• Deputada Ivana Bastos e prefeitos levam pedidos à Secretaria de Relações Institucionais

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    17/06/2021 - 12:08


    POLÍTICA

    - Em busca do apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), para intermediar pedidos dos municípios de Matina, Iuiu e Lençóis junto aos órgãos do estado, a deputada Ivana Bastos e os gestores municipais estiveram, na tarde de ontem (16), com o secretário da pasta, Caetano. “A Serin faz uma ponte com o governo e contribui muito para a concretização das solicitações”, explicou a deputada. Para o município de Lençóis, a parlamentar e a prefeita, Vanessa Senna, solicitaram a conclusão das obras e disponibilização de equipamentos para o hospital do distrito de Tanquinho, construído em 2008, mas nunca inaugurado. A unidade fica localizada ao lado do aeroporto de Lençóis. Também foi solicitado o calçamento de diversas ruas do município. Ao lado da prefeita Olga Gentil, o vice-prefeito Irineu, o ex-prefeito Dr. Zezito e o secretário de Administração e Finanças, Mateus Fernandes, a deputada destacou a necessidade da liberação de equipamentos de saúde para o PSF Jaime Rodrigues da Silva; assim como a reforma do Hospital Hermenegildo Cardoso de Castro; uma ambulância para transporte de pacientes, além da pavimentação da estrada de Matina a Riacho de Santana e calçamento de diversas ruas. Com o prefeito de Iuiu, Reinalldo Goes, solicitamos ao gestor a possibilidade de viabilizar uma visita do governador Rui Costa no município para dar ordem de serviço, visitar e inaugurar obras. “Tenho certeza que será um dia de muita alegria e satisfação para todos nós”, afirmou a deputada.

  • Casal é apreendido traficando drogas em Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Divulgação | 46ª CIPM Foto: Divulgação | 46ª CIPM
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/06/2021 - 12:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Na noite de quarta-feira (16), por volta das 19h, a Polícia Militar (PM) recebeu uma denuncia anônima dando conta que um casal (um homem e uma mulher) estava realizando entrega de drogas, nas imediações da Avenida Deputado Leônidas Cardoso, próximo a Santuário do Bom Jesus do Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. De imediato, uma viatura policial se dirigiu ao local e avistou o casal, momento em que os agentes deram voz de abordagem. Na vistoria, foram encontrados dentro de uma bolsa dois (02) pacotes de substância análoga à maconha. Indagado, o indivíduo alegou que era pago para realizar a entrega dos entorpecentes. Foi então que os policiais foram até a residência do abordado, com o consentimento dele, e encontraram mais 28 pacotes pequenos de material semelhante a maconha. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Territorial (DPT) de Livramento, juntamente com o material apreendido [uma motocicleta Honda Pop, R$ 50,00 em espécie, um aparelho celular e 28 petecas de substância análoga à maconha].

  • PM faz operação especial para coibir aglomerações nas festas juninas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    17/06/2021 - 12:00


    Serão mobilizados 7,5 mil agentes na ação, sendo 7 mil no interior e 500 na capital

    BAHIA

    - Com o objetivo de fiscalizar e coibir a realização de festas juninas e, consequentemente, aglomeração de pessoas, a Polícia Militar da Bahia deflagrou a Operação São João. A ação ocorre em todo o estado, com maior destaque no interior baiano, e busca cumprir o decreto estadual que proíbe a reunião de pessoas, com a intenção de conter a disseminação do coronavírus, que provoca a Covid-19. De acordo com o representante do Comando de Operações da PM, major Edmundo Assemany, serão mobilizados 7,5 mil agentes na ação, sendo 7 mil no interior e 500 na capital. O investimento na operação é de R$ 1,1 milhão. “O objetivo é fazer cumprir o decreto estadual que proíbe aglomeração em festas durante o período junino.  A gente espera o bom senso da comunidade para que se evite aglomerações em festa para evitar a proliferação do vírus. Preferimos agir de forma preventiva, fazendo a parte educacional, evitando que essas festas aconteçam”, disse. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 190 ou pelo Disque Denúncia no canal 181. “A Polícia Militar vai agir para interromper, caso ocorra esse tipo de aglomeração”, garantiu o major.

  • Alba aprova proposta da reforma da previdência de servidores públicos civis da Bahia

    Foto: Divulgação | ALBA Foto: Divulgação | ALBA
    Por Juliana Rodrigues

    17/06/2021 - 11:30


    Proposta foi enviada pelo poder Executivo e, de acordo com Alba, objetivo é aprimorar a aplicação das regras da previdência.

    BAHIA

    - A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a proposta de emenda constitucional que adequa o regime de previdência de servidores públicos civis da Bahia. A aprovação ocorreu em sessão virtual nesta quarta-feira (16). A proposta de emenda constitucional foi enviada pelo poder Executivo. De acordo com a Alba, o objetivo da proposta é aprimorar a aplicação das regras da previdência. Conforme informações do G1 Bahia, horas antes da aprovação da proposta, policiais civis, servidores do poder judiciário e policiais penais fizeram uma manifestação contra a reforma, na frente da Alba. Segundo a categoria, a aprovação da emenda trará impactos importantes e negativos na aposentadoria dos policiais civis. A Alba informou que as alterações não implicarão na perda de direitos dos servidores. Servidores são contra - De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sindpoc) Eustácio Lopes, a aprovação da emenda trará impactos importantes e negativos na aposentadoria dos policiais civis. “Nós temos a favor da categoria o artigo 40 da constituição, que nos coloca como atividade de risco, e por isso temos direito a um regime, a uma aposentadoria especial. Essa aposentadoria especial está na lei complementar, que nos dá como aposentadoria a última remuneração, e isso é integral”. Ainda de acordo com ele, a medida “desrespeita uma vinculante do STF, que reconhece como atividade especial e a decisão transitada e julgada no STF, onde impõe ao governo da Bahia a aposentadoria do policiais civis pela última remuneração”, disse o presidente.

  • Drogas são apreendidas na cidade de Ibiassucê

    Foto: Divulgação | PM-BA Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/06/2021 - 10:00


    IBIASSUCÊ

    - A Polícia Militar (PM) apreendeu uma quantidade significativa de maconha na cidade de Ibiassucê, na noite de quarta-feira (17), após recebimento de uma denúncia anônima. De posse das informações, por volta das 21h30, uma guarnição se dirigiu para a Rua Tiradentes, no Centro da cidade, para averiguar a situação. No interior de um imóvel foram encontrados 55 porções de maconha em tamanhos diversos, mas ninguém estava na residência. Todo material apreendido foi encaminhado para a delegacia local.

  • Câmara aprova projeto que limita punição aos maus gestores

    Foto: Reprodução | Câmara dos Deputados Foto: Reprodução | Câmara dos Deputados
    Por Luciane Freire

    17/06/2021 - 08:00


    POLÍTICA

    - A Câmara aprovou, nesta quarta (16), alterações na lei de improbidade, numa votação que uniu a oposição, governistas e o Centrão. Pelo novo texto, um agente público — de servidor público a governador — só responderá por ato de improbidade se ficar demonstrado que ele agiu de forma intencional, para causar dano ao erário e enrique ilicitamente. Foram 408 votos a favor e 67 contra e uma abstenção. Petistas e bolsonaristas votaram juntos. Antes do início da votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez um discurso forte em defesa dessas mudanças.

  • Em Guanambi, dois óbitos e 84 novos casos de Covid-19 são confirmados em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 21:30


    GUANAMBI

    - Na noite desta quarta-feira (16), em atualização de boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI) informou sobre mais um óbito por Covid-19. Foi a segunda morte notificada pela pasta no dia de hoje, sendo que no início da tarde, a Sesau-GBI informou sobre outra baixa ocorrida ontem (15). Trata-se de uma mulher de 89 anos, portadora de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica), que havia dado entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) no último dia 06. A idosa ficou internada até a data presente, em um leito de UTI, não resistindo às complicações da doença. Foi a 97ª vítima fatal da Covid-19 da cidade de Guanambi. Ainda conforme o Governo de Guanambi, 84 novos casos forma confirmados nas últimas 24 horas. Boletim epidemiológico: 439 aguardam resultado de teste; 343 casos ativos; 8.884 casos positivos; 8.444 recuperados; 48 pacientes internados e 84 novos casos nas últimas 24 horas.

  • Bahia registra 5.885 novos casos de Covid e 119 mortes em 24 horas

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    16/06/2021 - 18:45


    Ocupação dos leitos de UTI está em 84%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 5.885 novos casos de Covid-19 e 119 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e o registro foram realizados hoje. No total, o estado contabiliza 1.077.784 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 22.822. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid é de 84% no estado. Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h desta quarta-feira, 112 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 61 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Caetité registra 30 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Conforme informou a Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico, no fim da tarde desta quarta-feira (16), nas últimas 24 horas, mais 30 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Portanto, agora, Caetité possui 290 pessoas em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 2.879 casos positivos, dos quais 2.561 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Na cidade, 133 pacientes aguardam resultado de teste, enquanto 28 seguem internados. Em Caetité, desde o início da pandemia, 28 pessoas perderam a vida por conta de complicações causadas pela Covid-19.

  • Mulher de 34 anos morre em Guanambi em decorrência da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 17:00


    GUANAMBI

    - A Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI) informou na tarde desta quarta-feira (16), que uma mulher de 34 anos foi a 96ª vítima fatal da Covid-19 do município. Segundo informou a pasta, a mulher tinha histórico de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica) e havia dado entrada no Pronto Atendimento (PA) Covid-19 no último dia 24. Devido a gravidade do caso, no dia 25, ela foi transferida para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde passou a fazer uso de máscara de alto fluxo. Três dias depois, a então paciente teve de ser realocada para um leito de UTI do HGG, onde não resistiu às complicações da doença e veio a óbito na noite de terça-feira (15). A Prefeitura de Guanambi externou pesar pela morte de mais uma guanambiense e prestou solidariedade à família e aos amigos da vítima.

  • Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    16/06/2021 - 16:00


    Remessa é referente ao segundo contrato de 54 milhões de doses, que devem ser entregues até setembro

    SAÚDE

    - O Instituto Butantan liberou mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quarta (16). As entregas voltaram a ser feitas na semana passada. Com o novo lote, o Instituto totaliza 50 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI) desde o início do ano, o que corresponde a metade do total estabelecido nos dois contratos com o governo federal. De acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), uma nova remessa será liberada ainda nesta sexta-feira (18). A remessa é referente ao segundo contrato de 54 milhões de doses, que devem ser entregues até setembro.

  • Livramentenses estariam testando positivo para Covid-19, sem fazer a quarentena: “Estão todos na rua fazendo de tudo”

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 15:10


    O pior é que a gente não sabe a quem denunciar, a sensação que eu tenho é que ninguém não está nem aí, a gente só pode contar mesmo com a proteção de Deus

    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Um dos grandes desafios da pandemia fica por parte do monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19 e também das pessoas que testam positivo para a doença, dependendo quase que em sua totalidade, da consciência cívica de cada um, já que as Secretarias de Saúde não possuem os meios necessários para fiscalizar cada cidadão individualmente. Na manhã desta quarta-feira (16), entrou em contato com a redação do Site Sudoeste Bahia (SB), uma moradora da cidade de Livramento de Nossa Senhora, que pediu sigilo de fonte, com medo de sofrer represália, que afirmou saber de várias pessoas que testaram positivo para Covid-19, mas que não realizaram a quarenta, o que é necessário para que mais pessoas não sejam contaminadas. “Sei de muitos aqui, inclusive de comerciantes, que fazem teste para Covid, são diagnosticados com a doença, mas que no outro dia vão trabalhar como se nada estivesse acontecendo. Em uma padaria aqui perto da minha casa, o dono da padaria pegou e passou para todos os funcionários, mas eles não pararam de trabalhar um único dia”, afirmou a livramentense. A leitora também aponta que já chegou a discutir com uma pessoa, que ela tinha certeza que estava contaminada, mas que estava circulando pela cidade colocando a vida das outras pessoas em risco. “Estão todos na rua fazendo de tudo. E muitos ainda andam sem máscara. Como aqui é uma cidade pequena, não é muito difícil de saber o que acontece. Não tem muito tempo, eu vi uma funcionária de uma loja na rua, que estava com coronavírus. Gritei para ela que fosse pra casa, que não ficasse no meio de gente, mas ela fingiu que nem me ouviu. O pior é que a gente não sabe a quem denunciar, a sensação que eu tenho é que ninguém não está nem aí, a gente só pode contar mesmo com a proteção de Deus”, lamentou. Disseminar doença contagiosa é crime, conforme está previsto no Código Penal brasileiro. “Art. 131 - Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. Perigo para a vida ou saúde de outrem.  Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave. Parágrafo único. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998).” Em Livramento, 60 pessoas já morreram por conta de complicações da Covid-19 e 146 pessoas estão com o vírus em potencial de contágio (casos ativos). 

  • Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Agência Brasil

    16/06/2021 - 14:00


    ECONOMIA

    - A partir desta quarta-feira (16), os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar a segunda parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 5 de julho. Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário.

    Foto: Divulgação | Ministério da Cidadania
    Foto: Divulgação | Ministério da Cidadania

    Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros. Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br. A terceira parcela poderá ser sacada a partir de 27 de julho e a quarta, a partir de 27 de agosto. A tabela ao lado mostra da data dos saques de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. 

  • Combate ao tráfico de drogas na Bahia: Mais de uma tonelada de maconha é apreendida

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 12:00


    BAHIA

    - Na noite de terça-feira (15), a Polícia Militar (PM) apreendeu 1,2 mil quilos (1,2 tonelada) de maconha prensada, na cidade de Itabuna, no sul baiano. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a apreensão aconteceu após a PM ter recebido uma denúncia que havia uma carga de droga em uma estrada que dá acesso a uma fazenda em Itabuna. A SSP-BA também informou que o carregamento estava sendo feito por um caminhão e havia um escoltamento do carregamento sendo feito por veículos menores. Quando a guarnição chegou ao local, foram recebidos a tiros pelos responsáveis pela droga, mas estes fugiram em direção a um matagal. Na ação, além da maconha apreendida, um casal e um homem foram conduzidos para a Delegacia Judiciária de Itabuna por suposto envolvimento com o caso.

  • Dois homens são presos em Igaporã por violação de sepultura em cemitério municipal

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 10:30


    IGAPORÃ

    - Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na tarde de terça-feira (15), dois homens foram presos na cidade de Igaporã por violação de sepultura no cemitério local. A PM foi informada por um popular que no cemitério local havia dois indivíduos praticando atos de vandalismo. O ato foi filmado e repassado à polícia. De imediato, uma guarnição policial se dirigiu para o local para averiguar a denúncia. Após a diligência, foram conduzidos para a delegacia um homem de 22 anos e outro de 26, para que as medidas judiciais neste tipo de caso sejam adotadas. As autoridades não informaram se objetos do cemitério foram furtados pelos autores.