• Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início amanhã

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    26/07/2021 - 11:30


    Poderão solicitar o financiamento o estudante que realizou o Enem a partir de 2010; pré-selecionados serão divulgados no dia 3

    EDUCAÇÃO

    - O Fies inscreve desta terça-feira (27) até a sexta-feira (30) os estudantes interessados em financiamento a partir do segundo semestre deste ano. Poderão se inscrever quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.O candidato deve ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.Os pré-selecionados terão entre 04 e 06 de agosto para complementar a inscrição. O programa financia cursos superiores em instituições particulares, com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC) e de instituições que aderiram ao Fies. É dividido em uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato, podendo chegar a juro zero. Com informações da Agência Brasil.

  • Secretário diz que escolas estaduais estão prontas e cobra retorno dos professores vacinados com duas doses

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    26/07/2021 - 10:30


    Secretário Jerônimo Rodrigues deu entrevista nesta segunda-feira e anunciou que aulas do fundamental voltam no dia 9 de agosto

    BAHIA

    - No dia de retorno das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, o secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, garantiu que as escolas públicas estão preparadas para o retorno dos alunos. "Nos preparamos para criar o melhor ambiente de retorno. Todas as 2 mil escolas estaduais da Bahia estão 100% prontinhas. Investimos para criar as condições ideais, com dispenser para álcool em gel nos corredores, máscara para todos os alunos", disse. As declarações foram dadas em entrevista nesta segunda-feira (26) a Mário Kertész, na Rádio Metropole. Questionado sobre as reivindicações dos professores, por meio do sindicato da APLB, que se recusam a voltar, Rodrigues disse que tem dialogado para atender os pleitos da categoria, mas cobrou que os profissionais que já foram vacinados precisam retornar à sala de aula. "Me comprometi com o governador que iríamos gastar nossa energia com o lado de dentro da escola. Estamos nos reunindo com a APLB epedimos para ver quais são as condições ideiais que eles consideram para o retorno. A escola é um ambiente de cuidado. Nós já temos mais de 80% dos professore já tomaram as duas doses. Quem já tomou as duas doses, tem mais de 15 dias, o que justifica esses professores não estarem na sala de aula?", disse. Rodrigues também anunciou que a partir do dia 9 de agosto as aulas do ensino fundamental retornam. Nesta segunda, o retorno programado foi de alunos das aulas do ensino médio. "Se tiver algum problema voltamos para as aulas remotas. Mas não é o que queremos. Queremos avançar e manter as aulas semipresenciais", concluiu.

  • APLB contabiliza baixa adesão e parabeniza pais por não mandarem filhos no primeiro dia de aula presencial

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Gabriel Amorim

    26/07/2021 - 10:10


    Associação monitorou escolas em todo estado; adesão de professores também foi baixa

    BAHIA

    - Marcado para esta segunda-feira (26), o retorno das aulas presenciais no estado da Bahia foi marcado pela baixa adesão dos estudantes e professores. Segundo monitoramento realizado pela Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA), órgão sindical que representa os professores do ensino público, cerca de 95% dos alunos não chegaram às aulas. “Monitoramos todas as escolas do estado e em nenhuma delas houve uma aula sequer. Apareceram pouquíssimos alunos. Em uma escola de 2 mil alunos, irem 5 não é nada”, aponta Rui Oliveira, presidente da APLB-BA. “Gostaríamos inclusive de parabenizar os pais e mães que não mandaram seus filhos para a escola”, completa o representante. Para a APLB, o retorno só será possível quando a vacinação atingir toda a categoria com duas doses e for garantido o cumprimento do protocolo de biossegurança. “Estamos negociando com a prefeitura um período de uma semana para checagem de todas as escolas quanto ao protocolo. A própria comunidade vai formar brigadas para garantir que as escolas estão cumprindo as medidas”, explica Rui. Segundo Oliveira, as negociações com a prefeitura estão avançadas e um acordo deve ser fechado essa semana. No caso do governo do estado, uma reunião está agendada para esta quarta-feira (28) para dar continuidade às negociações. Em entrevista a Mário Kertész no Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metropole, nesta segunda-feira (26), o secretário estadual de educação Jerônimo Rodrigues defendeu que as escolas estão prontas para retomar as atividades. "Nos preparamos para criar o melhor ambiente de retorno. Todas as 2 mil escolas estaduais da Bahia estão 100% prontinhas. Investimos para criar as condições ideais, com dispenser para álcool em gel nos corredores, máscara para todos os alunos", disse. O titular da educação ainda comentou a falta de adesão dos professores "Me comprometi com o governador que iríamos gastar nossa energia com o lado de dentro da escola. Estamos nos reunindo com a APLB e pedimos para ver quais são as condições ideais que eles consideram para o retorno. A escola é um ambiente de cuidado. Nós já temos mais de 80% dos professores já tomaram as duas doses. Quem já tomou as duas doses, tem mais de 15 dias, o que justifica esses professores não estarem na sala de aula?", disse. Questionado sobre as declarações do secretário, Oliveira disse esperar por um diálogo aberto. “Não adianta discutir teses. Agora que avaliamos a realidade nesta segunda, vamos nos reunir na quarta e esperamos poder conversar com o governo de forma civilizada. Queremos o diálogo”, afirmou.

  • Homem morre após sofrer acidente de moto em Candiba

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    26/07/2021 - 09:04


    CANDIBA

    - Na noite de sábado (24), por volta das 21h, um homem de 37 anos, identificado como Fabrício Lima Dos Santos, morreu após sofrer um acidente de moto, em uma estrada vicinal, nas imediações do Parque José Vaqueiro, na cidade de Candiba, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar (PM), Fabrício perdeu o controle do veículo, e com o impacto da queda sofreu diversas fraturas e morreu no local. A PM fez a preservação do local do acidente até a chegada do  Departamento de Polícia Técnica (DPT), que removeu o corpo da vítima, encaminhando-o para Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde realizou exame de necropsia.

  • Com uma medalha de prata, Rayssa Leal se torna medalhista mais jovem do Brasil

    Foto: Divulgação | Wander Roberto Foto: Divulgação | Wander Roberto
    Por Gabriel Amorim

    26/07/2021 - 08:00


    ESPORTE

    - A atleta Rayssa Leal, de Imperatriz, no Maranhão, se tornou, aos 13 anos, a medalhista mais jovem da história do Brasil. A atleta conquistou a prata e garantiu a segunda medalha para o skate street nas Olimpíadas de Tóquio, repetindo o resultado de Kelvin Hoefler no domingo. Antes da medalha de Rayssa, o recorde era de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. Fadinha, como já ficou conhecida, é, também, a mais jovem brasileira a participar dos Jogos. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 347 dias. A maranhense do skate tem 13 anos, 203 dias. O pódio com as três melhores do skate feminino foi completado pela japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, cinco meses mais velha que Rayssa, que ficou com o ouro. A skatista somou 15,26 na final, à frente dos 14,64 da brasileira. A também japonesa Funa Nakayama levou o bronze, com 14,49.

  • Guanambi registrou 16 novos casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    25/07/2021 - 18:30


    GUANAMBI

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), em atualização de boletim epidemiológico divulgado neste domingo (25), nas últimas 24 horas, mais 16 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por conta disso, Guanambi passou a apresentar 138 casos ativos, sendo que destes, 17 pacientes seguem internados. Ao todo, são 10.309 casos confirmados, com 10.055 curados. Em Guanambi, desde o início da pandemia, 116 pessoas foram vitimadas fatalmente pela Covid-19.

  • Caetité possui 9 pacientes internados com Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    25/07/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico divulgado neste domingo (25), nas últimas 24 horas, mais 2 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por conta disso, Caetité passou a apresentar 148 casos ativos, sendo que destes, 9 pacientes seguem internados. Ao todo, são 3.913 casos confirmados, com 3.719 curados. Em Caetité, desde o início da pandemia, 46 pessoas foram vitimadas fatalmente pela Covid-19.

  • Bahia registra 1.125 novos casos de Covid e 19 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    25/07/2021 - 18:00


    A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 54%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 1.125 novos casos de Covid-19 e 19 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados neste domingo (25) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado tem 1.185.439 casos confirmados desde o início da pandemia, com  25.504 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 54%. Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h deste domingo, 7 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 2 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Festa clandestina com 250 pessoas é encerrada em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    Por Gabriel Amorim

    25/07/2021 - 15:00


    Aglomeração aconteceu em um sítio localizado no bairro de Parque Imperial.

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Uma festa clandestina com cerca de 250 pessoas foi encerrada na madrugada deste domingo (25), por equipes da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. Denúncias anônimas levaram os policiais até  um sítio localizado no bairro de Parque Imperial. No local,pessoas estavam aglomeradas e sem máscaras de proteção. “Pela quantidade de pessoas foi necessário solicitar o apoio de outras unidades. Quando chegamos lá, descobrimos que o evento, chamado de “Brega Fest 5ª Edição'', possuía até bilheteria. Conseguimos identificar a responsável e, em seguida, a conduzimos até a delegacia da cidade”, relata o comandante da 77 ª CIPM, major Vagner Ribeiro Almeida. Depois da condução da organizadora, os participantes foram dispersados.

  • Polícia impõe sigilo de 15 anos a dados de operação que matou Lázaro

    Foto: Reprodução | SSP Foto: Reprodução | SSP
    Por Gabriel Amorim

    25/07/2021 - 11:00


    Justificativa é que divulgação pode atrapalhar futuras operações

    POLICIAL

    - Os dados da operação policial que matou Lázaro Barbosa estão sob sigilo por quinze anos. A determinação é da Polícia Civil de Goiás e foi  divulgada em resposta a um pedido de dados realizado pelo Correio Braziliense sobre a operação. A justificativa dada pela polícia é de que a divulgação dos dados neste momento pode colocar em risco a instituição e atrapalhar futuras operações. No pedido realizado pelo veículo de imprensa, via Lei de Acesso à Informação (LAI), e endereçado às Secretarias de Segurança Pública de Goiás e do Distrito Federal, foram solicitadas informações como valor investido na operação, o tamanho da área monitorada pelas autoridades nas buscas e os gastos com combustível por viaturas e helicópteros. Na resposta, divulgada pelo Correio Braziliense, o delegado-geral adjunto Deusny Silva Filho argumentou que a divulgação das informações iria expor os equipamentos de que a instituição dispõe para investigação e operações policiais, a estratégia e os recursos usados, bem como projetos futuros.

  • Caetité: Justiça obriga Núcleo de Saúde a apresentar relatórios de inspeções sanitárias da Unacon

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/07/2021 - 07:00


    CAETITÉ

    - A Justiça determinou, em caráter de urgência, que a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste do Estado da Bahia apresente os relatórios integrais referentes às inspeções sanitárias realizadas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Caetité, nos meses de novembro de 2020 e fevereiro e junho de 2021. Os documentos, relatórios de inspeções sanitárias, cuja apresentação foi requisitada pelo Ministério Público, são necessários à instrução de inquérito civil instaurado para apuração da existência de irregularidades na unidade de saúde denunciadas ao Ministério Público, as quais, acaso existentes, podem colocar em risco a vida dos pacientes que ali se encontram internados para tratamento de Covid-19. A ação foi proposta pelo Ministério Público, por meio das promotoras de Justiça Daniele Chagas Bruno e Tatyane Miranda Caires, após o recebimento de notícias de “gravíssimas irregularidades” no funcionamento da unidade de saúde, responsável pelo atendimento de urgência e emergência para casos de Covid-19 na região sudoeste e da recusa/retardamento por parte da Coordenação do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste do Estado da Bahia, órgão responsável por realizar a fiscalização na unidade, em apresentar os relatórios das inspeções já realizadas.

  • Bahia registra 1.641 novos casos de Covid e 28 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    24/07/2021 - 19:00


    A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 58%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 1.641 novos casos de Covid-19 e 28 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados neste sábado (24) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado tem 1.184.314 casos confirmados desde o início da pandemia, com 25.485 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 58%.Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h deste sábado, 3 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 7 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Número de casos ativos de Covid-19 em Caetité ultrapassa 150

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com atualização do boletim epidemiológico feita pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE) neste sábado (24), no município, 158 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Nas últimas 24 horas, 18 novos casos foram registrados. Ao todo, são 3.911 casos positivos, com 3.707 casos curados, ao mesmo tempo que 36 pacientes aguardam resultado de teste. Com 9 pessoas internadas, em Caetité, desde o início da pandemia, 46 vidas foram interrompidas por conta da Covid-19.

  • Guanambi registra óbito de número 116 pela Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 18:00


    GUANAMBI

    - Segundo atualização de boletim epidemiológico realizada neste sábado (24), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), a cidade registrou o óbito de número 116 ocasionado pela Covid-19. Trata-se de um homem de 96 anos, que estava internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG) desde o último dia 15, vindo a falecer na noite de ontem (23). Números do quadro pandêmico: 82 pessoas aguardam resultado de teste; 122 casos ativos; 10.293; 10.055 casos curados; 15 pacientes internados e 17 novos casos nas últimas 24 horas.

  • Brumado registra protesto contra Bolsonaro neste sábado

    Foto: Divulgação | Redes Sociais Foto: Divulgação | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 16:00


    BRUMADO

    - A cidade de Brumado registrou protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sábado (24). Na capital do minério, centenas de pessoas foram às ruas para pedir o impeachment do presidente, além de reivindicarem o auxílio emergencial de R$ 600, bem como o aceleramento do processo de vacinação contra a Covid-19. Nos cartazes e faixas, as mensagens faziam menção aos quase de 550 mil brasileiros mortos pela Covid, além de classificarem o presidente como genocida. Os manifestantes reclamaram também sobre o preço da gasolina, do gás de cozinha e dos alimentos. Com gritos de “vacina, trabalho e fora Bolsonaro”, os participantes circularam pelas ruas do Centro de Brumado, todos fazendo uso de máscara, sendo que os organizadores distribuíram álcool em gel  para higienização das mãos. Estavam entre os participantes, jovens, estudantes acadêmicos, profissionais liberais, adolescentes e militantes de movimentos sociais, pessoas ligadas à religião de matriz africana, dentre outros. Em relação a partidos políticos presentes no movimento, muitos manifestantes empunhavam a bandeira do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).