• Caetité sedia a 6ª edição da Feira do Pequi; evento é sucesso de público

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    02/02/2019 - 12:30


    CAETITÉ

    Desde 2013, o evento enaltece o pequi, fruto do pequizeiro, que também gera renda a famílias da zona rural de Caetité e região

    A Prefeitura de Caetité, em parceria com Associações Comunitárias da sede e zona rural do município fizeram, na manhã deste sábado (2), a 6ª edição da Feira do Pequi e contou com a maciça participação popular de curiosos e dos consumidores do fruto, originário do cerrado brasileiro que abrange dois estados, que são os maiores consumidores do pequi: Minas Gerais e Goiás. Em Caetité, quem gosta do pequi, é chamado de “roedor de pequi” pelo fato de que, para consumir o fruto, o mesmo deve-se roer a sua parte externa com bastante cuidado pois, no interior do pequi existem espinhos. Muitos se divertem com as histórias de acidentes com os espinhos do pequi.

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia

    O evento realizado hoje na feira da cidade, segundo Luiz Benevides, um dos idealizadores, conta que a ideia surgiu no seu programa de rádio. Com a ideia, ele também percebeu que os pequizeiros estavam, aos poucos, sendo devastados da região pelas empresas que estavam fazendo o desmatamento para a execução de projetos. “Eu achei que a gente deveria dar continuidade (a manutenção dos pequizeiros). Iam chegando para cá as empresas e começaram o desmatamento. Começaram a fazer uma devastação no gerais”, pontua o radialista. Luiz ainda citou que o pequi é fonte de renda para muitas famílias. “Eu também percebi que o pequi aquece a nossa economia, principalmente da classe média baixa. Você vê, todos os anos, tem muita gente que compra a sua moto, compra a sua televisão com o dinheiro do pequi. Foi daí pra frente que, muita gente, começou a produzir a muda do pequi. Hoje nós vemos aqui mudas de pequi de todas as qualidades e, assim, nós vamos mantendo a nossa tradição”, explica Benevides.

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia

    E, não é só de pequi e mudas que é composta a Feira do Pequi. Enquanto foi servido um delicioso arroz com pequi ao público, violeiros, poetas e trios de forró pé-de-serra, se apresentavam com canções de sucesso de ontem e de hoje. Também no local foi comercializado produtos de artesãos bem como mudas de pequizeiro, pequis e produtos derivados do pequi como pimentas no óleo de pequi, azeite de pequi entre outros. O evento finalizou por volta das 13h. Veja + fotosOuça a entrevista com Luis Benevides.

  • Caetité
    Caetité Notícias
    Sudoeste Notícias
    Sudoeste Bahia
    Caetité Sudoeste Bahia
    Feira do Pequi Caetité

MAIS NOTÍCIAS