Sudoeste Bahia
 
 
voz do povo
 
João Pereira
25.04.2015 - Guanambi: MP pede inconstitucionalidade de lei que cria 459 cargos comissionados. - E em Caetité, quando... Mais
 
Maria Montalvão
11.04.2015 - Em relação ao recado do SENAI. A agência do Senai de Caetité deveria investir em Gestão de pessoas, ou... Mais
 
SENAI
10.04.2015 - Cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico em Caetité Curso: Assistente Administrativo Turno:... Mais
 
 
arquivo
 
2015
Abril (105)
Março (172)
Fevereiro (167)
Janeiro (169)

 
categorias
 
Artigos (14)
 
Bahia (42)
 
Brasil (34)
 
Caetité (832)
 
Caso de policia (662)
 
Diversos (234)
 
Economia (884)
 
Educação (283)
 
Entretenimento (12)
 
Esporte (1770)
 
Estado (552)
 
Internacional (13)
 
Justiça (190)
 
Loterias (13)
 
Luzmar Oliveira (30)
 
Mundo (5)
 
Nacional (192)
 
Policial (1968)
 
Política (481)
 
Região (2890)
 
Religião (20)
 
Saúde (150)
 
Sudoeste (45)
 
 
facebook
 
 
23h27 - 27 de Abril de 2015 Imprimir
 
Candiba: homem é encontrado morto dentro de cisterna
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

O corpo de um homem foi encontrado sem roupas e com vários hematomas na tarde deste domingo (26), dentro de uma cisterna na Rua Sete de Setembro, no centro de Candiba no sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Militar, ele tinha 52 anos de idade e estava desaparecido desde a noite de sábado (25). O corpo foi reconhecido por parentes como sendo o de José Dias Rocha Filho, conhecido por “Diogo”. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, Diogo informou a amigos que estava sendo ameaçado de morte por um homem que queria o seu dinheiro. A perícia foi acionada para apurar as causas da morte. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Até o momento ninguém foi preso.

 
 
22h42 - 27 de Abril de 2015 Imprimir
 
Quatorze pessoas morrem em desabamento após chuvas em Salvador
Foto: Amanda Palma

Pelo menos 14 pessoas morreram após a chuva que atingiu Salvador na madrugada desta segunda-feira (27). De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registrados 103 deslizamentos de terra até às 16h. Sete vítimas morreram na Avenida San Martin e outras quatro ficaram feridas no local. Na localidade do Marotinho, no Bairro de Bom Juá, também foram registradas sete mortos e outros três resgatados com vida e levados para o Hospital Geral do Estado. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, uma pessoa teve alta médica e outras duas permanecem internadas com quadro de saúde estável. As chuvas levaram as escolas municipais a suspender as aulas. A agenda do governador Rui Costa foi cancelada.

 
 
23h15 - 26 de Abril de 2015 Imprimir
 
Caetité, pequenina e ilustre – Por Luzmar Oliveira

Caetité é amor

 

Meu amigo Zé Barreira, o atual prefeito da nossa Caetité, costuma me dizer que se admira do quanto sou apaixonada por aquela terra. Realmente eu a amo muito. Adoro aquela cidade plantada entre serras, com clima ameno e gente boa demais. Tão boa que, mesmo não tendo nascido ali, a adotou pelo resto da sua passagem terrena. E fala dela como se realmente fosse caetiteense de nascimento. Até parece que Deus plantou Seu umbigo naquelas plagas, tal o carisma que a caracteriza e torna encantadora.

 

Recentemente Glorinha, que nasceu em Riacho de Santana e estudou e trabalhou em Caetité, criou um grupo no “Zap zap” com o nome de “Amigos de Caetité”. Um monte de mulheres e apenas um homem, nosso querido Dão. Mas é tanto amor que se derrama ali, que me deixa boba, babando. São mensagens carinhosas e, se acaso surge um vídeo com fotos da terrinha, “saudades” é o nome mais comentado. E enlevados por esse sentimento, todos sonham em fazer uma grande visita ao lugar durante a famosa e esplêndida Festa de Santana. Reencontrar amigos, lugares, raízes. Matar saudades. Se deliciar com suas guloseimas características. Respirar seu ar e pisar seu chão. Ser feliz como antigamente. Caetité é amor. Não tenho dúvidas. “Amor que nunca morre” como diria Quintana, pois é amor amigo. Eterno. 

 
 
22h57 - 26 de Abril de 2015 Imprimir
 
Caetité: Audiência Pública discute adequação do Plano Municipal de Educação
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Caetité abriu as portas para uma importante discussão: a adequação do Plano Municipal de Educação (PME) ao Plano Nacional. A Audiência Pública contou com a participação da equipe da Secretaria de Educação, comandada por Rosemária Joazeiro, professores, empresários do ramo educacional e pessoas interessadas no tema.De acordo com Rosemária, a discussão é apenas o começo de uma tarefa árdua e cautelosa que deve ser concluída até junho, quando vence o prazo para aprovação do documento. “Essa reunião de hoje marca o início de um trabalho de revisão e reestruturação do nosso Plano Municipal de Educação, que o município já possui, mas que precisa ser adequado ao Plano Nacional”.O PME, segundo a secretária, é um importante instrumento para o planejamento da educação do município. “É esse documento que vai nortear todo o trabalho no setor educacional no município nos próximos dez anos, por isso é fundamental que a gente o construa com bastante cuidado”, disse.Depois de passar pelo processo de adequação ao Plano Nacional, o PME seguirá para votação no Plenário da Câmara de Vereadores de Caetité. Só depois de aprovado, o documento terá o reconhecimento do Ministério da Educação e, a partir daí, o município estará apto a receber os investimentos de projetos específicos do governo federal. O PME é a diretriz educacional dos próximos dez anos.

 
 
14h59 - 26 de Abril de 2015 Imprimir
 
Bahia: Chuva, seca e crise ameaçam São João em cidades do interior
Foto: Reprodução

Os festejos juninos em vários municípios baianos estão ameaçados pela chuva — ou a falta dela — e a crise econômica. Municípios como Santo Amaro, no Recôncavo e Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, já cancelaram as festas devido às fortes chuvas recentes, que trouxeram prejuízos às comunidades. De acordo com as prefeituras, os recursos destinados aos festejos juninos, serão utilizados no atendimento às vítimas das chuvas e à reconstrução do patrimônio destruído. Outros municípios estão em estado de emergência por causa da seca, aguardando apoio dos governos Estadual e Federal. Este é o caso de Sento Sé, no Vale do São Francisco, com 15.749 pessoas afetadas pela longa estiagem. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), há hoje 27 municípios baianos em situação de emergência por conta da seca – e 358.026 pessoas afetadas por isso – e outros dois em emergência devido à chuva – com mais 8.700 atingidos.

 
 
14h23 - 26 de Abril de 2015 Imprimir
 
Nepal alerta para colapso hospitalar; número de mortos passa de 2.400
Foto: Prakash Mathema / AFP

Após o forte terremoto que atingiu o Nepal e países vizinhos neste sábado (25), socorristas tentam neste domingo encontrar sobreviventes. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o recente tremor teve 7,8 graus de magnitude. O governo nepalês afirmou que 2.430 mortes foram confirmadas no país. Além disso, há 5.800 feridos. Considerando as vítimas em todos os países atingidos pelo incidente o número supera 2.500. Segundo a agência de notícias Reuters, milhares de pessoas passaram a noite ao relento, com medo de voltar para suas casas, danificadas pelos tremores, ou porque elas já não existem mais. Os hospitais, cujos suprimentos médicos têm se tornado cada vez mais escassos, continuam recebendo feridos e, acima de tudo, corpos retirados das montanhas de escombros. A destruição e o número de mortes faz deste terremoto o mais mortífero no país em 81 anos. O forte tremor destruiu milhares de casas e prédios históricos, e desde a manhã de sábado, quando aconteceu o tremor principal, o país já sofreu pelo menos 35 réplicas de entre 4 e 6,7 graus.

 
 
10h32 - 26 de Abril de 2015 Imprimir
 
Bahia: Homem escapa da morte por milagre em acidente de trânsito
Foto: Divulgação/Sutran

O engenheiro eletricista Nilton Yamane Barros, de 37 anos, sofreu ferimentos leves em um acidente de trânsito por volta das 8h deste sábado (25). De acordo com informações da Polícia Militar, Nilton conduzia seu automóvel pela BA-099, no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, quando dois pneus se soltaram de um micro-ônibus que seguia em sentido contrário e atingiram frontalmente o carro de passeio. O engenheiro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O condutor do micro-ônibus foi autuado pela Superintendência de Trânsito (Sutran). A Polícia investiga as causas do acidente.

Foto: Divulgação/Sutran
 
 
10h13 - 26 de Abril de 2015 Imprimir
 
Padre bebum foge de blitz e atropela moto da PM
Foto: Divulgação / Polícia Militar

Um padre alcoolizado provocou um acidente na noite da última sexta-feira (24), ao dirigir em alta velocidade fugindo de uma blitz, na Avenida Fleming, Bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, o Padre Erli Lopes Cardoso, de 41 anos, que atua na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, na Pampulha, entrou pela contramão na Rua Brasileia e atingiu uma moto conduzida por um Policial Militar, que pulou da moto antes da colisão e não foi atingido. O Militar estava sinalizando a via para a realização da blitz pela lei seca. O Padre foi submetido ao teste do bafômetro ficando constatada a embriaguez. O religioso foi preso e será processado com suspensão da habilitação.

 
23h47 - 25 de Abril de 2015 Imprimir
 
Terremoto no Nepal deixa mais de 1.800 mortos
Fotos: Narendra Shrestha/Ef

Um terremoto de 7,8 graus de magnitude atingiu o Nepal neste sábado (25) e deixou pelo menos 1.805 mortos e quase cinco mil feridos. A estimativa é de que o número de vítimas seja ainda maior, devido à devastação na região da capital, Katmandu. De acordo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, 30 dos 75 distritos foram atingidos. O tremor obrigou o país a declarar estado de emergência e afetou pelo menos 4,6 milhões de pessoas. Segundo o Itamaraty, não há, até o momento, informações sobre brasileiros entre mortos. O terremoto foi o mais violento a atingir o Nepal em 81 anos. Segundo meios de comunicação locais, o tremor durou entre 30 segundos e dois minutos, mas foi seguido de dezenas de réplicas. Além do Nepal, o terremoto foi sentido em partes da Índia, da China, do Paquistão e em Bangladesh.

 
 
18h24 - 25 de Abril de 2015 Imprimir
 
Deputados do PSDB querem fazer pedido de impeachment de Dilma até quarta
Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara (Foto: Divulgação)

A bancada de parlamentares do PSDB na Câmara dos Deputados decidiu apresentar um pedido de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. A intenção é apresentar o pedido de impedimento entre terça e quarta-feira (29). Os Deputados acreditam que já existem elementos suficientes, e que não há necessidade de aguardar novos fatos ou pareceres jurídicos. O presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves (MG), encomendou uma análise técnica sobre o tema, mas o jurista Miguel Reale Júnior pediu um prazo maior para elaborá-la. Segundo Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, isso não é necessário porque a bancada na Câmara já tem pronto o pedido, que é baseado principalmente na suposta responsabilidade de Dilma sobre o escândalo na Petrobras e sobre as chamadas "pedaladas fiscais", as manobras realizadas pelo Tesouro para fechar as contas públicas. O Presidente da Câmara, o peemedebista Eduardo Cunha, declarou que arquivaria o pedido caso fosse apresentado à mesa. Nesse caso, os parlamentares podem acionar o plenário que decidirá pela abertura do processo, ou não. São necessários 2/3 de votos favoráveis para derrubar a decisão do Presidente. No caso de abertura do processo, Dilma seria afastada para aguardar o julgamento pelo Senado Federal.

 
11h54 - 24 de Abril de 2015 Imprimir
 
Bahia: Polícia detém especialistas em explodir caixa eletrônico sem destruir o dinheiro
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Elton Vanderlei Fiúza Santos e Danilo Souza dos Santos integrantes de uma quadrilha responsável por 14 arrombamentos a terminais bancários de autoatendimento no estado foram apresentados ontem pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, a dupla se especializou no preparo de explosivos para detonar caixas eletrônicos sem destruir o dinheiro. Os acusados foram presos na Ilha de Itaparica. Ainda segundo a polícia, o grupo é composto por 26 criminosos e, cada membro do bando, exercia uma função específica. Sete deles são de São Paulo e eram responsáveis pela aquisição e manuseio de armas longas. O restante se divide em grupos que cuidam da locação ou roubo e condução dos veículos, do levantamento dos alvos e rotas de fuga. As ordens para os crimes partiam de um presídio em Salvador. A justiça já determinou a prisão de parte da quadrilha.

 
10h48 - 24 de Abril de 2015 Imprimir
 
Bahia: professores realizam nova paralisação nesta sexta

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), os professores da rede estadual de ensino paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (24), no Dia Nacional de Luta da Educação. Ainda segundo o Sindicato, a categoria protesta contra a proposta do Governo que concede um reajuste de 6,41% parcelado em duas vezes, enquanto os professores lutam pelo reajuste linear. Outra paralisação foi marcada pela APLB para o próximo dia 30 de abril, juntamente com o movimento nacional organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE).

 
06h35 - 24 de Abril de 2015 Imprimir
 
Brumado: bandidos invadem residência e aterrorizam família na zona rural
Foto: Divulgação / Polícia Militar

Bandidos fortemente armados invadiram uma residência na comunidade de Várzea da Pedra, zona rural de Brumado, na tarde da última quarta-feira (22), tomando como reféns uma mulher e a filha. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram mantidas amarradas e amordaçadas durante o assalto. Ainda segundo a polícia, dois cofres, dinheiro, uma caminhonete Hilux e objetos de valor, foram roubadas pelos criminosos. Na tarde desta quinta-feira (23), uma denúncia anônima informou à polícia sobre a presença de um carro abandonado na localidade de Lagoa Funda. Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM)  se dirigiram ao local e constataram ser a mesma caminhonete roubada no dia anterior. A Polícia realiza buscas para localizar os autores do assalto.

 
06h19 - 24 de Abril de 2015 Imprimir
 
Caetité: homem vítima de depressão comete suicídio na zona rural

Um homem identificado como José Rodrigues dos Santos, de 46 anos, cometeu suicídio na tarde desta quinta-feira (23), no Distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité. Segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o homem entrou em estado depressivo após a morte da sua esposa, passando a utilizar medicação para a doença. Antônio morava com sua mãe e uma filha. No momento da morte, a mãe desconfiou pelo fato do filho estar quieto no quarto e foi averiguar, no entanto, como tem dificuldades para enxergar, não conseguiu ver o filho que havia se enforcado no telhado da casa. Um vizinho foi chamado e constatou a tragédia. O Departamento de Polícia Técnica periciou o local e liberou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

 
 
22h18 - 23 de Abril de 2015 Imprimir
 
Brasil: Mercado de trabalho registra primeiro resultado positivo do ano

O país voltou a contratar em março deste ano, interrompendo uma sequência de demissões que vinha desde dezembro. O resultado ficou ligeiramente acima do apresentado no mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho, foram abertas 19,3 mil vagas. Em março do ano passado, o país criou 13,1 mil vagas. Esse é o primeiro saldo positivo do mercado de trabalho neste ano. Em janeiro foram eliminados 81.774 postos com carteira assinada e em fevereiro, outras 2.415. O resultado é reflexo da baixa atividade econômica, sentida mais intensamente nos setores da construção civil e da indústria.

 
14h49 - 23 de Abril de 2015 Imprimir
 
Morre mãe de cigano assassinado em Ibotirama
Foto: Reprodução

Tereza da Silva Brito, de 65 anos, mãe do cigano Adarlan Silva Brito, assassinado em Ibotirama, não resistiu aos ferimentos sofridos durante o atentado e morreu na noite da última quarta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, a idosa foi atingida nas nádegas e no pescoço e estava internada no Hospital de Ibotirama. No mesmo atentado, ficou ferido um bebê da família, com um tiro de raspão no braço, e a babá, que foi transferida em estado grave para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

 
15h39 - 22 de Abril de 2015 Imprimir
 
Sudoeste: homem foge de complexo penal vestido de mulher
Foto: Divulgação

Um presidiário se vestiu de mulher e conseguiu fugir do Conjunto Penal de Jequié, no último domingo (19). O autor da façanha foi identificado como Wilson Santos Soledade, conhecido como Índio. A fuga só foi percebida horas depois durante de uma varredura dos agentes carcerários. O presidiário cumpria pena de 15 anos de reclusão por assassinato de um jovem na cidade de Jaguaquara, em 2010. A condenação ocorreu por júri popular, em abril de 2013. As polícias Civil e Militar realizam diligências na região para tentar recapturar o fugitivo.

 
 
15h08 - 22 de Abril de 2015 Imprimir
 
Ibitiara: Bandidos explodem agência do BB
Foto: Alex Damasceno / Sudoeste Bahia

Cerca de oito criminosos fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil na cidade de Ibitiara, na Chapada Diamantina, durante a madrugada desta quarta-feira (22). De acordo com a Polícia Civil da cidade, a quadrilha invadiu a cidade em uma Toyota Hilux, atirando para cima durante 20 minutos, com o objetivo de assustar a população. Ainda segundo a polícia, uma parte do grupo se dirigiu a agência enquanto outra parte circulava pela cidade. Os bandidos tentaram, sem sucesso, explodir o cofre central da agência. O segundo, que continha dinheiro, não foi danificado. Esta é a terceira vez que a agência, que fica na Praça da Bandeira, é atacada por bandidos desde a sua fundação. Nenhum dinheiro foi levado durante o assalto. A quadrilha fugiu no sentido da cidade de Novo Horizonte. Não houve feridos durante o ataque.

Foto: Alex Damasceno / Sudoeste Bahia
 
 
14h20 - 22 de Abril de 2015 Imprimir
 
Ibotirama: cigano é executado na frente de casa
Foto: Magno Maia / Sudoeste Bahia

Um cigano identificado por Adarlan Silva Brito, conhecido por Rogê, foi morto a tiros por volta das 8h30 desta quarta-feira (22), em Ibotirama. De acordo com a Polícia Militar, outras três pessoas, incluindo uma criança, foram baleadas no atentado. Ainda segundo a polícia, duas caminhonetes se aproximaram da casa do cigano e começaram a atirar várias vezes. Rogê estava na frente da residência e não conseguiu escapar dos criminosos, que fugiram logo depois. O Cigano teve morte instantânea. As outras vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  e encaminhadas ao Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há detalhes sobre seu estado de saúde. Adarlan já possuía passagens pela polícia por crimes como homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e outros delitos, em várias cidades como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. O motivo do crime ainda é investigado.

Foto: Magno Maia / Sudoeste Bahia
 
 
07h26 - 22 de Abril de 2015 Imprimir
 
Conquista: Sobrinho de vereador é achado morto
Foto: Blitz Conquista

Jaimilton Ferraz Neto, de 24 anos, foi achado morto na manhã desta terça-feira (21) no Bairro Nossa Senhora Aparecida em Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Civil, o corpo do jovem foi encontrado com sinais de pedradas ou pauladas na cabeça. Nenhuma possível arma do crime foi localizada próxima. Jaimilton era sobrinho do vereador Edijaime Rocha (PSDB). A vítima tinha sido vista pela última vez às 18h da segunda-feira (20), na casa do avô. O corpo foi periciado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.

 
 
 
 
  Sudoeste Bahia © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua Cônego Bastos, Centro - Caetité - Bahia

Telefones: Redação (77) 9849-1902 / Comercial (77) 9962-4691 

Email: contato@sudoestebahia.com

Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções