• Caetité: Educadores da caravana que integra o projeto ‘2020: Ano Anísio Teixeira’ difunde legado do educador com vasta programação

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    28/11/2019 - 16:30


    CAETITÉ

    A primeira etapa da caravana que integra o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), e que tem como objetivo resgatar a memória e celebrar o legado deste [Anísio Teixeira] que foi um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos, desembarcou em Caetité nesta quinta-feira (28). Na ocasião, a caravana composta por 24 pessoas – sendo a maior parte educadores baianos – iniciou as atividades no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde foi realizada reunião dos conselhos de Educação da Bahia. Em seguida, ocorreu mesa redonda sobre “O legado de Anísio Teixeira”, que contou com participação do professor e ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida; o professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; o professor da UFBA João Augusto Rocha; e a professora Rosany Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. Houve, ainda o descerramento da placa em homenagem a Anísio Teixeira. A atividade foi marcada pela emoção dos filhos de Anísio Teixeira, Anna Christina Teixeira, ou Babi, como gosta de ser chamada, e Carlos Teixeira. “Quero que meu pai apareça bem como ele gostaria de aparecer não sendo tipificado ou elogiado demais, pois ele era um homem de trabalho e dedicado ao que ele fazia e a vida dele foi lutar pela nação e pelas crianças brasileiras. Eu acho interessantíssima esta ideia de Naomar Almeida em idealizar este projeto da caravana e que todos aderiram, a Secretaria da Educação e o IAT. Ou seja, é uma homenagem do Governo da Bahia e isso é muito importante”, disse Babi.

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia

    No período da tarde, foi realizada outra mesa-redonda com o tema “120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia”, coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia).  “Anísio Teixeira é o maior educador, maior teórico da educação. Ele pensou na educação do Brasil e do mundo como um grande sistema, sem divisões, mas como um contínuo, e exatamente por isso, neste momento em que a Bahia precisa avançar rapidamente na educação nada melhor que lembrar o legado de Anísio Teixeira, que aponta para o futuro. Quando a gente visita a obra de Anísio Teixeira percebe que pensou em educação Integral, pensou na educação como sistema, pensou no sistema nacional de educação, criou programas e projetos que o Brasil ainda não conhece e não entende como um todo”, disse à reportagem do Sudoeste Bahia o Professor Paulo Gabriel, coordenador do projeto de comemoração dos 120 anos de Anísio Teixeira. Ouça a íntegra da entrevista:

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia

    A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana foi realizada na Casa Anísio Teixeira, com a presença do subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da UNEB, José Bites; a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira. O professor Paulo Gabriel Nacif, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e assessor especial da SEC, e o professor Nildon Pitombo, também assessor especial da SEC. O subsecretário falou sobre o significado da caravana para todo o país. "Esta é uma atividade de suma importância para que o legado de Anísio Teixeira seja relembrado, potencializado e mostra também o quanto Anísio Teixeira é contemporâneo", afirmou. O gestor também enfatizou o caráter democrático do educador baiano. "Todos nós que pensamos num país e numa escola democrática, temos Anísio Teixeira como pilar", completou Danilo. A Caravana saiu de Salvador na última terça-feira (26) e passou também por Jequié e Vitória da Conquista. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela comissão, consiste em realização de eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos.

  • Caetité

MAIS NOTÍCIAS