• Com uma medalha de prata, Rayssa Leal se torna medalhista mais jovem do Brasil

    Foto: Divulgação | Wander Roberto Foto: Divulgação | Wander Roberto
    Por Gabriel Amorim

    26/07/2021 - 08:00


    ESPORTE

    - A atleta Rayssa Leal, de Imperatriz, no Maranhão, se tornou, aos 13 anos, a medalhista mais jovem da história do Brasil. A atleta conquistou a prata e garantiu a segunda medalha para o skate street nas Olimpíadas de Tóquio, repetindo o resultado de Kelvin Hoefler no domingo. Antes da medalha de Rayssa, o recorde era de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. Fadinha, como já ficou conhecida, é, também, a mais jovem brasileira a participar dos Jogos. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 347 dias. A maranhense do skate tem 13 anos, 203 dias. O pódio com as três melhores do skate feminino foi completado pela japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, cinco meses mais velha que Rayssa, que ficou com o ouro. A skatista somou 15,26 na final, à frente dos 14,64 da brasileira. A também japonesa Funa Nakayama levou o bronze, com 14,49.

  • Guanambi registrou 16 novos casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    25/07/2021 - 18:30


    GUANAMBI

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), em atualização de boletim epidemiológico divulgado neste domingo (25), nas últimas 24 horas, mais 16 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por conta disso, Guanambi passou a apresentar 138 casos ativos, sendo que destes, 17 pacientes seguem internados. Ao todo, são 10.309 casos confirmados, com 10.055 curados. Em Guanambi, desde o início da pandemia, 116 pessoas foram vitimadas fatalmente pela Covid-19.

  • Caetité possui 9 pacientes internados com Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    25/07/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico divulgado neste domingo (25), nas últimas 24 horas, mais 2 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por conta disso, Caetité passou a apresentar 148 casos ativos, sendo que destes, 9 pacientes seguem internados. Ao todo, são 3.913 casos confirmados, com 3.719 curados. Em Caetité, desde o início da pandemia, 46 pessoas foram vitimadas fatalmente pela Covid-19.

  • Bahia registra 1.125 novos casos de Covid e 19 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    25/07/2021 - 18:00


    A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 54%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 1.125 novos casos de Covid-19 e 19 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados neste domingo (25) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado tem 1.185.439 casos confirmados desde o início da pandemia, com  25.504 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 54%. Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h deste domingo, 7 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 2 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Festa clandestina com 250 pessoas é encerrada em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    Por Gabriel Amorim

    25/07/2021 - 15:00


    Aglomeração aconteceu em um sítio localizado no bairro de Parque Imperial.

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Uma festa clandestina com cerca de 250 pessoas foi encerrada na madrugada deste domingo (25), por equipes da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. Denúncias anônimas levaram os policiais até  um sítio localizado no bairro de Parque Imperial. No local,pessoas estavam aglomeradas e sem máscaras de proteção. “Pela quantidade de pessoas foi necessário solicitar o apoio de outras unidades. Quando chegamos lá, descobrimos que o evento, chamado de “Brega Fest 5ª Edição'', possuía até bilheteria. Conseguimos identificar a responsável e, em seguida, a conduzimos até a delegacia da cidade”, relata o comandante da 77 ª CIPM, major Vagner Ribeiro Almeida. Depois da condução da organizadora, os participantes foram dispersados.

  • Polícia impõe sigilo de 15 anos a dados de operação que matou Lázaro

    Foto: Reprodução | SSP Foto: Reprodução | SSP
    Por Gabriel Amorim

    25/07/2021 - 11:00


    Justificativa é que divulgação pode atrapalhar futuras operações

    POLICIAL

    - Os dados da operação policial que matou Lázaro Barbosa estão sob sigilo por quinze anos. A determinação é da Polícia Civil de Goiás e foi  divulgada em resposta a um pedido de dados realizado pelo Correio Braziliense sobre a operação. A justificativa dada pela polícia é de que a divulgação dos dados neste momento pode colocar em risco a instituição e atrapalhar futuras operações. No pedido realizado pelo veículo de imprensa, via Lei de Acesso à Informação (LAI), e endereçado às Secretarias de Segurança Pública de Goiás e do Distrito Federal, foram solicitadas informações como valor investido na operação, o tamanho da área monitorada pelas autoridades nas buscas e os gastos com combustível por viaturas e helicópteros. Na resposta, divulgada pelo Correio Braziliense, o delegado-geral adjunto Deusny Silva Filho argumentou que a divulgação das informações iria expor os equipamentos de que a instituição dispõe para investigação e operações policiais, a estratégia e os recursos usados, bem como projetos futuros.

  • Caetité: Justiça obriga Núcleo de Saúde a apresentar relatórios de inspeções sanitárias da Unacon

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/07/2021 - 07:00


    CAETITÉ

    - A Justiça determinou, em caráter de urgência, que a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste do Estado da Bahia apresente os relatórios integrais referentes às inspeções sanitárias realizadas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Caetité, nos meses de novembro de 2020 e fevereiro e junho de 2021. Os documentos, relatórios de inspeções sanitárias, cuja apresentação foi requisitada pelo Ministério Público, são necessários à instrução de inquérito civil instaurado para apuração da existência de irregularidades na unidade de saúde denunciadas ao Ministério Público, as quais, acaso existentes, podem colocar em risco a vida dos pacientes que ali se encontram internados para tratamento de Covid-19. A ação foi proposta pelo Ministério Público, por meio das promotoras de Justiça Daniele Chagas Bruno e Tatyane Miranda Caires, após o recebimento de notícias de “gravíssimas irregularidades” no funcionamento da unidade de saúde, responsável pelo atendimento de urgência e emergência para casos de Covid-19 na região sudoeste e da recusa/retardamento por parte da Coordenação do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste do Estado da Bahia, órgão responsável por realizar a fiscalização na unidade, em apresentar os relatórios das inspeções já realizadas.

  • Bahia registra 1.641 novos casos de Covid e 28 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    24/07/2021 - 19:00


    A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 58%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 1.641 novos casos de Covid-19 e 28 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados neste sábado (24) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado tem 1.184.314 casos confirmados desde o início da pandemia, com 25.485 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 58%.Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h deste sábado, 3 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 7 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Número de casos ativos de Covid-19 em Caetité ultrapassa 150

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com atualização do boletim epidemiológico feita pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE) neste sábado (24), no município, 158 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Nas últimas 24 horas, 18 novos casos foram registrados. Ao todo, são 3.911 casos positivos, com 3.707 casos curados, ao mesmo tempo que 36 pacientes aguardam resultado de teste. Com 9 pessoas internadas, em Caetité, desde o início da pandemia, 46 vidas foram interrompidas por conta da Covid-19.

  • Guanambi registra óbito de número 116 pela Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 18:00


    GUANAMBI

    - Segundo atualização de boletim epidemiológico realizada neste sábado (24), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), a cidade registrou o óbito de número 116 ocasionado pela Covid-19. Trata-se de um homem de 96 anos, que estava internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG) desde o último dia 15, vindo a falecer na noite de ontem (23). Números do quadro pandêmico: 82 pessoas aguardam resultado de teste; 122 casos ativos; 10.293; 10.055 casos curados; 15 pacientes internados e 17 novos casos nas últimas 24 horas.

  • Brumado registra protesto contra Bolsonaro neste sábado

    Foto: Divulgação | Redes Sociais Foto: Divulgação | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 16:00


    BRUMADO

    - A cidade de Brumado registrou protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sábado (24). Na capital do minério, centenas de pessoas foram às ruas para pedir o impeachment do presidente, além de reivindicarem o auxílio emergencial de R$ 600, bem como o aceleramento do processo de vacinação contra a Covid-19. Nos cartazes e faixas, as mensagens faziam menção aos quase de 550 mil brasileiros mortos pela Covid, além de classificarem o presidente como genocida. Os manifestantes reclamaram também sobre o preço da gasolina, do gás de cozinha e dos alimentos. Com gritos de “vacina, trabalho e fora Bolsonaro”, os participantes circularam pelas ruas do Centro de Brumado, todos fazendo uso de máscara, sendo que os organizadores distribuíram álcool em gel  para higienização das mãos. Estavam entre os participantes, jovens, estudantes acadêmicos, profissionais liberais, adolescentes e militantes de movimentos sociais, pessoas ligadas à religião de matriz africana, dentre outros. Em relação a partidos políticos presentes no movimento, muitos manifestantes empunhavam a bandeira do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

  • Guanambi: Capitão da reserva da PM é preso por ser suspeito de abusar sexualmente de uma menor

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 13:00


    GUANAMBI

    - Um capitão da reserva da Polícia Militar (PM) foi preso na última quinta-feira (22), na cidade de Guanambi, por ser suspeito de abusar sexualmente de uma menor de apenas 12 anos de idade. De acordo com informações da PM, toda documentação a ser levantada neste tipo de caso, foi enviada por meio de consulta ao Ministério Pública Estadual (MPE), além da Polícia Civil (PC), para que um processo administrativo seja instaurado. Por dentro do caso - O militar atuava na Escola Municipal Josefina Teixeira, instituição de ensino que adota metodologia militar, onde a menor é aluna. Os abusos teriam começado em fevereiro do ano passado e se estenderam até novembro do mesmo ano, mesmo com as aulas suspensas. Após a suspensão das aulas presenciais, o capitão reformado passou a visitar a casa da vítima, na ausência dos pais da jovem, com o falso pretexto de trazer atividades escolares para a menina. O crime só foi descoberto em abril deste ano, após a mãe da criança ter descoberto mensagens do suspeito no celular da filha. Assim que o caso foi denunciado, o policial militar aposentado foi afastado de suas atividades na escola pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). À Polícia Civil, a jovem relatou a forma que ocorriam os abusos. A vítima foi transferida da unidade de ensino e está recebendo assistência psicológica de profissionais do 17º BPM.

  • Após um ano de pandemia, 377 brasileiros perderam o emprego por hora, diz pesquisa

     Foto: Jeso Carneiro | Flickr Foto: Jeso Carneiro | Flickr
    Por Juliana Rodrigues

    24/07/2021 - 12:30


    Números são de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos indicadores de abril

    BRASIL

    - A crise provocada pela pandemia de coronavírus deixou marcas no mercado de trabalho. Em média, 377 brasileiros perderam o emprego por hora em um ano, segundo números de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos indicadores de abril – os últimos disponíveis – da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. As informações são do portal G1. Os números mostram que no mês de abril, o Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados, 3,3 milhões a menos do que no mesmo mês de 2020. Calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pnad Contínua leva em conta tanto o mercado de trabalho forma como o informal. “Na pandemia, a queda do emprego foi recorde na comparação ano contra a ano”, afirma Bruno Ottoni, analista da consultoria IDados e responsável pelo levantamento. “A partir de abril, maio e junho (de 2020), houve uma retração muito grande do emprego, o que mostra que a pandemia afetou fortemente o mercado de trabalho.” Na comparação anual (mês contra igual mês do ano anterior), o estudo do IDados mostra que, se o efeito da pandemia ainda se arrasta no mercado de trabalho, o estrago já foi muito pior. Em agosto do ano passado, no período mais agudo da crise, quase 1,4 mil brasileiros perdiam o emprego por hora. Naquele momento, o país tinha 81,6 milhões de ocupados, quase 12 milhões a menos na comparação anual.

  • Homem suspeito de estuprar criança de 11 anos na cidade de Riacho de Santana é preso

    Foto: Reprodução | Polícia Civil Foto: Reprodução | Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 11:30


    RIACHO DE SANTANA

    - Na sexta-feira (23), por volta de 12h, na cidade de Bom Jesus da Lapa, um homem de nome Durval Oliveira Machado, de 48 anos, foi preso por ser suspeito de estuprar uma criança de 11 anos de idade. O mandado de prisão foi executado pela 24ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin). Segundo informações da Polícia Civil, o crime ocorreu na cidade de Riacho de Santana no dia 12 de junho deste ano. Ainda de acordo a polícia, Durval teria oferecido à criança a quantia de R$ 100 para que ela tivesse relação sexual com ele.

  • Adolescente fica gravemente ferido após ser atropelado por caminhão em Caetité

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 11:00


    CAETITÉ

    - Na noite de ontem (23), por volta das 19h40, um adolescente de 15 anos, identificado como Samuel Silveira Prisco Fausto, foi atropelado na Avenida Waldick Soriano, no Bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, e o estado de saúde do jovem é grave. Segundo informações recebidas pelo Sudoeste Bahia (SB), o caminhoneiro não prestou socorro a Samuel. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o adolescente, encaminhado-o para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Até o momento, ainda não há informações sobre o atual estado clínico do jovem.