• Região: Duas pessoas morrem em acidente na BA-641

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    11/01/2022 - 09:00


    SUDOESTE DA BAHIA

    - Um acidente envolvendo um caminhão acabou deixando duas pessoas mortas nesta segunda-feira (10). O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção do veículo, na BA-641, no sudoeste baiano. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma das vítimas foi arremessada para o acostamento. O acidente aconteceu no final da manhã no trecho entre a cidade de Barra do Choça e o distrito de Lucaia, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. O caminhão carregava materiais de construção. O veículos de carga ficou destruído. Além da vítima foi arremessada para o acostamento, a PRE informou que a outra vítima ficou presa às ferragens. Não há informações sobre o que provocou o acidente.

  • TRE-BA suspende atendimento presencial com o aumento da contaminação de Covid-19

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    11/01/2022 - 08:00


    Serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral aos cidadãos funcionarão normalmente, mas de forma online

    BAHIA

    - Com o aumento da contaminação de Covid-19 no estado, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou que suspende a partir desta segunda-feira (10) o atendimento presencial. A suspensão é válida até o próximo dia 31 de janeiro. Segundo comunicado, os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral aos cidadãos funcionarão normalmente, mas de forma online, pelo Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), por meio do site do Eleitoral baiano www.tre-ba.jus.br; através do Telegram (@maiatrebot) e também pelo telefone (71) 3373-7000. O TRE baiano lembra que as solicitações de regularização, alistamento eleitoral (1º título) e atualizações no cadastro (transferência de seção ou domicílio eleitoral, alteração de endereço, nome etc.) podem ser feitas virtualmente, com auxílio do NAVE ou pelo Título Net. A interrupção atende a determinação da Portaria 05/2022. As atividades remotas serão exercidas pelos servidores no horário de expediente normal do Tribunal, estabelecido nos termos da Portaria Nº 159/2019.

  • Guanambi chega a 300 casos ativos de Covid-19; em Caetité, 151 pessoas aguardam resultado de teste

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/01/2022 - 21:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi, atualizaram nesta segunda-feira (10), a situação da pandemia do novo coronavírus nos referidos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 16 casos em 24 horas; 70 casos ativos; 4.444 casos confirmados; 4.326 casos curados; 151 aguardando resultado de teste; 02 pacientes internados e 48 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 317 aguardam resultado de teste; 300 casos ativos; 11.579 casos positivos; 11.150 casos curados; 05 internados; 69 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Ator e humorista Batoré morre aos 61 anos em São Paulo

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    10/01/2022 - 19:30


    Ivanildo morreu vítima de um câncer

    CULTURA

    - O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo, vítima de câncer. De acordo com nota da prefeitura, que lamenta o falecimento, Batoré morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital. Seu principal personagem, Batoré, integrou o elenco do programa "A Praça é Nossa", do SBT. Já em 2016, Ivanildo foi contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico".

  • Bahia registra 367 novos casos de Covid e mais 15 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    10/01/2022 - 18:00


    Ocupação de leitos de UTI adulto está em 63% no estado

    BAHIA

    - A Bahia registrou mais 367 novos casos de Covid-19  e mais 15 mortes pela doença nas últimas 24 horas, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta segunda-feira (10). Desde o início da pandemia, 27.607 pessoas morreram no estado em decorrência da doença e há 4.499 casos ativos no momento. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 63% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 86%. Vacinação - Até o momento temos 10.836.914 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.867 com a dose única, 8.902.277 com a segunda dose e 1.588.035 com a dose de reforço.

  • Em Botuporã e Novo Horizonte choveu mais de 300 mm em dezembro

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/01/2022 - 16:30


    REGIÃO

    - Dos 14 municípios que integram a Bacia do Paramirim, as cidades de Botuporã e Novo Horizonte foram as mais atingidas pelas chuvas no mês de dezembro. Segundo dados da Embrapa, em Botuporã e Novo Horizonte choveu 359 mm, em cada município. A medida em milímetros (mm) equivale, para cada unidade, um litro de água por metro quadrado. Em Livramento de Nossa Senhora, maior polo agrícola da Bacia do Paramirim, choveu quase 300 mm, 298 mm para ser mais exato. E a cidade que menos foi assolada pelas chuvas foi Dom Basílio, com 242 mm.

  • Decreto reduz para 3 mil pessoas o número máximo de público em eventos e estádios na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    10/01/2022 - 15:30


    Serão mantidas no novo decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos

    BAHIA

    - Após reunião realizada no fim da manhã desta segunda-feira (10), o governador Rui Costa decidiu reduzir para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O novo decreto será publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) e substitui o atual, que permite até 5 mil pessoas em eventos e teria validade até o dia 14 de janeiro. De acordo com o governador, dois parâmetros foram determinantes para a decisão. “Estamos lidando com uma situação de pré-colapso nas emergências municipais, UPAs, postos de saúde e nas emergências dos hospitais estaduais, assim como uma verdadeira explosão do número de casos ativos. Estamos lidando com essa pandemia desde março de 2020 e, com a experiência desse tempo, ficou comprovado que toda vez que se restringe o contato, restringimos o contágio. Esperamos que essa medida sirva de alerta também para quem organiza eventos, que passem a exigir o atestado de vacinação com maior rigor”, afirmou. Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Serão mantidas no novo decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estenderá para bares e restaurantes que, a partir de agora, devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.

  • Fiocruz inicia produção de vacina 100% nacional

    Foto: Leonardo Oliveira | FioCruz Foto: Leonardo Oliveira | FioCruz
    10/01/2022 - 15:30


    Fundação espera entregar 20 milhões de doses ao Ministério da Saúde

    COVID-19

    - A produção da vacina 100% nacional contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi iniciada nesta segunda-feira (10). Inicialmente, 20 milhões de doses do imunizante serão entregues ao Ministério da Saúde. A fábrica está preparada para produzir um milhão de doses por dia. Na última sexta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para o uso do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional na produção de vacinas produzidas pela fundação. O processo de elaboração da vacina começa com o descongelamento da matéria-prima, que estava preservada à espera da aprovação. Esse procedimento demora três dias para ser concluído. A previsão é de que o processo todo, que vai desde a produção até o controle de qualidade, demore cerca de 20 dias. Ou seja, a finalização deve ocorrer ainda no mês de janeiro, de modo que as primeiras entregas sejam feitas entre os dias 1º e 4 de fevereiro. A Fiocruz espera os resultados de experimentos científicos feitos no Reino Unido para saber se conseguirá usar a fórmula para vacinar crianças e adolescentes. Os cientistas também querem verificar se a vacina terá algum tipo de adaptação para imunizar a população contra a variante Ômicron do coronavírus.

  • Para conter Covid, Prefeitura de Paramirim publica decreto com medidas restritivas

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/01/2022 - 14:00


    PARAMIRIM

    - Paramirim, assim como demais cidades da Região Sudoeste estão vivenciando um novo surto de Covid-19. No referido município, 159 pessoas estão em fase de tratamento da doença. Visando frear a contaminação do vírus, a gestão municipal publicou na semana passada, um decreto que proíbe eventos de qualquer natureza, sejam eles públicos ou privados. “Ficam proibidas todas as atividades que impliquem em potencial aglomeração de pessoas, em especial: I. Eventos ou atividades de qualquer natureza, ainda que previamente autorizados, de caráter público ou privado, que envolvam aglomeração de pessoas, em locais fechados ou abertos, incluindo celebrações coletivas como shows, festas, recepções de casamento, batizados, aniversários, solenidades de formatura, confraternizações, passeatas e afins; II. Eventos com a participação de DJs, músicas ao vivo, karaokês e outros congêneres, em estabelecimentos públicos ou privados”, diz parte do documento. O decreto também reafirma a necessidade do uso de máscara mesmo em ambiente aberto.

  • Crescimento no número de infectados pode suspender festas privadas na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Jamile Amine / Rayllanna Lima

    10/01/2022 - 12:32


    "Se tudo continuar como está não haverá festa nenhuma. Mantenho a recomendação para que a população não compre festas, blocos ou qualquer coisa de Carnaval", alertou Rui Costa

    COVID-19

    - A explosão nos índices de infectados pela Covid-19 após as celebrações de fim de ano pode suspender a realização de festas privadas durante o Carnaval na Bahia. O alerta foi feito nesta segunda-feira (10) feira pelo governador Rui Costa (PT). “Se tudo continuar como está nem festa privada haverá. Não haverá festa nenhuma. A realização de festa está vinculada à possibilidade de garantia da saúde pública”, declarou, em coletiva à imprensa realizada em Salvador. O governador lembrou que vem alertando desde novembro sobre a possibilidade de suspender a realização desses eventos. “Mantenho minha recomendação para que a população não compre festas, blocos ou qualquer coisa de Carnaval. Tenho repetido isso desde novembro para ninguém dizer que não foi avisado. Não comprem porque o pior que a gente podia temer aconteceu”, afirmou. Na análise de Rui, parte da culpa do grande crescimento nos índices relacionados à doença é dos produtores de eventos. “Temos que substituir essa mentalidade imediata de curto prazo para a mentalidade de longo prazo. O cabra não pode achar que está fazendo uma festa para ser a última que vai organizar. Deveria ter ser o inverso. Se quer fazer segunda, terceira, tem que cuidar para fazer a primeira bem feita”, disse. “Infelizmente, todo mundo tratou e está tratando como se fosse a última festa a organizar. Um liberou geral. Deu no que deu, no que todo mundo previa que ia dar, que era o aumento no número de casos”, acrescentou.

  • Sesab confirma 12 casos da Ômicron na Bahia

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    10/01/2022 - 12:00


    Confirmação foi divulgada nesta segunda-feira (10)

    COVID-19

    - O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, doze amostras da variante Ômicron no estado. Os casos foram identificados em 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro. As 12 confirmações representam 12,5% do total de análises feitas.Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 81 amostras da variante delta e as outras três não foi possível realizar a análise. Os casos foram identificados em residentes de Salvador, Guanambi, Seabra, Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde. São sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos. Dos sete casos registrados na capital baiana, apenas um era residente, sendo os demais tripulantes de navios. A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que embora a Ômicron ainda não seja a maioria dos casos, este é um cenário em que a atenção deve aumentar. ”Estamos vendo nos dados uma elevação do número de positivos Covid. Nós vínhamos com uma média de 2 mil casos ativos. Passamos agora a 4.467”, afirma. Ela ainda pontua que medidas restritivas poderão ser adotadas. A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

  • Rio de Contas: Homem é resgatado após tentar nadar na Barragem Luiz Vieira

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    10/01/2022 - 11:00


    RIO DE CONTAS

    - Um homem pulou na Barragem de Luiz Vieira, na cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, e precisou ser resgatado por uma corda, na tarde de domingo (9). O local é conhecido como 'Açude Brumado', e teve as comportas parcialmente abertas para regular o fluxo de água, o que fez com que aumentasse a correnteza. Após pular para nadar, o homem foi levado pela corrente de água até a região do sangradouro e resgatado por um amigo que o acompanhava. Curiosos se aglomeraram na ponte por cima da barragem e uma corda foi utilizada para socorrer o homem. A barragem teve as comportas abertas em 30% para regular o fluxo da água. A abertura aconteceu às 11h.

  • Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira atinge capacidade máxima depois de 14 anos

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    10/01/2022 - 10:00


    A última vez que a barragem atingiu sua capacidade máxima foi em abril de 2007

    RIO DE CONTAS

    - Com as recentes chuvas que atingem Rio de Contas e região, havia grande expectativa por parte da população pelo momento em que a Barragem Luiz Vieira, que fica localizada na cidade de Rio de Contas, no sudoeste baiano, iria atingir a sua capacidade máxima. Na manhã deste domingo (09), o reservatório que atualmente tem capacidade de armazenamento de aproximadamente 100 milhões de metros cúbicos, atingiu 100% de seu volume, para o delírio daqueles que aguardavam o momento em que o sangradouro do açude iria verter líquido. A última vez que o fenômeno aconteceu foi em abril de 2007. Alerta DNOCS - Por questões de segurança, o DNOCS emitiu um comunicado alertando aos ribeirinhos que não realizassem atividades agrícolas às margens do Rio Brumado, por causa do aumento de vazão, devido à abertura das comportas da barragem. No entanto, segundo o órgão, não há motivo para alarde. 

  • Rui Costa anuncia redução do limite de pessoas em festas e shows

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    10/01/2022 - 09:30


    BAHIA

    - Atualmente com tolerância para público de até 5 mil pessoas, o limite permitido em festas,shows e demais eventos cairá na Bahia. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (10), pelo governador Rui Costa, na abertura do ato em que será assinada a autorização para a implantação do Hospital Ortopédico da Bahia e do Centro Educação, Inovação e Formação da Bahia. De acordo com o  gestor, o número de casos ativos subiu de 2 mil – no começo de dezembro – para os atuais 4 mil.  Há 300 infectados internados em leitos de UTI. “Na medida que vai crescendo (o contágio), nós vamos reduzir o limite de pessoas. Isso serve de alerta para aqueles que organizam festas”, destacou Rui Costa. O novo teto das regras de combate ao novo coronavírus ainda será divulgado durante o dia. O decreto com a nova medida depende de parâmetros que a Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) . O governador ressaltou que desde novembro de 2021 vem advertindo que os organizadores dos eventos deveriam colaborar com o controle da pandemia de Covid-19, devendo ser os primeiros a exigir a vacinação. “Se você reúne 5 mil pessoas e não exige a vacinação você vai contaminar muita gente. Nós tivemos uma grande contaminação nas festas que aconteceram no Litoral Norte e no Litoral Sul, Extremo Sul da Bahia”, completou o governdor. “É como se a pessoa trabalhasse contra sua própria atividade”. O governador citou o caso específico de Praia do Forte, no município de Mata de São João. “Houve muitas festas e as pessoas não respeitaram o uso de máscaras e a realização de festas somente para quem estivesse vacinado. Em decorrência disso, nós estamos colhendo, no Brasil inteiro não é só na Bahia, o crescimento da doença.

  • Guanambi: Após 30 anos, barragem de Ceraíma sangra e prefeitura emite alerta

    Foto: Prefeitura de Guanambi Foto: Prefeitura de Guanambi
    10/01/2022 - 09:00


    A prefeitura alerta para o risco de alagamentos, mas afirma que não há possibilidade de rompimento da barragem, que está sendo monitorada

    GUANAMBI

    - Pela primeira vez desde 1992, a barragem de Ceraíma, que fica na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, sangrou na madrugada do último domingo (9). O sangramento, nome dado a quando a barragem ultrapassa o seu volume máximo e escoa água acumulada, começou por volta da 1h. A água que segue para a barragem de Ceraíma, passa pelo Rio Carnaíba que também passa pela cidade de Guanambi. O sangramento fez com que a prefeitura emitisse um alerta para as populações ribeirinhas, já que o volume do rio pode aumentar por causa das chuvas que caem em sua cabeceira e afluentes. A prefeitura alerta para o risco de alagamentos, mas afirma que não há possibilidade de rompimento da barragem, que está sendo monitorada. O sangramento também já era previsto. Além de fazer o alerta, a prefeitura divulgou imagens da população ultrapassando as barreiras de segurança ao redor da barragem. Muita gente se arriscou para ver a barragem de Ceraíma sangrando após 30 anos. Também em Guanambi, a barragem do Poço Magro está em eminência para sangrar. Esta barragem sangrou apenas uma vez, em 2016.