• Caetité: 7 de Setembro é comemorado com desfile cívico em Brejinho das Ametistas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira

    08/09/2019 - 15:13


    CAETITÉ

    Evento reuniu estudantes das escolas municipais, estaduais e sociedade civil.

    O 7 de setembro marca a Independência do Brasil em relação a Portugal, e, em várias cidades do país é comemorado essa data com tradicionais desfiles cívicos. Na cidade de Caetité, desde 1960 moradores do distrito de Brejinho das Ametistas reúnem-se para recordar desse marco. A Secretária de Educação, professora Iamara Junqueira, descreve que o evento vai além de rememorar o fato histórico. “O desfile traz a histórica dessa data com patriotismo, mas que precisamos levar em consideração a crítica social que vem sendo desenvolvida, a partir do 2 de julho, que é o momento em que as Secretarias organizam essa festa grande, comemorativa de grande reflexão para todo município de Caetité e cidades circunvizinhas, depois disso o 7 de setembro é mais o momento de participarmos de forma assistida ao desfile, porque ele fica responsável por dois distritos, Pajéu do Vento (que comemorou no domingo passado) e Brejinho das Ametistas. Neste caso, sob a responsabilidade das escolas locais: Grupo Escolar Clemente Ferreira de Castro, Unidade de Educação Infantil Maria Aparecida, Grupo Escolar Professor Almir Públio de Castro, Grupo Escolar Dácio Oliveira e o Grupo Escolar Joaquim de Brito.” Declarou.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    A professora Diana Castro, fala como iniciou essa tradição cultural cívica e apresentou o tema proposto para 2019. “O desfile começou em 1960, fazendo parte dos festejos de N.S.D´Ajuda que é padroeira de Brejinho. Os festeiros da época pediu que os professores fizessem um desfile comemorativo a Independência do Brasil, no seguinte ano os festeiros pediram novamente para abrilhantar a festa, já que dia 8 é o dia de N.S. D´Ajuda ( natividade de Maria), então os festeiros permaneceram com o desfile cívico, e a partir de 1999 começamos a trabalhar com temáticas, esse ano por exemplo estamos trabalhando: `Brasil: nós construímos a sua história de independência`. Então o desfile ele trabalha a parte histórica, que é desenvolvida pelas escolas e o desenvolvimento do tema fica com as escolas Clemente Casto, Almir Públio e o Colégio Estadual Teresa Borges Cerqueira.”  Relata a educadora.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    “Ao longo da história, essa data foi muito referenciada em função de um herói, sempre lembramos da figura de Dom Pedro a frente de um evento e sabe-se que a independência de um país, a luta pela independência não se faz apenas em uma data e com um grito, então hoje em dia, no contexto que vivemos de tantos desmandos, cortes de direitos sociais, essa data é muito importante. Desejamos cada dia mais a Independência tão sonhada. No desfile do 7 de setembro já característico e histórico que Brejinho que realiza esse desfile desde a década de 60, há uns 20 anos atrás as escolas do município vem comemorando, desde que houve a municipalização do Joaquim de Brito Gondim, vimos tentando ressignificar a data, ou seja todos os anos é colocado a parte histórica, mas também os temas do contexto social para fazermos uma reflexão na rua.” Diz a historiadora Nadir Lédo. Assista a reportagem:

MAIS NOTÍCIAS