• Bahia registra 1.334 casos de Covid-19 e mais 20 óbitos pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/01/2022 - 18:00


    Os leitos de UTI para adultos estão com 56% de ocupação, enquanto os pediátricos chegam a 86%

    BAHIA

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgadas nesta sexta-feira (07), nas últimas 24 horas, mais 1.334 casos de Covid-19 foram registrados no estado. Dos 1.275.289 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.244.344 já são considerados recuperados, 3.371 encontram-se ativos e 27.574 tiveram óbito confirmado. Os leitos de UTI para adultos estão com 56% de ocupação, enquanto os pediátricos chegam a 86%. Vacinação - Até o momento temos 10.826.443 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.829 com a dose única, 8.879.058 com a segunda dose e 1.541.680 com a dose de reforço.

  • Homem com mandado de prisão em aberto por homicídio é preso em Livramento

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    07/01/2022 - 17:30


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Foi preso na noite de quinta-feira (06), por volta das 20h30, no bairro Estocada, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio. Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma ronda policial pela referida localidade resultou na prisão do indivíduo. Depois de uma abordagem, após realizar uma consulta no sistema, ficou constatado que o homem possuía um mandado de prisão em aberto pelo referido ilícito. Diante do fato, o cidadão foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Livramento, onde aguardará decisão judicial.

  • Bahia detecta 11 casos de flurona em cinco municípios

    Foto: Reprodução | Rede Bahia     Foto: Reprodução | Rede Bahia
    07/01/2022 - 17:00


    Não foram registrados óbitos, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia

    BAHIA

    - A flurona, infecção simultânea do vírus da Influenza e SARS-CoV-2 (Covid-19), foi detectada em 11 pacientes de cinco municípios baianos, segundo dados divulgados no balanço desta sexta-feira (7) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia. Não foram registrados óbitos. Os pacientes são residentes dos municípios de Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos. Em relação ao vírus H3N2, da Influenza A, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1661 casos distribuídos em 128 municípios, de 1º de novembro de 2021 até 7 de janeiro deste ano. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação. Já nos seis primeiros dias de 2022, foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 óbitos pela Covid-19. Somente nesta quinta-feira (6) foram registrados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto de 2021, quando foram notificados 1.362 novos casos da Covid-19 em 24 horas.

  • Guanambi: Barragem de Ceraíma atinge 99% de sua capacidade; Poço do Magro chega a 91%

    Foto: Prefeitura de Guanambi Foto: Prefeitura de Guanambi
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/01/2022 - 16:00


    GUANAMBI

    - As recentes chuvas na região de Guanambi contribuíram para aumentar significativamente os volumes dos reservatórios. No caso da Barragem de Ceraíma, nesta sexta-feira (07), conforme informou a Prefeitura de Guanambi, a represa chegou a 99% de sua capacidade de armazenamento, o que equivale a 50,60 milhões de metros cúbicos. Ainda de acordo com a prefeitura, dos 515m  faltam apenas 11cm para verter água em seu sangradouro lateral. No caso da Poço do Magro, a barragem acumulou 33,7 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 91% da capacidade volumétrica. Com cota atualmente da ordem de 518,40, a Poço do Magro ‘sangra’ quando é completado 519m de cota.

  • Lagoa Real adota novas medidas contra Influenza e Covid; shows e atividades esportivas estão proibidos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/01/2022 - 14:30


    LAGOA REAL

    - A Prefeitura de Lagoa Real emitiu nesta sexta-feira (07), um decreto que visa conter avanço da Covid-19, bem como a disseminação da gripe Influenza, da cepa do subtipo H3N2, dado o aumento de casos de doenças de origem viral no município e cidades circunvizinhas. Conforme o Decreto N°.006/2022, a variante Ômicron já é responsável por aproximadamente 58% dos casos ativos de Covid no país, dada a sua maior capacidade de contágio, por isso, se faz necessário o recrudescimento das regras sanitárias, bem como restringir a circulação de pessoas. Portanto, de acordo com a medida, em Lagoa Real, está cancelado atividades presenciais promovidas pela gestão municipal; está vedada a prática esportiva coletiva em toda cidade, o que inclui também a zona rural do município, além da proibição de shows ao vivo ou ainda eventos que envolvam sons mecânicos ou similares em vias públicas, bares e restaurantes. Outro ponto do decreto concerne aos atendimentos das UBS (Unidades Básicas de Saúde), que serão restritos a casos de urgência e emergência. A íntegra do documento pode ser acessada clicando aqui.

  • Polícia recupera em Caetité celular roubado na cidade de São Paulo

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Por Jorge Santana | Sudoeste Bahia

    07/01/2022 - 14:00


    A Polícia Civil obteve a localização do aparelho por meio do código IMEI informado pelo proprietário

    CAETITÉ

    - Foi recuperado na última quarta-feira (05), na Rua Paramirim, no Centro de Caetité, em ação realizada pela Polícia Civil (PC), um aparelho celular modelo S10 Plus, da marca Samsung, que havia sido roubado na Vila Mascote, na cidade de São Paulo. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia (SB), o proprietário do eletrônico entrou em contato com a Delegacia Territorial de Caetité, após rastrear o smartphone por meio de acesso ao código IMEI. De imediato, agentes da PC foram até o endereço verificado pelo localizador do celular e apreenderam o produto. À polícia, a pessoa que estava em poder do telefone móvel  disse que havia comprado a mercadoria pela internet, no entanto, o comprador irá responder pelo crime de receptação.

  • Infecções no mundo aumentaram 70% na semana passada, diz OMS

    Foto: Divulgação | OMS Foto: Divulgação | OMS
    Por Agência Brasil

    07/01/2022 - 12:00


    Número é quase o dobro dos recordes semanais anteriores

    COVID-19

    - As infecções no mundo pelo coronavírus aumentaram na semana passada 70%, índice inédito, e as mortes baixaram 10%, mostra boletim epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 27 de dezembro e 2 de janeiro houve no mundo 9,5 milhões de contágios confirmados, número que quase duplica os recordes semanais anteriores, e 41 mil mortes. É a quarta semana consecutiva de diminuição de óbitos. A Europa, que voltou a ser o epicentro da pandemia de covid-19 devido à variante Ômicron do SARS-CoV-2, mais transmissível, concentrou mais da metade dos casos (5,3 milhões) e mortes (22 mil) mundiais. Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “o maior número de casos notificados até agora ocorreu na semana passada” e, ainda assim, pode estar subestimado. O aumento de novos casos foi da ordem de 100% na América e de 65% na Europa. As mortes por covid-19 baixaram 18% e 6% nas duas regiões, respectivamente.

    Se for mantido o ritmo de contágios na Europa, que totaliza 103 milhões de infecções desde o início da pandemia, em 2020, o continente superará a América (104 milhões) em número de casos confirmados. De acordo com a OMS, as mortes diminuíram na semana passada 7% no sul da Ásia, mas os novos contágios aumentaram 78%. Na África, onde foi detectada inicialmente a variante Ômicron, as infecções subiram apenas 7%, o menor percentual, mas as mortes cresceram 22%. Nesse continente, a maioria da população continua sem se vacinar – as vacinas contra covid-19 em circulação previnem a doença grave e a morte, mas não evitam a infecção e transmissão do vírus. O boletim da OMS mostra ainda que foram administradas mais de 9,3 mil milhões de doses de vacinas contra covid-19, que permitiram imunizar 59% da população mundial com pelo menos uma dose. Nos países mais pobres, a maioria na África, esse índice baixa para 8,8%. O relatório semanal não registra dados sobre a presença das diferentes variantes do coronavírus nas novas infecções, mas em vários países, a Ômicron já é dominante. A covid-19 provocou mais de 5,4 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19,05 mil pessoas e foram contabilizados 1, 53 milhão de casos de infecção, de acordo com dados atualizados da Direção-Geral de Saúde. A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado há dois anos em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo. Atualmente, segundo a classificação da OMS, existem cinco variantes de preocupação do SARS-CoV-2, sendo que a Ômicron, mais recente, é a mais contagiosa. Apesar de sua elevada capacidade de transmissão, essa variante é menos maligna quando comparada com a antecessora Delta. Na maioria dos casos, tem se revelado assintomática ou provocado sintomas ligeiros. O diretor-geral da OMS alertou para o risco de se desvalorizar a Ômicron, afirmando que embora a variante se mostre menos grave, especialmente entre as pessoas vacinadas, “isso não significa que possa ser classificada como ligeira”.

    CONTINUE LENDO
  • Guanambi confirma óbito pelo vírus da ‘Gripe Influenza A H3N2’

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/01/2022 - 11:33


    A Secretaria de Saúde reforçou a necessidade dos cuidados e medidas de segurança eficazes contra a transmissão dos vírus

    GUANAMBI

    - O Governo de Guanambi confirmou na manhã desta sexta-feira (07) um óbito pelo vírus da Influenza A H3N2 no município. Conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde,  a vítima foi um paciente de 62 anos, portador de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus), admitido no dia 26 de dezembro no Pronto Atendimento COVID-19 (PA) com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) evoluindo para óbito na referida Unidade de Saúde, na manhã do dia 27 de dezembro de 2021. A amostra do material foi coletado e encaminhado ao Lacen para análise dos vírus respiratórios (Covid-19 e Influenza), vindo a confirmação da infecção pelo vírus da Influenza A H3N2. A Secretaria de Saúde reforçou a necessidade dos cuidados e medidas de segurança eficazes contra a transmissão dos vírus, como o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e a vacinação. A pasta informou ainda que está ampliando seu atendimento, reforçando as equipes e adquirindo os insumos necessários para garantir a melhor assistência possível a todas as pessoas com sintomas gripais. O setor do Pronto Atendimento (PA Covid), que estava reservado para internamentos de pacientes da UPA, volta a ser exclusivo para casos suspeitos de Covid-19. 

  • Bahia tem 300% de aumento na procura por testes de Covid-19

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    07/01/2022 - 11:30


    Demanda aumentou também para os testes de gripe

    BAHIA

    - Já nos quatro primeiros dias do ano, houve salto em 300% na procura de testes para a detecção de Covid-19, segundo o laboratório Sabin. A demanda aumentou também para a testagem referente à Influenza. A rede pública observa a mesma alta na busca pelo diagnóstico. De acordo com o jornal Correio, 83 pessoas testaram positivo na quinta-feira (6). A Drogaria Pague Menos, de Itapuã, realizou de testes de Covid-19 com demanda 100% mais alta nos primeiros seis dias de janeiro. Ainda de acordo com o Correio, a farmacêutica realizou 15 testes duplos até as 17h. Deles, 11 detectaram a infecção pela Influenza. Ao todo, 47 unidades da rede pública de saúde da capital - veja lista aqui - realizam testagens gratuitas de Covid-19. Os exames rápidos de antígeno podem ser feitos das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o resultado do exame é liberado em cerca de 30 minutos. 

  • Homem é preso após atirar contra rosto do próprio irmão em Livramento

    Foto: Divulgação | 46ª CIPM Foto: Divulgação | 46ª CIPM
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/01/2022 - 10:30


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Um homem morador da comunidade da Várzea, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, foi preso na última terça-feira (05), por volta das 07h50, após ter sido denunciado por atentar contra a vida do próprio irmão. Segundo informações da Polícia Militar (PM), após ter sido comunicada sobre o crime de lesão pelo sistema de rádio, uma equipe policial se dirigiu para a referida localidade, onde confirmou a veracidade do fato. A vítima estava com o rosto bastante ferido, depois de ter sido atingida de raspão por um tiro de espingarda realizado pelo o irmão. A PM identificou o autor do disparo e ainda realizou uma vistoria na casa do pai do indivíduo, onde foram encontrados facas e outra espingarda, objetos pertencentes ao agressor. Por fim, o ferido foi encaminhado para a UPA-24h, enquanto seu irmão foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Livramento, onde as medidas cabíveis neste tipo de caso estão sendo adotadas.

  • Com disparada de casos de Covid-19, Guanambi tem quase 100 casos ativos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/01/2022 - 09:30


    GUANAMBI

    - Só nas últimas 24 horas, a cidade de Guanambi registrou 31 novos casos de Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau-Gbi), que atualizou a situação da pandemia no município, na noite de quinta-feira (06). Em situação de alta de casos, Guanambi tem 92 pessoas em fase de tratamento da doença. O boletim epidemiológico completo é o seguinte: 542 pessoas aguardando resultado de teste; 92 casos ativos; 11.318 casos confirmados; 11.097 casos curados; 02 casos curados; 31 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Oeste: Pai suspeito de estuprar a filha de três anos é preso

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    07/01/2022 - 09:00


    Criança foi internada na UPA da cidade e não resistiu aos ferimentos causados pela violência sexual

    BAHIA

    - Policiais da Delegacia de Formosa do Rio Preto, na região Oeste do Estado, cumpriram nesta quinta-feira (6) o mandado de prisão contra um homem suspeito de estuprar a própria filha de apenas três anos. A criança recebeu atendimento médico na UPA da cidade de Luís Eduardo Magalhães na segunda-feira (3), mas não resistiu às lesões provocadas pela violência sexual. Após receber a informação do crime, os policiais da unidade, sob a coordenação do delegado titular Arnaldo Alves do Monte, ouviram testemunhas e realizaram ações investigativas que levaram ao pai da vítima, detido após participar do sepultamento da filha, na quarta-feira (4). Laudos periciais confirmaram que a morte da criança foi causada por violências sexuais sofridas. Familiares e demais testemunhas da criança foram ouvidos. As investigações irão prosseguir. “Vamos ouvir mais pessoas, analisar os laudos periciais para robustecer o inquérito e ainda esclarecer a possibilidade de outros envolvidos”, afirmou o delegado Arnaldo Alves.

  • Ômicron representa 92% dos casos de Covid no Brasil, indica levantamento

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    07/01/2022 - 08:00


    Análise foi feita com 337 amostras positivas coletadas em redes de laboratórios

    COVID-19

    - A variante ômicron já representa 92,6% dos testes positivos para detecção de Covid no Brasil, indica levantamento feito por laboratórios do país divulgado nesta quinta-feira (6). Na versão anterior do mesmo estudo, lançado em 29 de dezembro, a cepa aparecida com predominância de 31,7%. O novo trabalho, realizado no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular. A investigação envolveu mais de 2.400 testes RT-PCR especiais feitos nas duas redes de laboratórios. Constatou-se assim que 337 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Dentre esses, 312 (92,6%) eram de infecções causadas pela nova variante. Segundo o ITpS, no intervalo de dias do levantamento, a cepa foi encontrada em 80 municípios de oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro deste ano. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.

  • Com alta de casos, Caetité tem quase 40 casos ativos de Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/01/2022 - 20:00


    CAETITÉ

    - Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), divulgado nesta quinta-feira (06), no município, nas últimas 24 horas, sete novos casos de Covid-19 foram diagnosticados. Com isso, o número de casos ativos da cidade chegou a 37. O boletim completo é o seguinte: 37 casos ativos; 4.411 casos confirmados; 4.326 casos curados; 144 casos suspeitos; 00 pacientes internados e 48 óbitos.

  • Município de Goiás registra primeira morte por ômicron no Brasil, diz prefeitura

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    06/01/2022 - 19:30


    Homem tinha 68 anos e era portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial

    COVID-19

    - A prefeitura de Aparecida de Goiânia, em Goiás, anunciou nesta quinta-feira (6) o primeiro óbito em decorrência da variante ômicron do coronavírus no Brasil. De acordo com a gestão municipal, a morte foi confirmada nesta quinta por meio de sequenciamento genômico. O homem tinha 68 anos e era portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Segundo a prefeitura, ele estava internado em unidade hospitalar e estava vacinado com três doses contra o vírus. "O paciente era contactante de um caso que a pasta já havia confirmado como infecção pela variante", diz nota. A confirmação do primeiro óbito teria ocorrido exatos dez dias após a declaração de transmissão comunitária na cidade. Até o momento, 2.386 sequenciamentos já foram realizados na cidade, que já confirmou 55 casos de Ômicron. A prevalência da variante alcançou a casa dos 93,5%.