voltar ao topo

Sudoeste Bahia

últimas notícias:

Vítima de acidente automobilístico na BR-030 denuncia furto da carga

Inscrições para o Fies encerram nesta terça

Criminosos armados assaltam sacolão no Centro de Caetité

Final de semana de muita festa em Caetité com o encerramento do Forró nos Bairros e comemorações do 2 de julho

Farol baixo de dia passa a ser obrigatório nas estradas a partir da próxima semana

PRF apreende dezesseis milhões de cigarros falsificados em Vitória da Conquista

Matina: Funcionários do Hospital Municipal estão com as atividades paralisadas devido a atraso dos salários

Caetité: trabalhadores da prefeitura montam ornamentação sem equipamentos de segurança

Delação de dono da OAS amedronta políticos, diz colunista

Motorista é detido por embriaguez e sem habilitação em Guanambi

Lavrador tem moto tomada de assalto na zona rural de Guanambi

Palmas de Monte Alto: Quadra construída na gestão do ex-prefeito Manoel Rubens está em estado crítico

Palmas de Monte Alto: Divulgado resultado parcial de Processo Seletivo para contratação de professores

Crise econômica começa a perder fôlego, aponta o Ipea

PRF flagra homem com mãos amputadas dirigindo na BR-101

Comissão deve concluir depoimentos do impeachment na quarta-feira

Menor de idade é ameaçado e tem celular roubado em Caetité

Fundação Pedro Calmon encerra a Rota da Independência nesta quarta (29) em Caetité

Caetité: Adolescente foi vítima de tentativa de homicídio

MEC divulga nesta segunda-feira resultado da 2ª chamada do Prouni

Vítima de acidente automobilístico na BR-030 denuncia furto da carga

Quarta - 29/06/2016 - 11h30
Por: Vilson Nunes
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

O motorista de um caminhão que estava carregado com cebola registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Territorial de Guanambi, na manhã de terça-feira (28), relatando que viajava com o veículo Mercedes Benz pela BR-030, durante o ultimo sábado (25), quando perdeu o controle da direção, vindo a capotar. Declarou que foi socorrido pelo serviço de atendimento móvel de urgência (Samu 192), sendo encaminhado para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde ficou em observação médica. Enquanto isso, populares saquearam toda a carga de cebola e alguns objetos do veículo, tais como um tacógrafo, um aparelho de som, marca Pionner, chaves diversas, caixa de ferramentas e um aparelho celular da marca Nokia. 

Inscrições para o Fies encerram nesta terça

Quarta - 29/06/2016 - 06h11
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Os estudantes que desejam financiar o ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta quarta-feira (29), para se inscrever. O cadastro deve ser realizado por meio da página do programa na internet, onde os interessados podem conferir ainda as vagas disponíveis. Cerca de 75 mil financiamentos serão oferecidos. Atualmente, mais de 2 milhões de estudantes estão ativos. O resultado será anunciado na próxima quinta-feira (30). Quem não for selecionado será colocado na lista de espera automaticamente. O estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter alcançado 450 pontos na média das provas, e não pode ter tirado nota zero na redação.

Criminosos armados assaltam sacolão no Centro de Caetité

Terça - 28/06/2016 - 21h31
Por: Marcos Oliveira
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Um sacolão foi assaltado na noite desta terça-feira (28) em Caetité. Pelo menos dois homens participaram do crime e a ação foi flagrada por câmeras de monitoramento da região. O crime aconteceu na Rua Novo Horizonte, no Centro da cidade. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), um suspeito armado invadiu o local e anunciou o assalto. Segundo relatos de testemunhas outro criminoso ficou dando cobertura para o comparsa na entrada do estabelecimento. Após subtrair todo o valor que estava no caixa os criminosos fugiram em uma motocicleta sentido a BR-030. A reportagem do site Sudoeste Bahia entrou em contato com o sacolão, que não soube informar o prejuízo causado pelo assalto até o fechamento desta reportagem. A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado na Delegacia Territorial de Caetité. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi identificado ou preso. Ninguém ficou ferido.

Final de semana de muita festa em Caetité com o encerramento do Forró nos Bairros e comemorações do 2 de julho

Terça - 28/06/2016 - 18h13
Foto: Divulgação | Direcom - PMC

O domingo, 26 de junho, foi marcado por eventos que encerraram os festejos juninos e deram início às comemorações do 2 de julho. Às 8 horas, aconteceu o Campeonato de Equinos no Parque de Comercialização de Animais Vereador César Ladeia. O Campeonato acontece há seis anos, e esse ano teve disputa nas seguintes modalidades: Corrida de argolinha, Égua - marcha picada - sem registro, Cavalo - marcha picada - sem registro, Égua - marcha batida, Cavalo - marcha batida,  Cavalo jovem - marcha picada, Cavalo adulto - marcha picada, Égua - marcha picada e Campeão dos campeões. Os vencedores das provas receberam premiações, que contam com o apoio do comércio local. Confira no final da matéria os vencedores. Às 16 horas, foi realizado o último ensaio dos Grupos de Montaria, saindo do CETEP e. em seguida,  dando seguimento as comemorações, às 18h aconteceu o Levantamento do Mastro na Praça da Catedral. Na oportunidade, a secretária de Educação, Rosemária Joazeiro, destacou a importância desta comemoração no fortalecimento da tradição, cultura e valorização dos fatos históricos da Bahia e agradeceu a participação dos 35 grupos de montaria. “Este é um evento realizado com o envolvimento e colaboração de toda a população, daí o sucesso a cada ano. Um evento feito para o povo e com a participação do povo. Um evento que, sem dúvidas, destaca o município de Caetité no cenário Estadual e Nacional”, declarou a secretária.

Farol baixo de dia passa a ser obrigatório nas estradas a partir da próxima semana

Terça - 28/06/2016 - 17h01
Foto: Reprodução

A partir do dia 8 de julho, passará a valer no País a exigência do uso do farol baixo durante o dia nas rodovias para todos os veículos. O não cumprimento da lei será considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. Especialistas internacionais em trânsito atestam que o uso do farol baixo reduz em até 12% o risco de acidentes nas estradas, envolvendo pedestres e ciclistas, e em 5% as colisões entre carros. No Brasil, a medida já é obrigatória para as motos durante o dia e a noite. Para os demais veículos, atualmente, é obrigatório o uso da luz baixa apenas à noite e em túneis. Portanto, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) recomenda que os condutores fiquem atentos à mudança no comportamento ao dirigir, para evitar transtornos. “O que antes era apenas uma recomendação dos órgãos de trânsito, virou lei. Com a nova medida, todos os veículos deverão circular com as luzes ligadas nas estradas, inclusive em trechos urbanos e também em túneis com iluminação”, explicou o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Eliezer Cruz.

PRF apreende dezesseis milhões de cigarros falsificados em Vitória da Conquista

Terça - 28/06/2016 - 16h55
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga com cerca de 16 milhões de cigarros falsificados em uma carreta que estava no KM 833 da BR-116, trecho perto do povoado de Pé de Galinha, no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. De acordo com a PRF, trata-se da maior apreensão de cigarros feita na Bahia e uma das maiores do Brasil neste ano. A carga foi apreendida em um posto de combustíveis na noite de segunda-feira (27). Ainda conforme a PRF, a carreta estava carregada com 700 mil maços de cigarros, o que totaliza cerca de 16 milhões de unidades de cigarros. O condutor do veículo conseguiu fugir do local antes da revista da polícia e está foragido. Investigações preliminares apontam que a carreta pertence a um paraguaio, que já está preso em Dourados (MS) por contrabando de cigarros. Conforme a PRF, a carga apreendida será encaminhada para a Receita Federal, onde deve passar por uma contagem final. Em seguida, os cigarros devem ser incinerados. Em março deste ano, a PRF já tinha apreendido mais dez milhões de cigarro em outra operação.

Matina: Funcionários do Hospital Municipal estão com as atividades paralisadas devido a atraso dos salários

Terça - 28/06/2016 - 15h26
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Funcionários do município de Matina, no sudoeste da Bahia, lotados no Hospital Municipal Ermenegildo Cardoso de Castro, paralisaram as atividades nesta terça-feira (28), mantendo apenas os atendimentos de emergência. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a categoria reivindica o pagamento do salário e décimo terceiro atrasados e suspensão de alguns direitos trabalhistas garantidos por lei como: férias, licença prêmio e melhores condições de trabalho. “Não é justo que executemos nossas atividades e não sejamos remunerados da forma correta. Paralisamos as atividades e manteremos apenas os atendimentos de emergências. Estamos reivindicando os nossos direitos e melhores condições de trabalho", disse uma funcionária do hospital à nossa reportagem. Os funcionários informaram, ainda, que faltam muitos utensílios na unidade de saúde. "Faltam materiais básicos e ainda os aparelhos do atendimento de urgência e emergência, como o raio X e outros estão quebrados. A paralisação foi aprovada pela maioria dos servidores e comunicada na mídia com antecedência e também a direção.  Os serviços essenciais devem ser garantidos, como emergência, enquanto durar o período de paralisação", explicaram. O prefeito de Matina, Juscelio Fonseca, e o secretário municipal de saúde, Manoel cruz, o qual também assume a secretaria de finanças do município, não se pronunciaram sobre o assunto. Os funcionários ressaltaram que caso não haja acordo ou justificativa para os atrasos, uma greve será deflagrada.

Caetité: trabalhadores da prefeitura montam ornamentação sem equipamentos de segurança

Terça - 28/06/2016 - 12h40
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Todos os anos, a Prefeitura Municipal de Caetité promove a ornamentação da Avenida Santana, Rua Barão, Praça da Catedral, Rua 2 de Julho, Praça Tancredo Neves e Avenida Olimar Oliveira em alusão aos festejos do 2 de julho. É necessário, porém, que todos os quesitos de segurança sejam observados na execução deste serviço, tanto para salvaguardar os funcionários, quanto os populares que pelas referidas vias transitam, contrário ao que foi flagrado pela reportagem do site Sudoeste Bahia, na manhã desta terça-feira (28). Na Rua Barão, no centro da cidade, os trabalhadores montavam a ornamentação em uma pá mecânica sem equipamentos de segurança, como exemplo, o cinto. Além do risco de choque elétrico, os trabalhadores podem cair durante a atividade e ferir, ainda, outras pessoas que passam nas imediações.

Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Delação de dono da OAS amedronta políticos, diz colunista

Terça - 28/06/2016 - 09h07
Foto: Reprodução

A delação premiada de Léo Pinheiro, da OAS, assusta mais o universo político do que a de Marcelo Odebrecht. De acordo com informações da colunista Monica Bêrgamo, Pinheiro guarda mais informações pessoais dos personagens com quem negociou. Já o dono da Odebrecht mantinha distância desses assuntos. A publicação afirma que de acordo com pessoas que participam diretamente das negociações e que estão bem informadas sobre as duas delações, o temor se justifica. “O Léo vai mais no pessoal”, afirma um dos atuais interlocutores do empreiteiro. A reforma do apartamento do Guarujá que estava sendo negociada com o ex-presidente Lula é o exemplo mais evidente do jeito Léo Pinheiro de ser. Ele cuidava diretamente de detalhes da decoração do imóvel. “O Léo fazia o estilo carinhoso”, diz um amigo do empreiteiro. Odebrecht era mais frio, embora executivos da empresa dele também tenham desenvolvido relação pessoal com vários políticos.

Motorista é detido por embriaguez e sem habilitação em Guanambi

Terça - 28/06/2016 - 07h42
Por: Marcos Oliveira & Vilson Nunes
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Conduzindo um utilitário e com sinais visíveis de embriaguez, um homem foi detido e encaminhado a delegacia de policia na tarde de segunda-feira (27), no município de Guanambi. Segundo a Polícia Militar, o referido estava dirigindo um veículo Saveiro, de cor branca, placa JTV 7019, na Avenida Sandoval Morais e colidiu contra um veículo Hyundai IX 35, danificando a parte traseira deste veículo. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, ele fez o teste do bafômetro, que comprovou a ingestão de bebida alcoólica. Além da embriaguez ele também não possuía carteira de habilitação. O condutor foi conduzido ao plantão policial da delegacia territorial de Guanambi, onde foi registrada a ocorrência e para ser liberado, ele teve que pagar fiança.

Lavrador tem moto tomada de assalto na zona rural de Guanambi

Terça - 28/06/2016 - 07h17
Por: Marcos Oliveira & Vilson Nunes
Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia

Dois homens armados assaltaram um lavrador, que voltava de moto para casa, na noite de domingo (26). De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o crime ocorreu por volta das 19h20, próximo a Fazenda  Agreste região de Morrinhos, zona rural do município de Guanambi. Em depoimento a polícia, a vítima declarou que  seguia com destino à sua residência a bordo de uma motocicleta, quando visualizou dois elementos em pé ao lado de uma moto prata. Estes começaram a segui-lo - também de moto - e mesmo tentando acelerar foi alcançado pela dupla e obrigado a deitar no chão. Armados, os criminosos roubaram-lhe a carteira contendo R$ 1.300, um aparelho celular e ainda  sua motocicleta -  Honda Broz ano 2010, placa NTG 6936. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento ninguém foi preso.

Palmas de Monte Alto: Quadra construída na gestão do ex-prefeito Manoel Rubens está em estado crítico

Terça - 28/06/2016 - 07h00
Foto: Leitor Sudoeste Bahia

Construída na gestão do ex-prefeito Manoel Rubens, atualmente, pré-candidato a prefeitura de Palmas de Monte Alto, a quadra Poliesportiva Solange Couto, localizada no Bairro Oliveira e entregue a população em setembro de 2011- está em processo crescente de deteriorização. Na ocasião do andamento das obras de construção, moradores da localidade e vereadores que faziam oposição ao então prefeito Manoel Rubens chegaram, inclusive, a denunciar a suspeita de uso de material com péssima qualidade na obra, mas nada foi feito. Hoje, a população diz que a suspeita se confirma, já que em pouco tempo a quadra apresentou estado crítico, com piso deteriorado e arquibancadas em estado lamentável, impossibilitando a prática de esportes, conforme se ver nas imagens. 

Foto: Leitor Sudoeste Bahia

"A situação é vergonhosa. Não há condições de se praticar esportes, jogaram o dinheiro público fora, construindo uma quadra com material ruim e agora está aí só piorando a situação", disse uma moradora a reportagem do site Sudoeste Bahia. Os vereadores citaram também outras obras do ex-gestor que, segundo eles, foram realizadas com material de baixa qualidade: muro construído na Escola Municipal Monteiro Lobato,  que já desabou por diversas vezes e a Creche Firmina Badaró, no Bairro Nova Palmas, que está com as obras paralisadas  devido a relatos do mau uso do recurso do MEC com a suposta utilização de materiais inadequados, conforme denúncia já apresentada na Justiça Federal, onde o ex- prefeito figura como réu.

Foto: Leitor Sudoeste Bahia

Palmas de Monte Alto: Divulgado resultado parcial de Processo Seletivo para contratação de professores

Segunda - 27/06/2016 - 21h15
Por: Vilson Nunes
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

A Prefeitura de Palmas de Monte Alto (BA), através da empresa Futura Assessoria Municipal divulgou nesta segunda-feira (27/06), o resultado parcial do Processo Seletivo 2016 para preenchimento de 40 vagas em caráter de substituição dos cargos de Professor de Educação Básica na modalidade Educação Fundamental I (12 vagas) e II (8 vagas), Professor de Educação Básica na modalidade Educação Infantil e Creche (20 vagas) e formação de cadastro de reserva. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o resultado ainda é parcial, porque o candidato que desejar tem até esta terça-feira (28/06) para interpor recurso em face dos atos previstos no Edital nº 01/2014. Veja o que prevê os artigos 7.1 e 7.2: 7.1 – O candidato que desejar interpor recurso em face dos atos previstos no presente Edital disporá de 01(um) dia útil ininterrupto para fazê-lo, com início no dia seguinte à publicação do evento, o qual deverá ser endereçado à Comissão Organizadora do Processo Seletivo, através do email: futuraassessoriamunicipal@yahoo.com.br que o julgará no prazo mínimo de 72 horas. 7.2 – O recurso deverá ser feito por escrito e encaminhado para endereço eletrônico futuraassessoriamunicipal@yahoo.com.br, devidamente fundamentado, constando o nome do candidato, a opção de cargo, o número de inscrição e telefone, dirigido à Comissão de Processo Seletivo. Para conferir o resultado parcial completo, CLIQUE AQUI. Conforme está previsto no Cronograma de Fases do Edital, a Divulgação do resultado final das Provas Objetivas e Prova de Títulos será publicada no dia 29/06/2016 e a Publicação do Resultado Final para Homologação ocorrerá dia 30/06/2016. Mais informações serão dadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Crise econômica começa a perder fôlego, aponta o Ipea

Segunda - 27/06/2016 - 16h22
Foto: Reprodução

Levatamento divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) diz que a crise econômica que atinge o País começa a perder fôlego. Apesar disso, ainda há um longo caminho para a recuperação do Brasil, de acordo com o coordenador do Grupo de Conjuntura do Ipea, José Ronaldo Souza Júnior. Os dados constam na Carta de Conjuntura, que avalia dados econômicos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Ipea, os sinais de que a crise está perdendo fôlego podem ser percebidos principalmente na indústria nacional. Além disso, a desvalorização do real ante o dólar, de acordo com o Ipea, beneficia o setor exportador brasileiro, principalmente nos segmentos têxtil, madeireiro e de calçados. Além de aumentar a competitividade brasileira no setor externo, a desvalorização do real também está estimulando a substituição de importação na produção de alguns bens intermediários, ou seja, nos insumos usados pelo setor produtivo. Por outro lado, no entanto, a moeda nacional desvalorizada torna a importação de máquinas e equipamentos mais cara, prejudicando investimentos no setor produtivo. Diferentemente da indústria, os setores de serviços e comércio ainda estão em retração. “Os serviços tendem a levar um tempo maior para se recuperar porque depende muito da renda dos consumidores e essa renda vai demorar a se recuperar por conta da questão do emprego”, disse Souza Júnior.

PRF flagra homem com mãos amputadas dirigindo na BR-101

Segunda - 27/06/2016 - 15h55
Foto: Divulgação | PRF

Um homem de 35 anos, com as mãos amputadas, foi flagrado por policiais rodoviários federais ao dirigir um carro sem adaptação para deficientes na BR-101, trecho da cidade baiana de Santo Antônio de Jesus, distante cerca de 184 km de Salvador. O caso ocorreu na sexta-feira (24) e foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no domingo (26). De acordo com a polícia, o homem foi abordado após policiais estranharem o veículo conduzido por ele trafegando pelo acostamento no KM 260 da rodovia. Ao se aproximarem do carro, os policiais perceberam que o condutor não tinha nenhuma das mãos e, por isso, apresentava dificuldades para segurar o volante e guiar o veículo. Segundo a PRF, o homem estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNG) vencida edesde fevereiro de 2011 e disse aos policiais que o abordaram que não conseguiu renovar o documento por conta da deficiêcia adquirida em um acidente. A Polícia Rodoviária Federal informou que o condutor foi notificado e o veículo ficou retido na Unidade Operacional da PRF em Santo Antônio de Jesus. O condutor foi liberado após prestar esclarecimentos.

Comissão deve concluir depoimentos do impeachment na quarta-feira

Segunda - 27/06/2016 - 15h51
Foto: Marcos Oliveira | Agência Senado

A comissão especial do impeachment do Senado deve concluir na próxima quarta-feira (29) os depoimentos das testemunhas no processo. Ainda faltam ser ouvidas nove pessoas, todas em defesa da presidente da República afastada, Dilma Rousseff. Na semana passada, o colegiado atingiu a marca de 200 horas de reuniões, segundo cálculos do presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB). Nesta semana, a comissão também vai conhecer o resultado da perícia – solicitada pela defesa de Dilma – dos laudos do Tribunal de Contas da União (TCU) que questionam a legalidade de decisões orçamentárias do governo. A comissão especial está na fase intermediária do processo de impeachment, chamada de “pronúncia”. Nesta etapa, os integrantes do colegiado devem, após depoimento de testemunhas e de produção de provas e perícia, analisar o relatório que será elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Caberá ao parlamentar tucano opinar se procede ou não a denúncia de que Dilma cometeu crime de responsabilidade. Se o plenário principal do Senado concluir que a denúncia é procedente, a presidente afastada é levada a julgamento final. A previsão é que a votação do parecer no plenário deve acontecer no dia 9 de agosto. Com isso o julgamento final pode ter início no mesmo mês.

Menor de idade é ameaçado e tem celular roubado em Caetité

Segunda - 27/06/2016 - 12h30
Por: Marcos Oliveira
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Na manhã desta segunda-feira (27), um menor teve o aparelho celular roubado quando estava em frente a sua residência, localizada na Rua Vicência Santos, no Bairro Santo Antônio, no município de Caetité. De acordo com informações obtidas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, o menor foi abordado por um individuo armado que estava a bordo de uma motocicleta. O criminoso o obrigou a entregar o celular e ainda o ameaçou de morte, caso reagisse ou chamasse a atenção de populares. A Policia Militar foi acionada e realizou buscas pela região. Até a publicação desta reportagem ninguém havia sido preso. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Caetité. A 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) investiga o caso.

Fundação Pedro Calmon encerra a Rota da Independência nesta quarta (29) em Caetité

Segunda - 27/06/2016 - 11h52
Foto: Divulgação

Nesta quarta (29), a Rota da Independência chegará a Caetité, região sudoeste da Bahia, e será a sétima cidade a receber o projeto da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado, que ao longo do mês de junho vem visitando as cidades baianas que lutaram contra os portugueses pela Independência do Brasil no período de 1822 e 1823.  A Fundação levará à cidade a sua Biblioteca Móvel, o Encontro Territorial de Arquivos e o Encontro do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca. Realizada pela Fundação Pedro Calmon há nove anos, a Rota visa reforçar na memória dos municípios que participaram das lutas pela Independência do Brasil na Bahia. A vila de Caetité participou indiretamente das lutas pela Independência da Bahia, apoiando o governo provisório instalado na Vila de Cachoeira. Na programação que a Fundação levará está a Aula Espetáculo “Histórias Estoriosas”, que será encenada na Praça das Árvores pela Cia de Teatro Finos Trapos, trazendo personagens da independência que contam a história do 2 de julho de forma lúdica e educativa. Terá também apresentações de dança e música, com o Conservatório de Música de Caetité. A Biblioteca Móvel estará estacionada na cidade durante todo dia. “A comemoração da Independência da Bahia em Caetité é algo que faz parte do calendário festivo/cultural de praticamente todos os seus habitantes. Nossas crianças entoam o hino, nossos jovens se preparam para a festa e nossos idosos fazem questão de apreciar o desfile cívico. O projeto Rota da Independência, além de dar uma maior visibilidade a nossa comemoração, vai agregar um valor cultural ainda maior ao evento, fortalecendo nossas políticas identitárias e abrindo uma possibilidade de expansão de nossas ações”, destacou Tião Carvalho, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da cidade.  

Caetité: Adolescente foi vítima de tentativa de homicídio

Segunda - 27/06/2016 - 10h43
Por: Marcos Oliveira
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Um menor foi vítima de tentativa de homicídio, na noite de domingo (26), no município de Caetité. O crime aconteceu por volta das 23h30 na Rua Paramirim. Segundo a Polícia Militar, dois homens ainda não identificados abordaram o garoto e deflagraram tiros que o atingiram na região do joelho e quadril, onde a bala ficou alojada. Os autores da ação fugiram em uma motocicleta. O adolescente foi socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), onde foi atendido e transferido para Fundação Hospitalar Senhora Santana, onde permanece internado. De acordo com a unidade de saúde o quadro da vitima é considerado estável. Conforme relatos de familiares a reportagem do site Sudoeste Bahia, o projétil permanece alojado e o adolescente deverá ser transferido para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde deverá ser submetido a procedimento cirúrgico para retirada do mesmo. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha na identificação dos atiradores.

Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

MEC divulga nesta segunda-feira resultado da 2ª chamada do Prouni

Segunda - 27/06/2016 - 10h40
Foto: Divulgação

A segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2015 será divulgada nesta segunda-feira (26), no site prouni.mec.gov.br. Não há um horário específico definido em edital. O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda. A primeira chamada foi divulgada no dia 13 de junho. As bolsas que não preenchidas foram disponibilizadas nesta segunda chamada. Os alunos pré-selecionados precisam comprovar as informações da inscrição entre esta segunda-feira (27) até o dia 1º de julho. Quem não conseguiu a bolsa nas duas chamadas pode aderir à lista de espera entre os dias 8 e 11 de julho. A lista de espera também é opção para o candidato que foi aprovado, mas perdeu a vaga porque não houve formação de turma em seu curso. A relação de convocados da lista de espera sairá no dia 14 de julho. Os participantes devem comparecer às instituições de ensino entre 18 e 19 de julho, para apresentação de documentos pessoais.

últimas notícias:

Vítima de acidente automobilístico na BR-030 denuncia furto da carga

Inscrições para o Fies encerram nesta terça

Criminosos armados assaltam sacolão no Centro de Caetité

Final de semana de muita festa em Caetité com o encerramento do Forró nos Bairros e comemorações do 2 de julho

Farol baixo de dia passa a ser obrigatório nas estradas a partir da próxima semana

PRF apreende dezesseis milhões de cigarros falsificados em Vitória da Conquista

Matina: Funcionários do Hospital Municipal estão com as atividades paralisadas devido a atraso dos salários

Caetité: trabalhadores da prefeitura montam ornamentação sem equipamentos de segurança

Delação de dono da OAS amedronta políticos, diz colunista

Motorista é detido por embriaguez e sem habilitação em Guanambi

Lavrador tem moto tomada de assalto na zona rural de Guanambi

Palmas de Monte Alto: Quadra construída na gestão do ex-prefeito Manoel Rubens está em estado crítico

Palmas de Monte Alto: Divulgado resultado parcial de Processo Seletivo para contratação de professores

Crise econômica começa a perder fôlego, aponta o Ipea

PRF flagra homem com mãos amputadas dirigindo na BR-101

Comissão deve concluir depoimentos do impeachment na quarta-feira

Menor de idade é ameaçado e tem celular roubado em Caetité

Fundação Pedro Calmon encerra a Rota da Independência nesta quarta (29) em Caetité

Caetité: Adolescente foi vítima de tentativa de homicídio

MEC divulga nesta segunda-feira resultado da 2ª chamada do Prouni