• Variante peruana avança pela América do Sul e lança alerta para o Brasil

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    07/07/2021 - 16:00


    No Brasil, por enquanto, são três casos da Lambda e uma morte já estão relacionados à cepa

    COVID-19

    - A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a atenção para a América do Sul com a proliferação de casos da variante Lambda (C.37) do novo coronavírus. No Peru, onde foi detectada pela primeira vez em dezembro, a variante já representa 81% dos casos. Argentina e Chile também vêem alta de contaminações. Ainda não há estudos que comprovem a maior transmissibilidade dessa cepa, mas o aumento de casos e a baixa taxa de vacinação em áreas do continente onde essa mutação foi identificada preocupam autoridades de saúde. No Brasil, por enquanto, três casos e uma morte já estão relacionados à cepa. Classificada em junho como variante de interesse (VOI, na sigla em inglês) pela OMS, a Lambda já foi rastreada em 29 países. Entre as 20 nações latino-americanas, sete registraram a cepa. Na Argentina, foi responsável por 37% dos casos detectados de fevereiro a abril. No Chile, representa 32% das ocorrências listadas nos últimos 60 dias. Os países da região, porém, não têm estrutura robusta de vigilância genômica. "A América Latina sequencia muito pouco. O Brasil é o país que mais sequência na região e é pouco comparado a países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido", afirma Rodrigo Stabeli, diretor da Fiocruz em São Paulo, ao Estadão. "A vigilância genômica é de extrema importância para entendermos o comportamento de infecção das variantes e fazer medidas de contenção". Em números absolutos de casos, o Chile é líder mundial de notificações da Lambda. Segundo o Gisaid, banco online global de sequenciamentos com dados, são 840 registros. Na sequência, vêm Estados Unidos (621) e Peru (242). O Brasil registrou até agora dois casos em São Paulo e um terceiro, que resultou em óbito, no Rio Grande do Sul. O número, porém, pode ser maior. "Não acredito que tenhamos só três casos", diz o infectologista Alexandre Zavascki, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. "Não estou dizendo que se expandiu, mas quando quase casualmente detectamos a C.37, é possível, considerando que nas nossas fronteiras há grande entrada de pessoas vindo dessas regiões, que já tenhamos em algum grau mais casos que esses já reportados."

  • Cidade baiana e destino de famosos confirma oito dias de festa de Réveillon ainda em 2021

    Foto: Divulgação | Redes Sociais Foto: Divulgação | Redes Sociais
    Por Adele Robichez

    07/07/2021 - 15:00


    Artistas como Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Thiaguinho, Wesley Safadão e Bell Marques estão confirmados no evento

    BAHIA

    - A grande festa de réveillon "Mil Sorrisos", em Barra Grande, na península de Maraú, conhecida por ser a escolha de famosos como os jogadores de futebol Neymar e Lucas Lima e o surfista Gabriel Medina, já está com o evento confirmado em 2021. Mesmo em pandemia, a organização do evento prepara oito dias de festas, com atrações já confirmadas e venda de ingressos disponível. Segundo o convite de divulgação postado nas redes sociais da festa, os artistas Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Thiaguinho, Wesley Safadão e Bell Marques, entre outros, já estão com shows confirmados para o evento. Com as datas marcadas entre os dias 26 de dezembro a 2 de janeiro de 2022, o evento promoverá beach club e festas noturnas para comemorar o ano novo. “Nossa versão 2022 está tomando forma”, diz o vídeo publicado nas redes sociais, seguido da legenda da publicação “8 dias em um lugar paradisíaco, com os amigos e na Bahia. Tem como ficar melhor?”. De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura de Maraú, até a última segunda-feira (5), foram confirmados 1.747 casos de Covid-19 no município. Destes, 67 estão ativos, a maioria em Barra Grande, responsável por mais da metade das infecções registradas.

  • Operação prende chefe de grupo criminoso e afasta cúmplice de cargo de servidora pública

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Adele Robichez

    07/07/2021 - 13:30


    Quadrilha é investigada por furtos, roubos e clonagens de veículos na Bahia

    CASO DE POLICIA

    - Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público da Bahia (MP-Ba), que apura um grupo responsável por furtos, roubos e clonagens de veículos, prendeu o chefe da quadrilha, que mantinha uma relação próxima e duradoura, segundo a PRF, com uma servidora pública do da Bahia. Além do mandado de prisão preventiva, foram cumpridos outros de busca e apreensão em casas e propriedades dos investigados. Também foi deferido o afastamento, pelo período de um ano, da servidora pública do cargo que ocupava, assim como a proibição do acesso às dependências e aos sistemas da instituição onde desempenhava as suas funções e comunicação com outros agentes públicos. A operação ainda está em andamento e já foram apreendidos armas de fogo, veículos adulterados, documentos, placas , módulos de veículos, diversos materiais para fraudar e adulterar veículos e documentos, além de aparelhos conhecidos por Jammers, utilizados para bloquear sinal de GPS, celular e rastreamento de veículos.

  • Anvisa autoriza testes para nova vacina contra a covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    07/07/2021 - 12:00


    Ensaio clínico terá participação de 150 voluntários brasileiros; Bahia está entre os estados onde haverá recrutamento

    BRASIL

    - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testes clínicos no Brasil para uma nova vacina de combate à Covid-19, do laboratório Sanofi Pasteur, com sedes na França e nos Estados Unidos. Os testes da vacina da Sanofi Pasteur devem contar com a participação de 150 voluntários brasileiros nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O ensaio clínico autorizado será de fase ½, quando a vacina é aplicada inicialmente em grupos pequenos de adultos saudáveis e depois em grupos que representam a população alvo que se pretende imunizar. Nos ensaios da Sanofi Pasteur, serão testadas dosagens diferentes para empregar na Fase 3. É nesse momento que o imunizante é testado em um número maior de pessoas, com vistas a avaliar eficácia e segurança. A tecnologia empregada do imunizante é a de RNA mensageiro. Além do Brasil, os ensaios deverão ocorrer nos Estados Unidos, em Honduras e na Austrália. Segundo a Anvisa, este é o nono estudo autorizado pela agência para imunizantes contra a Covid-19. Foram autorizados testes semelhantes para as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac, Janssen, Clover, Medicago e Covaxin.

  • Mandado contra menor suspeito de arrombar comércios é cumprido em Guanambi

    Foto: Divulgação | PM-BA Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/07/2021 - 10:00


    GUANAMBI

    - Na noite de terça-feira (06), por volta das 23h, foi cumprido um mandado de internação contra um adolescente de 17 anos, no bairro Monte Pascoal, em Guanambi, por suspeição de arrombar estabelecimentos comerciais na cidade. A internação provisória foi decretada pela Justiça e a condução do jovem ficou a cargo do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O menor foi então apresentado na Delegacia Judiciária de Guanambi, de onde seguirá para a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE), na cidade de Salvador, para cumprimento de medida socioeducativa determinada pela Comarca de Guanambi.

  • Prefeitura de Caetité reforça limpeza pública com três novos caminhões de lixo

    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    07/07/2021 - 09:30


    Com os novos veículos, na avaliação do prefeito, Valtécio Aguiar, a coleta de lixo será reforçada no município.

    CAETITÉ

    - A Prefeitura de Caetité entregou, nesta terça-feira (6), três novos caminhões de lixo para reforçar a limpeza pública no município. Por meio do pregão eletrônico, publicado no Diário Oficial do Município, e de acesso a qualquer cidadão, foram publicizados os novos equipamentos que integrarão a frota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública. Com os novos veículos, na avaliação do prefeito, Valtécio Aguiar, a coleta de lixo será reforçada no município. “A gente só constrói um novo tempo com a cidade limpa e organizada”, pontuou o prefeito. Em Caetité, a coleta de lixo ocorre de segunda a sábado, das 16h às 22h.

  • Prefeita de Matina participa da entrega da Policlínica de Saúde em Brumado

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    07/07/2021 - 09:03


    MATINA

    - A prefeita de Matina Olga Gentil prestigiou nesta segunda feira a visita do governador à Brumado, quando foi entregue a décima oitava policlínica regional, máquinas e equipamentos para os consórcios intermunicipais. O governo do Estado investiu R$ 1,7 milhão na compra dos equipamentos para recuperar vias vicinais dos municípios. As máquinas motoniveladoras para manutenção de estradas vão beneficiar os municípios de Boquira, Botuporã, Paramirim, Brumado, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibipitanga, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Rio de Contas e Rio do Pires, Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Rio do Antônio, Urandi, Anagé, Aracatu, Belo Campo, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mirante, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal. Durante a visita a Brumado a prefeita reuniu com o deputado estadual Marquinhos Viana e recebeu a notícia da doação de quatro mil metros de tubos para extensão de redes de água na zona rural, via emenda parlamentar de autoria do deputado.

  • Aulas semipresenciais na Bahia voltam em meados de julho, prevê Rui Costa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Kamille Martinho

    07/07/2021 - 08:00


    Condição depende da estabilidade do número de novos casos e internações de Covid-19 no estado

    BAHIA

    - Após duas semanas do São João, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (6) que o retorno das aulas semipresenciais em toda a rede estadual deve acontecer ainda este mês, em meados de julho. Segundo ele, a decisão só depende dos números da Covid-19 no estado. "Se o número de novos casos e internações continuar caindo, vamos anunciar na semana que vem o retorno às aulas. Vamos apenas aguardar esse final de semana (10 e 11/07) para que esse dado se consolide, já que todo o efeito do São João já terá sido notado", disse durante o Papo Correria. Ainda segundo o chefe do Executivo estadual, o retorno será feito em um modelo híbrido, ou seja, com apenas metade da turma e alternando as aulas dia sim e dia não. Durante o programa, Rui ainda fez um apelo para que os municípios também se preparem para o retorno do ensino semipresencial.

  • Presidente do Haiti é assassinado por opositores dentro de casa

    Foto: AP | Dieu Nalio Chery Foto: AP | Dieu Nalio Chery
    07/07/2021 - 07:30


    MUNDO

    - O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado em sua casa nesta quarta-feira (7). A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro, Claude Joseph. A principal suspeita é que o crime tenha sido cometido por um comando integrado por pessoas estrangeiras, opositores do presidente. A mulher do presidente, Martine Moise, ficou ferida no ataque e foi hospitalizada. O exército do país foi requisitado para ir às ruas e manter a ordem. Há o medo de convulsão social diante da morte do presidente. No comunicado o primeiro-ministro disse que "um grupo de indivíduos não identificados, alguns dos quais falavam em espanhol, atacou a residência privada do presidente da República" por volta da 1h e "feriu mortalmente o Chefe de Estado". Jovenel Moïse tinha 53 anos e foi eleito presidente em 2017. Antes de ingressar na política foi um empresário de sucesso no ramo de energia. É cofundador da Companhia de Energia Haitiana (Haitian Energy Company SA), que explora a energia solar e eólica no país. Em 2012, fundou uma empresa de agronegócios voltado para a comercialização de bananas. O Haiti é o mais pobre país das Américas e um dos mais pobres do mundo. No ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH) ocupa a posição 168º de 187 países.

  • Guanambi tem mais de 200 pessoas em fase de recuperação da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/07/2021 - 19:15


    GUANAMBI

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI) divulgadas no início da noite desta terça-feira (06), por meio de boletim epidemiológico, que atualizou os números do quadro pandêmico de Guanambi, nas últimas 24 horas, 20 novos casos de Covid-19 foram registrados. No entanto, conforme o boletim, 85 pessoas aguardam resultado de teste. Em Guanambi, 208 pessoas estão em fase de recuperação da doença (casos ativos), das quais 29 guanambienses necessitaram de internação. Em Guanambi, 9.847 casos positivos foram confirmados, com 9.527 curados. Em Guanambi, desde o início da pandemia, 112 pessoas foram vitimadas fatalmente pela doença viral.

  • Em 24 horas, Bahia registra 3.235 casos de Covid-19 e 116 mortes pela doença

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    06/07/2021 - 19:00


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 69%

    BAHIA

    - Em 24 horas, a Bahia registrou 3.235 casos de Covid-19 e 116 mortes pela doença, segundo dados divulgados nesta terça-feira (6) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados nesta data. No total, o estado tem 1.141.612 casos confirmados desde o início da pandemia, com 24.428 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 69%. Situação da regulação de Covid-19 -  Às 12h desta terça-feira, 14 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 14 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Em Caetité, mais duas pessoas morrem por conta da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/07/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta terça-feira (06), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), mais duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em Caetité. Com isso, o município contabiliza 41 mortes por conta da doença viral. De acordo com a Sesau-CTE, as vítimas são homens, um com 88 anos, sem comorbidades, enquanto o outro tinha 53 anos e era portador de Diabetes Mellitus, além de obesidade, ambos moradores da sede do município. Boletim epidemiológico: 33 novos casos em 24 horas; 236 casos ativos; 3.530 casos confirmados; 3.253 casos curados; 37 casos suspeitos (29 pacientes aguardam resultado de teste e 8 aguardam coleta) e 14 pacientes internados.

  • Anúncio de privatização mobiliza funcionários dos Correios contra Bolsonaro

    Foto: Reprodução | Sincotelba Foto: Reprodução | Sincotelba
    Por Geovana Oliveira

    06/07/2021 - 17:00


    BRASIL

    - Com a proposta do Ministério da Economia para a privatização dos Correios avançando pela Câmara, os trabalhadores da empresa pública seguem se manifestando contra a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Já fizemos vários abaixo-assinados e passeatas porque entendemos que a privatização dos Correios faz mal não só aos trabalhadores como também à população em geral", afirma Adailton Fiuza, representante do sindicato da categoria na Bahia (Sincotelba). Segundo Fiuza, os profissionais vão participar da manifestação contra o presidente que está prevista para o dia 24, assim como participaram nas últimas que ocorreram no dia 2 e 3 deste mês. "A batalha está sendo árdua e estamos nessa luta. Estamos em todas as manifestações e passeatas com os cartazes informando a necessidade do Correio", conta. "A permanência do Correio público faz a ligação em todos os cantos do Brasil e é a única empresa federal que está em todos os municípios. O Correio é responsável pela entrega de livros didáticos, remédios, apoia na transferência dos bancos sanguíneos, e quem garante que a empresa que comprar os Correios vai manter aquela agência lá no Amazonas, nas comunidades ribeirinhas? Como o governo vai fazer para essas empresas transportarem as urnas eletrônicas? Não tem a confiabilidade da empresa pública".

  • Governo decide privatizar 100% dos Correios em um único leilão

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    06/07/2021 - 16:30


    Modelo é diferente dos planos para a Eletrobras e do que foi feito recentemente na BR Distribuidora, ex-subsidiária da Petrobras

    BRASIL

    - O governo definiu o modelo de privatização dos Correios. A proposta do Ministério da Economia, que vai para aprovação na Câmara dos Deputados já na semana que vem, prevê que a União se desfaça de 100% do capital da empresa.O modelo é diferente dos planos para a Eletrobras e do que foi feito recentemente na BR Distribuidora, ex-subsidiária da Petrobras, baseados em operações no mercado de capitais. A venda dos Correios também deve gerar mudanças na regulação do setor postal, que passaria a se tornar uma atribuição da Anatel com outro nome. Atualmente, a iniciativa privada participa da exploração dos serviços por meio de franquias, mas os preços seguem tabelas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que detém o monopólio de vários serviços. Segundo o projeto em votação na Câmara, o monopólio para carta e cartão postal, telegrama e correspondência agrupada continuará com a estatal por mais cinco anos e poderá ser restringido pelo Executivo.

  • Bahia não tem circulação de variante indiana da Covid-19, indica boletim do Lacen

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    06/07/2021 - 15:30


    Variante Gamma (antiga P.1, identificada primeiro em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado

    BAHIA

    - A Bahia não tem circulação da variante indiana da Covid-19 (Delta), segundo o último boletim divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). De acordo com o levantamento, a variante Gamma (antiga P.1, identificada primeiro em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. O Lacen-BA analisou amostras de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. As amostras continham genomas completos do Sars-CoV-2, a partir das quais foi possível identificar que circulam no estado 23 linhagens diferentes do vírus da Covid-19. Entre elas, as variantes Alpha (Reino Unido) e Gamma (Manaus), consideradas como variantes de preocupação e de interesse. “Na Bahia, não foi identificada a circulação das cepas Beta (África do Sul) e Delta (Índia). A variante Gama e a do Reino Unido ainda são as predominantes no mapeamento genético que fazemos que é essencial para o planejamento e definição de ações na área da Vigilância Epidemiológica do Estado”, explica Arabela Leal, diretora do Lacen-BA.