• A prefeitura deve gerar condições para a geração de renda

    26/01/2015 - 20:48


    ARTIGOS

    Um dos maiores desafios nos dias atuais para algumas prefeituras é a promoção da inclusão social de maneira sustentável. O desemprego, a ausência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura básica (física, fiscal e jurídica) para os moradores e empresas são entraves para o crescimento econômico em qualquer cidade.

     

    Capacitação profissional – A população cresce em número e paralelo a isso, crescem as suas necessidades e desejos por produtos e serviços de qualidade, dessa forma para atender tal realidade são necessários profissionais bem preparados para suprir tais expectativas.

     

    Diante de tal desafio será necessária uma ação concreta com o propósito de reduzirem estes impactos negativos. Para tanto, investir em educação é um bom negócio. Oferecer um programa de formação profissional competitivo é uma iniciativa estratégica que garante um novo posicionamento perante a população.

     

    Garantir a oferta de incentivos fiscais – Todo empresário que se compromete com o seu negócio assume simultaneamente algumas grandes obrigações, trabalhistas, fiscais, contábeis, jurídicas e outras. Daí, uma prefeitura visionária e compromissada com as necessidades empregatícias dos cidadãos buscará minimizar alguns encargos destes empreendedores sob a forma de incentivos fiscais.

     

    Em alguns casos, temos exemplos de prefeituras que fazem parcerias com os governos Estadual e Federal no sentido de criar zonas de desoneração tributária, onde são aplicados a ação de impostos zero ou redução da carga tributos e impostos com a finalidade oferecer incentivos fiscais.

     

    Estimular o empreendedorismo nas escolas – Através de ações sistematizadas a Secretaria de Educação do Município deve contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos seus alunos. Fomentar a existência de disciplinas ou ações que despertem, agucem a percepção empreendedora de professores e alunos.

     

    Outras ações, surgem com o intuito de fortalecer e consolidar a cultura empreendedora nas escolas: Criar condições para o que as informações reais sobre o mercado e economia local e regional estejam em sala de aula; Possibilitar amplo intercâmbio de conhecimento entre os empresários, profissionais da cidade e alunos com finalidade exclusiva de maturar o entendimento sobre a realidade local. Entre outros.

     

    Reposicionamento da imagem – Muitos cidadãos que desconhecem o real papel de uma prefeitura. Alguns deles acreditam que ela deve suprir todas as suas necessidades pessoais e familiares. A maioria das pessoas já devem ter ouvido a seguinte expressão: a prefeitura não é vaca leiteira, justamente por este motivo.

     

    Notório saber que esta não é a realidade de todas as cidades, mas há centenas delas no Brasil, em função do baixo índice de desenvolvimento humano e econômico. É urgente a necessidade de rever este conceito ou entendimento geral por parte da população. Redefinir esta compreensão é fator fundamental, a prefeitura deve gerar também condição para o surgimento de novas empresas, emprego, renda e não ser, a condição principal.

     

    Infraestrutura – Será estratégico para o crescimento econômico da cidade, a oferta real de serviços públicos traduzidos numa infraestrutura básica para seus moradores e a atração de futuros investidores empresariais. São iniciativas básicas: Construção de escolas, postos de saúde, vias alternativas, instalação de sinalização, calçamento, iluminação, recuperação do patrimônio público, reforço no saneamento básico e demais aspectos de infraestrutura.

     

    Conclusão: A prefeitura que levar em consideração os aspectos referentes a Capacitação profissional, a Garantia da oferta de incentivos fiscais, os Estímulos ao empreendedorismo nas escolas, o Reposicionamento da imagem deste órgão e a Infraestrutura da cidade, conquistará desenvolvimento local, sairá na liderança regional e ganhará evidência de todas as ordens.

     

    Uemerson Florêncio 
    Gestor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D
    Escritor e Consultor em Desenvolvimento de Cidades e Regiões

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS