• Caetité recebeu visita de “Unidades Móveis de Acolhimento às Mulheres”

    21/11/2014 - 17:51


    CAETITÉ

    As mulheres do campo tiveram serviços de apoio e orientação de acesso a diversas políticas públicas, em uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

     

    O projeto “Unidades Móveis de Acolhimento à Mulher” esteve presente no distrito de Maniaçu e em Caetité nos últimos dias 18 e 19 de novembro, respectivamente.  A iniciativa de trazer esse projeto para atender as mulheres da região nasceu da parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Políticas das Mulheres e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

     

    Foram oferecidos uma série de serviços de acolhimento, apoio psicológico, jurídico, social e orientação de acesso a diversas políticas públicas no campo do enfrentamento à desigualdade de gênero e garantia de direitos às mulheres do campo, que compareceram ao evento deixando histórias marcantes como lembrança.

     

     

    Segundo Ana Rebouças, gerente do CRAS Urbano e Rural, muitas mulheres deram depoimentos de violência física e psicológica sofridas em vários momentos da vida. “Um depoimento em especial marcou a todos que participaram do evento. Uma mulher nos contou bastante emocionada, que quando criança presenciou o pai espancar a mãe de forma tão brutal que até o momento não consegue esquecer a cena que tanto lhe violentou psicologicamente”, declarou Ana.

     

    O projeto levou informações importantes e necessárias para essas mulheres, permitindo que as mesmas pudessem entender que possuem direitos que devem ser respeitados perante a lei. As mulheres não estão sozinhas na luta por dias melhores, vida digna e cidadania plena.

     

    As Unidades Móveis de Acolhimento à Mulher: Trata-se de uma iniciativa, que estabelece parcerias entre governos, o sistema de justiça, instituições de variados segmentos e sociedade civil, para levar através de veículos adaptados para circulação em áreas rurais, serviços de acolhimento, apoio psicológico, jurídico e social, tudo em sintonia com a rede referenciada local dos municípios.

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS