• Academia Caetiteense de Letras celebra 22 anos com Sessão da Saudade em homenagem a Tânia Martins e de posse dos novos membros

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Mauri Oliveira

    01/10/2023 - 10:30


    Fundada em 7 de setembro de 2001 a Academia surgiu de um projeto de André Koehne e Yalen Sacramento, e se tornou real graças ao apoio e garra da poeta Elvira Tânia Lopes Martins, a grande homenageada da noite.

    CAETITÉ

    - Na noite de 15 de setembro, a consagrada ACL - Academia Caetiteense de Letras, comemorou com entusiasmo, no Salão Nobre da Antiga Escola Normal - plenário da Câmara de Vereadores, a circunstância dos 22 anos do sodalício. A sessão foi marcada pela lembrança da fundadora Tânia Martins, que até seu falecimento em novembro de 2021 trabalhava para manter acesa a chama acadêmica. Na ocasião, foram diplomados como membros efetivos: Kalil José Rodrigues Santos, Camiliana Carneiro da Silva, Mauri Oliveira, Silvia Ysnar Gomes da Silva, Marcos Fernandes Silva, Taliane Ladeia da Silva; e como membros correspondentes: João Marcos Fagundes Neves Fernandes, Getúlio Borges Fernandes, Giovanni Costa Silveira Lima e Naura Costa Silveira Lima (representados por Fábio Costa Silveira Lima) e Bruno Fernandes Silveira (representado por sua mãe, Cleonice Fernandes). “A ACL continua a desempenhar um papel vital na preservação e promoção da língua, literatura e cultura. A comemoração pelos 22 anos demonstra seu compromisso contínuo em inspirar e apoiar autores e amantes da literatura em nossa Caetité. Este evento não apenas celebrou o passado da Academia, mas também olhou com grande expectativa para um futuro no qual a literatura e a escrita continuem a florescer e inspirar gerações futuras”, afirmou a presidente, Dra. Magda David. A cerimônia também foi marcada pelo lançamento da nova edição da Revista Selecta Acadêmica, publicação de produções literárias dos acadêmicos já em seu número 57. “Buscamos uma atualização no formato da revista para dialogar com os novos tempos. Layout e diagramação renovados, a fim de proporcionar ao leitor uma melhor experiência mais coerente e lógica no impacto em seu acesso”, afirmou o professor Zezito Rodrigues, vice-presidente da academia sertaneja.

MAIS NOTÍCIAS