• Embora lentamente, casos ativos de Covid-19 voltam a ter alta em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/12/2021 - 19:00


    CAETITÉ

    - Está em 16 o número de casos ativos de Covid-19 em Caetité. Segundo informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), em atualização de boletim epidemiológico desta quinta-feira (02), nas últimas 24 horas, foram três novos casos e nenhum paciente curado. Com isso, a situação da pandemia no município está assim: 16 casos ativos; 4.354 casos positivos; 4.290 casos curados; 12 pessoas aguardando resultado de teste; 00 pacientes internados e 48 óbitos.

  • Bahia registra 582 novos casos de Covid e nove óbitos pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    02/12/2021 - 18:00


    Taxa de ocupação de leitos UTI adulto caiu para 37%

    BAHIA

    - Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 582 novos casos de Covid-19 e nove óbitos pela doença. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) consideram aquilo que foi registrado até as 17h desta quinta-feira (2). Desde o início da pandemia, a Bahia já registrou 1.261.513 casos da doença. Destes, 27.329 tiveram óbito confirmado. Atualmente, o estado possui 3.294 infecções ativas. Em relação à ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, a taxa caiu para 37%.

  • Polícia Militar alerta população de Livramento e região sobre golpe do PIX

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    02/12/2021 - 16:30


    UTILIDADE PÚBLICA

    - A Polícia Militar alerta quanto ao GOLPE DO PIX que vem ocorrendo em Livramento de Nossa Senhora e demais cidades da 46ª CIPM. Comerciantes recebem mensagens e/ou ligações nas quais são ameaçados caso não realizem transferências dos valores solicitados. Orientamos que as vítimas mantenham a calma e liguem imediatamente para a Polícia Militar por meio do nosso funcional (77) 99851-8241 ou através do 190. É importante também a realização de Registro de Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil para que sejam tomadas as medidas cabíveis. PM-BA uma Força a serviço do cidadão!

  • 18 municípios estão em situação de emergência pela chuva; Itaberaba também entrou na lista

    Foto: Prefeitura de Itaberaba Foto: Prefeitura de Itaberaba
    02/12/2021 - 15:00


    As cidades de Anagé e Santanópolis ainda estão em processo de análise de decretação pela Defesa Civil

    BAHIA

    - O município de Itaberaba entrou para a lista de cidades em situação de emergência por conta da chuva. Lá, a enchurrada matou duas pessoas e deixou um rastro de destruição. Com Itaberaba, a Bahia passa a ter 18 municípios em situação de emergência, reconhecidos pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). As cidades de Anagé e Santanópolis podem entrar para a lista em breve, os pedidos de decreto de situação de emergência estão em análise pelo órgão. As fortes chuvas que caíram durante todo o mês de novembro têm feito estragos em diversas cidades da Bahia. No início do mês, Itabareba já havia decretado situação de emergência, também por conta da chuva. Agora, a Prefeitura de Itaberaba registrou que várias famílias foram afetadas pela destruição da chuva. Parte do telhado de uma escola recém-construída ficou em pedaços, uma casa desabou e várias outras foram atingidas. Confira a lista completa de municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pela Sudec: Amélia Rodrigues; Ibicoara; Itaberaba; Mucugê; Mutuípe; Teolândia;Jaguaquara; Ruy Barbosa; Maragogipe; Itaquara; Eunápolis;  Itacaré; Itarantim; Mundo Novo; Baixa Grande; Marcionílio de Souza; Jiquiriçá; Itambé.

  • Com uma pandemia ainda em curso, festa de réveillon e carnaval são manifestações histéricas da insensibilidade coletiva

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    02/12/2021 - 14:00


    ARTIGOS

    - Graças a robustez do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), aos esforços do governador João Dória (PSDB), de uma CPI no Senado Federal, da pressão da sociedade civil organizada e da imprensa, o expediente negacionista e anticientífico no que tange à pandemia, por parte de Jair Bolsonaro et caterva, se desdobraram ao bom senso. Com isso, podemos dizer então, que mesmo com atraso, que custou a vida de milhares de pessoas, a vacinação no Brasil é um sucesso. Êxito este que é refletido nas ruas, pois mesmo com a pandemia ainda em curso, paira uma sensação de tranquilidade na população, em que boa parte já abandonou as máscaras, estão realizando encontros, o público já voltou aos estádios de futebol e demais eventos, embora este comportamento seja um tão pouco displicente. O certo é que a pandemia chegou em um estágio de fadiga, a ponto de nem mesmo uma nova variante provocar medo nas pessoas. E esta realidade vai de encontro daquilo que se chamou de “novo normal”, ou seja, todos nós sabemos do que o vírus é capaz, mas admite-se conviver com ele, criando novos hábitos e remodelando os ritos sociais. Mas não, o que prevaleceu mesmo foi a força do ‘velho normal’, pois é muito difícil para uma sociedade incorporar novos hábitos e abandonar os velhos. Um exemplo claro dessa premissa, é a histeria da insensibilidade coletiva em torno da realização das festas de réveillon e do nosso famigerado carnaval, enquanto a ameaça da Covid-19 ainda está entre nós. E não venham com essa, “ah, mas Claudia Leitte, João Gomes e Daniela Mercury já estão fazendo suas festas.” Sim, no entanto, uma coisa é um evento particular em que as pessoas assumem os riscos, com exigência de comprovante de vacina e realização de testes rápidos, outra coisa é uma decisão no âmbito da administração pública que coloca milhões de pessoas na rua, com predisposição a troca de fluídos e otras cositas más, se é que me entendem. 

  • Violência: Duas pessoas são mortas a tiros na cidade de Bom Jesus da Lapa

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/12/2021 - 12:00


    BOM JESUS DA LAPA

    - Duas pessoas foram mortas a tiros na última terça-feira (30), por volta das 20h30, na Travessa Princesa Isabel, no bairro Vila Maia, na cidade de Bom Jesus da Lapa. Segundo informações da Polícia Civil (PC), um homem e uma mulher estavam a bordo de uma motocicleta, quando foram surpreendidos por homens armados, que estavam a bordo um carro, que não foi identificado, sendo que dois dos homens realizaram diversos disparos de arma fogo na direção do casal, levando-o a óbito ainda no local. Segundo informações da perícia policial, certamente, os tiros foram oriundos de armas calibres 380 e 12. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou o processo de levantamento cadavérico, encaminhando os corpos para o  Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. Ainda não há informações sobre a motivação do duplo homicídio. 

  • Baterias são furtadas de caminhão na cidade de Caetité

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/12/2021 - 11:00


    CAETITÉ

    - Não existem estatísticas oficiais, mas ao que tudo indica, a criminalidade cresceu em 2021 na cidade de Caetité. Pequenos furtos, roubo de motos, assalto a residências e estabelecimentos comerciais, estão acontecendo com uma frequência nunca vista. A exemplo da madrugada desta quinta-feira (02), em que segundo apurou a reportagem do Sudoeste Bahia (SB), o caminhão de uma empresa comercial teve duas baterias furtadas. O fato ocorreu no bairro Santo Antônio. Ainda conforme informações, as baterias são da marca LA. Um boletim de ocorrência (B.O) já foi feito e a empresa pede que para quem souber de qualquer informação a respeito das baterias, entre em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Caetité.

  • Região: Chuva forte provoca desabamento de casa e mata criança de nove anos

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    02/12/2021 - 10:30


    Uma parede da casa desabou e atingiu a criança

    SUDOESTE DA BAHIA

    - O desabamento da parede de uma casa na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, acabou vitimando uma criança de 9 anos.  A garota estava na residência com outras cinco pessoas. Segundo relato de vizinhos, chovia bastante na região no momento do acidente. Seis pessoas - cinco crianças e um adulto - assistiam TV quando a parede caiu sobre as vítimas. As chuvas fortes dos últimos dias pode acabar fazendo o município decretar situação de emergência. Ainda segundo a prefeitura de Itapetinga, a Defesa Civil do Estado já foi chamada e deve chegar na cidade na quinta-feira (2).  As equipes da prefeitura realizaram vistorias no local do acidente e analisam se as residências ao redor correm riscos, além de prestar apoio aos desabrigados. Segundo moradores, a região é bastante vulnerável às chuvas.

  • Promotores de Justiça irão pedir aos prefeitos que intensifiquem a vacinação na Bahia

    Foto: Reprodução | PMC      Foto: Reprodução | PMC
    02/12/2021 - 10:00


    Documento assinado pela procuradora-geral de Justiça da Bahia orienta que os promotores reforcem aos gestores municipais sobre a importância de informar a população a respeito dos benefícios da vacinação

    BAHIA

    - A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti recomendou, nesta quinta-feira (1), aos promotores de Justiça que instaurem procedimento administrativo para acompanhar a atuação municipal relacionada à vacinação contra a Covid-19. O documento orienta que os promotores de Justiça enviem recomendações aos gestores municipais para que intensifiquem a vacinação de pessoas que ainda não foram imunizadas ou que necessitem da aplicação da segunda dose ou a dose de reforço. O texto se baseia no expediente do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Coronavírus. A recomendação leva em consideração a recente alta no número de infectados pelo coronavírus no estado e o surgimento de nova cepa, a ômicron. O documento destaca ainda que a Bahia voltou a registrar, no dia 23 de novembro, mais de mil novos casos de Covid-19 em 24h, o que não ocorria desde o final do mês de agosto deste ano, e que a ômicron foi declarada pela OMS como ‘variante de preocupação’ em razão de suas 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína ‘spike’, a ‘chave’ que o vírus usa para entrar nas células e também o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. A chefe do Ministério Público baiano destacou também que “não há informações científicas precisas a respeito da transmissibilidade e letalidade da referida variante”. Foi orientado que os promotores reforcem aos gestores municipais sobre a importância de informar a população a respeito dos benefícios da vacinação, da segurança dos imunizantes e da importância de completar o esquema vacinal como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Há diversos municípios baianos com baixas taxas de cobertura vacinal, sendo que 51 destes apresentam registros inferiores a 50%”, destacou Norma Cavalcanti.

  • Empresários de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio vivem a experiência do Empretec

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Nayla Gusmão

    02/12/2021 - 09:10


    Após 60 horas de seminário empreendedores dizem estar motivados para o desenvolvimento pessoal e empresarial

    REGIÃO

    - Na última semana, foi realizado o 3º Seminário Empretec em Livramento de Nossa Senhora, que reuniu 21 empresários do município e também de Dom Basílio. O evento presencial possui carga horária de 60 horas e desafia os participantes, em atividades práticas, a desenvolverem e aprimorarem as características de comportamento empreendedor: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos. Ana Cláudia Ramaldes, empresária do segmento de contabilidade, foi uma das participantes da imersão. Segundo ela, o desejo de participar do Empretec era antigo, pois ela já conhecia a história de outros empresários que realizaram o curso. Agora que conseguiu participar, ela detalha a experiência. “Minha vida já é uma transformação em menos de 24 horas após o fim do curso. Eu quero viver na prática e me realizar com essa transformação de vida que eu vivi nesses últimos dias. O Empretec é diferenciado, tem uma metodologia fora da realidade de qualquer curso que eu já tenha realizado e estou muito feliz, muito grata, com a metodologia e com a forma com que o Sebrae traz o Empretec pra gente aqui no Brasil”, declarou Ramaldes. Outros participantes também foram impactados com o conteúdo apreendido, como Egídio Meira, empresário do segmento de educação. Para Egídio, o seminário veio em um momento em que ele precisava fazer alterações na vida pessoal e empresarial. “Nesses seis dias de imersão, eu pude constatar onde eu preciso dar mais foco em minha vida e, assim, desenvolver as principais competências que me levarão ao patamar que eu realmente desejo. Foi um verdadeiro ‘chacoalhão’ que eu vivi nesses seis dias e estou a mil por hora pra traçar metas, planejar e atingir o topo”, afirmou Meira. Jéssica Lopes, analista do Sebrae, destaca que o Empretec é sempre um sucesso pois é possível observar, ao final de cada seminário, como os empresários são impactados positivamente e saem focados em se desenvolver. “Esse ciclo se alimenta pela percepção do ‘empreteco’ de que a experiência é disruptiva demais pra ficar contida. Sempre querem indicar um sócio, um amigo, um familiar para vivenciar também essas 60h de descoberta. Para mim, enquanto colaboradora do Sebrae, é gratificante fazer parte desse processo e sentir que estamos fazendo a diferença na região”, destacou a analista.

  • Sesab emite alerta após detecção de quatro casos de Influenza A H3N2

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    02/12/2021 - 08:00


    BAHIA

    - Em função da detecção de quatro casos positivos para Influenza A H3N2, a Vigilância Epidemiológica Estadual emitiu, ontem (1º), um alerta epidemiológico para as secretarias municipais de saúde. Os quatro casos confirmados ocorreram em novembro, com início dos sintomas entre 19/11 e 25/11. Todos residem em Salvador, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, com idades de 11, 29, 38 e 54 anos. O documento orienta as equipes de saúde para a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há recomendação também para a intensificação vacinal nos municípios que dispõem de estoque, com oferta da vacina influenza para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021. Esse grupo prioritário é composto por crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; povos indígenas e quilombolas; população privada de liberdade; adolescentes sob medidas socioeducativas; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Na Bahia, 5.635.200 doses da vacina Influenza foram distribuídas e 4.830.362 foram aplicadas durante a Campanha da Influenza em 2021, atingindo a cobertura média de 69,7%. O estado alcançou as seguintes coberturas vacinais por grupos prioritários: crianças (79,4%), gestantes (77,2%), idoso (66,1%), povos indígenas (78,3%), puérperas (80,8%), trabalhadores de saúde (55,7%). Em 2020, a cobertura média alcançou 93,55% do público alvo.

  • Região: Mulher de 18 anos é presa transportando armamento pesado em ônibus

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    02/12/2021 - 07:00


    Apreensão causou um prejuízo de aproximadamente 3,8 milhões de reais ao crime organizado

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Uma mulher foi presa, na noite desta quarta-feira (01), por transportar tabletes de cocaína e armamento pesado em um ônibus interestadual. A prisão em flagrante ocorreu no Km 830 da BR 116, na altura do município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. A Polícia Rodoviária Federal realizava uma fiscalização na área, quando foi dada uma ordem de parada a um ônibus que seguia de São Paulo com destino a Maceió. Ao subir no veículo, um cão farejador indicou uma mala. Os policiais revistaram a bagagem e encontraram tabletes de cocaína e mais armas e munições. Uma mulher de 18 anos foi identificada como proprietária da mala. Ela disse aos policiais que recebeu R$ 1.500 para levar o material da região do Braz, em São Paulo, à rodoviária de Feira de Santana. Ao todo, foram apreendidos 1 fuzil 5.56, de origem estrangeira; 1 pistola 9mm; 4 pistolas 40mm; 12 carregadores; 29 munições de .40; 29 munições de .45; 20 munições de 9mm e mais 21,25 kg de cocaína. De acordo com informações da PRF, a apreensão causou um prejuízo de aproximadamente 3,8 milhões de reais ao crime organizado. A passageira foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia da Polícia Judiciária, para os procedimentos cabíveis. Ela responderá pelo crime de tráfico de drogas (art. 33 da lei de tóxicos). As informações são do Bahia.ba.

  • Guanambi registra dois novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    01/12/2021 - 21:00


    GUANAMBI

    - Chegou a 13 o número de casos ativos de Covid-19 na cidade de Guanambi. Isso porque, nas últimas 24 horas, mais dois novos casos foram registrados. Esta informação consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), emitido no início da noite desta quarta-feira (01). Os números da pandemia no município são os seguintes: 39 pessoas aguardando resultado de teste; 13 casos ativos; 10.998 casos confirmados; 10.856 casos recuperados; 02 pacientes internados; 02 casos nas últimas 24 horas e 129 óbitos.

  • Caetité inicia mês de dezembro com mais de 10 casos ativos de Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    01/12/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - Quatro novos casos de Covid-19 foram registrados em Caetité, nas últimas 24 horas, sendo que no mesmo período de tempo, três pacientes foram declarados curados, o que resulta em um saldo positivo de um. Portanto, o município passa a ter 13 casos ativos da doença, mas nenhum paciente está internado. Dados os destaques, a situação da pandemia em Caetité está assim, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde Caetité (Sesau-Cte) no fim da tarde desta quarta-feira (01): 13 casos ativos; 4.351 casos confirmados; 4.290 casos curados; 12 pessoas aguardando resultado de teste; 00 pacientes internados e 48 óbitos.

  • Bahia registra 590 novos casos e mais 11 óbitos pela doença

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    01/12/2021 - 18:00


    A Bahia tem cerca de 86% da população vacinada

    COVID-19

    - Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 590 casos de Covid-19.O boletim epidemiológico desta quarta-feira (1º) também registra 11 óbitos. Dos 1.260.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.230.350 já são considerados recuperados, 3.261 encontram-se ativos e 27.320 tiveram óbito confirmado. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há ainda 1.635.557casos descartados e 255.667 em investigação. Na Bahia, 52.546 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - A Sesab faz um alerta que por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 261 dos 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses. A Sesab pontua ainda que até o domingo (21), 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.