• Charles Fernandes preside Audiência Pública da Câmara dos Deputados que discutiu a revitalização do Vale do Iuiú

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    11/09/2019 - 10:19


    Uma concorrida audiência pública foi realizada na tarde desta terça-feira (10), pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados discutiu o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú. A Audiência foi uma solicitação do deputado federal Charles Fernandes (PSD-BA), que presidiu o encontro, que reuniu técnicos da Codevasf, Governo da Bahia, e órgãos técnicos federais, os prefeitos de Iuiú Reinaldo Góes, de Malhada Valdemar Lacerda (Dezinho), deputado federal José Rocha (PR-BA), vereadores, secretários municipais e presidentes de Câmaras de cidades que podem ser beneficiadas pelo empreendimento. 

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    “Há trinta anos que a região sonha com a realização deste projeto, se a bancada de deputados da região se unir, junto com os prefeitos e demais entes políticos, este sonho poderá ser realizado e podemos dar um salto no desenvolvimento nas cidades de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras, Guanambi, Palmas de Monte Alto, etc, com a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos”, conclamou Charles. Os prefeitos parabenizaram o deputado pela iniciativa e se colocaram a disposição para articular a união de todos em prol do projeto de revitalização do Vale do Iuiú, que na palavra  dos mesmos, será a redenção de toda região. Os técnicos da Codevasf explanaram sobre o tema, com dados e informações sobre o projeto, detalhando cada etapa do mesmo. Usaram da palavra:  Sérgio Costa, Diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF; Frederico Cintra Belém, Coordenador-Geral de Agricultura Irrigada, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional; Djalma Pereira Seixas, Diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Irrigação do Governo do Estado da Bahia; Professor George Gurgel de Oliveira, representante da Câmara Técnica de Planos, Programa e Projetos do Comitê da Bacia do Rio São Francisco – CBHSF, além do vereador de Malhada Jorge Aragão, e do Secretário de Agricultura de Malhada José Castor.

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    O deputado federal Cláudio Cajado justificou ausência, devido a compromisso de viagem de internacional, anteriormente agendada. A Codevasf concluiu recentemente a atualização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto de irrigação. Entre as potencialidades agrícolas estão as culturas de frutas como abacaxi, banana, mamão, maracujá, goiaba, limão e manga, e de itens como cebola, cenoura e pimentão. Estimativas indicam que a produção do projeto permitirá a geração de 25,5 mil empregos diretos e 38 mil empregos indiretos. Estudos preliminares apontaram área útil de 88 mil hectares, com dois sistemas hidráulicos, denominados Iuiú Sul, com 30 mil hectares, e Iuiú Norte, com 58 mil hectares. Estão previstos 1.859 lotes agrícolas para irrigação no projeto. Assista o vídeo da Audiência:

MAIS NOTÍCIAS