• Caetité: sem reserva hídrica município torna-se dependente da Adutora do Algodão

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    17/10/2018 - 00:00

    Hoje o município depende exclusivamente da Adutora do Algodão, com águas provenientes do Velho Chico.

    Caetité, ao longo de sua história, já foi abastecida com água potável de diversas formas. Primeiro por gravidade, através dos rios que cortavam a cidade. Depois, com a chegada da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no município – a empresa opera em Caetité desde 1973 – através das barragens de Passagem da Pedra, Moita dos Porcos e poços tubulares. Desde 2016, Caetité, o distrito de Maniaçu e a comunidade de Cachoeirinha, vêm sendo abastecidos pela Adutora do Algodão que traz água do rio São Francisco. Essa água é bombeada a partir do povoado do Julião, no município de Malhada. De acordo com a Embasa, atualmente em Caetité, a empresa não possui nenhuma reserva hídrica. Hoje o município e as referidas comunidades dependem exclusivamente da Adutora do Algodão, com águas provenientes do Velho Chico. Na tarde desta terça-feira (16), a reportagem do Sudoeste Bahia esteve in loco na barragem de Passagem da Pedra.

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia

    No local que deveria garantir parte da segurança hídrica do município o cenário é de total abandono. Muita lama, mato, bancos de areia e até cavalos foram flagrados pastando no interior da barragem. Sem planejamento e manutenção de fontes próprias de abastecimento, caso haja um colapso na adutora, o volume de água a ser distribuído para os consumidores no município seria reduzido drasticamente. Um fato que atesta a preocupação da nossa reportagem é a estiagem que tem se mantido no São Francisco desde 2013 ocasionando a pior seca dos últimos 100 anos a atingir o Rio. O outro lado: A redacão do Sudoeste Bahia entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Embasa em Vitória da Conquista, que emitiu uma nota esclarecendo alguns pontos levantados pela nossa reportagem. Um das situações abordadas foi a dos mananciais de Moita dos Porcos e Passagem da Pedra. Em nota a Embasa disse que “os mananciais de Moita dos Porcos e Passagem das Pedras vêm passando por revitalização de matas ciliares desde 2014, inclusive, com a realização de diversas atividades de caráter educacional e socioambiental para que possa ser evitado o assoreamento provocado por degradação que sofreu ao longo do tempo”.

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia

    Outra questão levantada são os poços tubulares que abasteciam a cidade em outros tempos. A Embasa informou que eles estão com baixa vazão, devido a falta de chuvas. “Os mananciais subterrâneos conhecidos também como poços tubulares continuam em funcionamento, mas com vazão reduzida devido à queda na reposição hídrica que foi agravada pelo baixo índice pluviométrico dos últimos dois anos provocado pelo longo período de estiagem”. Durante muito tempo, antes da chegada da Adutora do Algodão chegar ao município, a cidade viveu momentos de racionamento do líquido precioso, onde as casas poderiam ser abastecidas entre um a quatro dias na semana. Já que, novamente, as chuvas estão escassas abordamos a empresa se está havendo o racionamento. “Diante das altas temperaturas registradas nas últimas semanas, o que provoca aumento considerável no consumo de água, e também considerando redução da disponibilidade hídrica em nossos mananciais, a distribuição de água está acontecendo de forma setorizada para que o atendimento possa ocorrer de forma igualitária em todas as regiões da cidade. Por isso, é importante que a população tenha ou instale reservatório domiciliar dimensionado corretamente ao número de moradores. Em caso de prédios com mais de um pavimento (conforme Decreto Estadual 3060/94 – Cap V, Art 33) é necessário possuir reservatório apoiado no térreo com bomba para que a água chegue aos andares superiores.” Por fim, a Embasa dá dicas de economia e armazenagem de água, até que possamos vencer esse período de estiagem que tanto assola o sertanejo. “A economia de água ou o seu reaproveitamento deve ser realizada em todos os períodos do ano, pois é  um  elemento  cada  vez  mais  escasso  no  planeta.  A Embasa tem o compromisso de sempre oferecer o melhor atendimento ao seus usuários, garantindo abastecimento satisfatório e um produto de qualidade. Assim, a concessionária continuará envidando esforços para melhorar a cada dia o abastecimento em toda cidade, mitigando os efeitos causados pela estiagem prolongada em nossa região. É importante ficar atento aos vazamentos; caixas d´água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo. Para detectar vazamentos, em tubos e conexões, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel e observe se o hidrômetro registra alteração nos ponteiros dos relógios ou no marcador depois de uma hora sem uso de água. Veja, também, se não há manchas de umidade nas paredes. É fundamental consertar os vazamentos de imediato, assim que forem descobertos”.

  • Combate a incêndio é reforçado na Chapada Diamantina

    Foto: Reprodução | Jornal da Chapada Foto: Reprodução | Jornal da Chapada
    Por Marina Hortélio

    16/10/2018 - 22:00

    Em Lençóis, o fogo foi controlado após ter chovido na região

    O combate a um incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina foi reforçado ontem (15) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo atinge a parte sul da Unidade de Conservação, conhecida como Chapadinha, e teve origem externa ao Parque na última sexta-feira (12). Dois mil hectares já foram consumidos pelo incêndio, cuja frente de fogo é a região entre Ibiquara, Itaipé e Andaraí. De acordo com assessoria do Parque Nacional, cerca de 100 brigadistas atuam no local entre contratados e voluntários. Todo o efetivo de 42 profissionais do ICMBio está envolvido no combate. Outros cerca de 20 brigadistas do IBAMA PrevFogo também estão no trabalham no parque para apagar o fogo. Ainda segundo a assessoria do parque, o sobrevoo de monitoramento realizado hoje (16) aponta que a chuva que atingiu a região ontem (15) ajudou a debelar parte do fogo. Na região de Lençóis, no Centro-sul baiano, o fogo já está controlado, como aponta Vanessa Almeida, que faz parte da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis. De acordo com ela, o incêndio na região, que chegou a atingir áreas de vegetação próximas da estrada, foi amenizado após a chuva na região.

  • PF indicia Temer por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

    Foto: Marcos Corrêa | PR Foto: Marcos Corrêa | PR
    Por Matheus Simoni

    16/10/2018 - 21:00

    O relatório final do inquérito dos Portos foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) hoje (16)

    A Polícia Federal indiciou o presidente Michel Temer (MDB) e outras dez pessoas por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ação ainda envolve a filha do presidente, Maristela Temer. No caso de Maristela, o indiciamento se dá apenas por lavagem de dinheiro. O relatório final do inquérito dos Portos foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) hoje (16). A PF também pediu sequestro e bloqueio de bens de todos os suspeitos, e a prisão de quatro deles. O inquérito dos Portos foi aberto pelo STF, a pedido do então procurador da República, Rodrigo Janot, após a delação de executivos do Grupo J&F, que denunciaram pagamentos de propina a agentes políticos. Entre os beneficiados estão Michel Temer e o ex-assessor dele, Rodrigo Rocha Loures, envolvendo decreto editado por Temer. O caso foi encaminhado pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso para a Procuradoria Geral da República (PGR), que tem até 15 dias para se pronunciar por meio de parecer. Confira as listas: Indiciados - Michel Miguel Elias Temer Lulia; Rodrigo Santos da Rocha Loures; Antônio Celso Grecco; Ricardo Conrado Mesquita; Gonçalo Borges Torrealba; João Baptista Lima Filho; Maria Rita Fratezi; Carlos Alberto Costa; Carlos Alberto Costa Filho; Almir Martins Ferreira; Maristela de Toledo Temer Lulia. Indiciados alvos de pedido de prisão preventiva - João Baptista Lima Filho; Carlos Alberto Costa; Maria Rita Fratezi; Almir Martins Ferreira.

  • Prefeito de Malhada é multado pelo TCM

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    16/10/2018 - 16:45

    Em seu parecer, O Ministério Público de Contas recomendou formulação de representação, por meio da Assessoria Jurídica do TCM, ao Ministério Público do Estado da Bahia, para, se assim entender, apurar a suposta prática do ato de improbidade administrativa.

    Na sessão desta terça-feira (16), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Malhada, Valdemar Lacerda Silva Filho, o Dezin (PMDB), por burlar o procedimento licitatório, na contratação de empresa para realização de transporte escolar. O conselheiro substituto Antônio Emanuel, relator do parecer, multou o prefeito em R$7 mil. O contrato com a empresa Result Serviços e Transportes Ltda – ME, no valor de R$ 134.800,45, apresenta diversas ressalvas, entre elas, a falta de correlação entre os serviços de transporte escolar e o atendimento de questões referentes ao Decreto Emergencial, apresentado pelo prefeito em janeiro de 2017. Em sua defesa, o gestor afirmou ter encontrado a gestão municipal deficitária e sem qualquer planejamento. A contratação sem licitação teria se dado devido ao curto prazo para o inicio do ano letivo. “Dessa forma, a administração municipal decidiu realizar dispensa para não atrapalhar o comparecimento dos alunos” – afirmou. Em seu parecer, o conselheiro substituto Antônio Emanuel afirmou que os processos administrativos decorrentes de contratações dessa natureza devem estar rigorosamente capacitados com todos os documentos que comprovem a adoção de medidas necessárias à garantia da segurança dos usuários de tais serviços, sob pena de responsabilidade. “Não foi apresentada nenhuma justificativa que se enquadrasse nas exceções previstas na norma de licitações, demonstrando que a contratação realizada pelo prefeito de Malhada encontra-se ilegal”, afirmou. Embora não haja plena comprovação de dano ao erário com base nos documentos apresentados, não foi afastada a ilegalidade da contratação mediante dispensa pelo gestor municipal de Malhada, caracterizando a burla ao procedimento licitatório. Em seu parecer, O Ministério Público de Contas recomendou formulação de representação, por meio da Assessoria Jurídica do TCM, ao Ministério Público do Estado da Bahia, para, se assim entender, apurar a suposta prática do ato de improbidade administrativa. Cabe recurso da decisão.

  • Carinhanha: PM apreende moto com chassi adulterado e restrição furto/roubo

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    16/10/2018 - 16:30

    A guarnição da 3ª Companhia do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM) lotada em Carinhanha apreendeu na madrugada desta terça-feira (16) uma motocicleta que apresentava chassi adulterado e restrição furto/roubo. De acordo com informações da polícia, o veículo apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi – Honda/CG Titan, cor vermelha, placa policial final 2579, com licença de Pirapora-MG – estava em posse de um homem identificado como Severino Rodrigues Nogueira, que alegou ter comprado a moto por R$ 4.000,00 (quatro mil reais) de Indivíduo cujo nome alegava não saber. Ainda segundo a polícia, a placa policial da motocicleta não condiz com o chassi, havendo divergência entre essas numerações, além de possuir restrição de roubo/furto. Desta forma, tanto o condutor quanto o veículo foram conduzidos para a unidade policial.

  • Sem debates, Haddad provoca e Bolsonaro rebate: ‘Quem conversa com poste é bêbado’

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    16/10/2018 - 16:00

    "Vamos debater frente a frente, com educação, em uma enfermaria se precisar", publicou petista, via Twitter, após candidato do PSL recusar ir a confrontos na TV com alegação de saúde

    Sem a participação de Jair Bolsonaro (PSL) em debates televisivos, o petista Fernando Haddad provocou o candidato via Twitter, dizendo que iria até a enfermaria se precisar, e ele acabou respondendo que “quem conversa com poste é bêbado”. “Tuitar e fazer live é fácil, deputado. Vamos debater frente a frente, com educação, em uma enfermaria se precisar. O povo quer ver você aparecer na entrevista de emprego”, postou o perfil de Haddad. Bolsonaro tem recusado ir a confrontos na TV alegando motivos médicos, embora tenha concedido diversas entrevistas a veículos de imprensa e feito transmissões ao vivo pelas redes sociais. “Senhor ‘Andrade’, quem conversa com poste é bêbado. Existe um que está preso por corrupção e você vai toda semana na cadeia visitá-lo intimamente além de receber ordens ! Cuidado que pelo desenrolar das notícias reveladas você pode ser o próximo”, postou Bolsonaro.

  • Joaquim Barbosa decide não apoiar Haddad, diz coluna

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Alexandre Galvão

    16/10/2018 - 13:30

    A interlocutores próximos, o ex-presidente da STF já disse que a decisão está tomada

    Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa decidiu que não vai apoiar Fernando Haddad (PT) na corrida pela Presidência da República. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, os dois chegaram a conversar na semana passada, mas o magistrado aposentado rejeitou apoiar o petista. Ainda de acordo com a publicação, a interlocutores próximos, Bolsonaro já disse que a decisão está tomada.

  • Oeste: Engavetamento entre carretas deixa feridos e gera congestionamento de 6 km

    Foto: Reprodução | Gazeta 5 Foto: Reprodução | Gazeta 5
    Por Juliana Rodrigues

    16/10/2018 - 13:30

    A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente ocorreu às 6h30, em um trecho da BR-242

    Um engavetamento envolvendo pelo menos quatro carretas e caminhões deixou feridos na manhã desta terça-feira (16), em um trecho da BR-242, no município de Ibotirama, no oeste da Bahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, segundo o G1, que o acidente ocorreu às 6h30, no km-592 da rodovia. Houve bloqueio total da pista nos dois sentidos e, por volta das 9h, o órgão de trânsito registrava um congestionamento de seis quilômetros. Conforme a publicação, a PRF informou ainda que houve, inicialmente, uma colisão frontal entre dois veículos e, em seguida, o engavetamento. O órgão de trânsito não soube precisar o número de feridos no acidente e disse que não houve mortes. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionadas.

  • Caetiteenses conquistam Campeonato Baiano de Jiu-jitsu

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Por Paulo Haran

    16/10/2018 - 13:00

    Os atletas Rogério, Denilson e Mateus conquistaram o 1° lugar, cada um em sua categoria, no Campeonato Baiano de Jiu-jitsu, consagrando-se campeões no último sábado (14), no espaço da Unifg, em Guanambi, durante a 2ª etapa do Circuito Oeste Baiano de Jiu-jitsu, organizado pela Federação Baiana de Jiu-jitsu. Os atletas disputaram ainda o "Absoluto", cada um em sua faixa, onde Denilson (faixa branca) logrou êxito disputando com atletas mais pesados do que sua categoria. Rogério, (faixa azul), conquistou o 3° lugar no Absoluto e Mateus não conquistou pódio nesta disputa. A equipe da Academia Dodô Fighter foi reconhecida como a melhor equipe da competição, levando o prêmio de destaque entre as demais cidades participantes.

  • Seca atinge mais de 60 municípios do sudoeste baiano

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    16/10/2018 - 13:00

    Em algumas localidades, rios chegaram a secar completamente

    A região sudoeste da Bahia tem 62 municípios em situação de emergência devido à seca. Entre estas, estão as cidades de Caetité, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibiassucê, Ibipitanga, Igaporã, Jussiape, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mortugaba, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires e Vitória da Conquista. Com os decretos, as cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação para a convivência com a seca. Em Vitória da Conquista, no povoado de Três Lagoas, a água do Rio Pardo, que abastece a localidade, secou completamente. De acordo com a TV Sudoeste, os moradores do povoado recebem apoio de carros-pipa, mas a água não é suficiente para as necessidades básicas deles. A prefeitura da cidade informou que 17 carros-pipa abastecem 156 localidades, 16 assentamentos e um distrito. 146 municípios em todo o estado tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional na última segunda (8).

  • Governo de Caetité realiza palestras em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável

    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    16/10/2018 - 12:00

    No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação Saudável e para celebrar a data, a Prefeitura de Caetité, através da Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (Difam), começou no início do mês, a visitar escolas e creches municipais, com a Nutricionista Alessandra Gabriela, para realização de palestras. O objetivo da ação é conscientizar os alunos sobre a importância de uma boa alimentação, destacando a valorização da merenda escolar, fornecida com muita qualidade, utilizando, inclusive, produtos da Agricultura Familiar. “Demos início a essa atividade no começo do mês e nosso objetivo é ir em todas as escolas e creches do município, falando sobre a importância de uma alimentação de qualidade. A alimentação deve ser uma preocupação para que todas as pessoas possam se prevenir de doenças e/ou distúrbios relacionados à alimentação. Além disso, uma alimentação saudável é aquela capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o corpo humano, promovendo saúde e bem-estar, com a escolha de alimentos que garantam não só o peso ideal, mas, principalmente, uma vida mais saudável”, destaca Gabriela. Dia Mundial da Alimentação Saudável: Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.

  • Carinhanha: Secretaria Municipal de Saúde confirma surto de Leishmaniose Visceral (Calazar)

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    16/10/2018 - 11:00

    Após 6 casos confirmados de Leishmaniose Visceral (Calazar) nos últimos 3 meses, um deles resultando na morte do paciente diagnosticado com a doença, o secretário de saúde do município de Carinhanha, Avalcir Brito, e o coordenador de vigilância a saúde epidemiológica e sanitária, Valternan Almeida, confirmaram o surto da doença na sede município em entrevista à um programa jornalístico da rádio Pontal FM. Como medida para conter o avanço da doença, Avalcir Brito informou que a administração municipal já autorizou a contratação de material para borrifação em toda cidade e que foram intensificados os testes rápidos em cães. Inclusive, foi disponibilizado à população um telefone para o disk denúncia da vigilância sanitária, caso algum popular suspeite de um cão com a doença. Basta entrar em contato através do telefone (77) 9 9943-4461 e uma equipe irá até o local. De acordo com Valternan, é preciso que a comunidade ajude a vigilância, pois de 660 testes rápidos realizados, 206 deram positivo. Veja como a população pode ajudar: É importante que limpem os quintais, e não deixe excesso de umidade, pois o mosquito flebótomo, conhecido como “mosquito Palha” gosta de ambientes com essas características; Leve seu animal a sede da vigilância sanitária para que seja realizado o teste rápido, para assim saber se o seu cão está ou não infectado. Se caso o teste rápido dê positivo em seu cão, será feito outro mais avançado, se confirmar, entregue o animal para a vigilância. O animal com a doença apresenta os seguintes sintomas: queda de cabelo, unhas grande, olhos avermelhados, preguiça, ferida no focinho, são sintomas do calazar no seu bicho, portanto se notou qualquer um desses no seu cão, procure a vigilância. As informações são do Alerta Bahia.

  • Morre aos 78 anos o jornalista Gil Gomes

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    16/10/2018 - 11:00

    Radialista, conhecido pelas crônicas policiais, morreu na madrugada desta terça-feira (16) no hospital, em decorrência de um câncer

    O jornalista Gil Gomes, 78, morreu nesta terça-feira (16) em São Paulo, vítima de um câncer. Famoso pelas crônicas policiais, o radialista havia sido internado nesta segunda-feira após passar mal em sua residência no bairro Jardim da Saúde, na zona sul. Gil foi atentido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital São Paulo. A morte foi confirmada nesta madrugada. Filho de imigrantes italianos, Cândido Gil Gomes Jr. nasceu no bairro da Mooca. Dono de uma voz potente, iniciou a carreira radiofônica como locutor esportivo. Depois, fez sucesso como repórter policial. O suspense utilizado nas narrativas e o tom de voz característico o marcaram na história da crônica policial no Brasil. Nos anos 1990, migrou para a TV ao integrar a equipe do “Aqui Agora”, do SBT. Segundo o G1, ele ficou afastado das telinhas por mais de dez anos por problemas de saúde relacionados ao Mal de Parkinson, diagnosticado em 2015.

  • Após pedido de Haddad, TSE determina exclusão de links com a expressão 'kit gay'

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    16/10/2018 - 09:45

    Decisão do ministro Carlos Horbach afeta conteúdos compartilhados pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL)

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, determinou a suspensão de 36 links de sites e redes sociais com a expressão "kit gay", usada pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) para atacar o adversário Fernando Haddad (PT). Ele atendeu a um pedido da defesa do petista, que alega que a informação é sabidamente inverídica. De acordo com o magistrado, os conteúdos disponíveis nos links vinculam o livro "Aparelho Sexual e Cia" ao projeto "Escola Sem Homofobia" ou aos programas de livros didáticos do MEC, o que não corresponde às informações oficiais.

  • Região: Previsão é de poucas chuvas para os próximos dias

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    16/10/2018 - 09:30

    Desde o feriado do Dia das Crianças (12), a região vem sentindo um aumento na temperatura e na sensação térmica. Neste domingo, por exemplo, Caetité registrou, segundo o Climatempo, temperaturas na casa do 34 graus com sensação de 37. Com isso, aliado à falta de chuvas, o consumo de água aumenta, trazendo preocupação para todos. Para Caetité, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), entre hoje (16) até a próxima segunda-feira (22), podem ocorrer pancadas de chuva no município. A Seagri também informa que as chuvas poderão se estender até o dia 29/10. Para Guanambi, o mesmo previsto para Caetité. Neste período a Seagri informa que pode chover até nove milímetros. Segundo informações levantadas na cidade, no domingo foi registrado cerca de 38 graus na cidade, fazendo as pessoas recorrerem aos clubes e piscinas para se refrescar. Em Brumado, as temperaturas podem chegar aos 34 graus com possibilidade de chuva até esta quinta-feira (18). Segundo o Climatempo, depois dessa data não há previsão de chuva. Em Carinhanha, no médio São Francisco, as temperaturas na cidade podem chegar aos insuportáveis 37 graus. Ainda de acordo com o Climatempo, as chuvas podem chegar a qualquer momento no município até o fim desta semana. Já em Igaporã, o município tem possibilidade de chuva para a noite desta segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17) e no domingo (21), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) do Governo Federal. Por lá, as temperaturas podem chegar até os 33 graus, nesta terça-feira(16). Porém, as previsões consultadas pela redação do Sudoeste Bahia, apesar de animadoras quanto a chegada das chuvas, são também desanimadoras quanto a quantidade. Em Caetité poderá chover em torno de 11 milímetros; Em Guanambi, nove milímetros; em Carinhanha, nove milímetros. Além disso, as fonte consultadas pela reportagem, também indicaram poucos dias de chuva, cerca de três ou quatro dias.