• Caetité: Reunião na sede da Bamin que negocia contratação de mão de obra local termina sem acordo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    31/08/2019 - 10:30


    CAETITÉ

    Após quase 01 hora de negociação o impasse se manteve. Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda - feira (02/09).

    Em reunião realizada na sede da Bahia Mineração (Bamin), na tarde desta sexta-feira (30), os vereadores João do Povo (PSB) e Claudio Ladeia (PSDB), que integram a Comissão da Câmara de Vereadores para o acompanhamento dos trabalhos da Bamin e de Empresas de Energias Eólicas no município de Caetité, acompanhados da advogada Rosana Gondim e representantes da comissão de desempregados, solicitaram de representantes da Bamin, esclarecimentos sobre o processo de seleção da terceirizada Geosol – que realizará trabalho pontual de sondagem no município, com duração de 3 meses. Conforme Ana Paula Dias, Analista de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da Bamin, das 52 pessoas que iram prestar serviços à Geosol, 25 foram contratadas em Caetité.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    A informação foi bastante contestada pelos integrantes das comissões, pois, segundo eles, na reunião ocorrida no dia 20 de agosto, a Bamin havia confirmado que no contrato com a Geosol existe cláusula que determina a contratação preferencial de mão de obra local, porém, a empresa havia se antecipado nas contratações e que diante do fato, o contrato com a terceirizada foi “congelado” até regularização. “Solicitamos esta nova reunião, pois entendemos que faltou transparência no processo de seleção. Fomos informados que o contrato da Bamin com a Geosol estava congelado até regularização nas contratações. Além disso, fomos surpreendidos pela repentina convocação para preenchimento das vagas, o que deveria ter ocorrido após nova reunião com a comissão para que pudéssemos acompanhar o processo de seleção.” Disse o vereador João do Povo à reportagem do Sudoeste Bahia. Também presente na reunião, Paulo Marcio Chaves, Coordenador do SineBahia no município, informou que devido a solicitação ter acontecido em uma sexta-feira a tarde, só foi possível localizar e encaminhar para o processo seletivo apenas 09 pessoas.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    “É inadmissível que a Geosol solicite que o SineBahia encaminhe profissionais para as vagas oferecidas numa tarde de sexta-feira e finalize o processo no sábado. Das 25 vagas preenchidas por mão de obra local apenas 09 foram encaminhadas pelo Sine. Precisamos entender quais foram os critérios adotados na seleção, como essas outras 16 pessoas que não foram encaminhadas pelo Sine ficaram sabendo da seleção? Precisamos ter a certeza que essas pessoas contratadas são de Caetité e se houve ou não indicações para que elas fossem contratadas.” Declarou à reportagem o vereador Claudio Ladeia. Para a advogada Rosana Gondim, devido a falta de transparência o processo deve ser suspenso para que uma nova seleção seja feita com o devido acompanhamento das Comissões.  “Entendo que todas as contratações tenham que passar pelo SineBahia, por isso, opinei pelo cancelamento das contratações e que uma nova seleção seja feita com o devido acompanhamento, para assim, garantirmos que os contratados sejam residentes em Caetité”, disse Gondim. Após quase 01 hora de negociação o impasse se manteve. Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda - feira (02/09).

  • Caetité: Reunião na sede da Bamin que negocia contratação de mão de obra local termina sem acordo
    Caetité
    Caetité Noticias
    Noticias de Caetité
    Caetité Sudoeste Bahia

MAIS NOTÍCIAS