• Bahia registra 712 novos casos e mais 19 mortes por Covid-19 em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    05/01/2022 - 07:00


    A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 58% no estado

    BAHIA

    - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) contabilizou, nas últimas 24 horas, 712 novos casos de Covid-19 na Bahia. O boletim epidemiológico desta terça-feira (4) também registra 19 óbitos. Desde o início da pandemia, 27.538 pessoas morreram no estado em decorrência da doença. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 58% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 97%. Vacinação - Até o momento temos 10.799.049 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.731 com a dose única, 8.811.611 com a segunda dose e 1.425.695 com a dose de reforço.

  • Caetité registra leve alta de casos de Covid-19; Guanambi registra 10 casos da doença em 24h

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 19:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi atualizaram no fim da tarde desta terça-feira (04), a situação da pandemia do novo coronavírus, nos respectivos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 13 casos ativos; 4.387 casos positivos; 4.326 casos curados; 49 casos suspeitos; 07 casos em 24 horas; 01 paciente internado e 48 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 333 pacientes aguardando resultado de teste; 67 casos ativos; 11.259 casos positivos; 11.063 casos recuperados; 04 pacientes internados; 10 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Bahia registra 1.447 casos de H3N2 e 35 óbitos nos últimos dois meses

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    04/01/2022 - 18:00


    Dos 1447 casos, 259 necessitaram de internação e 35 pacientes vieram a falecer

    BAHIA

    - De 1º de novembro de 2021 até 4 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1.447 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 114 municípios. Deste total, 881 (60,1%) são residentes em Salvador. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 1447 casos, 259 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 35 pacientes vindo a falecer. Os óbitos foram registrados em residentes de Salvador (30), Camaçari (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Urandi (1) e Valença (1). Do total de óbitos, 19 (54,3%) ocorreram no sexo feminino e 16 (45,7%) no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (17 óbitos; 48,6%). Os outros ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (5 óbitos), 60 a 69 anos (5), 50 a 59 anos (3), 40 a 49 anos (2), 30 a 39 anos (1) e 10 a 14 anos (2 óbitos). Verificou-se presença de comorbidades e/ou condições de risco para o agravamento da doença em 27 (77,2%) óbitos. Neste contexto, cabe reforçar que os casos de SRAG requerem notificação compulsória imediata para adoção de medidas pertinentes de prevenção, controle e tratamento da Influenza, para a qual, diferentemente da COVID-19, existe opção terapêutica eficaz para impedir uma evolução desfavorável do quadro clínico. Prevenção - Enquanto a vacina Influenza da campanha de 2022 está em fase de produção, a população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução: utilizar máscara e álcool em gel; lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos; evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.  

  • Rui alfineta governo federal e diz que gestão estadual vai começar a reconstruir casas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    04/01/2022 - 16:30


    Governador prometeu assinar o primeiro convênio com municípios até a próxima semana

    BAHIA

    - O governador Rui Costa (PT) utilizou as redes sociais nesta terça-feira (4) para anunciar que vai assinar ainda nesta semana ou, no máximo, na próxima, o primeiro convênio com os municípios baianos afetados pelas chuvas. O objetivo é iniciar as obras das casas que foram perdidas. De acordo com o governador, a gestão estadual tem pedido às prefeituras, com celeridade, o cadastro das pessoas com seus dados básicos, como endereço e CPF, para dar início à reconstrução. Rui ainda alfinetou a demora do governo federal em enviar recursos. "As pessoas me perguntam se o Governo Federal vai ajudar com recursos. Eu tenho respondido que o governador da Bahia não vai ficar esperando a ajuda chegar para reconstruir as casas! Estamos pisando no acelerador para realizar os convênios e dar dignidade a todas as pessoas", escreveu em seu perfil do Twitter. 

  • Internautas ironizam nova internação do presidente: ‘pegou um atestado no primeiro dia útil’

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 15:00


    POLÍTICA

    - Apesar das muitas mensagens de apoio que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem recebido, desde que se internou em um hospital em São Paulo, para tratar uma obstrução intestinal, após uma temporada de férias no litoral de Santa Catarina, houve quem ironizou o seu estado de saúde. Com declarações polêmicas acerca das vítimas da Covid-19, quando chegou a dizer que, entre outras frases, ‘que não era coveiro’, Bolsonaro foi alvo de memes e de muitas piadas por parte dos internautas. A piada que viralizou foi um comentário de que o chefe do Executivo brasileiro havia arrumado um atestado logo no primeiro dia do ano. “O cara mal sai das férias, e já pegou um atestado logo no primeiro dia útil do ano”, comentou um usuário no Twitter, o que foi suficiente para alavancar a hashtag ‘vagabundo’ na rede social. Na manhã desta segunda-feira (04), a equipe médica responsável pelo tratamento do presidente divulgou um boletim afirmando que Bolsonaro não precisará de um procedimento cirúrgico, mas que ainda não há data para que o presidente receba alta médica.

  • Decreto estadual mantém limite de público de até 5 mil pessoas em eventos na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    04/01/2022 - 14:00


    Em cidades com ocupação de UTIs-Covid acima de de 75% só será permitido o máximo de 100 presentes

    BAHIA

    - O governador Rui Costa (PT) editou decreto que mantém autorização de público máximo de 5 mil pessoas em eventos e festas na Bahia. Nos municípios em que a taxa de ocupação de UTIs-Covid se mantiver acima de 75%, por cinco dias consecutivos, a lotação permitida será de até 100 presentes. Antes, a referência era de 50% de ocupação dos leitos. Também estão mantidos a obrigatoriedade da comprovação da vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscaras. As medidas foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (4), quando o decreto entra em vigor. As regras são válidas até 14 de janeiro.

  • SP confirma 24 casos de 'flurona', coinfecção por Covid e influenza

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    04/01/2022 - 13:00


    Capital paulista está monitorando pacientes internados; hospital referência tem 70% dos leitos ocupados

    BRASIL

    - A cidade de São Paulo já registrou 24 casos de coinfecção por Covid-19 e influenza, fenômeno que está sendo chamado de "flurona", uma junção do nome das duas doenças. Os dados foram confirmados no início da tarde desta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal da Saúde, informa o jornal Folha de S. Paulo. Segundo a pasta, desde 2020, todos os pacientes com SRAG (Síndrome Respiratórias Agudas Grave) hospitalizados têm coletada amostra para pesquisa dos vírus influenza e Sars-CoV-2. "Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe [Sivep-Gripe] indicaram 24 registros de Srag com coinfecção de influenza e Covid-19, considerando a metodologia RT-PCR detectável para ambos os vírus", afirma a secretaria, em nota. A pasta diz ainda que está monitorando os pacientes com síndrome respiratória hospitalizados, realizando um painel viral. Casos de de coinfecção por Covid-19 e influenza também foram registrados no Ceará e no Rio de Janeiro.

  • Corpo de homem é encontrado às margens da BR-349 em Serra do Ramalho

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 12:00


    SERRA DO RAMALHO

    - O corpo de um homem de 40 anos, identificado como Genivaldo dos Santos, foi encontrado na noite do último domingo (02), às margens da BR-349, trecho da cidade de Serra do Ramalho. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o corpo estava caído ao lado de uma motocicleta, nas imediações da Fazenda Buzato. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou o processo de remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. Não há informações sobre o que teria motivado o óbito de Genivaldo. Um inquérito policial será aberto para que o caso seja investigado. 

  • Ônibus que havia saído de Bom Jesus da Lapa para São Paulo colide na BR-040, em Minas

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 11:00


    O motorista do ônibus chegou a ficar preso às ferragens, mas não há informações sobre seu estado de saúde

    BOM JESUS DA LAPA

    - Na manhã desta terça-feira (04), um ônibus da empresa Gontijo, que havia saído da cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, com destino a São Paulo, colidiu com um caminhão, na BR-040, em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, oito pessoas tiveram ferimentos leves, mas precisaram receber atendimento médico em um hospital da localidade. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus chegou a ficar preso nas ferragens, mas não há informação sobre o estado de saúde dele. Até o momento, não foi divulgado se houve vítima fatal. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) esteve no local para auxiliar na retirada do ônibus, que ficou parcialmente destruído, sendo removido por um guincho. Por conta do acidente, a via ficou interditada por cerca de 40 minutos.

  • Região: Briga entre irmãos resulta em lesão por golpe de facão

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 10:30


    REGIÃO

    - Uma briga entre irmãos ocorrida na Fazenda Pai Paulo, zona rural de Jacaraci, na noite de segunda-feira (03), por volta das 21h30, resultou em uma lesão corporal causada por golpe de facão. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o desentendimento foi motivado por uso de bebida alcoólica. A vítima, um homem de 61 anos, foi conduzida para o hospital local, enquanto o autor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde aguardará decisão judicial. 

  • Jovem livramentense morre após colidir com motocicleta em traseira de carro

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada) Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada)
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 10:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Um jovem de apenas 17 anos, identificado como William Bruno Alves Silva, morreu na noite de segunda-feira (03), por volta das 19h30, após colidir com uma motocicleta que conduzia, em um estrada vicinal entre as comunidades da Barrinha e do Recreio, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações apuradas pelo Sudoeste Bahia, William bateu no fundo de automóvel modelo Fiat Uno e, com o impacto, o adolescente foi lançado ao solo. Após a queda, William não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local do acidente e realizou o processo de remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde será necropsiado.

  • Urandi registra óbito por Influenza H3N2

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/01/2022 - 09:30


    URANDI

    - Foi confirmada a morte de uma pessoa, na cidade de Urandi, no sudoeste baiano, em consequência da nova cepa da gripe Influenza, do subtipo H3N2, na tarde desta segunda-feira (03). Segundo informações da Prefeitura Municipal de Urandi, o paciente deu entrada no Hospital Municipal Padre Antônio Manoel Rocha,  no dia 27 de dezembro de 2021, com síndrome respiratória. Houve agravamento do quadro e o paciente veio a óbito no mesmo dia. A confirmação de H3N2 foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, após análise de material. De acordo com as entidades médicas, os sintomas da nova cepa da gripe são febre alta, dor de garganta, calafrios, tosse forte e até vômitos. Como ainda não existe vacina para este tipo de vírus, recomenda-se seguir as mesmas formas de prevenção da Covid-19, ou seja, distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

  • Dupla infecção: RJ e Ceará registram casos de Covid e Influenza ao mesmo tempo

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Leilane Teixeira

    04/01/2022 - 09:07


    No Rio, família diz que adolescente testou positivo mas secretaria estadual não confirma. No Ceará, 3 pacientes foram diagnosticados com as 2 síndromes gripais juntas

    SAÚDE

    - Os estados do Rio de Janeiro e Ceará já registram casos de infecção por Covid-19 e influenza ao mesmo tempo, fenômeno que está sendo chamado de “flurona”, uma junção do nome das duas doenças. No Rio, a dupla infecção foi identificada em um adolescente de 16 anos. Mãe do jovem, a fisioterapeuta Adriana Soutto Mayor diz que ele começou a apresentar sintomas leves, como coriza e febre baixa, na última quarta-feira (29). Como o filho continuou com o mesmo quadro, ela decidiu levá-lo para fazer um teste no dia seguinte. A fisioterapeuta diz que o filho está bem e que tomou as duas doses da vacina. Segundo ela, as autoridades de saúde do Rio já entraram em contato para investigar o caso. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde diz que ainda não confirmou a dupla infecção e que, em geral, os casos são notificados pela doença com maior gravidade, no caso a Covid-19. “É importante ressaltar que ainda não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado.” No Ceará, o governo já confirmou três casos de coinfecção, todos eles em Fortaleza. Trata-se de duas crianças de um ano, cujos quadros clínicos não foram graves e que já receberam alta, e de um homem de 52 anos que não precisou ser internado. Segundo a Secretaria da Saúde do estado, não se sabe ainda qual cepa do coronavírus infectou os três. A pasta informou, porém, que os pacientes foram contaminados pela H3N2, uma das cepas da influenza.

  • Menina de três anos morre no oeste da Bahia e médica aponta indícios de estupro

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    04/01/2022 - 08:00


    Caso aconteceu nesta segunda-feira (3)

    Luís Eduardo Magalhães

    - Uma menina de 3 anos morreu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (3).. Uma médica denunciou que a criança apresentava indícios de estupro. De acordo com o delegado Joaquim Rodrigues, o caso aconteceu por volta das 15h30, na localidade conhecida como "Vila São Pedro", na zona rural de Formosa do Rio Preto, cidade a cerca de 240 km de Luís Eduardo Magalhães. A menina, identificada como Ilana, foi socorrida com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. Ainda de acordo com o delegado, a menina, que completaria 4 anos, em março deste ano, foi atendida, medicada e entubada, mas não resistiu. O corpo dela vai passar por necropsia na terça-feira (4). O delegado informou que as investigações sobre a morte da menina já começaram, mas o estupro só será confirmado com o resultado da necropsia. Os pais dela já foram ouvidos nesta terça e negam o abuso.

  • Caetité registra quatro casos de Covid em 24h; em Guanambi, casos da doença disparam

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    03/01/2022 - 21:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi atualizaram no fim da tarde desta segunda-feira (03), a situação da pandemia, nos respectivos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 14 casos ativos; 4.380 casos positivos; 4.318 casos curados; 33 casos suspeitos; 04 casos em 24 horas; 01 paciente internado e 48 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 214 pessoas aguardam resultado de teste; 81 casos ativos; 11.249 casos positivos; 11.039 casos recuperados; 04 pacientes internados; 35 casos em 24 horas e 129 óbitos.