• Ônibus que havia saído de Bom Jesus da Lapa para São Paulo colide na BR-040, em Minas

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 11:00


    O motorista do ônibus chegou a ficar preso às ferragens, mas não há informações sobre seu estado de saúde

    BOM JESUS DA LAPA

    - Na manhã desta terça-feira (04), um ônibus da empresa Gontijo, que havia saído da cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, com destino a São Paulo, colidiu com um caminhão, na BR-040, em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, oito pessoas tiveram ferimentos leves, mas precisaram receber atendimento médico em um hospital da localidade. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus chegou a ficar preso nas ferragens, mas não há informação sobre o estado de saúde dele. Até o momento, não foi divulgado se houve vítima fatal. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) esteve no local para auxiliar na retirada do ônibus, que ficou parcialmente destruído, sendo removido por um guincho. Por conta do acidente, a via ficou interditada por cerca de 40 minutos.

  • Região: Briga entre irmãos resulta em lesão por golpe de facão

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 10:30


    REGIÃO

    - Uma briga entre irmãos ocorrida na Fazenda Pai Paulo, zona rural de Jacaraci, na noite de segunda-feira (03), por volta das 21h30, resultou em uma lesão corporal causada por golpe de facão. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o desentendimento foi motivado por uso de bebida alcoólica. A vítima, um homem de 61 anos, foi conduzida para o hospital local, enquanto o autor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde aguardará decisão judicial. 

  • Jovem livramentense morre após colidir com motocicleta em traseira de carro

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada) Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada)
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 10:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Um jovem de apenas 17 anos, identificado como William Bruno Alves Silva, morreu na noite de segunda-feira (03), por volta das 19h30, após colidir com uma motocicleta que conduzia, em um estrada vicinal entre as comunidades da Barrinha e do Recreio, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações apuradas pelo Sudoeste Bahia, William bateu no fundo de automóvel modelo Fiat Uno e, com o impacto, o adolescente foi lançado ao solo. Após a queda, William não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local do acidente e realizou o processo de remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde será necropsiado.

  • Urandi registra óbito por Influenza H3N2

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 09:30


    URANDI

    - Foi confirmada a morte de uma pessoa, na cidade de Urandi, no sudoeste baiano, em consequência da nova cepa da gripe Influenza, do subtipo H3N2, na tarde desta segunda-feira (03). Segundo informações da Prefeitura Municipal de Urandi, o paciente deu entrada no Hospital Municipal Padre Antônio Manoel Rocha,  no dia 27 de dezembro de 2021, com síndrome respiratória. Houve agravamento do quadro e o paciente veio a óbito no mesmo dia. A confirmação de H3N2 foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, após análise de material. De acordo com as entidades médicas, os sintomas da nova cepa da gripe são febre alta, dor de garganta, calafrios, tosse forte e até vômitos. Como ainda não existe vacina para este tipo de vírus, recomenda-se seguir as mesmas formas de prevenção da Covid-19, ou seja, distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

  • Dupla infecção: RJ e Ceará registram casos de Covid e Influenza ao mesmo tempo

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Leilane Teixeira

    04/01/2022 - 09:07


    No Rio, família diz que adolescente testou positivo mas secretaria estadual não confirma. No Ceará, 3 pacientes foram diagnosticados com as 2 síndromes gripais juntas

    SAÚDE

    - Os estados do Rio de Janeiro e Ceará já registram casos de infecção por Covid-19 e influenza ao mesmo tempo, fenômeno que está sendo chamado de “flurona”, uma junção do nome das duas doenças. No Rio, a dupla infecção foi identificada em um adolescente de 16 anos. Mãe do jovem, a fisioterapeuta Adriana Soutto Mayor diz que ele começou a apresentar sintomas leves, como coriza e febre baixa, na última quarta-feira (29). Como o filho continuou com o mesmo quadro, ela decidiu levá-lo para fazer um teste no dia seguinte. A fisioterapeuta diz que o filho está bem e que tomou as duas doses da vacina. Segundo ela, as autoridades de saúde do Rio já entraram em contato para investigar o caso. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde diz que ainda não confirmou a dupla infecção e que, em geral, os casos são notificados pela doença com maior gravidade, no caso a Covid-19. “É importante ressaltar que ainda não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado.” No Ceará, o governo já confirmou três casos de coinfecção, todos eles em Fortaleza. Trata-se de duas crianças de um ano, cujos quadros clínicos não foram graves e que já receberam alta, e de um homem de 52 anos que não precisou ser internado. Segundo a Secretaria da Saúde do estado, não se sabe ainda qual cepa do coronavírus infectou os três. A pasta informou, porém, que os pacientes foram contaminados pela H3N2, uma das cepas da influenza.

  • Menina de três anos morre no oeste da Bahia e médica aponta indícios de estupro

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    04/01/2022 - 08:00


    Caso aconteceu nesta segunda-feira (3)

    Luís Eduardo Magalhães

    - Uma menina de 3 anos morreu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (3).. Uma médica denunciou que a criança apresentava indícios de estupro. De acordo com o delegado Joaquim Rodrigues, o caso aconteceu por volta das 15h30, na localidade conhecida como "Vila São Pedro", na zona rural de Formosa do Rio Preto, cidade a cerca de 240 km de Luís Eduardo Magalhães. A menina, identificada como Ilana, foi socorrida com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. Ainda de acordo com o delegado, a menina, que completaria 4 anos, em março deste ano, foi atendida, medicada e entubada, mas não resistiu. O corpo dela vai passar por necropsia na terça-feira (4). O delegado informou que as investigações sobre a morte da menina já começaram, mas o estupro só será confirmado com o resultado da necropsia. Os pais dela já foram ouvidos nesta terça e negam o abuso.

  • Caetité registra quatro casos de Covid em 24h; em Guanambi, casos da doença disparam

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    03/01/2022 - 21:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi atualizaram no fim da tarde desta segunda-feira (03), a situação da pandemia, nos respectivos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 14 casos ativos; 4.380 casos positivos; 4.318 casos curados; 33 casos suspeitos; 04 casos em 24 horas; 01 paciente internado e 48 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 214 pessoas aguardam resultado de teste; 81 casos ativos; 11.249 casos positivos; 11.039 casos recuperados; 04 pacientes internados; 35 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Após chuvas em Minas, cheia do rio Pardo causa alagamentos em cidades da região

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    03/01/2022 - 18:30


    SUDOESTE DA BAHIA

    - Após a abertura de comportas da barragem do Machado Mineiro por conta das chuvas em Minas Gerais, regiões ribeirinhas de cidades baianas que são cortadas pelo rio Pardo ficaram alagadas no último final de semana. A informação é do portal G1. Cândido Sales, Vitória da Conquista e Itambé, no sudoeste da Bahia, foram prejudicadas pela cheia. Em Cândido Sales, o volume do rio aumentou cerca de oito metros, o que causou alagamentos em diversas casas e regiões da cidade.

  • Sobe para 26 o número de mortos em decorrência das chuvas na Bahia

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    03/01/2022 - 18:00


    São 154 cidades em situação de emergência no estado, 30.915 desabrigados, 62.731 desalojados e 715.634 pessoas afetadas pelas chuvas

    BAHIA

    - Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta segunda-feira (3), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 30.915 desabrigados, 62.731 desalojados, 26 mortos e 518 feridos. O número total de atingidos é de 715.634 pessoas. Mais um óbito, ocorrido na última quinta-feira (30), foi confirmado nesta segunda-feira (3) pela Prefeitura de Belo Campo. Trata-se de um homem de 39 anos, que se afogou no povoado do Sabiá, na zona rural do município. As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1). Os números correspondem às ocorrências registradas em 166 municípios afetados. Desse total, 154 estão com decreto de situação de emergência.

  • Bahia registra 95 novos casos e mais nove óbitos por Covid-19 em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    03/01/2022 - 17:30


    A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 52% no estado

    BAHIA

    - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) contabilizou, nas últimas 24 horas, 95 novos casos de Covid-19 na Bahia. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (3) também registra nove óbitos. Desde o início da pandemia, 27.519 pessoas morreram no estado em decorrência da doença. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 52% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 90%. Vacinação - Até o momento temos 10.726.229 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.198 com a dose única, 8.842.820 com a segunda dose e 1.395.047 com a dose de reforço.

  • Nascidos em janeiro podem aderir ao saque-aniversário do FGTS até dia 31

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    03/01/2022 - 16:30


    Valor a ser pago equivale a um percentual do saldo das contas vinculadas, somado a uma parcela adicional

    UTILIDADE PÚBLICA

    - Trabalhadores nascidos no mês de janeiro têm até o próximo dia 31 para aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e receber o pagamento ainda este ano. Quem o fizer poderá sacar a quantia até o fim de março. O valor a ser pago equivale a um percentual do saldo das contas vinculadas, somado a uma parcela adicional. A migração para o sistema saque-aniversário não é obrigatória. Os interessados devem fazer a solicitação em uma agência da Caixa, nos caixas eletrônicos, pelo site do fundo ou, ainda, pelo aplicativo FGTS. É necessário ter em mãos o número do Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS/Pasep.

  • Dom Basílio confirma primeiros registros de H3N2

    Foto: Reprodução | Wilker Porto     Foto: Reprodução | Wilker Porto
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    03/01/2022 - 15:00


    Dom Basílio

    - A Secretaria de Saúde de Dom Basílio confirmou nesta segunda-feira (03), dois casos positivos da nova cepa do subtipo H3N2 na cidade. Segundo informou a pasta, os pacientes se encontram em suas casas, mas apresentaram tosse, dor de garganta, febre, dores pelo corpo e calafrios. Ainda conforme a secretaria, um dos infectados mora na zona rural de Dom Basílio e outro na sede do município. Ainda não existem vacinas que possam prevenir a H3N2, restando a cada indivíduo ter os mesmos cuidados, tal como a Covid-19. Por isso, o uso de máscara, distanciamento social sempre que possível e higienização das mãos são fundamentais para prevenção e não propagação do vírus.

  • Estrada que interliga o distrito de Pajeú do Vento à Caetité está intrafegável

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    03/01/2022 - 14:30


    CAETITÉ

    - Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível perceber a real situação da estrada que interliga Caetité à Pajeú. Por conta das fortes chuvas que têm assolado a cidade e quase toda Região Sudoeste, as estradas vicinais do município estão praticamente 'desmanchando'. Na manhã desta segunda-feira (03), um caminhão acabou atolando no referido trecho. O ponto considerado crítico por quem lá trafega integra a BA-937, que receberá 18 Km de asfalto, já que o governador Rui Costa autorizou, no dia 30 de novembro do ano passado, a licitação para escolher a empresa que fará o asfalto do distrito. O pregão irá ocorrer no próximo dia 06. Previsão do tempo: para hoje, segundo o site Clima Tempo, existe a possibilidade de 80% de precipitação (chuva) e, neste momento, o tempo está nublado, com mínima de 18°C e máxima de 27°C. O índice de umidade do ar está em 68% podendo chegar até 98% no fim da tarde. 

  • Hoje é dia: veja datas e feriados de janeiro de 2022

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    03/01/2022 - 13:00


    DIVERSOS

    - Janeiro começa com um feriado logo em seu primeiro dia: é o Dia da Confraternização Universal, data estabelecida para pregar a união e o congraçamento entre as nações, no espírito de renovação e esperança que a chegada de um ano novo traz. Neste dia, em 2022, serão celebrados os 80 anos de assinatura da Declaração das Nações Unidas, documento ratificado por 26 países, que abriu caminho para a criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Logo nos primeiros dias de janeiro, os católicos celebram o Dia de Reis: a data remete, de acordo com a tradição da religião, à visita de três reis magos ao menino Jesus, nascido em Belém. É quando a árvore de Natal é desmontada e os enfeites, guardados. Pelo país, vários lugares fazem a Folia de Reis - também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis. No Rio de Janeiro, o dia 23 é feriado municipal, em função do dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. No dia 9 de janeiro, completam-se 200 anos do Dia do Fico - data em que o então príncipe regente do Brasil, Dom Pedro de Alcântara, contrariou as ordens portuguesas de retornar à Lisboa e permaneceu no Brasil, em episódio que marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil. O mês de janeiro também traz datas de aniversário e falecimento de grandes nomes da música, do esporte e da ciência. Na lista estão o escritor e filósofo Umberto Eco (faria 90 anos em 5 de janeiro), do cantor David Bowie (completaria 75 anos em 8 de janeiro), do físico Stephen Hawking (também nasceu em 8 de janeiro e completaria 80 anos), do político Leonel Brizola (faria 100 anos em 22 de janeiro), da imperatriz consorte do Império do Brasil, Maria Leopoldina (225 anos em 22 de janeiro), do político Jânio Quadros (faria 105 anos), do músico Tom Jobim (faria 95 anos), e dos ex-jogadores de futebol Eusébio (que faria 80 anos) e Tostão (completa 75) - todos nascidos em 25 de janeiro. Entre as personalidades que partiram em um mês de janeiro, as cantoras Elis Regina (que faleceu há 40 anos, no dia 19 de janeiro) e Maysa (que morreu há 45 anos, em um dia 22 de janeiro). Janeiro também traz dias voltados ao acesso à educação e cultura, como o Dia do Domínio Público (1º de janeiro) e o Dia Mundial do Braille (4 de janeiro), e de proteção de direitos e populações, como o Dia da Liberdade de Culto (dia 7), do Combate à Intolerância Religiosa (dia 21), o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (dia 27) e o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (dia 28). Profissões como as de fotógrafo (8 de janeiro), astronauta (9 de janeiro), parteira tradicional (20 de janeiro), carteiro (25 de janeiro) e mágico (31 de janeiro) são celebradas neste mês. As datas são alguns dos 76 fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Projeto Efemérides traz temas relacionados à história, cultura, ciência, a personalidades, sempre ressaltando as datas nacionais e regionais. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas. A equipe da Gerência de Acervo atende aos pedidos de pesquisa: basta enviar um e-mail para [email protected].

  • Com inscrições prorrogadas, IBGE tem menos de 700 mil candidatos para Censo 2022

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    03/01/2022 - 11:00


    O instituto demonstrou preocupação com a baixa quantia de candidatos. Inscritos no CadÚnico podem pedir isenção da taxa de inscrição

    BRASIL

    - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou preocupação com o baixo número de pessoas inscritas no processo seletivo do Censo 2022. São 206.891 vagas em todo o país e menos de 700 mil inscritos no processo. Na Bahia, estão sendo oferecidas 14.173 vagas. As inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de janeiro. Quem se interessar deve acessar o site da FGV conhecimento para realizar a inscrição. Nesta segunda-feira (3), o IBGE irá fazer uma coletiva de imprensa para falar sobre a seleção, com o objetivo de chamar atenção para o processo e divulgar o número oficial de inscritos até o momento. São 183.021 vagas de nível fundamental para recenseadores distribuídas em 5.297 municípios do país. Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios. Como o salário do recenseador é por produção, é possível simular a remuneração. Há ainda 18.420 vagas de agente censitário superior (ACS) e 5.450 de agente censitário municipal (ACM), ambas de nível médio. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. O ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo. A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa.