• Ouça a Grande Entrevista, o podcast do jornalista Mauri Oliveira

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    16/02/2022 - 14:43


    Jornalístico apresenta diálogos com os principais temas do momento à luz de respeitáveis convidados nacionais e internacionais.

    DIVERSOS

    - Criado a partir da ideia de integrar novos espaços comunicacionais, o podcast “Grande Entrevista”, nasceu com o objetivo de ampliar vozes de pensadores, que falam AO VIVO na Rádio Educadora 100,7 FM da Bahia, de segunda a sexta-feira às 16 h e posteriormente nas multiplataformas digitais.

    A cada episódio, o jornalista Mauri Oliveira convida seus ouvintes a uma reflexão em profundidade. Neste espaço ele escuta, histórias e entrevista especialistas nacionais e internacionais para tratar de temas contemporâneos e necessários para compreender nosso tempo.

    Podcasts são conteúdos de áudio que podem ser baixados da internet ou reproduzidos em serviços de streaming. A palavra podcast vem da junção de Pod – Portable on Demand – (algo portátil desejado), do iPod (dispositivo reprodutor de áudio da Apple) e de broadcast, que significa "transmissão".

    Os Podcasts ficam disponíveis em diversas plataformas. No computador, eles podem ser ouvidos dentro de um site, pelo próprio navegador de internet (como Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox).

    Também podem ser acessados através do celular e tablet, em aplicativos específicos para áudio, como Spotify, Deezer,  Apple Podcast, Google Podcast, e outros agregadores, como PodcastAddict. Neles, é possível assinar o podcast, de graça, e ser avisado cada vez que um episódio for publicado. Depois de baixar um desses aplicativos, basta procurar o podcast “Grande Entrevista”, escolher o episódio e acionar o botão play de cada conteúdo.

    Com o podcast “Grande Entrevista” em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvida quando e onde a gente quiser. Então, se você não consegue ouvir às 16h AO VIVO, ou optar por ouvir novamente. Encontra na internet. De graça.

    O ouvinte acompanha esses conteúdos na hora que quiser, ao mesmo tempo em que faz outras atividades, bastando acessar em site ou o serviço em celulares ou computadores.  Com o podcast “Grande Entrevista” o jornalista Mauri Oliveira, vai onde o púbico está. No trânsito, indo para o trabalho, enquanto prepara o almoço ou lava a louça, enquanto arruma a casa, passa roupa, na academia, em qualquer lugar. No seu tempo.

    Para a ouvinte, Rita Miranda, o podcast “Grande Entrevista” é uma inovação na cidade para agregar conhecimentos.

    “Penso que, conhecer e debater a respeito de variados assuntos abordados por grandes pensadores com criticidade é fundamental. Compreender o hoje é uma demanda urgente. Precisamos construir uma cidade, um Estado, um país mais consciente nos aspectos mais amplos da vida. O podcast Grande Entrevista amplia nossos olhares sobre a sociedade”. Afirmou.

    Em janeiro de 2021, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) divulgou uma pesquisa indicando a estimativa de 34,6 milhões de ouvintes de podcast no país, praticamente 8% da população, em especial neste período de pandemia, em que houve aumento do interesse das pessoas por esse formato de conteúdo on-line.

    Outra pesquisa realizada pelo grupo Globo, em parceria com o Ibope, revelou que 57% dos brasileiros entrevistados, começaram a ouvir podcasts, ou seja, programas de áudio digital durante a pandemia. Assim, o Brasil passa a ocupar o quinto lugar no ranking mundial dos que tiveram um crescimento mais acelerado deste meio de comunicação.

    Nesse caminho, em uma abordagem integrada aos meios de comunicação de massa, o jornalista, assegura a criação de conteúdos inéditos ao decorrer do ano.

    “Vejo que, esse espaço de diálogo é oportunidade de entendimento das dinâmicas sociais da hipermodernidade. Essa dinâmica é uma das tarefas para que a mudança do mundo possa atravessar cada vez mais o caminho entre o que parece ser impossível para se tornar inevitável. Novas narrativas são necessárias para entender a vida. Inclusive, com muitas novidades em conteúdos de interesse local, regional e global exclusivos para 2022. Dessa forma, alcançar mais pessoas e produzir diversos tipos de conteúdos. A “Grande Entrevista”, vai além e você vai junto!”. Disse.

    A qualidade do conteúdo desse trabalho é diretamente proporcional à compreensão do idealizador, sobre o que leva as pessoas a escutarem um episódio até o fim, seja ele curto ou longo. Além de que, a informação de utilidade pública, já de longa data presente no rádio, é um dos conteúdos mais atrativos nesse formato, levando em consideração o tempo disponível do ouvinte e, lógico, o seu interesse.

    Dentre os entrevistados já estão disponíveis nomes como: Professores Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal, Leonardo Boff, Clóvis de Barros Filho, Muniz Sodré e Viviane Mosé.

    Se você ainda não conhece o podcast “Grande Entrevista”, entre no seu agregador de podcast, escolha um assunto de sua preferência e ouça. No seu tempo. Link Spotify.

MAIS NOTÍCIAS