• Loja comercial é arrombada e assaltada no Centro de Dom Basílio

    Foto: Reprodução | 46ª CIPM Foto: Reprodução | 46ª CIPM
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/03/2021 - 09:30


    REGIÃO

    - Na noite de ontem (17), por volta das 22h50, a Polícia Militar (PM) foi informada pelo proprietário de uma loja comercial, que fica localizada no Centro de Dom Basílio, que o alarme de seu estabelecimento foi acionado e que o portão da loja tinha sido arrombado. De imediato, uma guarnição da PM foi para o local, com o objetivo de surpreender o assaltante. No entanto, ao chegar no endereço informado, ao adentrarem no interior da loja, os PMs não encontraram o suspeito. Porém, como a loja possui câmera de segurança, os policiais puderam constatar que o suspeito é um homem magro, que estava trajando uma camiseta polo e ainda fazia uso de boné. Foi então que a PM iniciou uma ronda pelas ruas de Dom Basílio, na tentativa de localizar o assaltante, mas não obteve êxito. Ao comerciante, os militares orientaram para que um boletim de ocorrência fosse registrado em uma Delegacia de Polícia Judiciária. Na delegacia, o dono da loja informou que alguns aparelhos celulares foram levados. As informações são da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

  • PF deflagra operação para investigar desvio de recurso da educação no oeste baiano

    Foto: Divulgação | PF Foto: Divulgação | PF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/03/2021 - 08:00


    POLICIAL

    - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Kindergarten, que visa combater fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à Educação, repassados pela União ao município de Barreiras, no oeste baiano. Além de Barreiras, estão na mira da Operação as cidades baianas de Salvador e São Desidério. A Operação Kindergarten foi iniciada no ano passado, quando o Ministério Público Federal (MPF) apresentou informações que apontavam para contratação fraudulenta de um consórcio empresarial, que seria responsável por realizar reformas em escolas da cidade de Barreiras. A parceria entre o MPF e a PF resultou na identificação de empresas do ramo de engenharia, que eram beneficiadas através de processos licitatórios fraudulentos, em que havia superfaturamento de contratos. Os investigados na Operação irão responder por crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

  • Conquista: Polícia Civil prende suspeita de tráfico de drogas e apreende carro de luxo

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 23:15


    A suspeita é considerada como uma das prinicipais traficantes do sudoeste baiano

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - No início desta semana, mais precisamente na última segunda-feira (17), uma mulher suspeita de envolvimento com atividade de tráfico de drogas, foi presa pela pela Polícia Civil (PC), na cidade de Vitória da Conquista. Conforme informou a PC, a mulher é uma das principais traficantes da Região Sudoeste, e é responsável pelo fornecimento de parte considerável de cocaína que circula no sudoeste baiano. A prisão se deu em um imóvel pertencente à suspeita, onde foi encontrado e  apreendido um carro de luxo, modelo BMW, que ela utiliza para realizar atividades criminosas. Foram  encontrados também no imóvel, uma pistola calibre 380, com numeração raspada, vários aparelhos celulares, uma certa quantidade de entorpecentes, além de munições. Por tudo isso, a mulher foi conduzida para o presídio de Vitória da Conquista, onde aguardará uma definição da Justiça. A PC ressaltou que a suspeita já possui outras passagens pela polícia.

  • Matina: Colégio dos Marruás está rachando as paredes e a estrutura pode está comprometida

    Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação
    17/03/2021 - 22:36


    MATINA

    - O Colégio dos Marruás no município de Matina, que ainda está em construção, contratado pelo ex prefeito Jucélio Fonseca, com recursos dos precatórios do Fundef, pode está com a sua estrutura inteiramente comprometida e a obra pode ser interditada antes mesmo de ser concluída. A revelação veio á tona na tarde desta quarta-feira (17), quando a empresa contratada tentou mais uma vez retirar materiais da obra e foi impedida pela polícia e pelos fiscais da prefeitura. As falhas técnicas, as rachaduras horizontais nas paredes e as fissuras no piso, sinalizam que o terreno está cedendo e causando um fenômeno chamado de Recalque ou Assentamento; termo usado na engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando a edificação sofre rebaixamento devido ao adensamento do solo sob a sua fundação; ou seja, o terreno está cedendo e consequentemente quebrando as paredes. Já houve casos de prédios inteiros que caíram, ou tiveram de serem demolidos por conta disso. Os engenheiros da prefeitura já haviam detectado os problemas na estrutura, mas pôde se verificar hoje que a construtora tentou maquiar colocando massa e tinta sobre as rachaduras. Os engenheiros da Auditoria contratada pela prefeitura já estiveram no canteiro de obras mais de uma vez e devem fazer constar relatório técnico observações sobre os problemas verificados. As fissuras e rachaduras que estão aparecendo agora já eram previstas, uma vez que o terreno não era apropriado para esse tipo de edificação.

  • Em Igaporã, mais duas pessoas morrem por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 22:30


    IGAPORÃ

    - Chegou a 17 o número de mortes pela Covid-19 na cidade de Igaporã. Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Igaporã (Sesau-Igaporã) informou dois óbitos, por meio de boletim epidemiológico. No entanto, a pasta não divulgou informações sobre os perfis das vítimas. Nas últimas 24 horas, mais 9 pessoas testaram positivo para a doença na cidade. Com isso, Igaporã passou a ter agora 79 casos ativos. Ainda conforme a Sesau-Igaporã, 434 casos positivos foram confirmados ante 338 curados.

  • Guanambi possui 230 casos ativos de Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 21:30


    GUANAMBI

    - De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), nas últimas 24 horas, 38 pessoas testaram positivo para Covid-19 na cidade. Com os novos casos, a cidade contabiliza, agora, 4.682 casos confirmados. Desta soma, 4.415 pessoas podem se considerar recuperadas da doença, ao mesmo tempo que 283 pacientes aguardam resultado de teste e 40 estão internados. Com os casos notificados de hoje (17), o número de ativos é da ordem de 230. Com média móvel de 56,1, em Guanambi, 37 pessoas perderam as suas vidas por complicações da Covid-19.

  • Brumado registra mais três mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 21:00


    BRUMADO

    - Subiu para 95 o número de mortes pela Covid-19 em Brumado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), em boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (17). A situação de Brumado é uma das mais graves da região sudoeste, visto que, só nas últimas 24 horas, mais 3 pessoas morreram por complicações da doença. O número de pacientes em fase de tratamento  é de 666 (casos ativos) e 54 brumadenses seguem internados. Nas últimas 24 horas, 69 casos foram registrados, o que acrescidos ao quadro geral, totalizam 6.145 casos oficiais. Com 5.384 pessoas que podem se considerar curadas da doença, seguem aguardando resultado de teste, em Brumado, 227 pessoas.

  • Em nova pesquisa, Lula e Ciro venceriam Bolsonaro no segundo turno

    Foto: Sergio Lima | Poder 360 Foto: Sergio Lima | Poder 360
    Por Juliana Rodrigues

    17/03/2021 - 20:32


    Segundo a PoderData, Lula e Bolsonaro estariam empatados tecnicamente no primeiro turno

    POLÍTICA

    - Segundo a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, tanto Lula (PT) quanto Ciro Gomes (PDT), venceriam Jair Bolsonaro (sem partido) num eventual segundo turno. De acordo com o levantamento, o petista levaria pequena vantagem já no primeiro turno, com 34% contra 30% do atual presidente. Com margem de erro de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, há um empate técnico. Já no segundo turno entre os dois, Lula teria 41% e Bolsonaro ficaria com 36%. Ciro também venceria o atual presidente em um confroto direto, tendo 39% contra 34% de Bolsonaro. A pesquisa foi realizada nesta semana em todo o país com 3.500 pessoas.

  • Prefeitura de Caetité confirma 18 novos casos de coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira

    17/03/2021 - 19:00


    No total, já são 1279 casos de pessoas que contraíram o vírus na cidade.

    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (17), pela Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, 18 novos casos do novo coronavírus (Covid-19) foram confirmados nas últimas 24 horas. No total, já são 1.279 casos de pessoas que contraíram o vírus na cidade. Conforme o boletim, destes 1170 são considerados curados, 94 estão ativos da doença, sendo 16 internados. Outras 57 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Na bahia 753.584 casos foram confirmados desde o início da pandemia, 722.302 já são considerados recuperados, 17.693 encontram-se ativos e 13.589 tiveram óbito confirmado.

  • Bahia registra 4.749 casos de Covid-19 e 130 mortes pela doença em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Gabriel Amorim

    17/03/2021 - 18:00


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto para pacientes com coronavírus é de 86%, segundo a Sesab

    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.749 novos casos confirmados da Covid-19 e 130 mortes em decorrência da doença, segundo boletim divulgado hoje (16) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O número de óbitos é o segundo maior registrado em um período de 24h. O maior número foi registrado em 26 de fevereiro de 2021, quando foram contabilizados 137 óbitos. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Ao todo, dos 753.584 casos confirmados desde o início da pandemia, 722.302 já são considerados recuperados, 17.693 encontram-se ativos e 13.589 tiveram óbito confirmado. No estado, dos 1.316 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.134  possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 86%.

  • Ambulância do Samu-192 é encontrada abandonada em matagal na cidade de Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 16:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Uma ambulância do Samu-192 foi encontrada abandonada em um matagal, de propriedade particular, nas imediações da BA-148, no bairro Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Não se sabe quanto tempo o veículo público está no local, nem muito menos o que motivou o abandono do mesmo. Conforme apuração do site Sudoeste Bahia (SB), a ambulância ainda possui plenas condições de uso. Até o momento, não se sabe se a ambulância pertence à frota de Livramento, em tempo que a Prefeitura Municipal não se manifestou a respeito do caso.

  • Suspeito de atropelar e matar mulher em Jequié é identificado pela polícia

    Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 15:00


    JEQUIÉ

    - O suposto responsável pelo atropelamento e morte de Sandra Breia Cavalcante Paim, de 41 anos, que ocorreu no dia 20 de fevereiro deste ano, em Jequié, foi identificado pela polícia. De acordo com informações da Polícia Civil (PC) noticiadas pelo site G1, o homem afirmou que conduzia um veículo pela  Rua José Moreira Sobrinho, conhecida como Ladeira da Balança, quando foi surpreendido pela vítima atravessando a via. Ainda conforme a versão apresentada pelo suspeito, Sandra teria voltado para a pista e, com isso, ele não conseguiu desviar da vítima. O indivíduo disse ainda que não prestou socorro a Sandra por medo de linchamento, já que o local logo começou a juntar populares. A PC também informou que o suspeito tentou fazer ocultação de provas, ao realizar reparos no carro e depois revendê-lo na cidade de Rio Verde, em Goiás (GO). “Agora vamos expedir carta precatória para a delegacia que responde pela cidade de Rio Verde, para levar o veículo pra fazer perícia. Porque é mais um elemento de informação, caso ele [o suspeito] queira desfazer a confissão na delegacia. Porque ele pode, em juízo, desfazer. A gente vai pedir a perícia, juntar com o laudo pericial com o laudo necropsia, o interrogatório dele, as câmeras que obtivemos, e ele será indicado por homicídio culposo, agravado por omissão de socorro e ocultação de provas”, explicou Moabe Macedo, delegado de polícia de Jequié. Entendendo o caso: Sandra estava acompanhada com uma filha e uma neta, quando ao atravessar a referida rua, foi atingida por uma Saveiro, na cor preta, que de acordo com testemunhas, trafegava em alta velocidade. As testemunhas também informaram que a vítima empurrou a filha e a neta, mas não conseguiu evitar que fosse atropelada. O Samu-192 chegou a prestar socorro a Sandra, encaminhando-a para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas a mulher não resistiu e veio a óbito na unidade.

  • Prefeitura de Barreiras decreta situação de emergência devido à pandemia

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Juliana Rodrigues

    17/03/2021 - 13:30


    REGIÃO

    - Com o avanço da pandemia de Covid-19 na Bahia, a Prefeitura de Barreiras decretou situação de emergência por 60 dias, devido ao crescente número de pessoas infectadas principalmente na região Oeste. O decreto, publicado no Diário Oficial do Município de ontem (15), leva em consideração o alto índice de contaminação no município nos últimos dias, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, próxima ao patamar de 100%, bem como a identificação de duas variantes (P1 e P2 da Covid-19) detectadas pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A declaração de situação de emergência pode ser prorrogada ou revogada conforme alteração do quadro pandêmico vivenciado pelo município. Com o decreto, fica dispensada a abertura de licitação para aquisição de bens e serviços, inclusive de engenharia destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública.O Decreto nº 85, que também leva em consideração a necessidade de outras medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da Covid-19, pode ser conferido no site da prefeitura de Barreiras.

  • Sobe para 15 o número de mortes pela Covid-19 em Riacho de Santana

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 11:45


    RIACHO DE SANTANA

    - De acordo com boletim epidemiológico divulgado no início da noite de ontem (16), pela Secretaria de Saúde de Riacho de Santana (Sesau-Riacho de Santana), houve uma morte relacionada à Covid-19 no município. Com o óbito em questão, Riacho atingiu a marca de 15 mortes causadas por complicações da Covid-19. No município, 184 pessoas estão tratando a doença, dos quais 26 seguem internados. Ao todo, a cidade já registrou 1.006 casos de Covid-19 ante 807 casos de recuperação. 68 casos suspeitos estão sendo analisados pela Sesau-Riacho de Santana.

  • Caetité: Departamento de Trânsito realiza manutenção em semáforos

     Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    17/03/2021 - 11:36


    CAETITÉ

    - Visando melhorias nas condições de sinalização eletrônica, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e o Departamento de Iluminação Pública realizaram a manutenção dos semáforos, localizados nas proximidades do Cemitério Ladeira da Saudade, para evitar acidentes e melhorar a trafegabilidade de quem circula pela vias. De acordo com o Demutran, após solicitação de moradores e motoristas que trafegam pelo local, foram realizadas as trocas dos conjuntos de leds (grupo focal), limpeza e ajustes dos sinais semafóricos.