Sudoeste Bahia
 
 
voz do povo
 
Ubaldo Magalhães
03.03.2015 - Transitar desviando de buracos, lixo e entulho já é rotina para a maioria de nós pedestres em Caetité,... Mais
 
Ivanete
02.03.2015 - Gostaria de pedir para que a imprensa pedisse uma colocação do prefeito a respeito do REDA, que diga... Mais
 
Robério
01.03.2015 - Nasci e me criei em Caetité e ainda continuo morando aqui, mas já decidi que chegou a hora de mudar ou... Mais
 
 
arquivo
 
2015
Março (19)
Fevereiro (167)
Janeiro (169)

 
categorias
 
Artigos (11)
 
Brasil (2)
 
Caetité (785)
 
Caso de policia (662)
 
Diversos (228)
 
Economia (767)
 
Educação (272)
 
Entretenimento (12)
 
Esporte (1757)
 
Estado (550)
 
Internacional (13)
 
Justiça (184)
 
Loterias (12)
 
Luzmar Oliveira (24)
 
Nacional (192)
 
Policial (1880)
 
Política (473)
 
Região (2786)
 
Religião (20)
 
Saúde (144)
 
Sudoeste (11)
 
 
facebook
 
 
04 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité, pequenina e ilustre – Por Luzmar Oliveira

Meus vizinhos da Dois de Julho

 

Meus pais tiveram uma origem humilde. O velho Tobias nasceu em uma fazenda próxima a Bom Jesus da Lapa, de nome Favelândia. Minha mãe, Ana Maria (ou dona Doninha), na Canabrava dos Caldeiras, distrito de Caetité. Começaram sua vida trabalhando na roça, puxando enxada, fazendo cercas, plantando sementes. Ele nos contava muitas histórias (talvez eu tenha herdado isso dele...). Certa feita foi com meu tio Antônio, seu irmão mais velho, seu concunhado Tio Zé Nobre e outros companheiros para São Paulo, a fim de trabalhar “de ganho” nas roças. Naqueles tempos, para chegarem lá, iam na carroceria de um caminhão (“Pau de arara”) até o norte de Minas Gerais onde saltavam e prosseguiam a pé até Pirapora, a fim de tomarem o trem para a terra dos bandeirantes. Para isso, atravessavam uma ponte sobre o Rio São Francisco, por onde passava a linha férrea. Tio Zé Nobre ficou para trás e, justamente quando estava no meio dela, surgiu a majestosa “Maria Fumaça”. Que suspense! Muito assustados, esperaram o pior... E eis que o trem atravessa e... Tcham! Tcham! Tcham! Tcham! Eles vêem o companheiro dependurado, segurando-se em um dormente. Correram em seu auxílio aliviados. E haja aventuras similares!

 
 
20h44 - 03 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: Quadrilha especializada em roubos de motos é desarticulada
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma ação da Policia Civil desarticulou na tarde desta terça-feira (03), uma quadrilha especializada em roubo e desmanche de motos em Caetité e na Região Sudoeste. Três pessoas suspeitas de envolvimento no esquema criminoso foram presas em flagrante. De acordo com o Coordenador do Serviço de Investigações Alves, os criminosos roubavam e furtavam motos e levavam para uma oficina, onde repassavam por um preço insignificante para o receptador que desmanchava e revendia as peças. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a equipe comandada pelo Delegado Clécio Magalhães, vasculhou a oficina do receptador em busca de provas. No local os agentes encontraram diversas motocicletas desmontadas, peças que seriam revendidas, uma espingarda calibre 20, além de munição. Os acusados foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité, onde foram autuados e deverão responder por roubo, receptação e formação de quadrilha. Os nomes dos suspeitos e mais detalhes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.

Foto: Divulgação / Polícia Civil
 
 
20h10 - 03 de Março de 2015 Imprimir
 
Senado aprova regras mais rígidas para criação e fusão de partidos
Foto: Luiz Alves

Em rápida votação, o Senado aprovou nesta terça-feira (3) regras mais rígidas para a criação e fusão de partidos. As medidas podem ter efeito nos planos políticos do ministro Gilberto Kassab (Cidades) e da ex-senadora Marina Silva. A proposta, que foi aprovada pela Câmara na semana passada, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. O projeto altera a Lei dos Partidos Políticos e estabelece que a união entre duas siglas só poderá acontecer cinco anos após sua criação. Ficou decidido ainda que, para a criação de novas siglas, só serão aceitas assinaturas de apoiamento de eleitores que não sejam filiados a qualquer partido político. Atualmente, para ter seu registro oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma legenda precisa apresentar cerca de 485 mil assinaturas. A lei não impede que a pessoa tenha ligação com outras siglas. O projeto foi aprovado em votação simbólica com a objeção de apenas quatro senadores.

 
 
18h52 - 03 de Março de 2015 Imprimir
 
Rio do Antonio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma da escola dos filhos
Foto: Divulgação

No último sábado (28), cerca de vinte pais de alunos do Centro de Educação Municipal Florindo Silveira, em Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia, participaram de um mutirão que ajudou a reformar a escola onde os filhos estudam. A iniciativa popular foi necessária devido ao atraso nas obras de reforma no telhado da instituição. "Foi feito um processo licitatório, que é um pouco lento. Além disso, a empresa que ganhou teve certa dificuldade na entrega das telhas e houve um atraso de quase oitenta dias. Como não haveria tempo de concluir até o início das aulas, abrigamos os alunos na sala de uma igreja e em uma escola desativada. Pensando em agilizar o processo de reforma, a gente pediu aos pais que, se pudessem, ajudassem os pedreiros a agilizarem a obra", relatou a diretora Maria Selma. Os pais se dispuseram a participar novamente, caso seja necessário. Com o mutirão, as obras foram adiantadas e a escola será entregue à comunidade dentro de duas ou três semanas.

 
 
08h16 - 03 de Março de 2015 Imprimir
 
Novas regras do seguro desemprego já estão em vigor
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

Novas regras do seguro desemprego já estão valendo. As mudanças foram anunciadas pelo governo federal em dezembro, mas entraram em vigor no último sábado (28). Antes, o trabalhador podia receber o benefício se tivesse tido vínculo empregatício de pelo menos seis meses antes de ser demitido. Agora, depende de quantas vezes ele já pediu o seguro. Na primeira solicitação, o tempo de trabalho precisa ser de, no mínimo, 18 meses nos 24 anteriores. No segundo pedido, é necessário ter trabalhado por 12 dos 16 meses anteriores. A partir da terceira vez desempregado, o período volta a ser de seis meses. O número de parcelas varia de três a cinco, dependendo de quantas vezes a pessoa já pediu o seguro-desemprego e do tempo que ficou empregada.

 
 
23h58 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: Matrícula na rede estadual termina nesta terça-feira
Foto: Carol Garcia

Atenção estudantes e responsáveis! As matrículas na rede estadual de ensino terminam nesta terça-feira (03). O dia é dedicado aos alunos novos do ensino médio e do técnico de nível médio. No ato da matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade; original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. A matrícula da rede estadual pode ser feita em qualquer escola estadual, independentemente de qual o colégio que o aluno vá estudar, de maneira simples e ágil. Outra opção é fazer a matrícula pela internet. O Ano Letivo 2015 começa no dia 9 de março.

 
 
23h24 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Lei dos Caminhoneiros é sancionada sem vetos
Foto: Divulgação

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (2), sem vetos, a nova Lei dos Caminhoneiros. A norma, que altera uma lei anterior de 2012, será publicada no "Diário Oficial da União" nesta terça-feira (3). A sanção integral era um dos pedidos dos grevistas e parte do pacote de medidas que o governo ofereceu aos caminhoneiros grevistas na semana passada. A condição para a implementação das medidas era o fim das paralisações. Apesar de ainda existir bloqueios nas estradas do país, o Planalto considera que eles são pontuais e logo terminarão. Segundo nota do governo, a lei trará para os caminhoneiros as seguintes vantagens: Pedágio gratuito por eixo suspenso para caminhões vazios; Perdão das multas por excesso de peso recebidas nos últimos dois anos; Os contratantes do frete, e não os motoristas, serão responsabilizados pelo excesso de peso e transbordamento de carga. A nova lei também aumenta o número de horas extras permitidas por dia. Além da sanção, a nota afirma, sem dar detalhes, que o governo "tomará as medidas necessárias" para concretizar outra promessa feita aos caminhoneiros na semana passada: a suspensão por 12 meses do pagamento das parcelas de financiamentos de caminhões comprados por meio de duas linhas de crédito do BNDES – Finame e ProCaminhoneiro.

 
 
20h24 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Igaporã: Polícia prende foragidos da cadeia de Bom Jesus da Lapa
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

As polícias Civil e Militar de Igaporã recapturaram dois foragidos da cadeia pública de Bom Jesus da Lapa, por volta das 13h20 desta segunda-feira (02). De acordo com a Polícia Militar, Daniel Pereira da Silva e Joabson Menezes da Costa, se preparava para sair da cidade, com destino a Riacho de Santana, quando foram abordados pelos agentes na Avenida Ayrton Senna, trecho urbano da BR-430. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, os suspeitos não reagiram à voz de prisão. Ainda de acordo a polícia, os dois fugiram da cadeia de Bom Jesus da Lapa juntamente com o bandido conhecido como Coca, encontrado morto após a fuga. A dupla será recambiada para Bom Jesus da Lapa.

Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia
 
 
19h23 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: Quadrilha rouba carro-forte, atira em segurança e faz refém
Foto: Jornal O Expresso

Vários homens portando armamento exclusivo das forças armadas, roubaram um carro-forte no km 80 da BR-135, no entroncamento de Santa Rita de Cássia, no município de Riachão das Neves, região oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os suspeitos, que estavam com uma metralhadora 1.50 (antiaérea) em uma caminhonete e um automóvel, atiraram em um segurança, roubaram todo dinheiro do carro-forte e explodiram o veículo. Na fuga, levaram um refém que foi liberado logo depois, com ferimentos. O segurança baleado passou por cirurgia no Hospital do Oeste, em Barreiras, e está fora de perigo. A quadrilha queimou um dos veículos utilizados na fuga, próximo à cidade de Mansidão, no extremo oeste do Estado. Até o fechamento desta matéria, a polícia não havia divulgado pistas dos criminosos.

 

 

 
 
15h49 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Traficante é preso em flagrante ao entregar cocaína para caminhoneiro caetiteense
Orlando da Silva Mota - Foto: Divulgação / Polícia Civil

Orlando da Silva Mota, apontado como um dos principais traficantes em atuação na cidade de Guanambi, foi detido nesta segunda-feira (02), em uma operação da Polícia Civil. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o acusado foi abordado no momento em que entregava uma quantidade de cocaína ao caminhoneiro Wilton Ferreira dos Santos, residente à Avenida Dácio Oliveira, em Caetité. Após apreensão da droga, a polícia realizou buscas na residência do traficante, onde foi encontrado 450 reais em espécie, diversos pinos para adicionar cocaína, quatro aparelhos celulares, uma motocicleta Honda Pop 100, além de computadores e agendas com anotações do movimento do tráfico. O acusado foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado por tráfico de drogas.

Foto: Divulgação / Policia Civil
 
 
14h46 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Conquista: homem foi executado dentro de ônibus
Foto: Leitor Sudoeste Bahia / Via WhatsApp

Um homem identificado como Pedro Almeida Teixeira, de 35 anos, foi assassinado com três tiros dentro de um ônibus coletivo, na cidade de Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (02). O crime ocorreu na Avenida Vivaldo Mendes. De acordo com a Polícia Militar, um homem ainda não identificado se levantou e convidou a vítima para descer do veículo. Diante da recusa ele mostrou uma arma sob a camisa. Na sequência, efetuou os disparos. Cerca de 40 passageiros estavam no interior do ônibus e desceram correndo para a via pública. O criminoso fugiu do local. A Polícia Militar utilizará imagens do circuito de segurança do veículo para identificar o assassino.

 
 
14h24 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: presos têm cerveja e até churrasco em penitênciaria
Foto: Divulgação

Um churrasco entre amigos, com direito a foto com pilhas de cerveja e carne na churrasqueira. A cena seria comum, não fosse o endereço: a festa foi na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, uma das cinco piores de todo o Brasil. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários da Bahia (Sinspeb), que divulgou fotografias obtidas em celulares de presidiários, comprovando as regalias. As imagens mostram presos com liquidificadores, pilhas de cerveja, churrasco e até bicicleta ergométrica dentro da unidade. Segundo o sindicato, prostitutas tem acesso ao interior do presídio e caminhões baús entram na unidade, sem qualquer processo de revista ou vigilância. O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito público que poderá resultar na interdição do Presídio. O Governo do Estado, administrador da Lemos de Brito, afirma que há excessos nas denúncias, mas iniciou investigações para identificar possíveis desvios de conduta, por parte dos agentes penitenciários.

 
 
12h25 - 02 de Março de 2015 Imprimir
 
Como prevenir sua empresa de processos judiciais

Prevenir é melhor do que remediar. E, no mundo dos negócios, essa máxima tem ainda mais validade. A realização intensa de contratos, relações de consumo, admissão e demissão de funcionários, prestação de serviços, atendimento a clientes e demais atos comuns de mercado, vulneram as empresas/empresários, colocando-as(os) com frequência em situação de litigante na Justiça. Contudo, uma única medida pode remediar, e muito, essa situação: a contratação de uma advocacia consultiva e preventiva.

 

Como o próprio nome sugere, essa advocacia previne a empresa ou o empresário de eventuais danos que causem diminuição de seu patrimônio, em contraposição à ideia dominante de que o advogado apenas deve ser acionado para solucionar um problema já estabelecido, cujos danos, em muitos casos, já são irreversíveis.

 

Gastos com honorários advocatícios e periciais, custas processuais e administrativas, pagamento de multas decorrentes de autuações, penhora sobre bens e bloqueio das contas da empresa e de seus sócios, podem ser evitados com uma simples, adequada e prévia orientação jurídica.

 
 
22h50 - 01 de Março de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Mãe é morta a facadas por filho com problemas mentais
Foto: Divulgação / Policia Militar

Uma idosa de 63 anos foi assassinada pelo próprio filho no Bairro Vila Nova, em Guanambi. De acordo com a Polícia Militar, Agenora Maria de Jesus, foi golpeada com uma facada no abdômen na noite do ultimo sábado (28). O golpe atingiu importantes artérias e expôs as vísceras. A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi, onde faleceu por volta das 18h20 deste domingo (01). Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o acusado identificado como, Willen José de Almeida, de 47 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Guanambi, onde foi autuado em flagrante. Conforme relatos de familiares, o acusado pelo crime sofre de transtornos mentais, além de ser usuário de drogas.

 
 
18h27 - 01 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: Chuva forte deixa ruas esburacadas
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

A forte chuva que caiu em Caetité na tarde deste sábado (28) causou estragos em diversas ruas da cidade. O prejuízo na pavimentação atingiu diversos bairros, onde a lama e os buracos dificultam o tráfego de veículos e pedestres. Em algumas ruas, os carros estão impedidos de entrar em suas respectivas garagens. Na Rua José Joaquim de Oliveira, no Bairro da Chácara, por exemplo, os moradores reclamam que toda vez que chove aparecem mais buracos. Eles informaram a reportagem do site Sudoeste Bahia, que o problema se dá porque o bairro foi construído sem galerias, o que prejudica o escoamento da água da chuva. Segundo os moradores, a rua em questão, há muito tempo é prejudicada por problemas na pavimentação e cobram uma solução do setor responsável.

 
 
14h01 - 01 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: Prefeito e vereadores permanecem em seus cargos até decisão do TRE
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

O Prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), manteve sua agenda administrativa após a sentença emitida pelo Juiz Substituto da 63ª Zona Eleitoral, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, determinando a cassação dos mandatos do prefeito, vice-prefeita e cinco vereadores. Todos permanecem em suas funções e poderão entrar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), com o objetivo de reformar a sentença inicial. Caso o TRE acate o recurso dos condenados, a sentença de cassação será derrubada. Entretanto, o Tribunal pode não acolher os recursos e, neste caso, o prefeito e os vereadores deixarão os seus cargos. Até a decisão do TRE, a administração municipal permanece em atividade, inaugurando obras e prestando serviços à comunidade. Nesta sexta-feira (27), Zé Barreira e equipe administrativa esteve na comunidade do Tamboril para inauguração de uma moderna escola, com laboratório de informática, biblioteca e amplas salas. A instituição atenderá os alunos que utilizavam imóveis alugados na região.

 
 
13h48 - 01 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: Motociclista é atropelado na Avenida Dácio Oliveira
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

Um motociclista de 42 anos sofreu diversas escoriações ao ser atropelado por um automóvel ainda não identificado. O acidente aconteceu por volta da 18h30 deste sábado (28), na Avenida Dácio Oliveira, em Caetité. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, João da Silva Almeida, saia de um supermercado quando foi colhido pelo automóvel que circulava em alta velocidade. Policiais Militares foram chamados e ajudaram a controlar o trânsito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) prestou socorro ao motociclista que ficou no chão após a batida. Ele teve apenas escoriações e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade para atendimento médico e liberado em seguida. O motorista do carro envolvido evadiu-se do local.

 
 
10h15 - 01 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: Deputados deram bolsa a políticos, empresários e parentes
Foto: Edson Ruiz

Doadores de campanha, políticos, empresários e parentes de deputados constam entre os beneficiários de bolsa-auxílio para estudantes carentes paga pela Assembleia da Bahia entre 2011 e 2014. O programa consumiu R$ 19 milhões dos cofres baianos. Os recursos foram depositados nas contas de 3.349 alunos ou seus responsáveis. Em parceria com o "Meu Congresso Nacional", portal que mapeia informações sobre as atividades parlamentares e doações para candidatos, o Jornal Folha de São Paulo, identificou 80 doadores da campanha de 2014 estão entre os beneficiários. Mesmo considerados "carentes", eles doaram cerca de R$ 330 mil a candidatos na Bahia, R$ 163 mil repassados a campanhas dos próprios deputados que decidiam quem receberia o auxílio. Cada político tinha uma "cota" de R$ 10 mil mensais para distribuir como auxílio-estudantil. Os recursos eram repassados às faculdades. O auxílio-estudantil foi criado em 2011. A distribuição, porém, foi suspensa a partir de 2015, após o Ministério Público da Bahia argumentar que a concessão de benefícios estudantis não é papel do Legislativo. 

 
 
10h14 - 01 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: energia elétrica mais cara para o consumidor em todo o Estado
Foto: Reprodução

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) anunciou um aumento de 4,6% na conta de luz para consumidores residenciais e 6,9%, para ligações comerciais. O aumento foi autorizado pela Aneel para 58 das 63 distribuidoras de energia elétrica, em caráter extraordinário, devido aos riscos de desequilíbrio nas contas das empresas. O consumidor baiano arcará com os custos de um novo reajuste em abril, como ocorre todos os anos. O percentual ainda não foi divulgado. Em todo o país, o aumento médio ficou em 23,4%.

 
 
10h16 - 28 de Fevereiro de 2015 Imprimir
 
Riacho de Santana: Morre um dos gêmeos siameses
Foto: Lauro Andrade

Arthur Rocha Brandão, de 5 anos, que passou por uma cirurgia de separação do irmão gêmeo, Heitor, morreu na noite desta sexta-feira (27), no Hospital Materno Infantil (HMI) de Goiânia. De acordo com a família dos siameses, Heitor permanece vivo e respira com ajuda de aparelhos além de apresentar um quadro febril. Os gêmeos nasceram unidos pelo tórax e passaram pela cirurgia na última terça-feira (24), num procedimento que durou 15 horas. Até a publicação desta matéria a unidade de saúde não havia esclarecido a causa da morte. A criança será velada em Riacho de Santana, na noite desse sábado (28), seguindo para Botuporã, amanhã (29) onde será sepultado.

 
 
 
 
  Sudoeste Bahia © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua Cônego Bastos, Centro - Caetité - Bahia

Telefones: Redação (77) 9849-1902 / Comercial (77) 9962-4691 

Email: contato@sudoestebahia.com

Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções