• Bahia registra 2.160 novos casos de Covid-19 e mais 77 óbitos pela doença

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    21/06/2021 - 20:11


    BAHIA

    - Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.160 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.790 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (21) também registra 77 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.099.499 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.059.838 já são considerados recuperados, 16.407 encontram-se ativos e 23.254 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.345.656 casos descartados e 230.807 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 50.415 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.254, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,42%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,84% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,09%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,01%). Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h desta segunda-feira (21), 62 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 22 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia. Vacinação - Com 4.435.221 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.706.025 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta segunda-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel. Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

  • Caetité confirma mais 68 novos casos de coronavírus nesta segunda-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 19:25


    CAETITÉ

    - Nas últimas 24 horas, conforme informou a Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico nesta segunda-feira (21), mais 68 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por isso, Caetité possui 236 casos ativos da doença, em face de 17 pacientes que necessitaram de internação. Ao todo, no município, 3.061 casos positivos foram confirmados, dos quais 2.792 pessoas podem se considerar recuperadas da doença. Com 34 casos suspeitos, em Caetité, 33 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • ‘Não havendo outro, o que eu posso fazer?’, diz FHC sobre voto em Lula

    Foto: Ricardo Stuckert | Agência PT Foto: Ricardo Stuckert | Agência PT
    Por Juliana Rodrigues

    21/06/2021 - 19:23


    Tucano já afirmou que votaria no petista caso o PSDB não vá para o segundo turno

    POLÍTICA

    - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) reafirmou a possibilidade de votar em Lula (PT) nas eleições de 2022. Em entrevista para a CNN Brasil nesta segunda-feira (21), o tucano disse que se não houver uma terceira via forte, não vê problemas em escolher o petista. “Claro que sou do PSDB, sou presidente de honra e prefiro [o PSDB], mas se o Lula for capaz de se expressar de uma maneira, e não havendo outro, o que eu posso fazer?”, disse. Ele também disse acreditar que para ser competitivo, o nome escolhido para a terceira via precisa se posicionar de forma firme. “A terceira via não pode ser uma coisa opaca, neutra, porque aí ganham os polos. Tem que ser uma coisa que polarize também, que chame atenção para as questões fundamentais do país, inclusive da democracia”, afirmou o tucano. No mês passado os ex-presidente almoçaram juntos e postaram fotos nas redes sociais registrando o encontro. Nas redes sociais, FHC escreveu que na falta de alguém do PSDB no segundo turno, votaria em Lula contra Jair Bolsonaro (sem partido).

  • Maio registra aumento de mais de 50% em média de mortes na Bahia

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    21/06/2021 - 19:21


    Em relação ao mesmo mês do ano passado crescimento é de quase 100%

    BAHIA

    - Em maio a Bahia registrou aumento da média de 54,9% no número de mortes por Covid-19, atingindo a marca de 1.795 mortes, frente a uma média de 1.158. Esse foi o terceiro pior mês número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 no estado. Os dados foram obtidos pelo Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil que é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e pode ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento. Os números de maio só são melhores quando comparados com os de março deste ano e pior quando comparado com abril, também, deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Brasil, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 29,9% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 18,3%. Em números absolutos, maio registrou 1.795 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 2.560, e abril 2.196. “O Portal da Transparência de Registro Civil nos permite ter esse parâmetro de informação e poder levar esse conhecimento para a comunidade, mostrando em números absolutos, a importância da vacinação e da população continuar tomando os cuidados necessários para se evitar a propagação do vírus”, enfatiza o presidente da Arpen/BA, Daniel de Oliveira Sampaio. Maio/20 x Maio/21 - Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 98,3% dos óbitos na Bahia em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 1.795 mortes no mês passado frente a 905 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado. Já no Brasil, maio de 2021 registrou um aumento de 71,9% dos óbitos em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 49.282 mortes no mês passado frente a 28.667 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

  • MP recomenda que três cidades da região não realizem festejos juninos

    Foto: Divulgação | Ascom PMG Foto: Divulgação | Ascom PMG
    Por Gabriel Amorim

    21/06/2021 - 19:11


    Orientação para proibição dos festejos foi emitida para as cidades de Guanambi, Candiba e Pindaí

    SUDOESTE DA BAHIA

    - O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos de qualquer natureza em seus territórios. A proibição deve abranger inclusive feiras, quadrilhas e shows. O MP ainda orientou os municípios a cancelar qualquer evento presencial público que se destine às tradicionais comemorações juninas e gere aglomerações, independente do número de participantes, com ou sem comercialização de ingressos. ‘A ocorrência de eventos presenciais enquanto perdurar a pandemia do coronavírus é desaconselhada pelas autoridades sanitárias, diante do alto risco de transmissão do coronavírus’, destacou a promotora de Justiça, Tatyane Miranda, que assina a recomendação. No documento, o MP recomendou ainda que os municípios revoguem quaisquer autorizações e alvarás sanitários eventualmente expedidos para a realização de festejos juninos privados que importem em aglomeração de pessoas, a exemplo de festas e quadrilhas.

  • Nise Yamaguchi fala em "crueldade" e move processo contra Omar Aziz e Otto Alencar

    Foto: Reprodução | Agência Senado Foto: Reprodução | Agência Senado
    Por Luciane Freire

    21/06/2021 - 18:44


    Médica foi inquirida pelo senador baiano sobre a diferença entre um vírus e um protozoário durante a CPI da Covid

    POLÍTICA

    - A médica bolsonarista Nise Yamaguchi resolveu processar os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Otto Alencar (PSD-BA), após depoimento prestado à CPI da Covid. A oncologista afirma ter sido vítima de misoginia e humilhação durante sessão. Ela pede indenização de R$ 360 mil aos parlamentares. Na ação, está escrito que os parlamentares “perpetraram um verdadeiro massacre moral”. Em outro trecho diz que os senadores agiram com “intencionalmente com morbo e com deliberada crueldade no escopo de destruir a imagem da médica perante toda a sociedade brasileira”. E que “atônita, viu um ser humano ter destroçada a sua dignidade enquanto médica, cientista e mulher.” Durante a CPI da Covid, o senador baiano questionou se Nise sabia diferenciar um vírus de um protozoário e perguntou se ela tinha estudado diversos aspectos para tratar da pandemia. Na ação, os advogados de Nise dizem que “os protozoários são estudados no 4° ano do estudo fundamental, fato este que por si só, demonstra a intenção de Otto Alencar em diminuir e humilhar publicamente Nise Yamaguchi, desprestigiando seu conhecimento científico”.

  • Carreta pega fogo em Luís Eduardo Magalhães

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Adele Robichez

    21/06/2021 - 17:34


    REGIÃO

    - Bombeiros militares foram acionados em Luís Eduardo Magalhães, no início da manhã desta segunda-feira (21), para debelar um incêndio que atingiu a cabine de uma carreta. O trabalho durou cerca de 30 minutos e garantiu a segurança da rua, já que o veículo estava estacionado próximo a residências. Não há informações sobre o que causou o incêndio. A situação aconteceu na rua Xique-Xique, no bairro Santa Cruz, por volta das 6h30. Por conta da presença de combustíveis inflamáveis, a guarnição utilizou líquido gerador de espuma (LGE) para combater as chamas. Ninguém ficou ferido.

  • MP-BA pede anulação de aumento de salário de prefeito, vice e secretários de Caculé

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 16:00


    CACULÉ

    - O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cobrou da Prefeitura Municipal de Caculé, no Sudoeste baiano, nesta segunda-feira (21), que seja anulada a lei municipal que prevê o aumento de 25% nos salários do prefeito, do vice, e dos secretários municipais. De acordo com o órgão, o aumento vai de encontro ao princípio da moralidade, pois privilegia, em especial, interesses pessoais em detrimento do interesse público. O MP-BA ainda atesta que a medida desrespeita a situação de calamidade pública em virtude da pandemia do novo coronavírus. A lei que autorizou o aumento dos agentes públicos foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Caculé no ano passado, antes das eleições municipais. Com o aumento, o prefeito de Caculé, Pedro Dias da Silva (PSB) e seu vice, William Lima (PSB), passaram a ganhar R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, ou seja, Pedro está recebendo R$ 4 mil a mais e William R$ 2 mil. No caso dos secretários, o salário saltou de R$ 5 mil para R$ 6,25 mil. Pedrão, como é conhecido na cidade, pode ser acionado por improbidade administrativa.

  • Por meio de liminar, Viação Novo Horizonte manterá transporte intermunicipal no período junino

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 15:00


    BAHIA

    - A empresa de transporte Viação Novo Horizonte, por meio de liminar obtida na Justiça desde o ano passado, irá operar no período junino. A liminar judicial permite a Novo Horizonte realizar o transporte de passageiros por todo território baiano, desde que obedecida as normas sanitárias determinadas pelas entidades de Saúde. Conforme o decreto do Governo do Estado da Bahia, que começou a vigorar nesta segunda-feira (21), o transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário está suspenso em toda a Bahia até às 5h do dia 28 de junho. De acordo com o governo, a medida visa conter o avanço da Covid-19 no estado. O governo baiano também atesta que a fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba). Por parte da Novo Horizonte, a empresa afirma que continuará mantendo a qualidade de seus serviços em consonância com o cumprimento das recomendações sanitárias, prezando assim, pela segurança de seus clientes.

  • Candibense que sofreu acidente de moto não resiste aos ferimentos e morre em Salvador

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 13:30


    CANDIBA

    - No dia 29 de maio deste ano, Welton dos Santos Souza, de 29 anos, sofreu um acidente de moto, quando trafegava por uma estrada vicinal entre as fazendas Lagoa da Pedra e Dourado, na zona rural de Candiba. Primeiramente, Welton foi encaminhado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde posteriormente foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), na cidade de Salvador. Segundo o site Portal Pilões, o jovem vinha apresentando uma melhora gradativa em relação ao seu quadro clínico, mas no último sábado (19), o candibense teve uma piora em seu estado de saúde, vindo a falecer no domingo (20). Ainda de acordo com o referido site, o enterro de Souza acontecerá na Fazenda Vargem do Rancho, mas nem o dia e nem o horário ainda não foram divulgados. 

  • Caetité: Leitor do Sudoeste Bahia denuncia aglomerações em bares e paredões de som no distrito de Caldeiras

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 12:00


    CAETITÉ

    - Após a secretária de Saúde de Caetité fazer um pronunciamento no domingo (20) alertando a população para o risco do agravamento do número de casos de Covid-19, caso não haja ampla colaboração das pessoas no que tange ao cumprimento das normas sanitárias, os esforços dos cidadãos conscientes podem ir por água abaixo por conta de uma minoria de elementos sem qualquer princípio humano e cívico. Isso porque o site Sudoeste Bahia (SB) recebeu uma denúncia, em que um leitor informa que no distrito de Caldeiras, em Caetité, as aglomerações em bares, o consumo massivo de bebida alcoólica e os paredões de som seguem acontecendo todos os fins de semana. De acordo com o nosso leitor, a Vigilância Sanitária foi comunicada, mas não compareceu ao local. “A vigilância sanitária foi informada, porém não compareceu ao local. Há relatos que essas aglomerações se repetem todos os finais de semana. Por ser o distrito mais distante da sede, muitos serviços como atendimento médico de urgência e policiamento não recebem atenção do poder público, inclusive a localidade tem registrado diversos furtos e roubo a mão armada com emprego de violência. Caldeiras aparece no boletim da prefeitura com 3 casos ativos e os moradores temem que esses casos aumentem com a proximidade dos festejos juninos que são tradicionais na comunidade”, escreveu. A redação do SB entrou em contato com a Prefeitura Municipal, que alegou que a Vigilância Sanitária não dispõe de condições de atender e vistoriar todo o município de Caetité, dado a extensão territorial da cidade, e que o referido distrito tem sido alvo de constantes rondas por parte da Vigilância Sanitária e de outras ações com o objetivo de coibir aglomerações e eventos que gerem ajuntamento de pessoas. Diz assim a nota: — Em atendimento ao solicitado pelo site Sudoeste Bahia, a Prefeitura de Caetité e a Vigilância Sanitária Municipal (VISA) esclarecem o seguinte: O referido distrito de Caldeiras vem recebendo constantemente rondas da VISA com o intuito de coibir as aglomerações bem como orientar a população da referida comunidade em evitar os ajuntamentos de pessoas. Há registro de que no dia 13/06, a ronda da VISA esteve no local e flagrou um “torneio de futebol” na comunidade de Chapada e aglomeração em bares no distrito já citado. Diante disso é humanamente impossível a equipe da VISA ficar em um só local devido a grande extensão territorial de Caetité que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Caetité possui uma área territorial de 2.651,536 km² [2020]. Somando a essa grande extensão territorial, a equipe da VISA, mesmo com o reforço da equipe, não tem dado conta das inúmeras denúncias recebidas de várias localidades do município. Reiteramos que é dever de todos e responsabilidade individual de cada um fazer a sua parte no combate ao vírus. É necessário um engajamento popular em não realizarmos torneios de futebol, aniversários, casamentos, festas particulares e similares devido ao estado de alerta com o risco do desabastecimento de oxigênio e um possível colapso na saúde do município devido ao grande número de casos que surgem diariamente. 

  • Prefeitura de Bom Jesus da Lapa sorteia prêmios para incentivar pessoas a tomarem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

    Foto: Reprodução | Rede Bahia Foto: Reprodução | Rede Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 10:30


    BOM JESUS DA LAPA

    - O Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PSD), em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (21), ao programa Jornal da Manhã, da Rede Bahia, alegou que o município vem enfrentando dificuldade por parte dos munícipes, em que uma quantidade significativa de pessoas aptas a tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19 não estão procurando as unidades de saúde. E para sanar essa problemática, que é recorrente em outras localidades da Bahia e do Brasil, a Prefeitura Municipal resolveu sortear prêmios para aqueles que completarem o ciclo de imunização. “Estamos distribuindo prêmios para que as pessoas tomem a segunda dose e, graças a Deus, estamos obtendo sucesso. Nos locais de vacinação, a gente colocou até um forrozinho para que as pessoas entrem no clima. Por isso, eu quero agradecer a toda equipe pela ideia, pois a gente está fazendo uso de todos os mecanismos”, afirmou Fábio. Estão entre os prêmios, um liquidificador, batedeira e até mesmo um ventilador, entre outros, e todos os itens foram doados pelos comerciantes locais. Para participar, assim que a pessoa recebe a segunda dose, o cidadão recebe um número de sorteio e o deposita em uma urna. Segundo a prefeitura, foram aplicadas 20.503 doses iniciais e 6.216 pessoas foram vacinadas com a segunda dose.

  • Bahia deve receber mais 491 mil doses de vacina contra Covid nesta segunda

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Adele Robichez

    21/06/2021 - 09:00


    Com novo lote, estado chegará a 8 milhões de doses de imunizantes desde início da pandemia

    BAHIA

    - O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas anunciou, na noite deste domingo (20), a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 ao estado. De acordo com ele, chegarão, na manhã desta segunda-feira (21), um total de 491.250 doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca. O comunicado, publicado pelo secretário, nas suas redes sociais, indica que o novo lote será desembarcado em Salvador por volta das 9h35. A nova quantia se somará às 7.531.400 doses de vacinas contra o coronavírus já recebidas pela Bahia, totalizando 8.022.650. Vamos iniciar a semana com uma boa notícia! Temos previsão de receber amanhã, às 9h35, 491.250 doses de vacinas Astrazeneca/Oxford. Dessa forma, seguiremos com a imunização do povo baiano. — Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) June 20, 2021.

  • Fumaça de fogueira pode contribuir para o agravamento de quadros de Covid-19

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    21/06/2021 - 08:00


    Fumaça de fogueira e dos fogos de artifício causam irritação nas vias aéreas e também podem facilitar infecção pelo vírus

    SAÚDE

    - A fumaça é considerada um fator relevante que impacta diretamente na saúde do paciente diagnosticado com Covid-19. Na pandemia, os riscos que o novo coronavírus podem representar para cardiopatas, diabéticos, hipertensos e fumantes ganharam atenção especial de especialistas que apontam a poluição do ar como responsável pela vulnerabilidade do pulmão em meio à pandemia. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) revela que existe um risco duas a três vezes maior de infarto em pessoas expostas à poluição do ar por emissões de motores à combustão. A Socesp, no entanto, não levou em consideração o desencadeamento de implicações causadas pelo coronavírus no organismo. A fumaça de fogueira e dos fogos de artifício causam irritação nas vias aéreas e podem desencadear mecanismos biológicos que facilitam a infecção pelo vírus ou mesmo agravar o quadro de pacientes que já estejam infectados, por esses motivos a fogueira e os fogos devem ser evitados no período junino em meio à pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a informação de que 91% da população do planeta vive em locais onde a qualidade do ar está abaixo do recomendado. Um estudo publicado na revista científica Science of the Total Environment mostra uma incidência maior de mortes por Covid-19 em regiões onde o índice de dióxido de nitrogênio é mais alto. Especialista em saúde pública, Angelina Oliveira chama a atenção para o fato de que a poluição atmosférica pode provocar ou agravar enfermidades do trato respiratório, como doença pulmonar obstrutiva crônica, rinite, pneumonia, asma e câncer de pulmão e está associada a acidente vascular cerebral (AVC), Parkinson, Alzheimer e infarto. “O mês de junho é um período mais propenso às doenças respiratórias devido ao tempo mais frio e ao aumento da umidade do ar, que faz com que as partículas em dispersão aérea fiquem mais tempo viáveis. Esse ambiente favorece a propagação do novo coronavírus”, explica Angelina. Ainda quem esteja com um quadro leve de Covid-19 ou se recuperando da doença pode ficar vulnerável a uma complicação por causa dos efeitos da fumaça, já que o vírus atinge o sistema respiratório.

  • 500 mil mortes de um pesadelo que ainda está longe do fim

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    21/06/2021 - 07:50


    ARTIGOS

    - 500 mil mortes. 500 mil amores, 500 mil pais, 500 mil mães, 500 mil filhos, 500 mil irmãos, 500 mil amigas, 500 mil amigos, 500 mil sonhos, 500 mil corações. Nenhum termo linguístico é capaz de significar a dor dessa tragédia. Sorrir nesses dias está muito difícil. É muito difícil fingir que nada está acontecendo. Claro que eu estou falando de pessoas dotadas de sensibilidade e empatia, não destas que insistem em viver em seus mundinhos insignificantes. E sim! Estávamos errados. A pandemia não vai ensinar nada a essa gente. Essa gente mesquinha, ou como bem disse Cazuza, “essa gente careta e covarde”, que insiste em continuar aglomerando, em andar sem máscara, na festinha clandestina, no sítio do amigo, no churrasquinho na laje, enfim, são todos farinha do mesmo do saco, pois até o vírus evolui, mas esse povo não. É claro que todos nós temos a nossa parcela de culpa nessa marca macabra, pois vivemos em sociedade, e assim como todas as conquistas devem ser compartilhadas, as tragédias também devem ser divididas. Mas algumas pessoas têm mais responsabilidade do que outras, dado o poder de decisão que possuem. A Covid-19 no Brasil é fruto de uma gestão negacionista, que apostou em curas e tratamentos milagrosos, de um presidente que aglomera e incentiva que seu povo faça o mesmo. À medida que a CPI da Covid avança e joga luz sobre a realidade dos fatos, através de documentos e depoimentos, fica claro e cristalino que tudo poderia ter sido diferente. Diferente se a presidência da República respondesse aos e-mails da Pfizer, se houvesse empenho para aquisição de vacinas, se houvesse um discurso único que mobilizasse toda a nação e não somente os seus acólitos, se houvesse quadros competentes para gerenciar a crise e  não meia dúzia de incapazes  com repertório intelectual menor do que de um aluno do ensino fundamental ao não saberem a diferença entre vírus e protozoário. O pior que este pesadelo ainda está longe de acabar, mas a estes signatários da catástrofe, a história não os absolverá, não por vingança, mas por Justiça, pois o principal responsável por este morticínio tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro. 

    Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Sudoeste Bahia.