• Bahia: Mulher é presa por suspeita de matar sogra a pauladas

    Foto: Reprodução | TV Santa Cruz Foto: Reprodução | TV Santa Cruz
    06/06/2022 - 16:30


    Próximo ao corpo foi encontrado um pilão, um cavador com cabo e vários pedaços de madeira.

    BAHIA

    - Uma mulher indígena de 64 anos foi morta a pauladas na aldeia Boca da Mata, localizada em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O crime aconteceu nos sábado (4), na casa da vítima, identificada como Aldenir Gonçalves dos Santos. Segundo a TV Santa Cruz, a ex-nora da vítima foi presa em flagrante após confessar o assassinato. Ela teria dito em depoimento à polícia que as duas estavam bêbadas e, em determinado momento, chegaram a discutir, a ponto da senhora Aldenir agredir a ex-nora - o que não seria a primeira vez. O corpo da idosa foi encontrado pelo marido, na manhã do domingo (5), na sala de casa. Ao seu lado, havia um pedaço de pau manchado de sangue. A suspeita, Rosa Brás dos Santos, foi presa em flagrante na 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro. Outros dois envolvidos no crime também foram conduzidos pela Polícia Militar para prestar esclarecimentos na delegacia. Guias de perícia e remoção foram expedidas. Rosa segue detida pela Polícia Civil e está à disposição da Justiça.

  • Brasil tem sete casos suspeitos de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde

    Foto: Reprodução | iStock Foto: Reprodução | iStock
    06/06/2022 - 13:30


    OMS informou que 780 casos de varíola do macaco já foram confirmados no mundo desde 13 de maio

    SAÚDE

    - O Ministério da Saúde divulgou na noite de domingo (5) que há sete suspeitas de varíola dos macacos no Brasil, mas ainda não há casos confirmados. São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul têm um caso em investigação cada. Já Rondônia tem dois. Nesta segunda-feira (6), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que a suspeita gaúcha é a mais provável de ser confirmada. O paciente viajou a Portugal – país com 143 infectados. Também no domingo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que 780 casos de varíola do macaco já foram confirmados no mundo desde 13 de maio até a última quinta-feira (2). Os casos se distribuem em 27 países onde o vírus não é endêmico.

  • Secretarias municipais e estaduais descartam retomado do uso de máscara na Bahia

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    06/06/2022 - 10:00


    Infectologista também defende que ainda não é necessário, já que o número de óbitos e internações não sofreu aumento

    BAHIA

    - Mesmo com o avanço dos números de casos de Covid-19 nos municípios baianos, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) considera que não há necessidade de retomar o uso de máscara em ambientes fechados. Segundo a pasta, o número de infecções na Bahia - menos de 1% -  ainda não é expressivo o suficiente para que seja necessária a obrigatoriedade do uso de máscaras. Na última sexta-feira (3), o prefeito Bruno Reis também já havia informado que ainda não cogita a retomada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que segue monitorando os números de casos na capital baiana. “Estamos observando e acompanhando de perto o leve aumento de casos. Felizmente, o número de internações não tem crescido, mas não descartamos nenhuma possibilidade e usamos todos os critérios técnicos para decidir sobre que decisões tomar. Sabemos que ninguém quer voltar a usar máscara, mas para que isso não aconteça é necessário que cada um faça a sua parte: usar máscara quando estiver com sintomas gripais e completar o esquema vacinal contra a Covid-19”, explicou o chefe da pasta, Décio Martins. O infectologista Tiago Lôbo, entrevistado na Rádio Metropole nesta segunda-feira (6), também acredita que ainda não é necessária essa retomada. De acordo com ele, se o aumento do número de casos trouxer também um crescimento nos óbitos e internações, “nesse caso, as máscaras vão voltar naturalmente”. “Não usamos máscara para a Influenza. Por que vamos usar para uma doença que hoje está matando muito menos que a Influenza? O temor, às vezes, faz com que a gente não raciocine. A gente tem que colocar a cabeça no lugar, analisar friamente o que está acontecendo para que possamos ficar bem e passar por essa onde sem grande prejuízos mentais”, afirmou o infectologista. Na última semana, a Bahia registrou um aumento de 86% no número de casos ativos de Covid-19. Na quinta-feira (2), a Sesab informou que 953 pessoas estão contaminadas. Uma semana atrás, na quinta (26), eram 512. 

  • Bolsonaro afirma que vai a debates no primeiro turno "se Lula for"

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    06/06/2022 - 08:00


    "Talvez, eu compareça. Vamos esperar. Eu fecho agora, se o Lula for, vou junto com ele", disse Bolsonaro, em Foz do Iguaçu, no Paraná

    POLÍTICA

    - Pré-candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, se o ex-presidente Lula (PT) for para os debates eleitorais no primeiro turno, ele também irá comparecer. "Talvez, eu compareça. Vamos esperar. Eu fecho agora, se o Lula for, vou junto com ele", disse Bolsonaro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na última terça-feira (31), Bolsonaro disse que comparecerá aos debates se chegar ao segundo turno, mas não confirmou participação nos debates a serem realizados no primeiro turno das eleições deste ano.

  • Governo de Guanambi retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/06/2022 - 08:00


    GUANAMBI

    - A Prefeitura de Guanambi publicou o Decreto 907, em edição extra do Diário Oficial neste domingo (5). De acordo a publicação, deixou de ser obrigatório o uso de máscara em eventos e locais fechados. Locais que uso de máscaras segue obrigatório: O decreto manteve a obrigatoriedade do uso das máscaras em locais fechados, como unidades de saúde, clínicas, UPA, farmácias e hospitais. Também continua obrigatório o uso de máscaras nos terminais do aeroporto e rodoviária, em instituições de ensino público e privado e para pessoas que estão com sintomas gripais ou respiratórios ou que tiveram contato com pacientes que contraíram a Covid-19 recentemente. Comprovação de vacinação: Já a obrigatoriedade de apresentação da comprovação de vacinação contra a Covid-19 continua obrigatória no município para ter acesso a locais fechados ou para utilizar serviços de transporte e acessar unidades prisionais ou policiais. A comprovação deverá ocorrer por meio do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo "Conect SUS” do Ministério da Saúde. Serão exigidas as doses de reforço da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização.

  • Cerca de 100 pessoas foram detidas por crimes ambientais em um ano e meio, na Bahia

    Foto: Divulgação | SSP/BA Foto: Divulgação | SSP/BA
    06/06/2022 - 07:00


    Quase 2 mil animais silvestres foram apreendidos no período

    BAHIA

    - Entre 2021 e maio deste ano, o trabalho de combate a crimes ambientais realizado pela Companhia de Polícia Ambiental (Cippa/Lençóis) da PM resultou na apreensão de 1.987 animais silvestres e na prisão de cerca de 100 pessoas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), destes 1.987 animais apreendidos, 608 foram encontrados pelas equipes durante ações policiais. O restante foi coletado por meio de entrega voluntária da população, durante as ações preventivas e de conscientização promovidas pela unidade. Durante esse período, a Cippa atuou também em ações envolvendo a extração irregular de madeira, combate a queimadas, apreensões de armas e armadilhas utilizadas para caça, abordagens em embarcações no combate a pesca proibida, pontos de desmatamento, entre outros delitos.

  • Enem 2022 tem 3,4 milhões de inscritos, 10% a mais que em 2021

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    03/06/2022 - 16:30


    Exame é a principal porta de entrada do ensino superior brasileiro

    EDUCAÇÃO

    - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 teve 3.396.597 inscritos, informou o Ministério da Educação nesta sexta-feira (3). O número só é maior do que em 2021, quando foi registrado o menor da história do exame, com 3.040.908 participantes. Essa é a principal porta de entrada do ensino superior brasileiro. Em 2014, mais 8,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame. Dos inscritos, 3.331.531 farão a versão em papel e 65.066, no computador. É importante lembrar que não existe a opção de prestar o exame em casa: mesmo a avaliação informatizada será aplicada em computadores que ficam em locais designados pelo Inep.

  • Lula segue com 45% contra 34% de Bolsonaro em nova pesquisa Ipespe

    Foto: Divulgação | Ipespe Foto: Divulgação | Ipespe
    03/06/2022 - 14:02


    Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 9%

    POLÍTICA

    - O cenário eleitoral segue estável, segundo nova pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3). No levantamento estimulado, Lula (PT) mantém a vantagem da sondagem anterior, com 45% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 9%; seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%. André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) marcam 1%, cada, enquanto as abstenções somam 5% e indecisos são 2%. O Ipespe realizou mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02893/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

  • Governo de Igaporã participa de encontro pela Caravana Parceira Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/06/2022 - 09:00


    IGAPORÃ

    - A Administração Municipal de Igaporã participou de um encontro pela Caravana Parceira Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia, durante a manhã dessa quinta-feira (02), na cidade de Bom  Jesus da Lapa. O Secretário de Agricultura, Rogério Batista, juntamente com Diretor de Meio Ambiente, José Humberto (Beto), integraram a equipe que representou Igaporã. A atividade da Caravana teve como objetivo integrar ações para o desenvolvimento rural sustentável no Território Velho Chico. O Secretário Rogério Batista apresentou algumas demandas para o diretor regional da CAR, Wilson Dias. É a Secretaria de Agricultura  buscando melhorar o atendimento à agricultura familiar do município.

  • Prefeitura inicia cursinho gratuito para jovens de Igaporã

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/06/2022 - 07:17


    O cursinho é mantido pela parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Governo da Bahia, por meio da Universidade do Estado da Bahia

    IGAPORÃ

    - O primeiro encontro do cursinho do Programa Universidade Para Todos (UPT), foi realizado nessa terça-feira (31/05), com participação de representantes da comunidade, autoridades e os jovens que integram a turma de estudos. O cursinho é mantido pela parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Governo da Bahia, por meio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A primeira edição do UPT em Igaporã ocorreu ainda na primeira gestão do Prefeito Neto e, após o período de pandemia, retoma as atividades presenciais. 

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    Antigos alunos, que chegaram à faculdade após passarem pelo Cursinho, falaram durante o evento. Alguns atuam como monitores, colaborando para facilitar o acesso da juventude de Igaporã ao ensino superior. O Secretário Municipal de Educação, Marcos André, falou sobre sua trajetória na Educação, das dificuldades encontradas e da oportunidade oferecida aos jovens, de acesso a um curso pré-vestibular, totalmente gratuito. O Cursinho Universidade Para Todos contará com uma turma de 50 alunos e alunas, com aulas no Centro Educacional Professora Loíde Ledo Pondé Fagundes, de segunda a sexta-feira, entre junho e dezembro de 2022.

  • Em uma semana, casos de Covid-19 aumentam mais de 80% na Bahia

    Foto: Reprodução | Secom SSA Foto: Reprodução | Secom SSA
    03/06/2022 - 06:30


    Atualmente estado tem mais de 900 casos ativos da doença

    COVID-19

    - Na última semana, a Bahia registrou um aumento de 86% no número de casos ativos de Covid-19. Na quinta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que 953 pessoas estão contaminadas. Há exatamente uma semana, na quinta (26) eram 512. A flexibilização do uso de máscaras e a diminuição do ritmo de vacinação são fatores que explicam o crescimento, de acordo com especialistas. O número de de testes positivos realizados em maio em farmácias da Bahia cresceu, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Enquanto em março a taxa de positividade dos testes rápidos era de 5,2%, no mês passado o número dobrou para 10,3%. No Laboratório Central do Estado (Lacen-BA), a taxa de positividade está em 4,68%, de acordo com o boletim da Sesab de quinta-feira (2). 

  • Bahia tem maior aumento do país no valor do combustível, indica levantamento

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    02/06/2022 - 21:23


    BAHIA

    - A Bahia teve o maior aumento do país no preço do combustível em maio no comparativo com o mês de abril, segundo o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), divulgado nesta quinta-feira (2). Com um acréscimo de 5,69%, a média do valor cobrado no estado passou de R$ 7,365 para R$ 7,784. A pesquisa indica ainda que nenhuma região brasileira apresentou recuo no valor dos dois combustíveis, e, assim como em abril, o Nordeste segue liderando com o maior preço médio para a gasolina, comercializada a R$ 7,64, com alta de 0,8% em relação a abril. No Brasil, o preço médio do litro da gasolina fechou o mês de maio a R$ 7,54, alta de 0,67%. Já o etanol continua registrando altas mais expressivas em relação à gasolina e encerrou o mês a R$ 6,12, alta de 3,14%, se comparado ao mês anterior. Em relação ao início do ano, o motorista brasileiro já está pagando 9,8% mais caro no litro da gasolina e 6,3% a mais pelo etanol. No comparativo com um ano atrás, os acréscimos chegam a 30% para a gasolina e a 26,9% para o etanol, ainda de acordo com o levantamento. O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, a patir dos veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo.

  • Bahia registra 953 casos ativos de Covid-19 e mais 3 óbitos

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    02/06/2022 - 17:51


    COVID-19

    - Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 401 casos de Covid-19, 305 recuperados e mais 3 óbitos. Dos 1.549.865 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.518.970 já são considerados recuperados, 953 encontram-se ativos e 29.942 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (2) contabiliza ainda 1.885.652 casos descartados e 335.563 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta. Na Bahia, 63.462 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.612.957 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.691.409 com a segunda dose ou dose única, 5.875.028 com a dose de reforço e 242.328 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 946.664 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 493.949 já tomaram também a segunda dose.

  • Câmara de Vitória da Conquista avalia projeto Anticorrupção

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    02/06/2022 - 16:00


    Proposta enviada pela prefeita Sheila Lemos visa a criação de instrumentos para aumentar a transparência

    REGIÃO

    - Tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista o projeto  que cria a “Lei Anticorrupção Municipal”. A proposta, enviada pela prefeita Sheila Lemos (UB), visa a criação de instrumentos para aumentar a transparência e o controle dos atos administrativos, além de incentivar a participação cidadã em todos os processos. A proposição foi enviada há um mês para o Legislativo. Se aprovada pela Câmara, a lei vai criar ainda o Conselho de Transparência e Controle Social, o Fundo de Prevenção à Corrupção, o Comitê de Governança, a Controladoria Interna e a Corregedoria Municipal. O Conselho de Usuários dos Serviços Públicos, que já existe por decreto, também será reconhecido em lei própria. “As ações de transparência estão mais fortes do que nunca em nosso município, fruto de políticas públicas que valorizam e estimulam a participação do cidadão”, afirmou Sheila. Segundo a prefeitura do município, desde 2013, primeiro ano após a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI), o número de pedidos de informação vêm crescendo progressivamente. Naquele ano, foram 28  solicitações. Até agora, em 2022, o órgão diz já ter contabilizado mais de 100 pedidos. No entanto, enquanto o número de solicitações aumenta, o tempo de resposta diminui. Atualmente, o tempo médio de resposta para esses requerimentos é de 15 dias, sendo que o prazo legal estipula 20 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais dez. Transparência - Com nota de 9,87, a gestão pública de Vitória da Conquista foi considerada a mais transparente da Bahia, de acordo com a Escala Brasil Transparente - 360º, do Ministério da Transparência e da Controladoria Geral da União (CGU). Ainda de acordo com a segunda edição do levantamento, divulgado em março de 2021, o município ocupa o sexto lugar no ranking nacional. As informações são do jornal A Tarde.

  • Sistema de abastecimento de água é entregue em comunidades rurais de Caetité

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    02/06/2022 - 15:30


    CAETITÉ

    - Com a entrega do sistema integrado de abastecimento de água, 89 famílias das comunidades de Cinzeiro e Lagoa de Dentro, localizadas no município de Caetité, passam a contar com o abastecimento regular de água de qualidade. A ação é do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, que investiu R$ 883,9 mil na construção do sistema, que conta com sistema de bombeio, 2.789 metros de adutora, 8.744 metros de rede de distribuição, tratamento de água com cloração, dois reservatórios elevados e as ligações domiciliares com hidrômetro e mureta. O morador da comunidade de Cinzeiro, Vagner Bonfim da Silva, comemora a chegada da água em sua comunidade. “Nossas vidas mudaram completamente. Antigamente, a água não chegava a todas as casas. Agora, todos têm água em suas torneiras, para cozinhar e para beber. Estou muito feliz”. A gestão do sistema de abastecimento de água é realizada pela Central de Associações Comunitárias de Caetité, implantada pelo projeto Bahia Produtiva. A Central é responsável pela manutenção, operação, administração e controle da qualidade da água que chega para as famílias e também promove ações educativas sobre o uso racional da água, preservação dos mananciais e sobre a importância do associativismo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento local. As obras foram executadas por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.