Lelé", morreu na quarta-feira (22), após ser picado por uma abelha em uma agência bancária de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Alex estava tomando sorvete quando foi picado pelo inseto. Santos, que trabalhava no distrito de Bandeira do Colônia, sofreu uma reação alérgica grave à picada e foi levado às pressas para o Hospital Cristo Redentor. Apesar dos esforços dos médicos para reanimá-lo, a vítima chegou à unidade de saúde sem vida. A família de Santos ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento do caminhoneiro. De acordo com o manual do laboratório MSD, a maioria das pessoas experimenta apenas dor, inchaço e vermelhidão ao redor da picada de um inseto, uma "reação local". No entanto, uma pequena porcentagem da população é alérgica a picadas de insetos e pode sofrer uma "reação generalizada", muito mais grave e perigosa. Em alguns casos, essa reação pode causar anafilaxia, uma condição potencialmente fatal.

  • CCJ do Senado aprova castração química para agressores sexuais

    Foto: Geraldo Magela | Agência Senado Foto: Geraldo Magela | Agência Senado
    22/05/2024 - 14:30


    Texto segue para a Câmara dos Deputados, se algum senador não apresentar recurso para levar o tema ao plenário do Senado

    POLÍTICA

    - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei que coloca como uma opção a castração química de agressores sexuais. O procedimento seria voluntário, ou seja, o preso teria que escolher a castração. O projeto foi aprovado com 17 votos a favor e 3 contrários. Como é terminativo, o texto segue para a Câmara dos Deputados, se algum senador não apresentar recurso para levar o tema ao plenário do Senado. A informação é de uma reportagem do Congresso em Foco. O Congresso em Foco aponta que o projeto de lei 3127 de 2019 de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), coloca como exigência que o agressor sexual seja reincidente nos crimes de estupro, violação sexual mediante fraude ou estupro de vulnerável para acesso à castração química, ou seja, a partir de tratamento hormonal. Caso escolha o procedimento, o preso teria direito à liberdade condicional. O Congresso em Foco acrescenta que em um argumento contrário à ideia de que crimes sexuais estariam ligados somente à libido e teriam questões diretas sobre violência, o senador Jaques Wagner (PT), líder do Governo no Senado, expressou preocupações sobre como criminosos reincidentes poderiam agir em liberdade depois da castração. “Eu tenho medo, porque uma pessoa dessa já tem problemas de cabeça, um estuprador. Meu medo é que ele aceite fazer, por conta disso reduza a pena e seja liberado. Ele, que não terá mais de fazer a possibilidade de fazer o que fazia, vai fazer o que? Vai matar? Cortar um seio da mulher? Pegar um cabo de vassoura para fazer?”, questionou o senador.

  • Homem é preso com R$ 1,2 mil em notas falsas em Riacho de Santana

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Redação Sudoeste Bahia

    22/05/2024 - 12:30


    Ação policial aconteceu após denúncia anônima na manhã desta quarta-feira

    RIACHO DE SANTANA

    - Na manhã desta quarta-feira (22), um homem foi preso em flagrante por posse de notas falsas em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia. A prisão foi efetuada por policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta das 9h. A operação teve início após uma denúncia anônima informar que um homem estaria transportando um pacote com possíveis notas falsas. Ao localizar o suspeito, os policiais encontraram cédulas totalizando R$ 1.200, que apresentavam sinais de falsificação. Durante a abordagem, o homem revelou que havia adquirido as notas falsas pela internet, negociando com uma pessoa de outro estado. Ele afirmou ter pago R$ 185 pelas cédulas. Diante dos fatos, ele foi encaminhado para a delegacia local. Além das notas falsas, os policiais apreenderam um iPhone 12 Azul. A posse e circulação de moeda falsa é crime previsto no artigo 289, § 1º, do Código Penal, que prevê pena para quem importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou coloca em circulação moeda falsa. O caso agora será investigado pela Polícia Civil, que tentará identificar outros possíveis envolvidos na falsificação e distribuição das notas.

  • Universidades estaduais da Bahia paralisam atividades na próxima sexta-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    22/05/2024 - 11:00


    A paralisação é decorrente da intensificação da luta pela recomposição salarial

    EDUCAÇÃO

    - As Universidades Estaduais da Bahia farão paralisação das atividades acadêmicas na próxima sexta-feira (24). O protesto de 24h foi aprovado por professores, nas assembleias da categoria, nas quatro instituições de ensino: UNEB, UEFS, UESB e UESC. A paralisação é decorrente da intensificação da luta pela recomposição salarial que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), acumula perdas de quase 50% nos últimos nove anos. De acordo com a Aduneb, o Governo agendou uma reunião no dia da paralisação, na Secretaria Estadual da Educação (SEC). Ainda de acordo com a Associação, representantes do governador Jerônimo Rodrigues se comprometeram a apresentar um plano de recomposição das perdas acumuladas. Além da pauta salarial, a categoria docente reivindica a negociação dos demais pontos: maior orçamento para as UEBAs, garantia de direitos trabalhistas e autonomia da gestão universitária em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

  • Região: PRF apreende 400 mil maços de cigarros sem nota fiscal

    Foto: Divulgação | PRF     Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/05/2024 - 10:00


    A mercadoria foi confiscada durante uma abordagem na BR-116, trecho de Vitória da Conquista

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na segunda-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga com 400.000 maços de cigarros transportados ilegalmente. O material estava no compartimento de carga de um caminhão e não constava na documentação fiscal apresentada pelo condutor do veículo. Durante procedimento de fiscalização, os policiais abordaram o veículo no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista (BA). A equipe localizou 800 caixas com um total de 400 mil maços de cigarros de uma determinada marca. Os produtos identificados não constavam na documentação fiscal apresentada pelo condutor do veículo. Diante do constatado, os cigarros foram apreendidos e apresentados na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ/BA) em Vitória da Conquista (BA),  para aplicação das medidas cabíveis.

  • Governo convoca inscritos no concurso da Adab para realização de provas

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/05/2024 - 09:30


    O concurso prevê o preenchimento de 160 vagas na Adab, sendo 120 para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária

    UTILIDADE PÚBLICA

    - A Secretaria da Administração (Saeb) convoca, para realização de provas (objetivas e discursiva), os candidatos inscritos no concurso da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) - Edital Saeb 01/2024. Os exames do certame serão em Salvador, na Bahia, no dia 2 de junho, das 13h às 19h (horário de Brasília). Os candidatos devem consultar os locais de aplicação de provas no site da Fundação Getúlio Vargas, banca examinadora do concurso. O concurso prevê o preenchimento de 160 vagas na Adab, sendo 120 para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária. A Saeb convocou todos os candidatos que tiveram as inscrições no certame homologadas. No caso de dúvida, devem acessar o seu cartão de confirmação de inscrição no endereço eletrônico da FGV a partir do dia 27 de maio de 2024. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 hora 30 minutos do horário fixado para o seu início, de acordo com o horário oficial da cidade de Brasília-DF. Os convocados devem portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, documento de identidade original, comprovante de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Os portões de todas as unidades onde serão aplicadas as provas serão fechados 30 minutos antes do início dos exames, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. Para conhecer todas as regras do concurso, os candidatos devem ler o Edital de Convocação, disponível no site da FGV  e no site do RH Bahia. Dentro do total de vagas abertas pelo certame, o percentual de 30% será reservado aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas será exclusivo para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente. A seleção contará com três etapas: provas objetivas (caráter eliminatório e classificatório); prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório); prova de títulos (caráter classificatório, somente para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário). Os dois cargos possuem carga horária de 40 horas semanais. O Concurso está a cargo da Secretaria da Administração (Saeb), conjuntamente com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

  • Jovem de 19 anos é preso após agredir à mãe na cidade de Brumado

    Foto: Google Street View    Foto: Google Street View
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/05/2024 - 09:00


    A prisão foi efetuada com base na Lei Maria da Penha

    BRUMADO

    - Um jovem de 19 anos foi preso na segunda-feira (20), acusado de agredir a própria mãe, segundo informações da Polícia Civil. O caso aconteceu na cidade de Brumado. A prisão foi efetuada com base na Lei Maria da Penha. A mãe do agressor relatou à polícia que o filho chegou em casa alcoolizado e ameaçou-a de morte. Além das ameaças, o jovem desferiu vários socos no rosto da mãe e atingiu-a com uma pedra na cabeça, causando seu desmaio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou socorro à vítima. Ela informou à polícia que as ameaças do filho eram uma constante. Diante dos fatos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do jovem, que foi cumprida no mesmo dia. O agressor agora se encontra à disposição da Justiça criminal em Brumado. Os fatos estão sendo apurados em segredo de justiça.

  • Por unanimidade, TSE rejeita cassação de mandato de Sergio Moro

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    22/05/2024 - 08:00


    Decisão foi tomada nesta terça-feira (21) após rejeição dos recursos apresentados

    POLÍTICA

    - O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, por sete votos a zero, a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União). A decisão foi tomada nesta terça-feira (21) e o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, prevaleceu. Os magistrados chegaram ao entendimento de que não houve provas de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e caixa dois na pré-campanha  a presidência do político em 2022. Segundo o relator, os gastos do parlamentar durante a campanha contrariaram o discurso dele como candidato, mas não configuraram crime. Os ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti e Alexandre de Moraes, que deixa o TSE em 3 semanas, o acompanharam. Após a decisão do tribunal, Moro publicou um texto em uma de suas redes socias. Ele comemorou a decisão e disse ainda que os votos que recebeu durante sua eleição ao Senado foram respeitados. "Os boatos sobre a cassação de meu mandato foram exagerados. Em julgamento unânime, técnico e independente, o TSE rejeitou as ações que buscavam, com mentiras e falsidades, a cassação do meu mandato. Foram respeitadas a soberania popular e os votos de quase dois milhões de paranaenses".